Investigadores

Ana María Cea Álvarez

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Prof. Auxiliar

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: anacea@ilch.uminho.pt

Telefone: 253604190

Website(s):

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7383-9646

Morada institucional:

Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho​. Campus de Gualtar, 4710-057 Braga (Portugal)

Nota biográfica:

Em 2016 doutorou-se na Universidade de Santiago de Compostela (USC), na área da didática e aquisição de segundas línguas, concretamente do espanhol como língua estrangeira (ELE). A tese intitula-se “Desarrollo de la competencia estratégica en el aprendizaje de la expresión oral de una lengua extranjera”. Está disponível para consulta em: https://minerva.usc.es/xmlui/handle/10347/14706.
	Em 2007 obtém o Diploma de Estudos Avançados (DEA). 
Realizou duas pós-graduações na área da didática de línguas estrangeiras: 
•	(1999/00) “Diploma Universitário de Formação de Professores de Português/Língua Estrangeira” (FLUP, Porto, Portugal); 
•	(2004/05) "Especialista universitario en la Enseñanza de Español/Lengua Extranjera", Universidade de Murcia (UM, Espanha).
	Em 1995 licenciou-se em Filologia Inglesa na Universidade de Santiago de Compostela. Nesse mesmo ano realiza o estágio pedagógico e foi bolseira ERASMUS na Universidade da Madeira (UMA, Portugal).
	De 2000-02 trabalhou como professora de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) na escola de secundária “Arquiteto Oliveira Ferreira”, Arcozelo, Vila Nova de Gaia, Portugal. E entre 1999 e 2004 trabalhou como docente de ELE no Centro de Estudos de Espanhol no Porto, onde lecionou Espanhol para a preparação dos exames DELE do Instituto Cervantes e preparação das provas de acesso à universidade espanhola para alunos portugueses.
	Em 2004-05 recebeu uma bolsa da Fundação "Ramón Areces" e da Consejería de Educación de Espanha em Portugal para desempenhar as funções de Leitora de Espanhol na Universidade da Beira Interior, Covilhã (Portugal), onde lecionou unidades curriculares relacionadas com a aprendizagem e didática do Espanhol como LE.
	Desde 2005 trabalha como docente de Espanhol na Área de Estudos Espanhóis e Hispano-americanos (Departamento de Estudos Românicos) do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (Braga, Portugal), primeiro como leitora e atualmente como Professora Auxiliar.
	É docente especializada em didática e aquisição de ELE nesta universidade e leciona unidades curriculares relacionadas com a formação de professores de Espanhol/LE em diferentes licenciaturas e cursos de mestrado em diferentes modalidades (presencial ou a distância). 
	Desde 2014-15 faz parte da comissão diretiva do Mestrado em Ensino do Espanhol Língua Segunda/Língua Estrangeira (MELSLE, em formato b-learning), onde exerce a função de coordenadora pedagógica. 
É  Coordenadora Erasmus da Área de Espanhol do Departamento de Estudos Románicos da Universidade do Minho.

Interesses de investigação:

Desenvolvimento da autonomia e competência estratégica no ensino e aprendizagem de L2., Desenvolvimento da competência autónoma e estratégica no ensino de L2 a distância ou semi-presencial., Criaçao de materiais didáticos em L2 em soportes digitais., Criaçao de materiais didáticos tendo em conta a perspetiva de género., O portfólio digital como instrumento de avaliaçao e monitorizaçao da competência autónoma na aprendizagem duma L2..

Formação:

(2016) Doutoramento na área da didática e aquisição de segundas línguas pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).

(2007) Diploma de Estudos Avançados (DEA) reconhecido como mestrado em Portugal em 2010 (Universidade do Porto).

Pós-graduaçao: (2004/05) "Especialista universitario en la Enseñanza de Español/Lengua Extranjera", Universidade de Murcia (UM, Espanha).

Pós-graduaçao: (1999/00) “Diploma Universitário de Formação de Professores de Português/Língua Estrangeira” (FLUP, Porto, Portugal);

(1995) Licenciatura em Filologia Inglesa na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).

