GHD

Grupo de investigação em humanidades digitais

O GHD é um grupo multidisciplinar de pesquisa em Humanidades Digitais, com foco na interface entre Linguística Aplicada, Línguas e Tecnologias. Criado com a finalidade de agregar projetos de investigação demonstrativos da importância das ferramentas de base tecnológica no tratamento das línguas, este grupo de investigação tem como foco principal explorar e desenvolver recursos linguístico-computacionais que visem o tratamento, a interpretação e difusão do património textual no âmbito das Humanidades Digitais. Serão criados produtos e serviços derivados a partir desses recursos com o intuito de suprir necessidades técnico-pedagógicas detetadas dentro da comunidade académica e fora dela (indústria das línguas, entidades culturais, estabelecimentos de ensino, setor empresarial, etc.). O Mestrado em Humanidades Digitais, que se encontra em fase de criação, servirá de plataforma de apoio a este grupo de investigação.


COORDENADOR: Sílvia Araújo


MEMBROS CEHUM:

Alvaro Iriarte Sanromán, Ana Correia, Ana María Cea Álvarez, Idalete Dias, M. Dolores Lerma Sanchis, Pedro Dono López, Sílvia Lima Gonçalves Araújo.


COLABORADORES EXTERNOS:

Arantxa Serantes (Universidade Santiago de Compostela), João Miguel Fernandes (Centro Algoritmi), José João Almeida (Departamento de Informática da UM), Leyre Zarobe (Universidad del País Vasco/EUSKAL HERRIKO UNIBERTSITATEA), Marisa Moreda, (UM), Otília da Encarnação da Costa e Sousa (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa), Pedro Henriques (Departamento de Informática da UM), Sérgio Lopes (Escola de Engenharia da UM / Centro Algoritmi), Tereza Afonso(UM).