Page 0 of 36 Next page
Partilha científica e convívio
Sala de Reuniões do CEHUM, 15h
Viviane Almeida
Nota biográfica:
Viviane Almeida é mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Atualmente é doutoranda em Estudos Culturais pela Universidade do Minho. Pesquisa os blogues de viagens no contexto da narrativa de viagem portuguesa contemporânea sob orientação do Professor Doutor Mário Matos. Atua como mediadora cultural e formadora em escrita com públicos e instituições diversas em Portugal e identifica como interesses de investigação os Estudos Culturais, as literaturas de viagem e a escrita de si.
Título: Revisitar o Pacto Autobiográfico – uma hipótese de autoficção nos blogues de viagens portugueses
Resumo:
A presente comunicação pretende refletir sobre a hipótese da autoficção enquanto estratégia narrativa nos blogues de viagens portugueses recorrendo a coletânea de ensaios escritos por Philippe Lejeune, no decorrer de trinta anos, sobre o conceito da autobiografia, sistematizado no livro O Pacto Autobiográfico: de Rosseau à Internet. Justifica-se a seleção desta obra por contemplar e discutir os eixos para a investigação do conceito, inicialmente apresentado na década de 1970, analisando a dimensão histórica, o impacto na sociedade e diversas formas de autorrepresentação para além da escrita, em especial o capítulo direcionado aos diários e blogues. Ao considerarmos que a narrativa de viagem se posiciona como um relato em que se estabelece com o leitor “um pacto autobiográfico” (Lejeune, 2005, p. 27), ou seja, em que o narrador-viajante, na primeira pessoa, escreve, à semelhança do que sucede no género da autobiografia, a partir da experiência pessoal que é supostamente factual, pretende-se refletir sobre uma possível complementaridade entre a discussão sobre a autobiografia enquanto manifestação literária e cultural, gênero, e a narrativa de viagens, em particular, as viagens narradas por bloggers ressalvando características próprias da Literatura de Viagens como, por exemplo, o binómio identidade/alteridade. A este propósito, a afirmação de Philippe Lejeune é um ponto de partida: «A Internet fornece um dispositivo que concilia, numa mesma experiência, o recolhimento e o retorno ao outro.» (2014, p. 397).
Catarina Real
Nota biográfica:
Catarina Real (Barcelos, 1992). Trabalha na intersecção entre a prática artística e a investigação teórica nos campos expandidos da pintura, escrita e coreografia. É doutoranda do curso de doutoramento de Ciências da Cultura da Escola de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, sob orientação de José Eduardo Silva e Tiago Porteiro, mestre em Ciências da Comunicação - Comunicação e Artes pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com orientação de Sílvia Pinto Coelho, e licenciada em Artes Plásticas - Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Título: Arte, Capital e Amor - tríade para pensar futuros
Resumo:
O projecto de investigação aborda e problematiza a relação entre Arte, Capital e Amor, tomando como caso de estudo os processos artísticos individuais de um grupo de jovens artistas portuguesas. Vêem-se estes como possibilidade para pensar alternativas sistémicas às organizações afectivas vigentes que se coordenam com a organização económica instalada.
Workshop
Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, Sala 2.16
Invited Speaker: Ana Salgado
Ana Salgado is an accomplished lexicographer and is currently coordinating the electronic Portuguese language dictionary of the Lisbon Academy of Sciences (Academia de Ciências de Lisboa, ACL). She is President of the Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa of the ACL and launched the first digital spelling vocabulary of the Academy, the Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). She is editor of the ACL’s Thesaurus of Earth Sciences.
One of her main research interests is data modelling of lexicographic and terminological resources according to the Text Encoding Initiative (TEI). She has co-developed the open-source web platform LeXmart, a framework created to support lexicographers’ work ranging from editing to publishing lexical resources.
