Investigadores

Maria Cristina Simões dos Santos

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional: Investigador (sem bolsa)

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: cris13sant@gmail.com

Telefone: 963930463

CiênciaVitae/ORCID: 2F1D-8095-F2D

Nota biográfica:

María Cristina Simões dos Santos, é Licenciada em Comunicação Social, pela Universidade Católica Andrés Bello, Caracas- Venezuela  (1989). Foi bolseira da Fundação “Gran Mariscal de Ayacucho” (1997), obteve o Mestrado em Jornalismo e Ciências da Comunicação na  Universidade Autónoma de Barcelona -Espanha (2001). Exerce como professora de espanhol como língua estrangeira desde 2003. Acreditada como Examinadora dos exames DELE A1-A2 y B1-B2. Finalizou em 2018 o Mestrado em Espanhol como L2/LE na Universidade do Minho, com 18 valores.

Interesses de investigação:

Aquisição e didáctica de segundas línguas, Aquisição e Desenvolvimento de competências fonético – fonológicas, Tecnologias da comunicação aplicadas no ensino/aprendizagem de línguas.

Formação:

2015-2018: MESTRADO EM ESPANHOL COMO LÍNGUA SEGUNDA E LÍNGUA ESTRANGEIRA Universidade do Minho.

1997-2000: MESTRADO EM JORNALISMO E CIENCIAS DA COMUNICAÇÃO Universidade Autónoma de Barcelona, Barcelona Espanha.

1984 - 1989: LICENCIATURA EM COMUNICAÇÃO SOCIAL – Especialidade: Meios Impressos Universidade Católica Andrés Bello, Caracas – Venezuela.

Experiência profissional:

2017 e 2018: Lecciona por convite vários seminários sobre Aquisição de espanhol no Curso Presencial do Mestrado de Espanhol como Língua Segunda e Estrangeira (MESLE), Universidade do Minho Cursos: 2016-2017 / 2017-2018.

2015: Formadora e tradutora Freelancer.

2009-2015: Professora de Espanhol, Espanhol Iniciação, Ensino Secundário Colégio Rainha Santa Isabel, Coimbra, Portugal.

2003-2010: Professora de Espanhol, A1 - C2. The Anglophil Centre, Lda. Aveiro, Portugal.

2003-2010: Tradutora de Espanhol. The Anglophil Centre, Lda. Aveiro, Portugal.

1984-1997: Jornalista em diferentes empresas e meios de comunicação. Barquisimeto-Venezuela.

Projetos

  • 2019 - ... (Membro)

    A metacognição e as novas ecologias de aprendizagem para o desenvolvimento da competência fonológica em L2 em ambiente b-learning

    Na investigação de Santos (2018), foi identificado e analisado um conjunto de sons consonânticos que provocam dificuldades na expressão oral de discentes universitários portugueses que estudam espanhol. O projeto de doutoramento visa desenhar e implementar uma programação didática baseada num treino fonético e estratégico em formato b-learning (através de um Sistema de Gestão da Aprendizagem (do Inglês Learning Management Systems – LMS) que contribua para o desenvolvimento da competência autónoma e estratégica dos aprendentes (principalmente através da metacognição) e promova, por sua vez, a aquisição/aprendizagem dos grupos fónicos (fricativas e vibrantes) do espanhol em alunos de português L1. O recurso ao modelo da aula invertida permitirá implementar o treino num contexto virtual de ensino-aprendizagem ubíquo, multimodal, que promove a motivação dos estudantes, tirando assim proveito das potencialidades das novas ecologias de aprendizagem.

Publicações

Capítulos em livros

  • Santos, M. C. e Cea, A. M. (2018). ¿Con /r/ o con /x/? Estudio sobre algunas dificultades fonético-fonológicas de los estudiantes portugueses de español como LE.  In Cea, A. M., Pazos-Justo, C., Otero, H., Lloret, J., Moreda, M. e Dono, P., Investigación e innovación em la Enseñanza de ELE: Avances y Desafíos, 227-252. V. N. Famalicão: Humus.

Participação em eventos

  • Seminário (Por convite)

    Simoes dos Santos, Maria C.¿/x/amón o /r/amón? Estudio sobre algunas dificultades fonéticas de los estudiantes portugueses de Español como LE in "Princípios e Práticas em torno a Formação em Línguas Estrangeiras”, 8 de Junho de 2018, CEHUM - Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho e Fundação para Ciência e Tecnologia

  • Colóquio/Congresso

    “¿Con /r/ o con /x/? Estudio sobre algunas dificultades fonético-fonológicas de los estudiantes portugueses de español como LE”, no VII Congreso sobre la Enseñanza del Español en Portugal, organizado pela Consejería de Educación de la Embajada de España em Portugal e a Universidade do Minho, Braga, Universidade do Minho (Portugal), em colaboração com Ana M. Cea Álvarez (celebrado nos dias 29, 30 de junho e 1 de julho).

  • Seminário

    ¿/X/AMÓN O /ɼ/AMÓN? Estudio sobre algunas dificultades fonéticas de los estudiantes portugueses de español como LE, in III Jornadas de Investigadores, 1 a 2 de Junho de 2017, CEHUM- Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, Braga, Portugal,