Investigadores

Renata Flaiban Zanete

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional: Investigador (sem bolsa)

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: renaflai@gmail.com

Telefone: (+351) 253604184

Website(s):

ORCID: F61C-FB32-E9CA

Morada institucional:

Instituto de​ Letras e Ciências Humanas

Universidade do Minho - Campus de Gualtar

4710-057, Braga

Portugal

Nota biográfica:

Concluiu o Mestrado em Educação em 2003, pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação. Graduada em Pedagogia, em 1998, pela mesma instituição. É investigadora do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM), participante do grupo de investigação Género, Arte e Estudos Pós-Coloniais (GAPS). Doutoranda no programa Modernidades Comparadas: Literatura, Artes e Cultura. O seu projeto de investigação denomina-se "Meninas adolescentes em busca da vida e da identidade na literatura infantojuvenil, no contexto das ditaduras brasileira e portuguesa - Lygia Bojunga e Alice Vieira". Fundadora, atriz, professora, contadora de histórias, escritora e produtora na Companhia Rodamoinho de Teatro. Docente de Expressões no 1o. ciclo da educação, na escola básica de Gualtar. Participou em 7 encontros e congressos apresentando comunicações sobre as recentes pesquisas, no biênio 2018/2019, no Brasil e em Portugal. Recebeu 15 prémios ao longo da carreira. Atua na área de Humanidades com ênfase em estudo das Artes da Representação (narração de histórias, teatro, mediação de leitura e dramaturgia), em Línguas e Literaturas com ênfase em Literatura Comparada, Brasil e Portugal. As pesquisas atuais inclinam-se para as questões de gênero e estudos feministas.

Interesses de investigação:

Literatura Comparada - Brasil e Portugal, Narração de histórias e mediação de leitura, Questões de gênero e estudos feministas.

Formação:

Mestrado em Linguagem e Educação

Experiência profissional:

Docente na educação básica e na pós-graduação

Atriz, contadora de histórias, escritora e produtora

Publicações

Artigos em livros de atas

  • Zanete,R.F.(2018). Raquel, de Lygia Bojunga e Maria, de Alice Vieira - Adolescentes atuando para a construção de um mundo menos desigual. In Lima, R.S., Amorim, A.M. & Cabala, F.(Orgs.) Anais Eletrônicos do Congresso Internacional ABRALIC 2018 (pp. 3877-3884). Uberlândia: ABRALIC.

    RepositóriUM: http://www.abralic.org.br/anais/

Outras publicações

  • Zanete, R.F. (2019). Experimentos de identidade em diferentes linguagens artísticas nas obras literárias de Lygia Bojunga e Alice Vieira. In Projeto Entregéneros: Literatura e Hibridismo. Grupo Entre Textos (Org.) Livro de Pósteres - 2o. Simpósio de Jovens Investigadores em Literatura para Infância e Juventude (p. 23). Aveiro:Departamento de Línguas e Culturas.

    RepositóriUM: http://simposiojilij.pt/Posteres_2SIJILIJ.pdf