Apresentação

Os contextos de formação em línguas estrangeiras caracterizam-se pela sua diversidade e complexidade porquanto abrangem três vertentes complementares que englobam os processos de ensino, de aprendizagem e de formação dos próprios agentes que atuam em tais contextos.

Embora estes processos sejam muitas vezes estudados de forma atomizada, eles ganham em ser analisados como um todo, ou seja, como partes de um sistema com fortes relações de interdependência mútua em que à necessidade de conhecer de forma aprofundada o objeto de estudo – uma dada língua-cultura(s) -, se acrescenta a de dominar a sua didática específica e a de compreender os mecanismos subjacentes à sua aquisição/aprendizagem eficaz.

É este complexo sistema, para o qual Almeida Filho (2013; 2016) propõe a designação de “Área Aplicada da Linguagem”, que, com os seus objetivos, objetos de estudo e metodologias, estará em análise na I Jornada “Princípios e práticas em torno da formação em línguas estrangeiras”, dedicada à partilha de reflexões e ao diálogo realizados no âmbito de um grupo de trabalho formado por investigadores, docentes e estudantes em processo de formação na área das línguas estrangeiras.

Na Jornada intervirão os reconhecidos especialistas Prof. Doutor José Carlos Paes de Almeida Filho (Universidade de Brasília) e Profª. Doutora Mirelle Freitas Silva (Instituto Federal do Tocantins), os quais proferirão as conferências de abertura e encerramento, respetivamente, bem assim como outros investigadores oriundos do Brasil, de Espanha e de Portugal. Paralelamente decorrerão várias sessões de apresentação e discussão de pósteres através dos quais mestrandos e doutorandos darão a conhecer os projetos de pesquisa que têm em curso.

Organizada pelo Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) em colaboração com o Mestrado em Português Língua Não Materna – Língua Estrangeira/Língua Segunda (MPLNM – PLE/L2), o Mestrado em Espanhol Língua Segunda/Língua Estrangeira (MELSLE) e o Mestrado em Estudos Luso-Alemães (MELA), da Universidade do Minho, esta Jornada está aberta à participação de todos os profissionais e/ou interessados na área da formação em línguas estrangeiras.



Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) da Universidade do Minho

Top

Informações


Taxas de Inscrição:

Gratuito.

Assistentes que desejem certificado: 10€.



Local:

Auditório do ILCH, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga.



Transportes  Alojamento  Sobre a Cidade

Top

Inscrição


*Inscrição obrigatória embora gratuita.

*Todos os campos são obrigatórios.






Top

Programa:

Programa: PDF

Cartaz: PDF



Top

Contactos

Micaela Ramon: micaelar@ilch.uminho.pt

Lilian Ribeiro: lilyrocharibeiro@gmail.com

Centro de Estudos Humanísticos
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Portugal

Top