Investigadores

Tiago Morais Ribeiro de Sousa

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Investigador (sem bolsa)

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: tiagomrsousa@gmail.com

Telefone: 910143041

CIÊNCIA ID: D918-39BD-4F4C

ORCID: 0000-0001-6693-7726

Nota biográfica:

Tiago Sousa holds a PhD in Philosophy from the University of Minho, with a thesis entitled "The musical aesthetic experience - From the concept of music to a self-referential model of aesthetic judgment". 
He also lectured in Aesthetics and Philosophy of Art at the same university. 
He has published some articles in the area of Aesthetics and Philosophy of Art, highlighting the article “Was Hanslick a Closet Schopenhauerian?” (2017) published by The British Journal of Aesthetics. 
Additionally, he has a BSc and MSc in Electrical and Telecomunications Engineering from University of Porto. 
Tiago also holds a BMus in Classical Guitar and a MA in Music, both from University of Minho. 
He regularly works as a teacher of classical guitar and occasionally performs as a classical guitarist.

Interesses de investigação:

Estética, Música, Filosofia, Acústica, Acústica Musical, Filosofia da Música, Metafísica, Epistemologia, Filosofia Política, Análise Musical .

Formação:

Doutoramento em Filosofia, Universidade do Minho

Mestrado em Ensino da Música, Universidade do Minho

Licenciatura em Música, Universidade do Minho

Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Universidade do Porto

Experiência profissional:

Assistente Convidado de Estética Musical na Licenciatura em Música, Universidade do Minho

Professor de Guitarra Clássica

Bolseiro de Investigação no Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro

Bolseiro de Investigação no Instituto de Telecomunicações da Universidade de Coimbra

Publicações

Livros

  • Abeijón, Ricardo Iván Barceló; Sousa, Tiago Morais Ribeiro. 2017. Canto para tocar. Toco para Cantar. Portugal: Diego Marín. http://hdl.handle.net/1822/52648

Artigos

  • Sousa, Tiago. 2020, "De Levinson a Kant - um modelo de juízo musical", Philosophy @LISBON International eJournal n.10: 103 - 118, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa ISSN 2182-4371 www.philosophyatlisbon.org
  • Sousa, Tiago. 2017. "Was Hanslick a Closet Schopenhauerian?". The British Journal of Aesthetics 57 (2): 211-229. http://dx.doi.org/10.1093/aesthj/ayx008.

    Indexado em: SCOPUS

  • Sousa, Tiago. 2016. "The Quest for “Authenticity”. Three performances of a Bach’s fugue compared". Aisthesis: Pratiche, Linguaggi E Saperi Dell’Estetico 9 (2):177-196 (2016) 9 (2): 177-196. http://www.fupress.net/index.php/aisthesis/article/view/19424/17948.

Capítulos em livros

  • Sousa, Tiago. 2016. "Para uma problematização dos elementos básicos da obra musical". In Filosofia e as Artes, 68-77. Charleston, Estados Unidos: CreateSpace Independent Publishing. https://www.amazon.com/dp/1541019822/ref=rdr_ext_tmb

Outras publicações

  • Sousa, Tiago Morais Ribeiro de. 2014. "Desenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisação". Mestrado. http://hdl.handle.net/1822/37819

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/37819

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso

    Tiago Sousa, 'Is Kant a musical formalist? The problematic relationship between form, representation and expression in the Kantian musical aesthetic judgment’, in Kant: Concepts, Imagination, and Aesthetic Appreciation; 4-5 April 2022, NOVA University of Lisbon, Portugal

  • Colóquio/Congresso

    Sousa, Tiago. 2021/05/06 – Style and individuality in performance - from Hanslick's formalism to contemporary perspectives of authenticity, na conferência “Musical Performance as creation – 2nd Edition of NOVA Contemporary Music Meeting International Conference”, Universidade Nova - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)

  • Seminário (Por convite)

    Sousa, Tiago, 2020/02/23 - "Designs À La Grecque, de Peter Kivy", Kant Reading Group (Seminário), organização da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Universidade Nova de Lisboa

  • Seminário (Por convite)

    Sousa, Tiago. 2019/05/17 -Comunicação "O apelo do sombrio - as emoções negativas na música", MLAG Research Seminars, Universidade do Porto Instituto de Filosofia, Portugal

  • Colóquio/Congresso

    Sousa, Tiago. 2018/11/23 - Appreciating a musical composition - a synthesis between Levinson's concatenationism and Kivy's architecturalism, na conferência , Congresso “Composing Music Today – Nova Contemporary Music Meeting”, Universidade Nova - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)

  • Seminário (Por convite)

    Sousa, Tiago. 2018/10/02 - O compositor cria, o intérprete sente, a obra dá-se, apresentado em MLAG Research Seminars, Faculdade de Letras da Universidade do Porto - MLAG - Mind, Language, and Action Group and Instituto de Filosofia (Porto, Portugal)

  • Colóquio/Congresso

    Sousa, Tiago. 2018/03/13 - An expressionist Hanslick? The intimacy of the performer in On the Musically Beautiful, apresentado em European Society for Aesthetics Conference 2018, European Society of Aesthetics (Maribor , Eslovénia)