Investigadores

Sandra Isabel Cunha de Sousa

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional: Investigador (com bolsa)

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: sandracsousa85@gmail.com

Telefone: 913879277

CiênciaVitae/ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9159-8762

Morada institucional:

Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Gualtar-Braga
Portugal

Interesses de investigação:

Literatura Portuguesa Contemporânea: exploração das obras ficcionais de Mário de Carvalho, Hélia Correia e Frederico Lourenço, tendo em conta um entendimento mais amplo da importância da cultura clássica na contemporaneidade. Análise da figura do herói contemporâneo na ficção portuguesa a partir de uma perspetiva retratística..

Formação:

2008, Licenciatura, Universidade do Minho: Ensino de Português

2013, Mestrado, Universidade do Minho, Teoria da Literatura- Poéticas interartes

(A realizar), Doutoramento, Universidade do Minho, Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes e Culturas

Experiência profissional:

2018-2019, Universidade do Minho: colaboração como docente para a lecionação de Unidade Curricular Introdução à Literatura Comparada

2015-2018, Universidade do Minho: Docente de Português Língua Estrangeira no BabeliUM, Centro de línguas da Universidade do Minho.

2015-2017, Instituto Politécnico de Viana do Castelo: Assistente Convidada para a leccionação da Unidade Curricular Técnicas de Expressão Oral e Escrita.

2014-2015, Universidade do Minho: Docente de Língua Portuguesa no Curso de Preparação para o Acesso ao Ensino Superior para Estudantes Internacionais.

2010-2015, Universidade do Minho: Leitora da Presidência do Instituto de Letras e Ciências Humanas. Lecionação das componentes linguísticas e literárias que integram os planos de estudos dos diversos cursos de Português Língua Estrangeira.

2009-2014, Universidade do Minho:Docente do Curso de Preparação e Avaliação para a Candidatura de Acesso à Universidade do Minho de Maiores de 23 Anos. Lecionação das disciplinas de Língua Portuguesa I e II.

2008-2010, Universidade do Minho:Monitora de Língua Portuguesa. Lecionação das disciplinas de Conversação, Composição, Língua Portuguesa e Laboratório de Língua nos cursos de Português Língua Estrangeira.

Projetos

  • 2018 - ... (Membro)

    Projeto de doutoramento financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/131217/2017)

    “Retratos do Herói: Releituras da Cultura Clássica na ficção Portuguesa Contemporânea”. Orientação: Eunice Maria da Silva Ribeiro (UMinho) e Ana Lúcia Curado (UMinho).
  • 2017 - ... (Membro)

    Grupo de Investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s) (Grupo2i), no projeto de investigação Retrato e Representação (R&R).

    Coordenadora: Eunice Maria da Silva Ribeiro
    Universidade do Minho
    
    http://retratorepresentacao.wix.com/girr

Publicações

Capítulos em livros

  • Sousa, Sandra (2018). O ruído do passado: memória e ruínas em A Casa Eterna de Hélia Correia. In Pinto, Ana Paula et al.(org.), Verba volant? Oralidade, Escrita e Memória, Humanidades 3 (pp. 933-943). Braga: Axioma- Publicações da Faculdade de Filosofia.
    http://www.publicacoesfacfil.pt/product.php?id_product=1106
  • Sousa, Sandra (2016). O dia em que o sol gela: uma leitura de Desmesura. Exercício com Medeia de Hélia Correia. In Álvares, Cristina et al.(org.), O Imaginário esotérico. Literatura, Cinema, Banda Desenhada (pp.215-224). Universidade do Minho- Centro de Estudos Humanísticos, Húmus.

    http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/44832

Participação em eventos

  • Seminário (Por convite)

    Conferência no âmbito ciclo intitulado “100 anos de prosa”:"Da tradição à reinvenção: representações do feminino na obra de Hélia Correia". Evento da Academia das Ciências de Lisboa- Instituto de Estudos académicos Adriano Moreira.

