Investigadores

Ricardo iván Barceló Abeijón

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Prof. Auxiliar

E-mail: ricanata@gmail.com

Telefone: 938504696

Website(s):

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8152-6041

Morada institucional:

Departamento de Música do ILCH - UMinho
Edifício dos Congregados
Avenida Central 100 - 4710- Braga

Nota biográfica:

Guitarrista, docente, compositor e investigador. Licenciado pelo Real Conservatório Superior de Música de Madrid. Mestre em Interpretação pela Escola Superior de Música e Dança de Roterdão. Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro. Ganhou os prémios “Alírio Díaz” (Sevilha, 1987) e “Abel Carlevaro” (Madrid, 1990) e foi laureado no I Concurso de Composição Hispano-Luso para Guitarra Clássica “Ciudad de Badajoz” (Badajoz, 2006), pela sua obra “Máscaras”.

É autor dos livros “La Digitación Guitarrística”; “20 Piezas Fáciles para dos y tres guitarras”; “Adestramento técnico para guitarristas” e “O Sistema Posicional na Guitarra”, e também de obras para guitarra e música de câmara, além de revisões e digitações de vários compositores. As suas obras têm sido editadas pela Real Musical, Lemoine, Carisch, Diputación de Badajoz; AvA; Labirinto, e NEA. É coautor da primeira tradução para castelhano, publicada em Portugal, do “Método para Guitarra” de Fernando Sor, e do seu livro mais recente “Canto para tocar. Toco para Cantar”. Alguns dos seus artigos aparecem em revistas internacionais especializadas em música, tais como Il Fronimo, Roseta, Revista Portuguesa de Educação Artística e Soundboard.

Gravou, em formato CD, “Aromas de Sefarad ”, com o “Trío Sefarad; “Por las calles de Maldonado”, com composições próprias para guitarra solista e duos com guitarra; “Máscaras”, e “Música latinoamericana del siglo XX para guitarra”, com o patrocínio do FONAM. Além de manter atividade internacional como intérprete de guitarra clássica e romântica, e docente em master-classes, é convidado frequentemente para integrar júris e participar em conferências sobre a guitarra. Desde o ano 2011, é Diretor Artístico e Pedagógico do Festival Internacional de Guitarra de Maldonado - Uruguai. É professor da Licenciatura em Música – Guitarra Clássica, e do Mestrado em Ensino de Música, no Departamento de Música da Universidade do Minho, em Braga – Portugal.

Interesses de investigação:

Estudos em performance musical; Hiistória da interpretação guitarrística.

Formação:

2009. Doutoramento em Música, Universidade de Aveiro - Portugal

2002. Mestrado em Interpretação Instrumental. Escola Superior de Música e Dança de Roterdão – Países Baixos.

1992. Licenciatura, Guitarra Clássica. Real Conservatório de Música de Madrid – Espanha.

Experiência profissional:

2009-2018. Professor no Departamento de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas, UMinho

2008-2011. Professor no ISEIT - Instituto Piaget de Almada.

1998-2012. Professor e membro da Direcção Pedagógica na Academia de Música José Atalaya – Fafe.

1994-1997. Professor na Escola de Música «Katarina Gurska» – Madrid – Espanha

- 1985-1987. Professor no Conservatório Municipal de Maldonado – Uruguai

Cargos:

2013-2015. Diretor adjunto da Licenciatura em Música do Departamento de Música do ILCH.

2015-2018. Membro da Comissão de Curso do MEM – ILCH/IE.

Publicações

Livros

  • Barceló, Ricardo (2017). “Canto para tocar. Toco para cantar” (coautor). Ed. Diego Marín. Múrcia, Espanha. ISBN-13: 9788417010201. 65 pp. Versão bilingue português/espanhol.

    https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/52648

  • Barceló, Ricardo (2015). “O Sistema Posicional na Guitarra. Origem. Conceitos de Posição” (autor). Novas Edições Acadêmicas. ISBN-13: 978-3-8417-1075-8. Saarbrücken, Alemanha. 332 pp. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/52646

    https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/52646

Artigos

  • Barceló, Ricardo (2018). Peculiarità dell'accentuazione, dell'articolazione e della notazione delle Tres Piezas Españolas di Joaquín Rodrigo. Il Fronimo: Milano. N. 184, ottobre 2018. pp.22-32.

    http://hdl.handle.net/1822/57340

  • Barceló, Ricardo (2018).La fijación como recurso técnico: del piano a la guitarrra. Preprint - Revista de Musicología de Chile.

    http://hdl.handle.net/1822/57225

  • Barceló, Ricardo (2016). “A pausa musical como signo polissémico na obra para guitarra de Fernando Sor” (autor). Revista Portuguesa de Educação Musical. Região Autónoma de Madeira. Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia. Peer review. Revista indexada e referenciada em Latindex, Erihplus, NSD e DOAJ.  Janeiro, 2016, pp. 43-50. Funchal, Madeira.

    https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/49758

  • Barceló, Ricardo (2016). “The musical rest as a polysemous sign in the guitar works of Fernando Sor” (autor). Soundboard Magazine, GFA. 42, nº 4. December, 2016, pp. 26-28.  https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/52651

    https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/52651

  • Barceló, Ricardo (2016). “Una eminenza grigia nella mano sinistra: l’azione silenziosa del pollice sinistro nella chitarra” (autor). Il Fronimo nº 173, gennaio/marzo, pp. 41-49.  Milão – Itália.

    https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/52907

Outras publicações

  • Barceló, Ricardo (2014). CD "Música Latinoamericana del siglo XX para guitarra" (Intérprete).  MT/FONAM. Maldonado, Uruguai.

Orientação de teses

Mestrados

  • 2018 - 2018 | Orientador

    José Pedro Costa Brandão

    Análise teórico-prática da partitura no ensino especializado da guitarra

    DM/IE

  • 2017 - (...) | Orientador

    António Oliveira Lopes.

    Estratégias para desenvolver a velocidade de execução na guitarra desde os primeiros anos de estudo (supervisor). DM/ IE, Universidade do Minho.

    DM/IE

  • 2017 - 2018 | Orientador

    Flavia de Freitas Oliveira

    Estratégias para a resolução de passagens musicais problemáticas no ensino especializado da guitarra clássica

    DM/IE

  • 2016 - 2018 | Orientador

    Ana Beatriz Cardona

    Aspetos técnicos e musicais subentendidos na prática violinística. A inclusão tácita de recursos gestuais e fisiológicos no ensino do instrumento

    DM/IE