Investigadores

Ricardo iván Barceló Abeijón

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Prof. Auxiliar

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: ricanata@gmail.com

Telefone: 938504696

Website(s):

CiênciaVitae: 4912-7A4D-3F02

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8152-6041

Morada institucional:

Departamento de Música do ILCH - UMinho
Edifício dos Congregados
Avenida Central 100 - 4710- Braga

Nota biográfica:

Guitarrista, docente, compositor e investigador. Licenciado pelo Real Conservatório Superior de Música de Madrid. Mestre em Interpretação pela Escola Superior de Música e Dança de Roterdão. Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro. Ganhou os prémios “Alírio Díaz” (Sevilha, 1987) e “Abel Carlevaro” (Madrid, 1990) e foi laureado no I Concurso de Composição Hispano-Luso para Guitarra Clássica “Ciudad de Badajoz” (Badajoz, 2006), pela sua obra “Máscaras”.

É autor dos livros “La Digitación Guitarrística”; “20 Piezas Fáciles para dos y tres guitarras”; “Adestramento técnico para guitarristas” e “O Sistema Posicional na Guitarra”, e também de obras para guitarra e música de câmara, além de revisões e digitações de vários compositores. As suas obras têm sido editadas pela Real Musical, Lemoine, Carisch, Diputación de Badajoz; AvA; Labirinto, e NEA. É coautor da primeira tradução para castelhano, publicada em Portugal, do “Método para Guitarra” de Fernando Sor, e do seu livro mais recente “Canto para tocar. Toco para Cantar”. Alguns dos seus artigos aparecem em revistas internacionais especializadas em música, tais como Il Fronimo, Roseta, Revista Portuguesa de Educação Artística e Soundboard.

Gravou, em formato CD, “Aromas de Sefarad ”, com o “Trío Sefarad; “Por las calles de Maldonado”, com composições próprias para guitarra solista e duos com guitarra; “Máscaras”, e “Música latinoamericana del siglo XX para guitarra”, com o patrocínio do FONAM. Além de manter atividade internacional como intérprete de guitarra clássica e romântica, e docente em master-classes, é convidado frequentemente para integrar júris e participar em conferências sobre a guitarra. Desde o ano 2011, é Diretor Artístico e Pedagógico do Festival Internacional de Guitarra de Maldonado - Uruguai. É professor da Licenciatura em Música – Guitarra Clássica, e do Mestrado em Ensino de Música, no Departamento de Música da Universidade do Minho, em Braga – Portugal.

Interesses de investigação:

Estudos em performance musical; Hiistória da interpretação guitarrística.

Formação:

2009. Doutoramento em Música, Universidade de Aveiro - Portugal

2002. Mestrado em Interpretação Instrumental. Escola Superior de Música e Dança de Roterdão – Países Baixos.

1992. Licenciatura, Guitarra Clássica. Real Conservatório de Música de Madrid – Espanha.

Experiência profissional:

2009-2018. Professor no Departamento de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas, UMinho

2008-2011. Professor no ISEIT - Instituto Piaget de Almada.

1998-2012. Professor e membro da Direcção Pedagógica na Academia de Música José Atalaya – Fafe.

1994-1997. Professor na Escola de Música «Katarina Gurska» – Madrid – Espanha

- 1985-1987. Professor no Conservatório Municipal de Maldonado – Uruguai

Cargos:

2013-2015. Diretor adjunto da Licenciatura em Música do Departamento de Música do ILCH.

2015-2018. Membro da Comissão de Curso do MEM – ILCH/IE.

Publicações

Livros

Artigos

  • Barceló, Ricardo (2018). Peculiarità dell'accentuazione, dell'articolazione e della notazione delle Tres Piezas Españolas di Joaquín Rodrigo. Il Fronimo: Milano. N. 184, ottobre 2018. pp.22-32.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/57340

  • Barceló, Ricardo (2018).La fijación como recurso técnico: del piano a la guitarrra. Preprint - Revista de Musicología de Chile.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/57225

  • Barceló, Ricardo (2016). “A pausa musical como signo polissémico na obra para guitarra de Fernando Sor” (autor). Revista Portuguesa de Educação Musical. Região Autónoma de Madeira. Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia. Peer review. Revista indexada e referenciada em Latindex, Erihplus, NSD e DOAJ.  Janeiro, 2016, pp. 43-50. Funchal, Madeira.

    RepositóriUM: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/49758

  • Barceló, Ricardo (2016). “The musical rest as a polysemous sign in the guitar works of Fernando Sor” (autor). Soundboard Magazine, GFA. 42, nº 4. December, 2016, pp. 26-28.  https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/52651

    RepositóriUM: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/52651

  • Barceló, Ricardo (2016). “Una eminenza grigia nella mano sinistra: l’azione silenziosa del pollice sinistro nella chitarra” (autor). Il Fronimo nº 173, gennaio/marzo, pp. 41-49.  Milão – Itália.

    RepositóriUM: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/52907

Trabalhos de natureza artística

  • Barceló, Ricardo (2009). Máscaras I, II, III (partitura musical). Música contemporánea hispano lusa para guitarra clásica. Asociación de guitarra clásica de Extremadura "Angel Iglesias"/Diputación de Badajoz. Badajoz: 2009.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/61783

  • Barceló, Ricardo (2000). 20 piezas fáciles para 2 y 3 guitarras. Madrid: Real Musical.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/61533

Outras publicações

  • Barceló, Ricardo (2014). CD "Música Latinoamericana del siglo XX para guitarra" (Intérprete).  MT/FONAM. Maldonado, Uruguai.

