Investigadores

Margarida Esteves Pereira

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Prof. Auxiliar

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: margarida@ilch.uminho.pt

Telefone: +351253601643

Website(s):

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2189-7457

Morada institucional:

Departamento de Estudos Ingleses e Norte-Americanos - ILCH 
Universidade do Minho
Campus de Gualtar 
4710-057 Braga

Nota biográfica:

Margarida Esteves Pereira is an Assistant Professor at the Institute of Arts and Humanities, University of Minho. Her research has focused on the areas of English Literature (modernist and contemporary literature), Women's Studies and Gender and the relationship between literature and film. She holds a PhD in English Literature with a thesis with the title Do Romance Vitoriano ao Romance Pós-Moderno: Reescrita do Feminino em A. S. Byatt (From the Victorian to the Postmodern Novel: Rewriting the Feminine in A. S. Byatt, 2007, Braga). Her publications include the co-editing of four books of essays and she has authored two books. She has also published several essays and articles in her areas of interest. She is currently the head of the Department of English and North-American Studies.
Margarida Esteves Pereira é Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Ingleses e Norte-Americanos da Universidade do Minho. A sua investigação tem-se centrado sobre as áreas da Literatura Inglesa (modernismo e literatura contemporânea), os estudos sobre as mulheres e de género, e as relações entre o cinema e a literatura. Tem um doutoramento em Literatura Inglesa pela Univesrsidade do Minho com uma tese intitulada Do Romance Vitoriano ao Romance Pós-Moderno: Reescrita do Feminino em AS Byatt). Entre as suas publicações destaca-se a co-edição de 4 livros de ensaios e a autoria de 2 livros. Tem publicado artigos e ensaios no âmbito das suas áreas de interesse em revistas e livros nacionais e internacionais.

Interesses de investigação:

English Literature (Modernism/ Post-modernism); Diaspora literature and film; Gender Studies/ Feminist Studies; Film Studies; Adaptation Studies..

Formação:

Doutoramento em ciências da Literatura - Lit. Inglesa | Phd. in Literary Sciences - English Literature (University of Minho, 2006)

Mestrado em Língua e Literatura Inglesas (1996, UMinho) | MA. in English Language and Literature (University of Minho, 1996)

Licenciatura em Ensino de Português e Inglês (Universidade do Minho, 1990)

Experiência profissional:

Assistant Professor in the Department of English and North-American Studies of the University of Minho (since 2006)| Porf. Auxiliar DEINA (ILCH,UMinho)

Assistant in the Department of English and North-American Studies of the University of Minho (1995-2006) | Assistente DEINA/ILCH, UMinho

Cargos:

Diretora de Departamento (Estudos Ingleses e Norte-Americanos) desde 2014 | Current Head of the English and North-American Department (since 2014 )

Membro eleito do Conselho Científico do ILCH (desde 2010) | Current member of the Scientific Council of Institute of Arts and Humanities (since 2010)

Presidente do Conselho Pedagógico do ILCH (2010-2013) | Former Head of the Pedagogical Council of the Institute of Arts and Humanities (2010-2013)

Vice-Presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas (2008-2013) | Vice-Dean of the Institute of Arts and Humanities (2008-2013)

Diretora do Curso de lic. em Línguas e Literaturas Europeias (2006-2008) | Coordinator of the 1st Degree Course in Europeand Languages and Literatures (2006-2008)

Projetos

  • 2018 - ... (Membro)

    Mulheres, artes e ditadura - os casos de Portugal, Brasil e países africanos de língua portuguesa

    Projeto referência PTDC/ART-OUT/28051/2017, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo como investigadora responsável Ana Gabriela Macedo. Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.
  • 2014 - 2015 (Membro)

    O Poder das Narrativas, as Narrativas do Poder – Prémios Literários, Cânone e Políticas editoriais no universo da língua portuguesa

    Projeto de investigação com o título “O Poder das Narrativas, as Narrativas do Poder – Prémios Literários, Cânone e Políticas editoriais no universo da língua portuguesa”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. PI: Ana Gabriela Maced. Instituição de acolhimento: CEHUM/UMinho
  • 2000 - 2005 (Membro)

    European Intertexts: A Study of Women’s Writing in English as part of a European Fabric

    Participação, como investigadora assistente pela Universidade do Minho, no projecto financiado pela British Academy, “European Intertexts: A Study of Women’s Writing in English as part of a European Fabric”, projeto coordenado pela Prof. Patsy Sotneman (Hull University, UK) com a participação de 5 universidades europeias, sendo a participação portuguesa liderada por Ana Gabriela Macedo (U. Hull, UK; UMinho, PT; U. Bologna, IT; U. Szeged, HU; U. Tarragona, S)
  • 1997 - 2004 (Membro)

    Dicionário Terminológico da Crítica Feminista

    Participação no projecto do Dicionário Terminológico da Crítica Feminista, coordenado por Ana Gabriela Macedo e Ana Luísa Amaral. Projeto financiado pela FCT, no âmbito do Programa PRAXIS XXI e POCTI. Terminado em 31 de Maio de 2004, que resultou na publicação do Dicionário da Crítica Feminista, pela Editora Afrontamento, Porto, 2005.

