Galabra-UMinho

Grupo da rede Galabra da Universidade do Minho

COORDENADOR: Álvaro Iriarte Sanromán


Membros CEHUM:

Alvaro Iriarte Sanromán, Bernardo Sacanene, Carlos Pazos-Justo, Idalete Dias.


Colaboradores:

Alberto Simões (IPCA), Deolinda de Freitas (MPLN ILCH), Elias J. Torres Feijó (Univ. de Santiago de Compostela), Inês Americano Lopes (MPC ICS), Pablo Gamallo Otero (Univ. de Santiago de Compostela), Roberto Samartim (Univ da Corunha), Zósimo López (Univ. Internacional de La Rioja)


O Grupo Galabra-UMinho desenvolve fundamentalmente trabalho sobre discursos e práticas culturais na comunidade, centrando-se, de maneira especial, nas comunidades de língua portuguesa.

O grupo aplica procedimentos metodológicos de caráter quantitativo e qualitativo (PLN, lexicometria, mineração de textos, visualização da informação, imagologia, etc.) em trabalho de campo e de corpus, sobre a base das teorias sistémicas, de campo, de análise de redes e empíricas, com desenvolvimento próprio e adaptado às diferentes realidades do âmbito de pesquisa do grupo.

O Galabra-UMinho norteia-se pelo compromisso social e autonomia investigadora, entendendo, deste modo, a investigação como um serviço público. Os objetivos do Grupo Galabra-UMinho perseguem dar respostas às necessidades da comunidade local (coesão, bem-estar, sustentatbilidade, etc).

O Grupo Galabra-UMinho pretende avançar na investigação fundamental, desenvolvendo e aplicando novos métodos e instrumentos para a análise da língua e da cultura bem como reproduzindo, avaliando resultados e, eventualmente, produzindo resultados diferentes àqueles a que se chegaram noutros trabalhos produzidos, utilizando as mesmas orientações metodológicas e os mesmos corpora, prática, aliás, pouco frequente na nossa área.

O Grupo Galabra-UMinho faz parte da Rede Galabra, participada por outros grupos e investigadores na Galiza, em Portugal e no Brasil. No âmbito da Rede Galabra, o trabalho do Grupo centrar-se-á, inicialmente, em projetos de investigação que pretendem contribuir para projetos relacionados com o património linguístico-cultural e o turismo, âmbitos em que a Rede Galabra já tem experiência, com projetos finalizados e projetos em curso.


Projetos

- Projeto submetido em 2017

"Applying words and multiword expressions in the construction of resources for tourism management on the Portuguese Way of St. James";

Coord. Álvaro Iriarte S.

Candidatura a financiamento apresentada à FCT - Portugal 2020 (não aprovada).


- Projeto submetido em abril de 2019:

“Samayonga: Processamento Computacional de Línguas Faladas em Angola";

Investigador Responsável: Joaquim Melo Henriques de Macedo (Dep de Informática da Universidade do Minho);

Candidatura CIRCNA/CIS/0345/2019 ao concurso 'Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito das Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação - 2019' (FCT)


- Projeto de doutoramento de Bernardo Sacanene:

"Análise e funcionamento dos angolanismos no léxico do português";

Doutoramento em Ciências da Linguagem - Linguística Aplicada; 2017 - 2019;

Financiamento: Governo angolano.


- Tese de Mestrado de Deolinda de Freitas (2019):

"Impactos do Caminho de Santiago em Chaves. Perspetiva cultural".

Universidade do Minho, Mestrado em Português Língua Não Materna. Defendida em 18/01/2019.

Publicação


- Tese de mestrado de Inês Americano Lopes (em curso):

"Análise e identificação dos discursos, práticas patrimoniais e Stakeholders no Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela".

Universidade do Minho, Mestrado em Património Cultural (ICS)


- “Narrativas, usos e consumos de visitantes como aliados ou ameaças para o bem-estar da comunidade local: o caso de Santiago de Compostela". Ref: FFI2017-88196-R, parcialmente subsidiado pelo Ministerio de Industria, Economía y Competitividad espanhol no quadro do Programa Estatal de I+D+i Orientada a los Retos de la Sociedad (2018-2022). Coord. Elias Torres Feijo (Univ. de Santiago de Compostela).

Website


Redes:

Rede GALABRA (Grupo de Estudos da Cultura [Galiza/Portugal/África/Brasil]): Galabra – USC (Universidade da Universidade de Santiago de Compostela; Galiza-Espanha)
Galabra-UMinho (Universidade do Minho; Portugal)
Galabra-UFG (Universidade Federal de Goiás; Brasil)

Website


- Consórcio EMLex - European Master in Lexicography [ Erasmus Mundus (2016 - )] (março 2012 - até à presente data)

Website


Atividades

- Janeiro 2017

Organização do “I Colóquio Internacional Galabra\Tecendo Rede. Sentidos, aplicações e cooperação na investigação em ciências humanas e sociais".

CEHUM / Universidade do Minho; de 9 a 10 de janeiro de 2017. Financiamento: CEHUM .

Website


- Janeiro 2020

Organização do IV Encontro da Rede Galabra


- Maio 2019

Exposição «A Cidade, o Camiño e Nós». 3 de maio a 18 de junho de 2019.

Jardins da Ferradura, Santiago de Compostela

Website 1 | Website 2