Researchers

Nuno Costa

Academic degree: Mestrado

Professional category: Investigador (sem bolsa)

Research group(s):

E-mail: nunofariacosta@gmail.com

Website(s):

CIÊNCIA ID: 8A12-4E24-F5B3

Short bionote:

Terminou os seus estudos em composição com Ivan Fedele, na Accademia Nazionale di Santa Cecilia, em Roma, depois de ter estudado no Koninklijk Conservatorium Antwerpen (Bélgica), com Wim Henderickx, e na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, no Porto, com Eugénio Amorim. Frequentou diversos seminários, entre outros, com Marc André, Philippe Manoury, Kaija Saariaho e participou nos Cursos de Verão de Darmstadt, bem como noutros cursos. Teve, também, uma importante experiência de trabalho com o compositor Joaquim dos Santos

Entre 2014 e 2016 foi bolseiro do Istituto Italiano di Cultura. Depois de ser vencedor do ISCM Young Composer Award 2015, foi selecionado para participar na Late Fall Banff Musicians in Residence no The Banff Centre (Canadá, 2015) e recebeu a Bourse artistique da Casa de Velázquez – Académie de France à Madrid (2016). Foi um dos laureados da Fondation Royaumont (Voix Nouvelles, 2018) e foi seleccionado para a residência artística em The Camargo Foundation (França, 2019); também venceu o impuls International Composition Competition (Klangforum Wien, 2019).

Obteve encomendas de instituições como o Teatro La Fenice (Itália, 2015), La Biennale di Venezia (Itália, 2016), Fondation Royaumont (França, 2018), Casa da Música (Porto, 2019), ISCM (Áustria, 2020), Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, 2020). A sua música tem sido programada em festivais como o impuls Festival, em Graz, o Festival Musica, em Estrasburgo, ou o ISCM World Music Days, em Ljubljana e Auckland, bem como apresentada em lugares como o Constellation-Chicago, (IL), Le Laboratoire (Cambridge, MA), The DiMenna Center (New York, NY). Representou Portugal no International Rostrum of Composers 2016, da UNESCO, em Vratislávia e, em 2019, foi selecionado para compor uma ópera de câmara para o 63º Festival Internazionale di Musica Contemporanea della Biennale di Venezia.