Publicações

Livros

  • Matos, M., Paisana, J. e Pereira, M. E. (eds) (2016). Transcultural Amnesia: Mapping Displaced Memories / Amnésia Transcultural: Para uma Cartografia de Memórias Deslocalizadas. Braga: Húmus/ CEHUM. ISBN 978-989-755-251-9.

    http://hdl.handle.net/1822/51401

  • Pereira, M. E., Matos, M., Harwood, R. e Sousa, S. G. de (org.) (2009). Transversalidades: Viagens/ Literatura/ Cinema. Colecção Hespérides. Braga: Centro de Estudos Humanísticos, Universidade do Minho. ISBN 9789728063603.
  • Pereira, M. E., (2007). Do Romance Vitoriano ao Romance Pós-moderno: Reescrita do Feminino em A. S. Byatt. Colecção Poliedro, 19. Braga: Centro de Estudos Humanísticos, Universidade do Minho. ISBN: 978-972-8063-50-4
  • Macedo A. G. e Pereira, M. E. (eds) (2006). Identity and Cultural Translation: Women’s Writing across the Borders of Englishness. Oxford, Bern, Berlin, Brussels, Frankfurt am Main, New York, Wien: Peter Lang. ISBN-13: 978-3039102679.
  • Pereira, M. E. (1998). A vanguarda histórica na Inglaterra e em Portugal. Vorticismo e Futurismo. Colecção Hespérides, Literatura 6. Braga: Centro de Estudos Humanísticos, Universidade do Minho. ISBN: 972-8533-00-4.

    http://hdl.handle.net/1822/46291

Livros de atas

  • Macedo, A. G., Louro, F., Rayner, F., Ermida, I., Paisana, J., Pereira, M. E., Harwood, R. (coords.) (2007). Intertextual Dialogues: Travels and Routes. Braga: Universidade do Minho. 978-972-98594-4-1

Artigos

  • Pereira, Margarida Esteves (2016). “Transnational identities in the fiction of Monica Ali: In the Kitchen and Alentejo Blue”. Journal of Postcolonial Writing, Special Issue: Beyond Britishness, Vol. 52, Issue 1, pp. 77-88. DOI:10.1080/17449855.2015.1125139.

    http://hdl.handle.net/1822/41738

  • Pereira, Margarida Esteves (2013). “This is England?” – Projeções da Inglaterra e da sua identidade a partir do heritage film no panorama do turismo cultural”. Diacrítica, n. 27.3, série Ciências da Literatura, pp. 301-318.

    http://hdl.handle.net/1822/28877

  • Pereira, Margarida Esteves (2012). “Women of Stone and Ice in A. S. Byatt’s Tales of the Unreal”. Op.Cit, II Série, nº1

    http://hdl.handle.net/1822/20342

  • Pereira, Margarida Esteves (2009). “‘Esta é a minha casa’: A Intersecção entre a Raça e o Género no romance Brick Lane de Monica Ali e no filme de Sarah Gavron”. Ex-Aequo, nº 19, pp. 71-85;

    http://hdl.handle.net/1822/23032

  • Pereira, Margarida Esteves (2008). “«Género, Identidade e Desejo»: a construção do feminino nos filmes de Jane Campion”. Diacrítica – Ciências da Literatura, nº 22/3, pp. 23-37.

    http://hdl.handle.net/1822/28013

  • Pereira, Margarida Esteves (2007). “‘Palavras em Liberdade’: O Inclassificável Texto de Vanguarda”. Diacrítica – Ciências da Literaturas, nº 21/3, pp. 75-92.

    http://hdl.handle.net/1822/28368

  • Pereira, Margarida Esteves (2006), “‘History and Resurrection’: A Escrita Neo-Vitoriana de A. S. Byatt”, Diacrítica – Ciências da Literatura, nº 20/3, pp. 265-86.

    http://hdl.handle.net/1822/30431

  • Pereira, Margarida Esteves (2003). “«O jardim dos caminhos que se bifurcam» ou, a narrativa infinita de Borges, Calvino e Byatt”. Diacrítica – Ciências da Literatura, nº 17/3, 89-103.