Experiência profissional:

(2000-02) Professora de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) na escola de secundária “Arquiteto Oliveira Ferreira”, Arcozelo, Vila Nova de Gaia, Portugal.

(1999-2004) Professora de ELE no Centro de Estudos de Espanhol no Porto, onde lecionou Espanhol para a preparação dos exames DELE do Instituto Cervantes e preparação das provas de acesso à universidade espanhola para alunos portugueses.

(2004-05) Leitora de Espanhol na Universidade da Beira Interior, Covilhã (Portugal).

(2005-18)Docente de Espanhol na Área de Estudos Espanhóis e Hispano-americanos (Departamento de Estudos Românicos) do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (Braga, Portugal), ao nível da licenciatura e mestrado.

Cargos:

Coordenadora Erasmus da Área de Espanhol do Departamento de Estudos Románicos da Universidade do Minho.

Integra a comissão diretiva do Mestrado em Ensino do Espanhol Língua Segunda/Língua Estrangeira (MELSLE, em formato b-learning), onde exerce a função de coordenadora pedagógica.

Publicações

Artigos

  • •	Cea, A. M. Revisión del concepto de estrategia en el proceso de adquisición y aprendizaje de segundas lenguas a la luz de las nuevas investigaciones. In P. Barbosa e S. Araújo, Diacrítica, Revista do Centro de Estudos Humanísticos. Série Ciências da Linguagem 31/1, 99-128. Braga: Humus, Universidade do Minho Consultado em 19 de fevereiro de 2018 em:
     http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/issue/view/1/v31n1

    http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/issue/view/1/v31n1

  • •	Cea, A., Nicolás, P. (2008). Sobresaliente en Derechos Humanos (unidad didáctictica). In Red Electrónica de Didáctica del Español como Lengua Extranjera. Ministério de Educação, Cultura e Desporto de Espanha. 3º Prémio no concurso Premios Internacionales RedELE. Consultado em 20 de fevereiro de 2018 em: http://www.mecd.gob.es/redele/Documentoactividades/premiosRedEle/convocatoria2.html

Capítulos em livros

  • •	Cea, A. M. Cómo incluir la competencia estratégica en una programación de ELE para mejorar la expresión oral. In Lloret Cantero, J., Cea Álvarez, A., Pazos Justo, C., Otero Doval, H., Moreda Leirado, M., Dono López, P. (Eds). (2017). Investigación e innovación en la enseñanza de ELE: avances y desafíos. Famalicão: Humus. pp. 397-441. ISBN: 978-989-755-322-6. (In press).
  • •	Cea, A. M., Santos, C. ¿/X/amón o /ɼ/amón? Estudio sobre algunas dificultades fonéticas de los estudiantes portugueses de Español como LE. In Lloret Cantero, J., Cea Álvarez, A., Pazos Justo, C., Otero Doval, H., Moreda Leirado, M., Dono López, P. (Eds). (2017). Investigación e innovación en la enseñanza de ELE: avances y desafíos. Famalicão: Humus. pp. 371-395. ISBN: 978-989-755-322-6.(In press).
  • •	Núñez Sabarís, X., Cea Álvarez, A. M. e Dias, A. Literatura por tareas y gamificación: de la novela policíaca a las geografías culturales. In VVAA (eds), Tejuelo. Didáctica de la Lengua y la Literatura. Educación. Vol. 28. Junta de Extremadura. Consejería de Educación, Ciencia y Tecnología. (In press).
  • •	Cea, A. M. (2018). El diario del profesor como medio para ampliar la competencia y autonomía docentes. In A. Carvalho et al. (eds.) As Línguas Estrangeiras no Ensino Superior: Balanço, estratégias e desafios futuros (pp. 31- 44). Porto: Faculdade de letras da Universidade do Porto e CLUP.
  • •	Cea, A. M. El diario de aprendizaje como medio de reflexión y herramienta de investigación en clase de ELE. In X. Núñez et al. (eds.), Horizontes científicos y planificación académica en la didáctica de la lengua y la literatura (pp. 129-147). Braga: HÚMUS-SEDLL-CEHUM. Consultado digitalmente em 19 de fevereiro de 2018 em: http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes/horizontes_cientificos_pub.pdf
  • •	Cea, A. M. et al. La formación b-learning en el Máster de Español Segunda Lengua y Lengua Extranjera de la Universidade do Minho: innovación pedagógica y desafíos educativos. In X. Núñez et al. (eds.), Horizontes científicos y planificación académica en la didáctica de la lengua y la literatura (pp. 323-336). Braga: HÚMUS-SEDLL-CEHUM. Consultado digitalmente em 19 de fevereiro de 2018 em: http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes/horizontes_cientificos_pub.pdf
  • •	Cea, A. M. et al. La competencia literaria en el micro-relato: prácticas transmedia en contextos de aprendizaje interdisciplinares y plurilingües. In O. Cleger e J. M. de Amo, La educación literaria y la e-literatura desde la minificción. Enfoques hipertextuales para el aula. Recerca i innovació docent en llengua i literatura. Nº 3 (pp. 154-168). Barcelona: Institut de Ciències de l'Educació. Universitat de Barcelona. Consultado em 19 de fevereiro de 2018 em: http://hdl.handle.net/2445/67641
  • •	Cea, A. M. et al. Contribuciones de la observación de clases para el desarrollo de la competencia estratégica en alumnos lusófonos de ELE. In L. P. Cancelas y Ouviña et al. (eds.), Aportaciones para una educación lingüística y literaria en el siglo XXI (pp. 1- 9). Granada: SEDLL, Editorial Geu.

