7, 14, 21 de janeiro e 4 de fevereiro de 2021

Curso breve online

A Bíblia e o seu contexto. Alguns tópicos.

António de Freitas (CEHUM)

Universidade do Minho

Centro de Estudo Humanísticos / NETCult



A Bíblia é um livro que não passa desapercebido, nem para crentes nem para não-crentes. Pode ser estudado como livro sagrado, como obra literária, como livro histórico ou como o conjunto dessas e outras categorias.

O Antigo Próximo Oriente, berço da civilização, é o universo onde se situa o mundo bíblico. Os Egípcios, os Amorreus, os Cuxitas, os Eteus ou Hititas, os Filisteus, os Caldeus, os Babilónicos, os Assírios, entre outros povos, são de estudo essencial para a compreensão da Bíblia. Muitas questões se levantam sobre a Bíblia, quando foi escrita? A Bíblia tem sofrido alterações ao longo da história? O Vaticano “esconde” a “verdadeira Bíblia”? Os Apócrifos foram ocultados do povo, porque revelam “coisas” que o establishment religioso não quer que se saiba?

Qual é a relação da Bíblia com as culturas que circundam o povo de Israel, especialmente nos tempos do Antigo Testamento?

Pretendemos responder rapidamente assuntos relacionados com estes tópicos em quatro sessões dedicadas a temas específicos.


Calendário das sessões

  • Sessão 1 - 07.01.2021, 18h: Como chegou até nós a Bíblia? Os Manuscritos do Mar Morto e outros documentos.
  • Sessão 2 - 14.01.2021, 18h: Livros apócrifos do Antigo e do Novo Testamento.
  • Sessão 3 - 21.01.2021, 18h: O diluvio na Bíblia e na Mesopotamia.
  • Sessão 4 - 04.02.2021, 18h: Os livros de Enoque. Anjos e demónios.

As sessões têm a duração de 60 minutos.

Local: Plataforma Zoom.

Público-alvo: O curso é aberto ao público.

Limite máximo de inscrições: 150. São reservadas 50 vagas para membros do CEHUM.


Bibliografia recomendada

Em cada sessão será aconselhada uma bibliografia, onde os participantes poderão aprofundar os temas tratados.


Inscrições

Inscrições encerradas




Nota biográfica

O Doutor António de Freitas é investigador contratado do CEHUM, Assessor Cientifico para a área da Mesopotamia do Museu Calouste Gulbenkian e membro da equipa de escavação arqueológica de Tel Burna (Israel). Fez estudos para o seu Douto-ramento em Cambridge (UK), SOAS (University of London) e Birkbeck College (University of London). Tem sido docente em Portugal, no Reino Unido, nos Estados Unidos da America e no Chile. É um especialista em línguas antigas do Levante, em paleo-efragística, epigrafia e paleografia. A sua área de investigação tem sido definida como arqueologia do pensamento.



Contactos: antonio.defreitas@ilch.uminho.pt

Organização: NETCult / CEHUM

Top