Evento performativo
Sala Principal Theatro Circo, 09h30
O Theatro Circo, em Braga, recebe sexta-feira, dia 13, às 21h30, a performance "Eu Vim Para Ver a Terra: viagens com Maria Ondina Braga", no âmbito das comemorações do centenário do nascimento da “escritora portuguesa mais cosmopolita do século XX”. A entrada é livre, devendo o bilhete ser levantado com antecedência na bilheteira do Theatro Circo, pois está sujeito aos lugares disponíveis.
Através do diálogo entre a palavra de Maria Ondina Braga e os sons do piano de Luís Pipa, da harpa chinesa (guzheng) e da pi’pa de Lu Yanan, as atmosferas luminosas de Mariana Figueroa e as imagens criadas em tempo real pelo artista plástico João Alexandrino (JAS), o espetador viaja por geografias, culturas, ambientes, emoções e sons, acompanhando o percurso da escritora pelo mundo. A direção artística e voz estão a cargo do ator António Durães, com assessoria científica dos professores Isabel Cristina Mateus (UM/CEHUM) e Cândido Oliveira Martins (UCP/CEFH).
Nesta performance interartística destaca-se a estreia absoluta de “Ondine”, uma composição em cinco andamentos do pianista e nosso professor Luís Pipa. A obra inclui uma fantasia sobre duas peças de Debussy e Ravel, além de evocar a atmosfera da cidade natal de Ondina (Braga), os mistérios do Oriente, o esplendor e rudeza de África que a escritora percorreu, o seu espírito imaginativo e inconformado e, ainda, o seu regresso às origens, às memórias de infância, à lenta despedida. Merecem igualmente destaque as sonoridades orientais trazidas por Lu Yanan, interpretando “Overlord disarmor”, uma peça-ícone para guzheng que evoca a batalha entre os exércitos Chu e Han em 202 a.C.
A iniciativa tem o patrocínio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), da Câmara Municipal de Braga e do Instituto Confúcio da UMinho. O espetáculo decorre no âmbito de um vasto programa de comemorações do Centenário de Maria Ondina Braga, levado a cabo desde janeiro de 2022, com o apoio da Reitoria da UMinho, do Espaço Maria Ondina Braga/Museu Nogueira da Silva, do Centro de Estudos Humanísticos da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas e da Universidade Católica (CEFH), com destaque para a edição da Obra Completa de Maria Ondina Braga pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, cujo primeiro volume saiu em junho.
Desenho de luz: Mariana Figueroa
Desenho em tempo real: João Alexandrino (JAS)
Participação Especial: Lu Yanan
Piano: Luís Pipa
Direção Artística e Declamação: António Durães
Assessoria Científica: Isabel Cristina Mateus (CEHUM/PLP), Cândido Oliveira Martins (UC)
Organização da Comissão das Comemorações do Centenário de Maria Ondina Braga
VI Encontro Internacional da Rede Galabra
Auditório da ELACH
A UMinho acolhe nos dias 12 e 13 de janeiro de 2023 mais de vinte investigadores/as vinculados/as à Rede Galabra com o propósito de, nesta nova edição de encontros anuais, discutir os trabalhos de investigação em curso.
Com o apoio do Centro de Estudos Humanísticos, o VI Encontro Internacional da Rede Galabra pretende abordar diversos desafios no âmbito dos estudos da cultura.
4.º seminário do Ciclo Críticas Coloniais em Perspectiva Brasileira
Zoom, 14h Portugal | 11h Brasília
Estão abertas as inscrições para o seminário Extrativismo e dependência: desdobramentos coloniais no Brasil hoje, a realizar-se no próximo dia 30 de novembro, pelas 14h (PT) e 11h (BR) em modalidade on line. O painel ocorre por iniciativa do Grupo de Estudos Brasileiros (GEB) vinculado ao Programa Doutoral em Modernidades Comparadas; Literaturas, artes e culturas da Universidade do Minho (Uminho), e irá debater a partir da pespectiva da Teoria da Dependência como se manifestam as consequências coloniais no Brasil de hoje. Para isto, foi convidada a Doutora Roberta Traspadini para debater o tema a partir das noções gerais da crítica brasileira. Esta é a quarta atividade do Ciclo de Seminário de Críticas Coloniais em Perspectiva Brasileira, estrutura permanente criada pelo GEB para contribuir com a divulgação das epistemologias produzidas pela crítica colonial no Brasil e América Latina no espaço académico português.