Artigos em livros de atas

  • •	Cea, A. M. et al. Contributo para o desenvolvimento das competências digitais de professores de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). In P. Pinto (eds.), CNaPPES 16, Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 157-168). Lisboa: Universidade de Lisboa.

    http://cnappes.org/cnappes-2016/files/2014/03/Livro-de-Atas-do-CNaPPES-2016-3.pdf

  • •	Cea, A. M.. La experiencia previa de los alumnos lusófonos de ELE: una variable a tener en cuenta. In Y. Morimoto, M. V. Pavón e R. Santamaría, La enseñanza de ELE centrada en el alumno. Actas del XXV Congreso Internacional de la ASELE (pp. 235-243). Málaga: Universidade de Málaga, ASELE.

    http://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/asele/pdf/25/25_0235.pdf

  • •	Cea, A. M. et al.. Contribuciones de la observación de clases para el desarrollo de la competencia estratégica en alumnos lusófonos de ELE. In B. Blécua et al., Plurilingüismo y enseñanza de ELE en contextos multiculturales. Actas del XXIII Congreso Internacional de la ASELE (pp. 262-269). Girona: Universidade de Girona. 
          http://cvc.cervantes.es/Ensenanza/biblioteca_ele/asele/pdf/23/23_0027.pdf
  • •	Cea, A. M. et al.. El aprendizaje autónomo en un posgrado semipresencial de formación de profesores de español. In J. L. Coelho da Silva et al., Actas do Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia (pp. 415-425). Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Consultado em 20 de fevereiro de 2018 em: http://hdl.handle.net/1822/17475.
  • •	Cea, A. M. et al.. El cuento como recurso didáctico, algunas propuestas de aula. In J. Santiago et al (eds.) Del texto a la lengua: la aplicación de los textos a la enseñanza aprendizaje del español L2-LE (1013-1026). Salamanca: Universidad de Salamanca. Consultado em 19 de fevereiro de 2018 em: https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/asele/asele_xxi.htm
  • •	Cea, A. M.. ¿Error o estrategia? Análisis de la producción oral de um alumno lusófono de E/LE. In A. Barrientos et al., El Profesor de Español LE/L2, Actas del XIX Congreso Internacional de ASELE (pp. 351-362). Cáceres: Universidad de Extremadura. Consultado em 20 de fevereiro de 2018 em:
          http://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/asele/pdf/19/19_0351.pdf
  • •	Cea, A. M. (2008). Mejorar la oralidad de un alumno lusófono de E/LE a través del análisis de su interlengua.  In Mª J. Fernández e M. Albelda (eds.), Actas del III Foro de Profesores de ELE, pp. 33- 44. Consultado em 20 de fevereiro de 2018 em: 
      http://www.contrastiva.it/baul_contrastivo/dati/barbero/Actas_III_Foro_ELE.pdf