    http://hdl.handle.net/1822/30429

  • Pereira, Margarida Esteves (2002). “Romancear a Identidade Feminina. A Influência de Charlotte Brontë em Cláudia de Campos e Sara Beirão”. Cadernos do Noroeste, (“Olhares sobre mulheres”, número especial), vol. 17 (1-2), pp. 173-186.
  • Pereira, Margarida Esteves (2001). “‘Sabichonas Não!’ – a separação das esferas e a educação das mulheres em Portugal na viragem para o século XX”. Diacrítica, nº 16, Braga, Centro de Estudos Humanísticos, Universidade do Minho, pp. 155-171.

    http://hdl.handle.net/1822/30729

Capítulos em livros

  • Pereira, Margarida Esteves (2017). “Becoming Jane e Miss Austen Regrets: representações e projeções de Jane Austen no filme biográfico”. In Puga, R. M. Jane Austen em Portugal: (Con)Textos, Lisboa: Biblioteca Nacional. (e-book) ISBN: 9789725656129.

    http://hdl.handle.net/1822/46292

  • Pereira, Margarida Esteves (2016). “Ficções de cosmopolitismo e realidades migratórias no romance inglês contemporâneo”. In Macedo, A. G., Sousa, C. M., Moura, V. (org.). Outros Mapas: Linguagem, Migração, Diáspora. Braga: Húmus/ Centro de Estudos Humanísticos, pp. 115-130.

    http://hdl.handle.net/1822/44443

  • Pereira, M. E. (2016). “Fallen Women on the Contemporary Global Screen: Transnational and Trans-Historical Adaptations of Eça de Queirós’s The Crime of Father Amaro and Thomas Hardy’s Tess of the D’Urbervilles”. In Gilsenan, I. / Edfeldt, C. / Hu, L.-L. / Jonsson, H. / Leblanc, A. (eds.). Transcultural Identity Constructions in a Changing World. Frankfurt am Main, Berlin, Bern, Bruxelles, New York, Oxford, Wien: Peter Lang, pp. 275-90. ISBN 978-3-631-66061-4 pb. http://dx.doi.org/10.3726/978-3-653-05415-6

    http://hdl.handle.net/1822/40189

  • Macedo, A. G. e Pereira, M. E. (2015). “Women and Gender Studies in Portugal, an Overview from an Anglicist Perspective”. In Haas, Renate (ed.), Rewriting Academia. The Development of the Anglicist Women’s and Gender Studies of Continental Europe. Bern/Oxford: Peter Lang, pp. 27-49. ISBN 978-3-631-66985-3.DOI: http://dx.doi.org/10.3726/978-3-653-06121-5

    http://hdl.handle.net/1822/47019

  • Pereira, M. E. (2015). “A Transnational and Transcultural Perspective: Transcending the ‘Englishness’ of English Literature”. In Dominguez, C. and D’Haen, T. (eds). Cosmopolitanism and the Postnational: Literature and the New Europe, Leiden and Boston:  Brill Rodopi, pp. 215-231. ISBN13: 9789004303195.Chapter DOI: 10.1163/9789004300651_013

    http://hdl.handle.net/1822/36682

  • Pereira, Margarida Esteves (2014). “‘Cell by cell, gene by gene, galaxy by galaxy’ – A. S. Byatt’s Scientific Imagination”. In Macedo, Ana Gabriela, Sousa, Carlos Mendes e Moura, Vítor (org.). As Humanidades e as Ciências: Disjunções e Influências. Braga: Húmus/ Centro de Estudos Humanísticos, pp. 489-502.

    http://hdl.handle.net/1822/35039

  • Pereira, M. E. (2014). “Austenmania, or the Female Biopic as Literary Heritage”. In Minier, M. and Pennachia, M. (eds). Adaptation, Intermediality & the British Celebrity Biopic. Farnham and Burlington: Ashgate, pp. 115-127. ISBN 978-1-4094-6126-5.

    http://hdl.handle.net/1822/30405

  • Pereira, M. E. (2012). “Bright Star: Reinventing Romantic Poetry for the Screen”, in Homem, R. C. (ed.). Relational Designs in Literature and the Arts. Page and Stage, Canvas and Screen. Amsterdam/New York, NY: Rodopi, pp. 153-65. ISBN: 9789042035812

    http://hdl.handle.net/1822/23008

  • Pereira, Margarida Esteves (2011). “In the Kitchen: Cartografias transnacionais e transculturais da sociedade inglesa contemporânea nos romances de Monica Ali”. In Lourenço, António Apolinário e Silvestre, Osvaldo Manuel (coord.). Literatura, Espaço, Cartografias. Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa, pp. 55-74.