Seminário Críticas Coloniais em Perspectivas Brasileiras
Este ciclo de seminários surge da inquietação em contribuir com a divulgação das perspectivas pós-coloniais que partam também da América Latina. O processo colonizatório no Brasil violentou, imprimiu estereótipos, preconceitos históricos e invisibilizou existências. Embora a história colonial oficial compreenda o período do século XVI ao século XIX, é consensual nos estudos literários, artísticos, culturais, políticos e sociológicos brasileiros que o legado deixado pelo empreendimento colonial nunca foi superado, e opera efetivamente no pensamento social e cultural, moldando as relações de poder. Neste ciclo permanente de seminários, propomos olhar para este legado colonial a fim de ampliar a compreensão dessas consequências, integrando a comunidade acadêmica que se interesse por esse debate feito a partir da teoria crítica desenvolvidas no Brasil.
A convidada
Roberta Traspadini é doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Uberlândia e Economista pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como Professora Permanente dos Programas de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal da Integração Latinoamericana (UNILA), bem como professora colaboradora no Programa de Pós Graduação em Serviço Social (UFSC) e Coordenadora dos grupos de Pesquisa e Extensão “Saberes em movimento: a luta por terra e trabalho na América Latina” e “Observatório de Educação Popular e Movimentos Sociais na América Latina” (OBEPAL).
Contacto: gebuminho@gmail.com
XXIV Colóquio de Outono
Auditório da ELACH
No ano da partida do fundador do Colóquio de Outono — que se realiza desde 1998 —, da Revista Diacrítica (desde 1986), do Centro de Estudos Portugueses (1980) / Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (desde 1994), e da sua Biblioteca especializada, a Biblioteca Vítor Manuel de Aguiar e Silva, convidamos a comunidade científica a reunir-se em Braga em torno do Património Textual em língua portuguesa, contribuindo com um olhar especializado no âmbito dos estudos literários, linguísticos, culturais, estéticos e filosóficos, com particular ênfase para as áreas da filologia e da crítica textual.
A partir da apresentação de um texto inédito, manuscrito, ou de manuscritos e impressos antigos necessitados de reedição, de qualquer área do conhecimento (História da Linguística, da Literatura, da Alimentação, da Economia, etc.), e ainda de textos ou registos da tradição oral, privilegiamos a receção de propostas interdisciplinares, em que, numa mesma comunicação ou em várias, se façam:
1º Apresentação do texto e respetiva edição.
2º Estudo(s) linguístico, literário, histórico, cultural, ético, estético ou filosófico que o mesmo suscitar.
3º Exploração e disponibilização digitais do texto ou de conteúdos do mesmo.
POSTHUM3N
Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto
An increasingly widespread transdisciplinary paradigm, Critical Posthumanism has emerged from the critical challenges currently posed to humanism, humanity and the human. Such pressing elements encompass a wide variety of developments, such as technoscientific cultures, global economic challenges, looming environmental disaster, the spread of digitalisation, the rise of biomedia, and particularly the erosion of traditional demarcations between the human and the nonhuman.
More and more, the normative anthropocentric standpoint is being replaced by a more relational approach, in which the subject-object relation is deemed to emerge co-constitutively. Since this radical shift calls for alternative ways of thinking about humanity and its environments, the present Conference aims at contextualizing the cultural and philosophical implications of such developments and it seeks to test the hypothesis that the decentering of the human implied in posthumanism offers a renewed paradigm that speaks searchingly of the immediate present and of imminent futures.