Organização de eventos

  • 2016/10/12 - 2016/10/12 | Braga, Portugal

    • (2016) Membro do comité organizador do 1st International Conference - TechLING16, Languages, Linguistics and Technology, Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga, Portugal (do 12 ao 14 de outubro de 2016).

    http://cehum.ilch.uminho.pt/techling2016

  • 2013/12/03 - 2013/12/03 | Universidade do Minho, Braga, Portugal.

    XIV Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura: “Didáctica de ELE: Investigación, planificación académica y perspectivas de futuro”, Universidade do Minho, Braga, Portugal (3 a 5 de dezembro).

    http://cehum.ilch.uminho.pt/sedllbragaxiv

  • 2010/11/19 - 2010/11/19 | Universidade do Minho, Braga, Portugal.

    • (2010) Membro do comité organizador das I Jornadas ticLINGUAS, organizadas pelo Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (19 e 20 de dezembro de 2010).

  • 2009/03/25 - 2009/03/25 | Universidade do Minho, Braga, Portugal.

    (2009) Coordenadora do comité organizador das III Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos “Diálogo entre culturas”, Universidade do Minho, 25 e 26 de março.

  • 2007/03/14 - 2007/03/14 | Universidade do Minho, Braga, Portugal.

    • (2007) Membro do comité organizador “La palabra en escena”. I Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos”, Universidade do Minho, Braga, Portugal (14 e 15 de março de 2007).

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso

    Cea, A. (2018). “O e-portfólio e o diário digital no ensino superior: instrumentos que contribuem para o desenvolvimento da competência metacognitiva”, no 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPes 18), celebrado na Universidade do Minho (Braga) nos dias 12 e 13 de julho de 2018. Comunicação apresentada em colaboração com Dolores Lerma Sanchis.http://cnappes.org/

  • Seminário (Por convite)

    • (2018) Seminário web “El tratamiento del error en la clase de ELE” lecionado na Unidade Curricular de “La enseñanza de langua A – El Español” pertencente à licenciatura em Tradução, Interpretação e Línguas Aplicadas da Universidade de Vic-Universidade Central de Catalunya (Espanha). Celebrado no dia 24 de abril de 2018, com a duração de 1 hora e realizado a través de uma sessão na plataforma digital Bigbluebutton (https://bigbluebutton.org/).

  • Colóquio/Congresso

    Cea, A. e Araújo, S.. “Creación de contenidos de aprendizaje para L2 en ambientes virtuales: análisis de algunas propuestas didácticas”. In X Jornadas Área de Estudios de Español e Hispanoamericanos “Enseñanza sin fronteras, aprendizaje sin barreras: retos y desafíos de la formación”, organizadas pela Área de Estudios de Español e Hispanoamericanos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga (Portugal) e celebradas nos dias 19 e 20 de abril de 2018. http://contato19261.wixsite.com/jornadasespanol

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Cea, A. et al. “Oportunidades y desafíos en la enseñanza virtual. Contribución a partir del MELSLE”. In X Jornadas Área de Estudios de Español e Hispanoamericanos “Enseñanza sin fronteras, aprendizaje sin barreras: retos y desafíos de la formación”, organizadas pela Área de Estudios de Español e Hispanoamericanos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga (Portugal), celebradas nos dias 19 e 20 de abril de 2018. Comunicação realizada em colaboração com Carlos Pazos Justo, Pedro Dono López e Xaquín Núñez Sabarís. http://contato19261.wixsite.com/jornadasespanol

