GAPS

Género, artes e estudos pós-coloniais

Website: http://cehum.ilch.uminho.pt/gaps
Blog: https://gaps.wordpress.com
Doctoral Program: http://ceh.ilch.uminho.pt/mc.php

O GAPS - Grupo de Investigação em Género, Artes & Estudos Pós-coloniais nasce da fusão de dois Grupos de Investigação que integram a linha de acção de Ciências da Literatura do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, o GruPocLi (Grupo de Investigação em Estudos Pós-coloniais e Literaturas de Intervenção) e o NIGEF (Núcleo de Investigação em Género e Estudos Feministas. O GAPS está em actividade desde 2009.

Sob a coordenação de Ana Gabriela Macedo, a equipa do GAPS é formada por investigadores — júnior e sénior, integrados e associados ao CEHUM — de diferentes áreas científicas, cujas pesquisas se debruçam sobre diferentes práticas de representação e linguagens artísticas num diálogo interdisciplinar, tais como: Literatura, Artes Visuais, Teatro, Performance e Cinema.

O GAPS é um grupo de investigação transdisciplinar que encara os Estudos de Género, a Teoria Pós-colonial e as Artes como matrizes epistemológicas indispensáveis para abordar critica e teoricamente uma variedade significativa de linguagens, discursos e práticas de representação.

Procurando contribuir para uma mais ampla redefinição do cânone artístico, literário e cultural e, logo, para um alargamento do campo da crítica humanística, a investigação desenvolvidas pelo GAPS fundamenta-se numa dimensão transdisciplinar, heteroglóssica e transnacional, proporcionando contrapontos situados entre práticas e linguagens de representação diversificadas que marcam a contemporaneidade.

Os desafios críticos e artísticos colocados pelas chamadas Literaturas Pós-coloniais, as Artes e os seus desdobramentos políticos; a Escrita Literária e os diálogos que esta estabelece com a história e a memória; a articulação teórica sugerida pelo Estudos de Género e as suas Representações; o Cinema e os seus desdobramentos políticos e conceptuais; a problematização dos paradigmas críticos que marcam a teoria Pós-colonial e a crítica feminista transnacional são apenas alguns dos objectos de estudo e dos lugares críticos que pautam os itinerários de reflexão teórica e epistemológica que marcam a investigação desenvolvida pelo GAPS.

Por via de abordagens transdisciplinares e situadas, a investigação proposta pelo GAPS desenvolve-se através de um conjunto de actividades diversificadas — de carácter científico e académico, mas também de interação com a sociedade, divulgação científica e actividades de extensão —, procurando responder aos desafios que a crítica humanística enfrenta no mundo contemporâneo.


COORDENADORA: Ana Gabriela Macedo


MEMBROS CEHUM:

Ana Bessa Carvalho, Ana Gabriela Macedo, Andreia Sarabando, Joana Filipa da Silva de Melo Vilela Passos, Márcia Oliveira, Margarida Esteves Pereira, Maria Filomena Pereira Rodrigues Louro, Maria Luisa Coelho, Maria Manuela Costa Silva - Marie-Manuelle Silva , Orquídea Cadilhe, Tânia Azevedo.


COLABORADORES EXTERNOS:

Andreia Sarabando (UA), Edma de Góis (Univ. Brasília), Elena Brugioni (Univ. Campinas), Fernanda Benedito (UM), Gabrielle Bittelbrun (Univ. de Sta. Catarina), Giulia Lamoni (IHA Univ. Nova de Lisboa), Laura Trivenõ (Univ. de Málaga), Leomaris Aires (UM), Ricardo Rato (Queen Mary, Londres/Univ. de Nottingham), Rui Miranda (Univ. de Nottingham).