Taking into account the theoretical contributions made by prominent posthumanist scholars such as Rosi Braidotti, Donna Haraway, Bruno Latour, or Stefan Herbrechter, the main goal of the present Conference is to reflect upon alternative and emergent scenarios of the human, the nonhuman, or the posthuman.
A Conferência Internacional PÓS-HUM3NO. Entrelaçamentos e Intersecções num Mundo Pós-Humano constitui uma iniciativa conjunta, organizada pelos seguintes centros de investigação: CEComp (Universidade de Lisboa), CEHUM (Universidade do Minho) e ILCML (Universidade do Porto).
Keynote Speakers: Carlo Salzani (Research Fellow at the Messerli Research Institute, Vienna); Manuela Rossini (Independent Scholar); Stefan Herbrechter (Universität Heidelberg)
Questions:
Participants are invited to consider and reflect upon the following questions and challenges:
In a world of ever-increasing complexity and indiscernible entanglements and intersections, what are the specific merits of posthumanist critical theory and how can its analytical tools help us think more deeply about the ontological and epistemological challenges posed by the so-called posthuman turn?
What are the ethical and political consequences that may arise from an ecocritical approach to non-human entities, actors, or agents?
In what ways is literature, cinema, and arts able to promote a turn toward a post-anthropocentric, post-dualist approach to the concept of self and how does it provide a critique of the centrality of the human?
What are the ways in which posthumanism is able to shed a renewed light into the human-machine boundary? What are the philosophical consequences of understanding the posthuman condition in light of the present technological age?
Proposal submissions:
We invite all interested researchers to submit proposals for the International Conference POSTHUM3N. Entanglements and Intersections in a Posthuman World. We welcome proposals that address the following thematic areas:
•Critical Posthumanism and Posthumanities;
•The Posthuman Turn and Multispecism;
•Ecocriticism and environmental studies;
•Animal studies and zoopoetics;
•Posthumanism and Imagination (arts, literature, comics, cinema);
•Posthumanism, post-body and post-living/Posthumanism and a post-living world;
•Posthuman entities in a posthuman condition (bodies & technology, interfaces between human and non-human, organic and inorganic);
•Posthumanism, gender, and sexuality;
•Posthumanism and psychoanalysis.
Abstracts:
Abstracts should be sent to the following address: posthum3n.ilcml@gmail.com
Submitted abstracts will be evaluated by the Organizers.
Language: Submissions can be written in Portuguese, English, or French..
File format: MS Word-compatible file (font: 12-point Times New Roman, double-spaced text). Abstract length: c. 200-300 words, featuring 3-5 keywords and at least 3 bibliographical references.
Important Deadlines
•Abstract submission deadline: 20th July 2022.
•Notification of abstract acceptance: 30th July 2022.
•Deadline for registration: 1st October 2022.
•Programme announcement (provisional programme): 30th September 2022.
•Final programme announcement: 30th October 2022.
•International Conference Entanglements and Intersections in a Posthuman World (Portugal): November 17-18, 2022.
Registration fees:
Any person who wishes to attend the conference is welcome but needs to register. The deadline for early-bird registration is 8th September 2022 (80€). Regular registration will be open until 1st October 2022 (100€). Payment must be made through the platform: https://www.letras.up.pt/si/events
Scientific Committee: Cândido Oliveira Martins (Universidade Católica Portuguesa); Isabel Cristina Mateus (Universidade do Minho); Helena Pires (Universidade do Minho); Sérgio Guimarães de Sousa (Universidade do Minho); Chiara Mengozzi (Universidade Charles, Praga); Simona Micali (Università di Siena, Itália)
Conference Organizers: Cristina Álvares (CEHUM, Univ. Minho); Lígia Bernardino (ILCML, Univ. Porto); Marinela Freitas (ILCML, Univ. Porto); Ricardo Gil Soeiro (CEComp, Univ. Lisboa)
Partilha científica e convívio
Sala de Reuniões do CEHUM, 15h
Talles Faria
Nota biográfica: Graduado em Filosofia e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente cursa o doutoramento em Modernidades Comparadas pela Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho, onde desenvolve tese sobre a literatura produzida a partir do estado de Minas Gerais entre os séculos XVIII e XX.
