Investigadores

Ling Li

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional: Investigador (com bolsa)

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: liling@elach.uminho.pt

CIÊNCIA ID: 9217-769B-9A9E

ORCID: 0000-0002-1901-4600

Morada institucional:

Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, Universidade do Minho​, Campus de Gualtar, 4710-057 Braga, Portugal

Nota biográfica:

Ling Li é leitora do Departamento de Estudos Asiáticos (DEA) da Universidade do Minho desde 2017, colaborando no ensino dos níveis iniciais do Chinês Moderno (I e II) do Curso de Licenciatura em Estudos Orientais e da Tradução Português-Chinês do Curso Anual de Português Língua Estrangeira. É também investigadora do Centro de Estudos Humanísticos desde 2021, sendo doutoranda em Ciências da Linguagem (financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia - FCT).

Interesses de investigação:

Linguística Histórica, História das Línguas Portuguesa e Chinesa, Contactos Linguísticos, Estudos Interculturais, Tradução Português-Chinês.

Formação:

Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial (2020), pela Universidade do Minho, Portugal

Licenciatura em Línguas e Literaturas Europeias (Programa de Dupla-Titulação) (2016), pela Universidade do Minho, Portugal

Licenciatura em Tradução e Interpretação (Programa de Dupla-Titulação) (2016), pela Universidade de Sun Yat-sen, China

Experiência profissional:

Desde 2017: Leitora na Unversidade do Minho, Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, Departamento de Estudos Asiáticos

2017: Professora Substituta na Universidade de Sun Yat-sen, Escola de Estudos Internacionais, Curso de Português como Segunda Língua Estrangeira

Organização de eventos

  • 2021/10/29 - 2021/10/30 | Universidade do Minho, Braga, Portugal

    The 3rd International Symposium of the European Association of Chinese Teaching (EACT) - "The Past, Present and Future Development of Teaching Chinese as a Second Language from the European Perspective"

    http://cehum.ilch.uminho.pt/etac

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso

    Li, L., "A conceção gramatical de Joaquim Gonçalves refletida na sua trilogia para o ensino-aprendizagem do chinês". In "XXIV Colóquio de Outono – Património Textual: Abordagens Interdisciplinares", 24 de novembro de 2022, Universidade do Minho, Braga, Portugal.

  • Colóquio/Congresso

    Li, L., "Estratégias e práticas de tradução do Padre Joaquim Gonçalves: uma análise dos dados bilingues preservados na sua trilogia para o ensino-aprendizagem do chinês". In "XXXVIII Encontro Nacional da APL", 27 de outubro de 2022, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.

  • Colóquio/Congresso

    Li, L., "Uma análise das preocupações pedagógicas de Joaquim Gonçalves apontadas nos textos-modelo traduzidos em português para o ensino-aprendizagem de composição em chinês clássico". In "X Congresso Internacional da AIETI 2022: Circum-navegações transtextuais e culturais", 15 de junho de 2022, Universidade do Minho, Braga, Portugal.

  • Colóquio/Congresso

    Ng, A. C. & Li, L., "Os equivalentes nos Diálogos de Joaquim Gonçalves: aspetos linguísticos e socioculturais". In "3º Simpósio Internacional da Associação Europeia para o Ensino do Chinês (EACT) - Fórum Joaquim Afonso Gonçalves, O Sinólogo", 29 de outubro de 2021, Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Orientação de teses

Mestrados

  • 2022 - (...) | Co-orientador

    Yi Wang

    Análise da Tradução de Marcas de Cosméticos Ocidentais no Mercado Chinês a partir da Perspetiva do Funcionalismo

    Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial

  • 2021 - 2022 | Co-orientador

    Joel Joselino De Almeida Tam

    Tradução português/chinês nas plataformas da Empresa Ibéria Universal e a relação com as culturas

    Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial

Outros dados

  • Membro-chave da equipa vencedora do 1º Prémio da 1ª Edição do Concurso Mundial de Tradução Chinês-Português, organizado pelo Instituto Politécnico de Macau.