Investigadores

Filipe Abraão Martins Do Couto

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Investigador (sem bolsa)

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: filipeabraao27@hotmail.com

Telefone: +351 915050268

Website(s):

CIÊNCIA ID: 0717-B34D-E4E0

ORCID: 0000-0001-6985-3333

GOOGLE SCHOLAR URL

Nota biográfica:

Filipe Abraão Martins do Couto possui um doutoramento em Filosofia pela Universidade do Minho. Possuí um mestrado em Filosofia Política, pela Universidade Nova de Lisboa, um mestrado em Mediação Cultural e Literária, pela Universidade do Minho e um mestrado em Ensino da Filosofia pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. É licenciado em Filosofia pela Universidade Clássica de Lisboa.

Interesses de investigação:

Cultura e Filosofia Portuguesa, Filosofia Política, Filosofia Africana, Filosofia Oriental, Ensino da Filosofia, História da Filosofia, Filosofia Medieval, Educação.

Formação:

Doutoramento em Filosofia - Especialidade em Filosofia e Cultura Portuguesa - Universidade do Minho

Mestrado em Filosofia Política Universidade Nova de Lisboa

Mestrado em Ensino da Filosofia Instituto de Educação da UMinho

Mestrado em Mediação Cultural e Literária ILCH da Universidade do Minho

Licenciatura em Filosofia - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Experiência profissional:

Investigador do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia (INCT), Timor-Leste

Professor Convidado Internacional Universidade Nacional Timor-Lorosae, Díli (Timor Leste)

Professor Convidado Internacional Instituto Superior de Teologia e Filosofia Dom Bosco, Díli (Timor Leste)

Professor Convidado Internacional Instituto Superior de Ciências da Educação, Angola, Uíge

Especialista em Tecnologias Educativas - São Paulo, Brasil.

Professor de Filosofia no Colégio Ribadouro, Porto

Professor de Sociologia na Escola Secundária dos Carvalhos, Vila Nova de Gaia

Professor de Cultura, Língua e Comunicação na Escola do Comércio do Porto

Professor de Psicologia, Sociologia e Área de Integração, na Escola Secundária Gonçalves Zarco, Matosinhos

Cargos:

Investigador no Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia de Timor-Leste

Professor Convidado Internacional Universidade Nacional Timor-Lorosae, Díli (Timor Leste)

Professor Convidado Internacional Instituto Superior de Teologia e Filosofia Dom Bosco, Díli (Timor Leste)

Professor Convidado Internacional Instituto Superior de Ciências da Educação, Angola, Uíge

Publicações

Livros

  • Publicação do Livro Carta Aberta a um Jovem Espírito, Sinapis Editora, julho de 2013.

Artigos

  • Artigo: “Da Construção da Filosofia Africana à Visão Africana da Filosofia Ocidental”, na Revista Científica Sol Nascente, 2021, do Centro de Investigação Sol Nascente (CISN) do Instituto Superior Politécnico Sol Nascente, Huambo, Angola (ISSN: 2304-0688).
    https://www.ispsn.org/sites/default/files/revista-sol-nascente/artigos/filipe_couto.pdf.
    
    Indexada por: Google Académico; Europub; LatinRev; Index Copernicus International; Directory of Research Journals Indexing; CiteFactor; Academic Resource Index;
  • Artigo Publicado: “Em Busca da Diversidade Epistemológica e da Diversidade Cultural – A Noção de Hermenêutica Diatópica”, na E-Revista de Estudos Interculturais, E-REI, nº 9, 2021. Portugal. Indexada na Latindex, RCAAP e Google Scholar. https://www.iscap.pt/cei/e-rei/n9vol1/artigos/Filipe%20Couto_Em%20Busca%20da%20Diversidade%20Epistemol%C3%B3gica%20e%20da%20Diversidade%20Cultural.pdf.
  • Artigo: “Génese e Construção do Conceito de Quinto Império em António Vieira” em Thomas Project Journal, edited by the Associazone Culturale Textus (Double Blind Peer Review), Creative Commons Licence CC BY ND e supported by FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia). ISSN: 2612-6699, 2021. 
    