    http://hdl.handle.net/1822/17093

  • Pereira, Margarida Esteves (2006). “More than Words: The Elusive Language of A. S. Byatt’s Visual Fiction”. In Homem, Rui Carvalho and Lambert, Fátima (eds). Writing and Seeing: Essays on Word and Image. Amsterdam and New York: Rodopi, pp. 211-21. ISBN: 9789042016989

    http://hdl.handle.net/1822/35142

  • Pereira, M. E. (2006). “The Spectre of the Angel: Cross-cultural References in the Writings of Early Portuguese Feminists”. In Macedo, A. G. and Pereira, M. E. (eds.). Identity and Cultural Translation: Women’s Writing across the Borders of Englishness. Oxford, Bern, Berlin, Bruxelles, Frankfurt am Main, New York, Wien: Peter Lang, pp.  ISBN-13: 978-3039102679
  • Pereira, M. E. (2006). “Romancing Female Identity: The Influence of Charlotte Brontë on Portuguese Women Writers”. In Russel, E. (ed.), Loving Against the Odds: Women's Writing in English in a European Context. Oxford, Bern, Berlin, Bruxelles, Frankfurt am Main, New York, Wien: Peter Lang, pp. 141-52. ISBN-13: 978-3039107322.

    http://hdl.handle.net/1822/30722

  • Pereira, M. E. (2004). “Refracting the Past in Praise of the Dead Poets in Possession: A Romance”. In Onega, S. and Gutleben, C. (Eds). Refracting the Canon in Contemporary British Literature and Film. Amsterdam and New York: Rodopi, pp. 149-164. ISBN-13: 978-9042010505. Chapter DOI: 10.1163/9789401208307_010.

    http://hdl.handle.net/1822/30897

Outras publicações

  • Tradução
    Pereira, M. E. (2017). “Continentes Negros: epistemologias da diferença racial e sexual na psicanálise e no cinema”, trad. de “Dark Continents: epistemologies of racial and sexual difference in psychoanalysis and the cinema”, de Mary Ann Doane. In Ana Gabriela Macedo. Org. Estudos Comparatistas e Cosmopolitismo. Pós-colonialidade, Tradução, Arte e Género. Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho: Braga. ISBN: 978-989-755-326-4
  • Tradução
    Macedo, A. G. e Pereira, M. E. (2017). “Porquê comparar?”, trad. de “Why Compare?”, de R. Radhakrishnan. In Ana Gabriela Macedo. Org. Estudos Comparatistas e Cosmopolitismo. Pós-colonialidade, Tradução, Arte e Género Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho: Braga. ISBN: 978-989-755-326-4
  • Tradução
    Pereira, M. E. (2002). “A crítica feminista no deserto” (trad. de Showalter, Elaine, “Feminist Criticism in the Wilderness”). In Macedo, Ana Gabriela (org.). Género, Identidade e Desejo. Antologia Crítica do Feminismo Contemporâneo. Lisboa: Cotovia, 37-74.

Orientação de teses

Doutoramentos

  • 2010 - 2015 | Co-orientador

    Diogo Martins

    ‘The Greener Grass’: da Autorepresentação em Alanis Morisette

    Doutoramento em Ciências da Literatura - Teoria da Literatura

Mestrados

  • 2016 - 2017 | Orientador

    Carolina Oliveira Bessa Monteiro

    “O Guionismo em Portugal – a importância e o papel do guião e do guionista no contexto audiovisual português”

    Mestrado em Mediação Cultural e Literária

  • 2015 - 2017 | Orientador

    WANG KAIYU

    “A comparação da situação social da mulher na China e em Portugal: o acesso ao espaço público”

    Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial

  • 2015 - 2017 | Orientador

    Bruna Cecília Carvalho Oliveira

    “O cinema de Mulheres no Contexto do Feminismo Islâmico: o caso de Samira Makhmalbaf”

    Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura (ICS)

  • 2013 - 2014 | Orientador

    Filipa Jesus Rocha Barbosa

    “A imagem da mulher no cinema. Representações do feminino em Jane Campion, Sally Potter e Marleen Gorris”

    Mestrado em Mediação Cultural e Literária

  • 2013 - 2014 | Orientador

    Ana Isabel Doutel de Almeida Mendes

    “Os espaços do cinema vimaranense: onde se vê, ensina e cria cinema em Guimarães”

    Mestrado em Mediação Cultural e Literária

  • 2013 - 2013 | Orientador

    Carla Sofia de Sousa Miranda

    “O Cinema na Aula de Inglês: A Utilização de Filmes em Contexto de Sala de Aula”

    Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas

  • 2011 - 2013 | Orientador

    Beatriz Maria Fernandes Pinto Novais

    “Possession: A Romance: Mitos Femininos Revisitados na Representação da Mulher-Artista”

    Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas

  • 2010 - 2012 | Orientador

    Jacinta Maria Correia

    “Lendas e Contos Tradicionais: Terras de Bouro em Textos e Contextos”

    Mestrado em Mediação Cultural e Literária

  • 2008 - 2012 | Orientador

    Norma dos Santos Ferreira

    “Da Paisagem Fílmica à Paisagem Real: Inter-relações entre o cinema e o turismo – o caso de Pride and Prejudice”

    Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas

Editor