Researchers

Vera Fonte

Academic degree: Mestrado

Professional category: Prof. Auxiliar

Research group(s):

E-mail: vera.fonte@ilch.uminho.pt

Phone: 915932901

Website(s):

CIÊNCIA ID: 9D1E-1444-6F70

Institutional address:

verafonte@ilch.uminho.pt

Short bionote:

Vera Fonte, piano

Vera Fonte é  Licenciada em Piano e Mestre em Ensino de Música pela Universidade do Minho, onde estudou com o pianista Luís Pipa. Encontra-se atualmente na fase final do seu Doutoramento no Royal College of Music, em Londres, onde tem desenvolvido investigação em memorização musical e onde contactou com pianistas como Andrew Zolinsky. Durante os seus estudos em Londres foi financiada pelas bolsas Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), MacFazdean Whyte Award  e Barry Shaw Award (financiadas pelo Royal College of Music).  Ao longo dos seus estudos de doutoramento em Londres colaborou ainda em projetos de investigação como “Listening Experience Database” e “In-sync”. De 2015 a 2018 trabalhou como Professora Assistente no Royal College of Music e tem sido convidada a realizar palestras e workshops em instituições como o Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, Guildhauld School of Music and Drama, Morley College (Londres) e Universidade Nova de Lisboa. 
Como intérprete, tem realizado diversos concertos em Portugal, Itália, Sérvia, Inglaterra e participado em festivais como Percursos da Música (Ponte de Lima) e Classical Music Fest (Vale de Cambra). Apresentou-se como solista com a Orquestra Académica da Universidade do Minho e Orquestra “Sinfonieta de Braga”, sob direção dos maestros Toby Hoffman, Vitor Matos e Carlos Dias. Integrou ainda projetos de orquestra, tendo trabalhado com a orquestra “Globus” em Trento, Itália, sob orientação do maestro Juliàn Lombana e a Orquestra Académica da Universidade do Minho, onde trabalhou com António Vitorino d’Almeida e participou na gravação de um CD com as suas obras. 
Vera  recebeu ao longo do seu percurso académico diversos prémios em competições de piano e música de câmara nacionais e internacionais e “Prémios de melhor aluna” durante os seus estudos de Conservatório e Licenciatura. 
No campo da música contemporânea, tem colaborado com jovens compositores como Wynton Guess e Dan Mcbride. Tem ainda participado em diversos projetos que incluem a performance de música do séc. XX e XXI com o Saxophone Ensemble do Royal College of Music, sob direção de Kyle Horch. Vera tem ainda estreado peças de compositores portugueses, entre os quais António Vitorino d’Almeida, Paulo Bastos, Luís Pipa e Eduardo Sousa.  Em 2012 participou na “Capital Europeia da Cultura”, em Guimarães, onde interpretou obras de Eurico Tomaz de Lima. 
Atualmente ocupa o lugar de Vice-Presidente da Associação EPTA (European Piano Teachers Association) Portugal. Desde Setembro de 2018  tem trabalhado como Professora Convidada e Pianista Acompanhadora na Licenciatura em Música e no Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho.

Research interests:

Performance Musical (Piano), Memorização musical, Pedagogia Musical, Psicologia da Música.

Education:

Mestrado em Ensino de Música

Licencitura em Performance (Vertente Piano)

8º grau de Piano

Curso de Ciências e Tecnologias (12º ano)

Professional experience:

Professor Convidado Equiparado a Professor Auxiliar Universidade do Minho (2018-Presente)

Professora Assistente no Masters in Performance Science do Royal College of Music (Londres, 2015-2018).

Professora Assistente na Licenciatura em Performance do Royal College of Music (Londres, 2015-2018).

Coordenadora do Departamento de Teclas e Percussão da Academia de Música de Vila Verde (Vila Verde, 2013).

Professora de Piano e Pianista Acompanhadora da Academia de Música de Vila Verde (Vila Verde, 2012-2014).

Institutional positions:

Vice-Presidente EPTA-Portugal

Publications

Proceedings books

  • Waddel, G., Clarke, I., Bower, B. & Fonte, V. (2016). Cultural and Cognitive Approaches to Unfamiliar Repertoire. Proceedings of International Conference of Students of Systematic Musicology, Leipzig.
  • Fonte, V. & Pipa, L. (2015). Avoiding ‘Fugue State’ when playing Bach’s Fugues. Proceedings of the 37th European Conference of EPTA Associations, Amsterdam.

Organização de eventos