PLP

Poéticas em língua portuguesa

O Grupo de Investigação Poéticas em Língua Portuguesa é composto por investigadores do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho e por investigadores externos com reconhecido trabalho académico no âmbito dos Estudos Portugueses, integrando ainda estudantes de pós-graduação a realizar dissertações e teses nesta área.

São propósitos do grupo desenvolver investigação no âmbito dos Estudos Portugueses com vista a produzir bibliografia especializada, com relevo a nível nacional e internacional, bem assim como organizar periodicamente colóquios, seminários e ciclos de conferências que contribuam para um produtivo aprofundamento científico desta área de estudos. A atividade do grupo visa ainda a interação com a comunidade extra-universitária através da dinamização de ações de divulgação, perante um público mais alargado, das literaturas e culturas em língua portuguesa, em múltiplos contextos.

A investigação colaborativa levada a cabo pelo Grupo integra novas abordagens críticas nos estudos das literaturas de língua portuguesa, permitindo rever parte do conhecimento herdado e produzir novas leituras dos tópicos em análise; garante assim, por um lado, uma investigação de primeira linha em cada domínio particular, e por outro, a sua abertura a outras e novas perspetivas críticas, decorrentes da interseção de tópicos de análise entre os diferentes objetos envolvidos.

No âmbito de ação do grupo, estão em curso os seguintes projetos:

1) “Correspondências”

2) “Cânone Literário Comum da Língua Portuguesa”

3) “Autobiografia e interculturalidade: Maria Ondina Braga”.


COORDENADOR: Carlos Mendes de Sousa


Membros CEHUM:

Ana Maria Silva Ribeiro, Carlos Mendes de Sousa, Isabel Cristina Mateus, Micaela Ramon, Rafaela Cardeal , Rita Patrício, Sérgio Paulo Guimarães de Sousa.


Colaboradores:

Aline Duque Erthal (Universidade Federal Fluminense), Claire Williams (Universidade de Oxford), Clara Crabbé Rocha (FCSH - Universidade Nova de Lisboa), Evelyn Blaut Fernandes (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Graça dos Santos (Universidade Paris X Nanterre), Julio Castañon Guimarães (Fundação Casa de Rui Barbosa – Rio de Janeiro), Maria Araújo Silva (Universidade Paris-Sorbonne - Paris IV), Rui Miranda (Universidade de Nottingham).

Carolina da Silva Macedo Braz (MPLNM), Guilherme Zaccaro de Oliveira Freitas dos Reis (MTLLL), Joana Mafalda Pires Leite (MPLNM) Manuella Bezerra de Melo Martins (MTLLL), Patrícia Gouvêa Aguiar Rocha (MTLLL), Priscila Cristina dos Santos (MPLNM).