Organização de eventos

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Barceló, Ricardo (2019). Dois casos de música descritiva na guitarra clássica: Fantasia Villageoise Op. 52 (Ca. 1832), de F. Sor, e A L'aube Du Dernier Jour Op. 33 (1988), de F. Kleynjans. Braga -Portugal, 23 de julho. http://paisagensonoras.pt/programa_congresso.pdf

Orientação de teses

Mestrados

  • 2018 - 2018 | Orientador

    José Pedro Costa Brandão

    Análise teórico-prática da partitura no ensino especializado da guitarra

    DM/IE

  • 2018 - 2019 | Orientador

    Rafael Rodrigues Centeio

    A coordenação motora bimanual no processo de ensino-aprendizagem da guitarra clássica. Estratégias para resolução de problemas técnicos e musicais

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2018 - 2019 | Orientador

    Sara Emanuel dos Santos Nunes

    A FIXAÇÃO ARTICULAR COMO FERRAMENTA PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS EFICIENTE E EFICAZ NO VIOLINO

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2018 - 2019 | Orientador

    Décio Bruno Nunes Escórcio

    Afinação: Estratégias para a obtenção de melhores resultados no estudo do fagote

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2018 - (...) | Orientador

    Nuno Rodrigo Rocha Peixoto

    O USO DE FIGURAS DE LINGUAGEM PARA ENSINAR MECANISMOS FUNDAMENTAIS NA GUITARRA CLÁSSICA

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2018 - (...) | Orientador

    João Paulo Santos Lopes

    O Mindfulness na prática guitarrística

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2018 - 2019 | Orientador

    Luís Miguel Silva Leite

    A prática do vibrato como recurso técnico e expressivo a partir dos primeiros anos de aprendizagem da guitarra clássica

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2017 - 2019 | Orientador

    António Oliveira Lopes.

    Estratégias para desenvolver a velocidade de execução na guitarra desde os primeiros anos de estudo (supervisor). DM/ IE, Universidade do Minho.

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2017 - 2018 | Orientador

    Flavia de Freitas Oliveira

    Estratégias para a resolução de passagens musicais problemáticas no ensino especializado da guitarra clássica

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2017 - (...) | Orientador

    Ana Raquel Marcos Quintas

    A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da música

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2016 - 2018 | Orientador

    Ana Beatriz Cardona

    Aspetos técnicos e musicais subentendidos na prática violinística. A inclusão tácita de recursos gestuais e fisiológicos no ensino do instrumento

    DM/IE

Comissões científicas

Outros dados

  • Barceló, Ricardo (2019). Masterclasse de Guitarra clássica (professor). Academia de Música de Vilar do Paraíso. 11 e 12 de abril de 2019.

  • Barceló, Ricardo (2019). XIX Colóquio de Outono 2017. No princípio era a palavra: o lugar das Humanidades. CEHUM - Universidade do Minho, Braga. 18 a 20 de outubro de 2017(revisor de artigos no Livros de Atas). Abril de 2019.

  • Barceló, Ricardo (2019). Defesa de Mestrado de Daniela Catarina Alves Ferreira (arguente principal). A PREVENÇÃO DE LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS NO ENSINO ESPECIALIZADO DE VIOLINO. Mestrado em Ensino da Música, IE-UMinho. 13 de março.

  • Barceló,Ricardo(2019). Defesa de Mestrado de Afonso Amaral (arguente principal). A inclusão da música portuguesa no currículo de formação inicial em violino - obras de Flaviano Rodrigues e Santos Nunes. 22 de julho. DeCA - Universidade de Aveiro.

  • Barceló, Ricardo (2019). Provas de Mestrado em Ensino de Música (arguente principal). A importância da definição de objetivos na aprendizagem do violino. Joaquim Aníbal Rego da Cruz Pimenta Pereira. 30 de julho.

  • Barceló, Ricardo(2018). Registo de Formador – CCFCP. Área e domínio: A125, Educação Musical/Música. CCPF/RFO-39312/19. Braga, 28 de dezembro.

  • Barceló, Ricardo (2019). Palestra: A dualidade artística do compositor-intérprete (palestrante/formador). Escola EB F. Sanches - Braga. 6 de abril.

  • Barceló, Ricardo (2019). Defesa de Doutoramento de (júri).Janete da Conceição Soares da Costa Ruiz. Tese “A linguagem figurativa na pedagogia vocal coral infantil: um estudo de caso múltiplo”. 28 de janeiro.

  • Barceló, Ricardo (2019). Concurso Internacional de Guitarra (júri). VI Festival Internacional de Guitarra de Braga. 9 e 10 de fevereiro. Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga.

  • Barceló, Ricardo. Concerto de violoncelo e guitarra (guitarra). Museu dos Biscainhos. VI Festival Internacional de Guitarra de Braga. 2 de março.

  • Barceló, Ricardo. Encontros Internacionais de Música de Tibães. Masterclasses de Guitarra Clássica (professor). 13 e 14 de abril de 2019. Mosteiro de São Martinho de  Tibães - Braga.

  • Barceló, Ricardo (2019). Concurso Luso-Espanhol de Guitarra (júri). Teatro Cinema de Fafe. 4 e 5 de maio. http://amjatalaya.net/xiii-concurso-luso-espanhol-de-fafe-clarinete-guitarra/

  • Barceló, Ricardo (2019) Tanguéz de Arena (guitarra). RTP 1 – Magalhães – 500 anos de circum-navegação.Tânia Ribas de Oliveira e Jorge Gabriel (condutores). Parte III https://www.rtp.pt/play/p6216/e428726/magalhaes-500-anos-circum-navegacao/770914