  • Colóquio/Congresso

    • Cea, A. (2017).“Cómo incluir la competencia estratégica en una programación de ELE para mejorar la expresión oral”. In VII Congreso sobre la Enseñanza del Español en Portugal, organizado pela Consejería de Educación de la Embajada de España em Portugal e a Universidade do Minho, Braga, Universidade do Minho (celebrado nos dias 29, 30 de junho e 1 de julho). http://cehum.ilch.uminho.pt/congresoensenanzaespanol

  • Colóquio/Congresso

    Cea, A. e Santos, C.. “¿Con /r/ o con /x/? Estudio sobre algunas dificultades fonético-fonológicas de los estudiantes portugueses de español como LE”, no VII Congreso sobre la Enseñanza del Español en Portugal, organizado pela Consejería de Educación de la Embajada de España em Portugal e a Universidade do Minho, Braga, Universidade do Minho (Portugal), em colaboração com Cristina Santos (celebrado nos dias 29, 30 de junho e 1 de julho).

  • Colóquio/Congresso

    Cea, A.. "Contributo para o desenvolvimento das competências digitais de professores de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE)". In Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNAPPES), organizado pela Reitoria e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa (Portugal). http://cnappes.org/cnappes-2016/

  • Colóquio/Congresso

    Cea, A.. "El diario del profesor como medio para ampliar la competencia y autonomía docentes". In Congresso Internacional de APROLÍNGUAS, Faculdade de letras da Universidade do Porto, Portugal. https://sites.google.com/site/aprolinguas20162017/home

  • Colóquio/Congresso

    Cea, A. e Núñez, X.. “Monitorización del desarrollo de la competencia literaria y estrategias de lectura a través del trabajo con micro-relatos”. In VI Congreso sobre la enseñanza del español en Portugal, organizado pela Consejería de Educación de España em Lisboa, Ministerio de Educación, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal, em colaboração con Xaquín Núñez Sabarís. https://www.mecd.gob.es/portugal/dms/consejerias-exteriores/portugal/formacion/2015/VICongreso/Programa1/Programa.pdf

  • Colóquio/Congresso

    Cea, A. e Núñez, X.. "Competencia literaria y estrategias de lectura en micro-relatos". In Congresso Retos en la adquisición de las literaturas y las lenguas en la era digital, XV Congresso internacional da SEDLL, Faculdade de Magistério, Universidade de Valencia. http://sedll2014.upv.es/docs/programa.pdf

  • Colóquio/Congresso

    Cea, A.. "La experiencia previa de los alumnos lusófonos de ELE: una variable a tener en cuenta", no XXV Congresso de ASELE (Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera), La enseñanza de ELE centrada en el alumno, na Universidade Carlos III, Getafe, Madrid (Espanha). http://www.aselered.org/sites/default/files/xxv-congreso-asele-getafe.pdf

  • Colóquio/Congresso

    Cea, A.. "Desarrollo de la subcompetencia estratégica aplicada a la expresión oral en alumnos lusófonos de ELE". In II Jornadas de Jovens investigadores, TransCEHUM (Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, Tibaes, Portugal). http://ceh.ilch.uminho.pt/pdf_show.php?a=f_eventos/1400756377.pdf

  • Colóquio/Congresso

    Cea, A. et al.(2013) “La formación b-learning en el Máster de Español Segunda Lengua y Lengua Extranjera de la Universidade do Minho: innovación pedagógica y desafíos educativos”. In XIV Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura: “Didáctica de ELE: Investigación, planificación académica y perspectivas de futuro”, Universidade do Minho, Braga, Portugal, (vários formadores) (1 hora). http://www.sedll.org/es/congresos/xiv-congreso-sedll-didactica-ele-investigacion-planificacion-academica-perspectivas-futuro

