GIArtes

Grupo de investigação em estudos artísticos

COORDENADOR: Francesca Rayner


Membros CEHUM:

Afonso Becerra, Cátia Faísco, Cláudia Rosário, Cláudio Mappa Reis, Diana Neiva, Elisa Maria Maia da Silva Lessa, Everton Samuel dos Santos Melo, Francesca Rayner, José Eduardo Silva, Maria Filomena Pereira Rodrigues Louro, Maria Teresa Curado Amaral, Nuno M Cardoso, Ricardo iván Barceló Abeijón, Tales Frey, Tiago Porteiro, Vera Fonte, Vitor Hugo Ferreira de Matos, Vítor Moura.


Colaboradores:

Rogério Nuno Costa, Nuno M. Cardoso, José Capela, Fadi Skeiker.


O Grupo de Investigação em Estudos Artísticos (GIArtes) foi criado em setembro de 2019 e é formado por dois núcleos, o Núcleo de Investigação em Estudos Performativos (NIEP, antigo GIEP) e o Núcleo de Investigação em Música (NIM). O seu objetivo principal consiste em contribuir para uma maior visibilidade dos Estudos Artísticos no seio CEHUM e promover a investigação e a criação nesta área, também no âmbito académico. As suas atividades incluem, além do trabalho de investigação e publicações científicas, também a organização de colóquios, ciclos de conferências, exposições, edições (vídeo e áudio) e ações performativas, tanto a nível nacional como internacional. Integra investigadores seniores, com um vasto currículo na área dos estudos artísticos, assim como investigadores inseridos em programas de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento.



NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO EM ESTUDOS PERFORMATIVOS

Criado em 2017, O Núcleo de Investigação em Estudos Performativos (então GIEP) pretende refletir a diversidade da investigação nacional e internacional nesta área científica e contribuir para o seu desenvolvimento através de publicações, colóquios, ciclos de conferências, performances e exposições. O grupo integra investigadores mais experientes com várias publicações nesta área, jovens investigadores inseridos em programas de doutoramento e pós-doutoramento e artistas-investigadores que conciliam investigação e criação artística. Esta diversidade tem como objetivo encorajar a partilha de experiências entre gerações de investigadores e entre investigadores universitárias e artistas. O núcleo tem como objetivo principal contribuir para uma maior visibilidade dos Estudos Performativos no trabalho do CEHUM e ao mesmo tempo divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos seus membros em publicações e performances nacionais e internacionais.



NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA

O Núcleo de Investigação em Música contempla diferentes abordagens do texto musical e do seu contexto, mormente estudos históricos, interpretativos e composicionais, agregando ainda o estudo da Música nas suas conexões com outras Artes. O grupo integra investigadores mais experientes com várias publicações nestas áreas e investigadores inseridos em programas de mestrado e doutoramento. O Núcleo de Investigação em Música tem como objectivo principal contribuir para o desenvolvimento da investigação transdisciplinar nos domínios da Criação, Performance e Investigação Artística, Estudos Históricos e Culturais, Etnomusicologia e Estudos no âmbito da Educação e Ensino Artístico.