Título: A metafísica do latifúndio e a casa-grande brasileira em Cornélio Penna e Guimarães Rosa
Resumo: A partir de Repouso, romance publicado por Cornélio Penna em 1948, e "Buriti", última novela do conjunto deCorpo de baile, publicado por João Guimarães Rosa em 1956, a comunicação propõe a apresentar os modos pelos quais estes dois escritores brasileiros retomam a história de longa duração do estado de Minas Gerais problematizando as relações entre as oligarquias instauradas na casa-grande e o processo civilizatório brasileiro, ao promoverem, em termos literários, estratégias e mecanismos narrativos e linguísticos que representam um passo além à necessidade de "redescoberta" do país pelos modernistas de 1922 e da consciência do subdesenvolvimento pela geração de 1930, enfatizando os obstáculos e as potencialidades da integração na sociedade e na cultura brasileiras.
Vanesa Lado-Pazos
Nota biográfica: Vanesa Lado-Pazos holds a BA in English Language and Literature from the University of Santiago de Compostela. She has completed her MA in Advanced English Studies in the same university with a dissertation about models of white femininity in the fiction of Southern author Ellen Glasgow. She is currently working on her PhD dissertation that studies spectrality in contemporary African American fiction. Her research interests include Southern and African American literature and culture.
Título: Ghosts Behind Bars: Delineating the Spectral Metaphor in Prisoner’s Narratives
Resumo:
Since the late 1970s prison population in the United States has increased at an unprecedented rate. This tendency has disproportionately affected Black population, which has evidenced the connection between mass incarceration and previous legal mechanism of racial domination. This paper is concerned with the critical study of Sing, Unburied, Sing (2017) by Jesmyn Ward and This Life (2021) by Quntos KunQuest, two contemporary novels by African American authors that depict the plantation farms of Parchman in Mississippi during Jim Crow, and Angola in Louisiana in the present day, respectively. Adopting the theoretical framework of spectrality studies, this paper seeks, in the first place, to examine the role that literal spectrality plays in Ward’s novel through the character of Richie; and second, to delineate a model of representation based on the metaphorical spectralization of prisoners through the character of Lil Chris in KunQuest’s work.
This analysis will reveal the primary functions of revision and rewriting entailed by Richie’s haunting. His story emerges as one that bears witness to the brutalization and devaluation of African American lives throughout the twentieth century, at the same time that it indicts historical national narratives that have attempted to erase it. In turn, Lil Chris embodies the physical and symbolic invisibilization of prisoners, which alongside their construction as civil non-entities has contributed to their representation as material specters. Beyond the equation of spectralization with dispossession, both cases offer mechanisms of resistance based on the raising of historical awareness and the construction of an alternative model of prison life that emphasizes the values of community, self-development and the subversive redefinition of spaces. Therefore, these ethereal and corporeal ghosts that haunt Parchman and Angola emerge as spectral intrusion of the past in the present that force a confrontation with the legacies of slavery.
Congresso
Universidade do Minho (A anunciar)
O I Congresso Guitarrístico de Braga, uma organização do CEHUM-Departamento de Música da Universidade do Minho (ELACH), tem como objetivo colocar em evidência os temas mais atuais de investigação sobre guitarra clássica, focando 4 grandes linhas:
1) A investigação em performance musical no caso da guitarra: o estado da arte;Para além da apresentação de comunicações, pretende-se que este congresso se torne num espaço de discussão e troca de ideias mais informal. Serão organizadas 2 mesas redondas que focarão respetivamente a investigação científica na atualidade (em torno da guitarra) e a guitarra e o futuro? Reflexões e inquietações.