  • Colóquio/Congresso

    Cea, A.. “El diario de aprendizaje como medio de reflexión y herramienta de investigación en clase de ELE”. In XIV Congreso de la SEDLL. Didáctica de ELE: Investigación, planificación académica y perspectivas de futuro, na Universidade do Minho, Braga (Portugal). http://cehum.ilch.uminho.pt/sedllbragaxiv/static/comunicacao1.pdf

  • Colóquio/Congresso

    Cea, A. e Vilas, P.. “La observación de clases en una investigación centrada en el desarrollo de la competencia estratégica con alumnos lusófonos de ELE”. In XIII Congreso de la SEDLL. La conquista de la libertad a través de la educación lingüística y literaria. Aportaciones para una educación lingüística y literaria en el siglo XXI, organizado pelo Departamento de Didáctica de la Lengua y la Literatura da Universidade de Cádiz, Cádiz, Espanha. http://www.sedll.org/es/congresos/xiii-congreso-sedll-conquista-libertad-traves-educacion-linguistica-literaria

  • Colóquio/Congresso

    Cea, A. e Vilas, P.. “Contribuciones de la observación de clases para el desarrollo de la competencia estratégica en alumnos lusófonos de ELE”. In XXIII Congreso Internacional ASELE sobre Multilingüismo y enseñanza de ELE en contextos multiculturales, Universidade de Girona, Girona, Espanha. http://www.aselered.org/congresos-celebrados

  • Colóquio/Congresso

    Cea, A.. “El aprendizaje autónomo en un posgrado semipresencial de formación de profesores de español”. In 5º Congresso Ibérico, Pedagogia para a Autonomia, Braga, Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal (em colaboração com Xaquín Núñez Sabarís). http://www.fti.ulpgc.es/upload/congresso_iberico_pedagogia_para_a_autonomia.pdf

  • Colóquio/Congresso

    Cea, A.. “Desenvolvimento da autonomia e da subcompetencia estratégica, com especial incidência na expressão oral”. In Jornadas de Jovens investigadores, TransCEHUM (Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, Braga, Portugal), Unversidade do Minho, ILCH (Braga, Portugal). http://ceh.ilch.uminho.pt/ficheiros/Programa%20TransCEHUM.pdf

  • Colóquio/Congresso

    Cea, A. e Santamaría, R. (2010). “El cuento como recurso didáctico, algunas propuestas de aula”. In XXI Congresso Internacional de ASELE, Del texto a la lengua: la aplicación de los textos a la enseñanza aprendizaje del español L2-LE, Salamanca, Universidade de Salamanca, Espanha (1,5 horas). http://www.aselered.org/sites/default/files/XXI%20Congreso%20ASELE.pdf

  • Colóquio/Congresso

    Cea, A.. “¿Error o estrategia? Identificación y clasificación de las estrategias de comunicación de un alumno lusófono de ELE”. In XIX Congresso Internacional de ASELE. El profesor de español LE/L2, Cáceres, Universidade de Cáceres, Espanha. http://www.aselered.org/congresos-celebrados

  • Colóquio/Congresso

    Cea, A.. “Mejorar la oralidad de un alumno lusófono de E/LE a través del análisis de su interlengua”. In III Foro de Profesores de ELE, Valencia, Universidade de Valencia, Espanha. https://dialnet.unirioja.es/revista/22457/A/2007

Redes

  • 2017 - • (2017-18) Membro do grupo de trabalho interuniversitário para o desenvolvimento do projeto "Fostering Higher Education Students’ Autonomy Through Blended Learning– AUTONOMY_BLENDED_LEARNING".

    Membros: Área de Espanhol do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (Comissão diretiva do Mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira -MELSLE-), a Universidade Central da Catalunya – Universidade de Vic, Universidade Autónoma de Barcelona, Universidade de Budapest, Universidade de Warsovia, Universidade de Puebla, México. Objetivos: 
    Reflexão pedagógica para otimizar as práticas e procedimentos de aprendizagem e/b-learning;
    
    •	implementaçao do e-portfolio para promover o desenvolvimento da autonomia dos alunos.

