Call for Papers Diacrítica 2021-12-10

Ensino/aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras – interconexões

Apresentação do volume:

Este volume temático pretende reunir estudos atuais que explorem questões relevantes relacionadas com a aquisição, aprendizagem e ensino de línguas estrangeiras em diversos contextos, salientando a heterogeneidade e a complexidade que as caracterizam. Entende-se que, independentemente das diferentes línguas-alvo sobre as quais os estudos são realizados, os resultados obtidos e as suas implicações, em muitas situações, podem ser aplicados ao ensino e aprendizagem de outras línguas.

Como as áreas da aquisição e do ensino e aprendizagem se cruzam, pretende-se congregar trabalhos que não se concentram exclusivamente em teorias de aquisição, mas que abordem também aspetos da linguística aplicada ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras.

Por fim, considerando que o panorama do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras mudou muito nas últimas décadas, esperam-se trabalhos em que isto se reflita, sobretudo considerando os contextos multilingues das salas de aula. Por exemplo, o papel das línguas previamente adquiridas, as atitudes dos professores em relação às abordagens plurilingues e os benefícios de uma pedagogia que promova o desenvolvimento interlinguístico (e.g. translanguaging) dos alunos versus o preconceito monolingue.

Em suma, este volume temático visa adotar uma abordagem ampla sobre os conceitos de aquisição, ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira, a saber: 1) como as línguas estrangeiras podem ser mais eficazmente aprendidas e adquiridas, 2) quais as dificuldades que podem surgir na aprendizagem de uma língua estrangeira e 3) como a aprendizagem de línguas estrangeiras mudou, considerando a nossa sociedade multilingue em crescimento.

Tendo em conta o foco específico do volume, não serão considerados artigos para submissão relacionados com a linguagem gestual (e.g. LIBRAS, LGP).

Prazo de submissão: 28 de fevereiro de 2022

Título do volume: Ensino/aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras – interconexões

Editores: Jorge Pinto (CLUL), Lili Cavalheiro (CEAUL), Maria del Carmen Fondo (FLUL), Ana Cea (CEHUM)