Organizadores: Ricardo Barceló; Pedro Russo Moreira, Departamento de Música e CEHUM
O Conhecimento Gramatical e a Leitura de Períodos
Sala 2.14 da ELACH ou Online
Bicentenaries
Auditório ILCH
Netlang
University of Minho
The BRAGA INTERNATIONAL CONFERENCE ON ONLINE HATE SPEECH will take place at the University of Minho, in Portugal, on 7-9 July, 2022.
The conference stems from a three-year project involving researchers from five European countries (Portugal, Czech Republic, Estonia, Finland and Poland), in which a large corpus of online verbal interactions was extracted from social media and annotated for analysis. The analytical results will be presented at the conference, which aims to attract external participation from scholars and students interested in the widespread and ever-growing expression of hate, prejudice and discrimination in computer-mediated social forums.
We welcome 300-word abstracts for 20-minute oral presentations on a variety of topics dealing with the broad phenomenon of hate on the Internet, with a special focus on reader comments and interactions. Proposals should be sent by email to Prof. Isabel Ermida at iermida@elach.uminho.pt.
Possible topics include, but are not restricted to:
Language patterns for hate speech detection
Hate speech vs. aggressive speech: definition challenges
Sociolinguistic variables of online hate speech
Impoliteness Studies and Hate Speech Analysis
Speech act patterns in hate speech (insulting, threatening, inciting, accusing...)
Pragmatic strategies in hate speech: othering, blame reversal, denial, agency deletion...
Humour, ridicule and indirectness in online hate speech
Prova de Doutoramento em Ciências da Linguagem
Online, 14.30h
Informamos que no próximo dia 29 de junho de 2022 (4.ª feira), pelas 14h30, terá lugar, por videoconferência, a prova de Doutoramento no âmbito do Doutoramento em Ciências da Linguagem, na especialidade de Linguística Aplicada, requerida pela Mestre Tânia Cristina Lopes Senra com vista à obtenção do grau de Doutor.
Tema da Tese: “O português de herança falado na Alemanha: um estudo sobre conhecimento e uso dos tempos verbais”
O júri será constituído pelo seguintes membros:
Presidente:
Doutora Isabel Ermida, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Ingleses e Norte-Americanos da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho.
Vogais:
Doutora Esther Rinke, Professora Catedrática do Instituto de Romanística da Goethe-Universität Frankfurt;
Doutora Cristina Maria Moreira Flores, Professora Associada com agregação do Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho;
Doutora Maria da Purificação Moura Silvano, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto;
Doutora Idalete Maria Silva Dias, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho;
Doutora Juliana Novo Gomes, Investigadora Júnior DL 57/2016(CRP) do Centro de Estudos Humanísticos da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho.
Comemorações do Centenário de Maria Ondina Braga
21h, Galeria do Paço (Braga)
No âmbito do programa de comemorações do centenário de Maria Ondina Braga, terão lugar no próximo dia 21 de Junho, pelas 21h, na Galeria do Paço (Braga), a inauguração da Exposição documental “Eu Vim Para Ver a Terra: Maria Ondina Braga, um olhar nómada” e a apresentação do I Volume das Obras Completas de Maria Ondina Braga, editado pela Imprensa Nacional, a chancela editorial da Imprensa Nacional - Casa da Moeda.
As sessões contarão com a presença dos Senhores Presidente da Câmara Municipal de Braga, Reitor da Universidade do Minho, Engº José Teixeira - Presidente do Conselho de Administração da dst Group e do Director de Edições e Cultura da Imprensa Nacional — Casa da Moeda, além da representação da família da escritora.
“Eu Vim Para Ver a Terra: Maria Ondina Braga, um olhar nómada”, procura mapear e dar a conhecer ao visitante o percurso singular da escritora, desde Braga, cidade natal e geografia de afectos, aos caminhos percorridos pelos quatro continentes, quer como emigrante, quer como viajante, quer como turista.
IV Jornadas
Auditório da ELACH
Page 0 of 36 Next page