    Thomas Project is indexed as a scientific journal by the italian national agency for the evaluation of universities and research institutes. 
    
    http://www.thomasproject.net/tp5_8_genese-e-construcao-do-conceito-de-quinto-imperio-em-antonio-vieira-uma-utopia-desenhada-em-lingua-portuguesa-genesis-and-construction-of-the-concept-of-the-fifth-empire-in-antonio-vieira-a/
  • Publicação de Artigo: “A Importância do Ideal da Autenticidade e da Fusão de Horizontes para os fenómenos da Interculturalidade e da Multiculturalidade”, na E-Revista de Estudos Interculturais, E-REI, nº 8, 2020-05-31. Portugal. Indexada na Latindex, RCAAP e Google Scholar. Disponível em: https://www.iscap.pt/cei/e-rei/n8/artigos/F.Couto_A-importancia-do-ideal-da-autenticidade-e-da-fusao-de-horizontes.pdf.
  • Publicação de Artigo “O Lado Oculto do Luso-Tropicalismo: O Legado de Gerald Bender no Pensamento Africano”, na Revista Convergência Lusíada – Revista do Centro de Estudos do Real Gabinete Português de Leitura (Double Blind Peer Review), nº 43, 2020-04-30. https://doi.org/10.37508/rcl.2020.n43a376.
  • Artigo Publicado: “Da Covid-19 ao Quinto Império no Mundo – O Legado da Utopia Civilizacional de Agostinho da Silva”, em Thomas Project Journal, nº4, 02- 2021, edited by the Associazone Culturale Textus (Double Blind Peer Review), Creative Commons Licence CC BY ND e supported by FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia). ISSN: 2612-6699. http://www.thomasproject.net/4_2020/. 
    Thomas Project is indexed as a scientific journal by the italian national agency for the evaluation of universities and research institutes
  • Publicação de Artigo: “A Crise da Voz Contemporânea – das insuficiências da representação da subalternidade ao sujeito subalterno feminino”, na Revista Diálogos, nº 3, de 2018, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Nacional Timor Lorosae, Díli, Timor-Leste. Disponível em: http://www.untl.edu.tl/pt/component/jdownloads/send/24-faculdade-de-filosofia/22-dialogos-genero-sexualidade-2018?Itemid=0.
  • Publicação de Artigo: “Lusofonia: um conceito ainda incipiente?”, versão alterada, na Revista Diálogos, nº 2, de 2017, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Nacional Timor Lorosae, Díli, Timor-Leste. 
    Disponível em: http://www.untl.edu.tl/pt/component/jdownloads/send/24-faculdade-de-filosofia/18-dialogos-revista-da-faculdade-de-filosofia-no-2-2016-sociedade-e-cultura?Itemid=0

Outras publicações

  • Publicação da Apresentação da Revista Diálogos, nº 3, de 2018, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Nacional Timor Lorosae, Díli, Timor-Leste. Disponível em: http://www.untl.edu.tl/pt/component/jdownloads/send/24-faculdade-de-filosofia/22-dialogos-genero-sexualidade-2018?Itemid=0.

Organização de eventos

  • 2021/11/15 | Salão Ian Martin, Díli, Timor-Leste

    Apresentação dos Resultados de Pesquisa Científica do INCT de 2021

  • 2021/10/21 | Universidade Oriental Timor-Lorosae, Díli, Timor-Leste

    A Atual Situação Epidemiológica em Timor-Leste – As Novas Variantes da Covid-19

  • 2020/02/12 | Centro Cultural da Embaixada de Portugal em Díli, Timor-Leste

    2ª Segunda Conferência Internacional de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Nacional de Timor-Lorosae

  • 2018/07/31 | Universidade Nacional Timor Lorosae

    1ª Conferência Internacional “Os Jogos da Linguagem e a Construção da Identidade”

Participação em eventos

  • Seminário (Por convite)

    Couto, Filipe. Orador do Tema: “O que é a Lusofonia? – Considerações sobre Alteridade e Responsabilidade”. In Segunda Conferência Internacional de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Nacional de Timor-Lorosae, no Centro Cultural da Embaixada de Portugal em Díli, Timor-Leste, a 12 de fevereiro de 2020.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Couto, Filipe, "“O que é a Lusofonia? – Considerações sobre Alteridade e Responsabilidade”. In Segunda Conferência Internacional de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Nacional de Timor-Lorosae, a 12 de fevereiro de 2020, Centro Cultural da Embaixada de Portugal em Díli, Timor-Leste.