  • Seminário (Por convite)

    Seminários Doutorais 'work in progress', no âmbito do Programa Doutoral em Modernidade Comparadas: Literaturas, Artes e Culturas. Título:"Retratos do herói: releituras da cultura clássica na ficção portuguesa contemporânea".

  • Colóquio/Congresso

    XX Colóquio de Outono: “Paz e liberdade. Visões, Discursos, Manipulações”, Universidade do Minho, CEHUM/ILCH, 12 e 13 de novembro de 2018. Título: “Corpos em travessia: uma leitura de Um Bailarino na Batalha, de Hélia Correia.”

  • Colóquio/Congresso

    Congresso Internacional "Arca de Noé: catástrofe e redenção", Universidade de Aveiro, Portugal, 27 e 28 de Setembro de 2018. Comunicação: "Inventar uma outra eternidade: leituras de Pentesileia em Vasco Graça Moura e Hélia Correia".

  • Colóquio/Congresso

    Apresentação do Poster intitulado: "Retratos do herói na ficção portuguesa contemporânea", no evento "Ciência’18 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal", promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, apoio do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

  • Seminário (Por convite)

    "'Um deus passeando pela brisa da tarde', de Mário de Carvalho: cultura clássica, metanarratividade e reconfigurações do herói clássico no romance contemporâneo." Seminário proferido no âmbito da Unidade Curricular Introdução à Literatura Comparada, da licenciatura em Estudos Portugueses e Lusófonos, ILCH, Universidade do Minho.

  • Seminário (Por convite)

    " 'Desmesura. Exercício com Medeia' de Hélia Correia: revisitação de mitos femininos no teatro dramático contemporâneo". Seminário proferido no âmbito da Unidade Curricular Introdução à Literatura Comparada, da licenciatura em Estudos Portugueses e Lusófonos, ILCH, Universidade do Minho.

  • Seminário (Por convite)

    "'A Casa Eterna' de Hélia Correia: retrato de Ulisses à luz da memória e da ruína." Seminário proferido no âmbito da Unidade Curricular Introdução à Literatura Comparada, da licenciatura em Estudos Portugueses e Lusófonos, ILCH, Universidade do Minho.

  • Colóquio/Congresso

    XIX Colóquio de Outono: "No Princípio era a Palavra: o Lugar das Humanidades", Universidade do Minho, CEHUM/ ILCH, 18-20 de outubro de 2017. Título: "Para além da morte:Uma Leitura da Fotografia de Joel-Peter Witkin".

  • Escola de Verão (Por convite)

    II Jornadas de investigadores juniores, Universidade do Minho, CEHUM/ ILCH, 1-2 de julho de 2017. Apresentação do projeto da tese de doutoramento: “Retratos do Herói: Releituras da Cultura Clássica na Ficção Portuguesa Contemporânea”.

  • Colóquio/Congresso

    Colóquio Internacional "O Imaginário esotérico. Literatura, Cinema, Banda Desenhada", Universidade do Minho, CEHUM/ILCH, 23-24 de abril de 2015. Título: “O dia em que o sol gela: uma leitura de Desmesura. Exercício com Medeia de Hélia Correia.”

  • Seminário (Por convite)

    Seminários CEHUM "Literaturas em Trânsito", Universidade do Minho, CEHUM/ILCH, 19 de março de 2015. Título: “Dos destroços à reinvenção da memória: para uma leitura de Ulisses e Medeia na ficção de Hélia Correia”.

  • Colóquio/Congresso

    Congresso Internacional “Verba volant? Oralidade, escrita e memória”, Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Braga, 13-15 de novembro de 2014. Título: "O ruído do passado: memória e ruínas em A Casa Eterna de Hélia Correia".

  • Escola de Verão (Por convite)

    TransCEHUM II- Jornadas de Jovens Investigadores do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 26-27 de junho de 2014. Painel Estudos literários e cultura. Título da comunicação e do póster: “Retratos do Herói: Releituras da Cultura Clássica na Ficção Portuguesa Contemporânea”.