Doutoramento em Ciências da Linguagem

Geral

Grau Académico: Doutor
ECTS: 180
Duração: 6 semestres letivos
Local: Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante: Ciências da Linguagem

Contactos

Diretor de Curso

Maria Aldina Bessa Ferreira Rodrigues Marques
mamarques@ilch.uminho.pt
Tel: 604192


Comissão Diretiva

Maria Aldina Bessa Ferreira Rodrigues Marques
mamarques@ilch.uminho.pt

Maria do Pilar Pereira Barbosa
pbarbosa@ilch.uminho.pt

Cristina Maria Moreira Flores
cflores@ilch.uminho.pt


Conselho Pedagógico

Instituto de Letras e Ciências Humanas
Campus de Gualtar
4710 - 057 Braga
Tel: +351 253604173
E-Mail: pedagogico@ilch.uminho.pt
URL: https://www.ilch.uminho.pt

Sobre o curso

Este Doutoramento é um curso sem componente curricular que permite ao aluno um trabalho de investigação sistemática e aprofundada em Ciências da Linguagem, tanto ao nível da Linguística Geral como das Linguísticas específicas das línguas cujo estudo o Instituto de Letras e Ciências Humanas oferece. O trabalho incidirá sobre uma de entre várias especialidades, designadamente (por ordem alfabética): Análise do Discurso, Linguística Alemã, Linguística Aplicada, Linguística Chinesa, Linguística Comparada, Linguística Espanhola, Linguística Francesa, Linguística Geral, Linguística Inglesa, Linguística Portuguesa e Sociolinguística. 

O Doutoramento pretende treinar recursos humanos altamente qualificados numa das referidas especialidades e oferecer formação avançada em temas de reconhecido interesse para o exercício de atividades de investigação, teórica ou experimental, ou de aplicação em áreas da comunicação, da cultura, do ensino e dos serviços. Visa assim desenvolver competências investigativas, reflexivas, críticas e argumentativas, bem como aprofundar conhecimentos bibliográficos, linguísticos, literários e culturais adquiridos durante os 1º e 2º Ciclos. 

O trabalho é realizado de acordo com um projeto, a aprovar em sede de Conselho Científico da Escola, e acompanhado por um ou mais orientadores ao longo de reuniões periódicas, sendo monitorizado com base em relatórios anuais. Desenvolvido ao longo de 6 semestres, o projeto dará origem a uma tese, materializada num texto solidamente fundamentado, a ser defendida em sede pública perante um júri de especialistas interuniversitários.

Os alunos de doutoramento são integrados num dos grupos de investigação do Centro de Estudos Humanísticos, em regra o grupo de investigação do seu orientador principal.

Docentes do curso

O curso tem um corpo docente altamente qualificado e motivado, pronto a orientar diversos percursos vocacionais. Todos os docentes do curso são investigadores integrados do Centro de Estudos Humanísticos:

Acesso

O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho: url

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se:

a) Os titulares de mestrado em Ciências da Linguagem ou Linguística.

b) Os titulares de outros mestrados, desde que possuam no seu currículo o equivalente a 30 ECTS numa área científica das Ciências da Linguagem.

c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro em Ciências da Linguagem ou Linguística, devidamente reconhecido, ou que possuam no seu currículo o equivalente a 30 ECTS numa área científica das Ciências da Linguagem.

d) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico do Instituto de Letras e Ciências Humanas como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Doutor pela Universidade do Minho e outros documentos.

Plano de Estudos

O plano de estudos inclui a Tese de Doutoramento, assim como o desenvolvimento anual de um plano de atividades estruturado.

Plano de atividades estruturado:

Além do desenvolvimento do seu projeto de investigação, o aluno inscrito no Doutoramento em Ciências da Linguagem, deve construir um percurso complementar de enriquecimento curricular, baseado num sistema de créditos, ou “pontos”, a completar consoante as suas preferências e disponibilidade. Limite mínimo anual de pontos a obter: 7 pontos.

O aluno pode escolher de entre as seguintes atividades, desde que perfaça um mínimo de 7 pontos por ano:



Um ano após a inscrição no Doutoramento (com uma tolerância de 3 meses), e depois anualmente até perfazer os 3 anos de duração do programa doutoral, o aluno deverá apresentar um relatório onde dê conta do conjunto de atividades desenvolvidas e correspondente pontuação, o qual terá de ser aprovado pelo/s Orientador/es, pela Comissão do Doutoramento e pelo Conselho Científico do ILCH.

O Relatório do aluno deverá contemplar, além dos elementos acima elencados, a descrição da atividade de investigação realizada anualmente no âmbito do projeto de investigação.

Teses concluídas

As teses de doutoramento em Ciências da Linguagem podem ser pesquisadas no Repositório da Universidade do Minho (RepositoriUM), aqui.

As teses mais recentes (desde 2015) também estão disponíveis no site do CEHUM aqui.

Mais informações sobre o curso em: url