  • Aula aberta (Por convite)

    Couto, Filipe. Orador do Tema: “O Paradigma Quantitativo e Paradigma Qualitativo”. In Instituto Superior de Teologia e Filosofia Dom Bosco, Díli, Timor-Leste, 10 de outubro de 2018.

  • Colóquio/Congresso

    Couto, Filipe. Orador do Tema: “A Crise da Voz em Timor-Leste – Importância e Fundamentos para o Desenvolvimento da Filosofia”. In 3ª Conferência Internacional da Produção do Conhecimento Científico em Timor-Leste, realizada entre os dias 12, 13 e 14 de setembro de 2018, na Faculdade de Educação, Artes e Humanidades da Universidade Nacional Timor Lorosae.

  • Seminário (Por convite)

    Couto, Filipe Abraão. Orador da Comunicação: "A Via Espiritual da Lusofonia – Uma Perspetiva Ecuménica”. In Quintas Jornadas de Reflexão sobre África. 9 de novembro de 2015 (ISCED do Uíge, Angola).

  • Seminário (Por convite)

    Couto, Filipe Abraão. Orador do seguinte tema: "A Criação da Disciplina de Filosofia e Culturas Lusófonas no Espaço de Ensino Superior Lusófono – Utopia ou Possibilidade?”. In Quartas Jornadas Técnico – Científicas do ISCED do Uíge, Angola. 6 de novembro de 2015.

  • Seminário (Por convite)

    Couto, Filipe. Orador do Tema: "Uma Perspetiva Portuguesa e Africana da Lusofonia". In I Semana da Lusofonia: "Lusofonia – Identidade e Diversidade Cultural”, no ISCED do Uíge, Angola.

  • Colóquio/Congresso

    Couto, Filipe. Orador do tema “Lusofonia: um conceito ainda incipiente?”. In Congresso Português de Filosofia, que decorreu na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Portugal, nos dias 8 e 9 de Setembro de 2016.

  • Seminário (Por convite)

    Couto, Filipe Abraão. Orador do seguinte tema: "O Processo de Bolonha – Vantagens e Desvantagens”. In Quartas Jornadas Técnico – Científicas no ISCED do Uíge, Angola. entre 5 e 6 de novembro de 2015.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Couto, Filipe. Orador do tema “O Papel do Brasil no Mundo Segundo Agostinho da Silva”. In Congresso Português de Filosofia, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, nos dias 5 e 6 de Setembro de 2014.

  • Seminário (Por convite)

    Couto, Filipe Abraão. Orador do tema: "O Carácter Especial da Didática da Filosofia – Uma Contribuição para o Ensino da Filosofia em Angola”. In A mediação da didática para um ensino de melhor qualidade, nas 3as Jornadas Técnico-Científicas do ISCED do Uíge(26 e 28 de agosto de 2014).

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Couto, Filipe. Orador do Tema: “O Ensino da Filosofia é: Ensinar a História da Filosofia ou promover o Ato de Filosofar?”. In Quartas Jornadas de Reflexões sobre África e Ciência, organizadas pelo ISCED do Uíge, de 4 a 5 de julho de 2014.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Couto, Filipe Abraão. Orador da Comunicação: "Repensar a Tecnologia nos processos de Ensino/Aprendizagem". In IXªs Jornadas "Ensinar e Aprender com a Tecnologia Educativa". Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) e Câmara Municipal de Vila Real, Vila Real (Portugal).(25-05-2013 a 01-06-2013).

Comissões científicas