Orientação de teses

Doutoramentos

  • 2017 - 2017 | Orientador

    Fernando Marín Martí

    "Una educació literària transmèdia" .

    Estágio Científico Avançado desenvolvido no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (Braga, Portugal).

Mestrados

  • 2016 - 2018 | Co-orientador

    Carla Inês Afonso Torres Ribeiro

    "Estratégias Colaborativas para a Compreensão de Textos”.

    Mestrado no ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).

  • 2016 - 2018 | Orientador

    Maria Cristina Simões dos Santos

    "¿Quieres [X]amón o [r]amón? Estudio de las dificultades fonético-fonológicas de los estudiantes portugueses de español?”.

    Mestrado no ensino de Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (MELSLE) do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga (Portugal)

  • 2016 - 2016 | Co-orientador

    Sandrine Jesus Freitas Magalhães

    "Aprender a escrever, escrevendo: o treino estratégico da expressão escrita em E/LE através da aprendizagem cooperativa".

    Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal)

  • 2016 - (...) | Co-orientador

    Ana Raquel Fernandes Martins Vaz

    "A motivação é a chave: Estratégias para a sua promoção nas aulas de língua”.

    Mestrado no ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).

  • 2016 - (...) | Co-orientador

    Mariana Morant Rapisarda

    "ActivESPanish, Aprender ESPañol Haciendo”.

    Mestrado no ensino de Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (MELSLE) do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga (Portugal).

  • 2016 - (...) | Co-orientador

    Naimy González de Posadas

    La minificción en entornos digitales: una aplicación didáctica para la clase de ELE".

    Mestrado no ensino de Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (MELSLE) do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga (Portugal).

  • 2016 - (...) | Orientador

    Vanessa Benítez García

    "La formación superior de l@s profesor@s de lenguas extranjeras: la particular situación del español".

    Mestrado no ensino de Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (MELSLE) do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga (Portugal).

  • 2015 - 2018 | Orientador

    António Jorge Silvestre Gonçalves

    “A gestão da expressão oral em interação na aprendizagem em ELE”

    Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal)

  • 2015 - 2017 | Co-orientador

    Márcio Manuel Azevedo Ferreira

    “O potencial da música na sensibilização à diversidade cultural na aprendizagem de línguas estrangeiras”.

    Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).

  • 2015 - (...) | Orientador

    Cátia Cardoso Lopes dos Santos

    "A adequação do ensino à diversidade de inteligências e estilos de aprendizagem na aula de língua estrangeira”.

    Mestrado no ensino do Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).

  • 2014 - 2017 | Orientador

    Lisete Rego Correia Gomes

    "A imagem como veículo de desenvolvimento da competência oral".

    Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).

  • 2014 - 2016 | Orientador

    Maria Ivânia Teixeira Peixoto

    "Conhecer-me a mim e ao outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira".

    Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).

  • 2014 - 2016 | Orientador

    Pedro Braga Liz da Cruz Mendes

    “A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras".

    Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).

  • 2014 - 2016 | Orientador

    Ana Maria Carvalho Pedras

    “A aprendizagem de ELE em contexto digital - o desenvolvimento das competências de produção a partir do texto multimodal”.

    Mestrado no ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).

  • 2014 - 2016 | Co-orientador

    Adriana Gonçalves Sousa Polido

    “As práticas de leitura e sua relação com a compreensão leitora nas aulas de língua”.

    Mestrado no ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).

  • 2014 - 2016 | Co-orientador

    Maria Carmélia Lopes Moreira

    "O treino estratégico da compreensão oral no processo de aprendizagem de línguas".

    Mestrado no ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).

  • 2013 - 2017 | Orientador

    Rosa Maria Fidalgo de Sousa Antunes

    “O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeira”.

    Mestrado no ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).

  • 2012 - 2017 | Orientador

    Marta Sofia Fernandes Pires

    “A aprendizagem do vocabulário no ensino do Espanhol como língua estrangeira: uma experiência com alunos do 11º ano de escolaridade”.

    Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).

  • 2012 - 2014 | Orientador

    Ana Maria da Costa Gomes Sampaio

    "Transpondo as fronteiras dos estereótipos culturais: o desenvolvimento da subcompetência pragmática na aula de língua estrangeira".

    Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).

  • 2012 - 2014 | Co-orientador

    Pedro Couto Páscoa dos Santos

    "Aprender a debater: o debate como atividade de interação e de participação democrática".

    Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).

  • 2012 - 2014 | Co-orientador

    Márcia Isabel da Costa Pitães

    "O Papel do Professor na Autonomia da Aprendizagem".

    Mestrado no ensino de Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (MELSLE) do Instituto de Letras da Universidade do Minho, Braga (Portugal)

  • 2012 - 2014 | Co-orientador

    Maria Susete Gonçalves Ramalho

    "O potencial didático do cinema no desenvolvimento da competência intercultural".

    Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).

  • 2012 - 2014 | Orientador

    Ana Rita Castelar da Silva

    "O Percurso da Escrita - O uso de estratégias metacognitivas na produção textual escrita".

    Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).

  • 2011 - 2013 | Co-orientador

    Maria Helena Fernandes

    “Envolvimento na aprendizagem da língua estrangeira: o valor pedagógico do “livro de recortes””.

    Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).

  • 2011 - 2013 | Co-orientador

    Susana Isabel Morais da Silva

    “A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino de línguas”.

    Mestrado no ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).

  • 2011 - 2013 | Co-orientador

    Ana Cristina Ferreira Carneiro

    “Para além das palavras, eu e o texto. O treino estratégico da meta-compreensão da leitura no marco da pedagogia para a autonomia”.

    Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).

  • 2009 - 2013 | Co-orientador

    Hugo Alexandre da Costa e Sousa

    “No palco da comunicação: trabalhar a oralidade com atividades de representação”.

    Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).

Editor

  • 2017 - (...)

    • Lloret Cantero, J., Cea Álvarez, A., Pazos Justo, C., Otero Doval, H., Moreda Leirado, M., Dono López, P. (Eds). (2018). Investigación e innovación en la enseñanza de ELE: avances y desafíos. Famalicão: Humus. ISBN: 978-989-755-322-6.

Comissões científicas

  • 2017 - ... (Congresso)

    • (2018) Membro do comité científico do 3rd International Conference - TechLING18, Languages, Linguistics and Technology, Universidade Autónoma de Lisboa, Lisboa, Portugal (do 2 ao 4 de outubro de 2018).

    http://cehum.ilch.uminho.pt/techling2018

  • 2016 - ... (Congresso)

    • (2017) Membro do Comité científico do VII Congreso sobre la Enseñanza de Español en Portugal: investigación e innovación en la enseñanza de ELE, organizado pela Área de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos da Universidade do Minho e a Consejería de Educación da Embaixada de Espanha em Portugal (29 de junho a 1 de julho de 2017).

    http://cehum.ilch.uminho.pt/congresoensenanzaespanol

Outros dados

  • (2017) Orienta as práticas pedagógicas de Paola Montalbo Cardo, pertencente ao programa do Mestrado Interuniversitário em Linguística Aplicada da Universidade da Coruña (Espanha), no ámbito do Programa Erasmus + durante os meses de junho e julho de 2017.

  • (2014-2018) Membro da comissão diretiva do Mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (90 ECTS) onde exerce o cargo de Coordenadora pedagógica por delegação de funções do Diretor do Mestrado.

  • (2008-10) Participa na equipa organizadora e formadora do programa interRAIL de Línguas como representante do grupo Missão Ação Visitas às Escolas (MAVE) pela Área de Espanhol (DER) no Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho. Os objetivos: divulgação das atividades do Instituto e Letras e Ciências Humanas e interação com as escolas do ensino primário e secundário.

  • (2017) Coordenadora Académica do Programa Erasmus da Área de Espanhol do Departamento de Estudos Românicos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (desde o 24 de novembro de 2017).