Investigadores

Ricardo iván Barceló Abeijón

Grau académico: Agregação

Categoria profissional: Prof. Auxiliar com agregação

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: ricardobarcelo@elach.uminho.pt

Telefone: 938504696

Website(s):

CIÊNCIA ID: 4912-7A4D-3F02

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8152-6041

Morada institucional:

Departamento de Música da ELACH - UMinho
Edifício dos Congregados
Avenida Central 100 - 4710- Braga

Nota biográfica:

Guitarrista, docente, compositor e investigador. Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro. Mestre em Interpretação pela Escola Superior de Música e Dança de Roterdão. Licenciado pelo Real Conservatório Superior de Música de Madrid. 

Ganhou os prémios “Alírio Díaz” (Sevilha, 1987) e “Abel Carlevaro” (Madrid, 1990) e foi laureado no I Concurso de Composição Hispano-Luso para Guitarra Clássica “Ciudad de Badajoz” (Badajoz, 2006), pela sua obra “Máscaras”. 

É autor dos livros “La Digitación Guitarrística”; “20 Piezas Fáciles para dos y tres guitarras”; “Adestramento técnico para guitarristas” e “O Sistema Posicional na Guitarra”, e também de obras para guitarra e música de câmara, além de revisões e digitações de vários compositores. As suas obras têm sido editadas pela Real Musical, Lemoine, Carisch, Diputación de Badajoz; AvA; Labirinto, NEA e Editorial Diego Marín. É coautor da primeira tradução para castelhano, publicada em Portugal, do “Método para Guitarra” de Fernando Sor, e do livro “Canto para tocar. Toco para Cantar”. A maior parte dos seus artigos aparecem em revistas internacionais especializadas em música, tais como Il Fronimo, Roseta, Revista Portuguesa de Educação Artística, Sexto Orden, Soundboard e Revista Musical Chilena. 

Gravou os CD “Aromas de Sefarad”, com o “Trío Sefarad; “Por las calles de Maldonado”, com composições próprias para guitarra solista e duos com guitarra; “Máscaras”, e “Música latinoamericana del siglo XX para guitarra”, com o patrocínio do FONAM. Além de manter atividade internacional como intérprete de guitarra clássica e docente em masterclasses, é convidado frequentemente para integrar júris e participar em conferências sobre temas ligados à história da interpretação guitarrística. É Diretor Artístico do Festival Internacional de Guitarra de Maldonado – Uruguai, e organizador dos Encontros Internacionais de Música em Tibães – Braga. 

É Formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e possui a categoria académica de Professor Auxiliar com Agregação, na área de Música / Performance. Foi Diretor do Departamento de Música da ELACH, Universidade do Minho, entre os anos 2019 e 2022.

Interesses de investigação:

Estudos em performance musical; Hiistória da interpretação guitarrística.

Formação:

2021. Agregação no ramo de Música/Performance pela Universidade de Aveiro

2009. Doutoramento em Música, Universidade de Aveiro - Portugal

2002. Mestrado em Interpretação Instrumental. Escola Superior de Música e Dança de Roterdão – Países Baixos.

1992. Licenciatura, Guitarra Clássica. Real Conservatório de Música de Madrid – Espanha.

Experiência profissional:

2018-2022. Professor no Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, UMinho

2009-2018. Professor no Departamento de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas, UMinho

2008-2011. Professor no ISEIT - Instituto Piaget de Almada.

1998-2012. Professor e membro da Direcção Pedagógica na Academia de Música José Atalaya – Fafe.

1994-1997. Professor na Escola de Música «Katarina Gurska» – Madrid – Espanha

1985-1987. Professor no Conservatório Municipal de Maldonado – Uruguai

Cargos:

2013-2015. Diretor adjunto da Licenciatura em Música do Departamento de Música do ILCH.

2015-2018. Membro da Comissão de Curso do MEM – ILCH/IE.

2019-2022. Diretor do Departamento de Música. ELACH

2021-Presente. Suplente do Diretor do Mestrado em Ensino de Música - IE

2021-Presente. Membro da Comissão de Curso do MEM - IE.

Publicações

Livros

  • Barceló, Ricardo e Baranzano, Eduardo (2022). El arte de tocar la guitarra clásica. Charles Duncan (autor). Primeira versão castelhana (original em inglês, 1980). (tradutores). Festival Internacional de Guitarra de Maldonado; Dirección General de Cultura de Maldonado. Maldonado, Uruguai.
  • Barceló, Ricardo (2017). “Canto para tocar. Toco para cantar” (coautor). Ed. Diego Marín. Múrcia, Espanha. ISBN-13: 9788417010201. 65 pp. Versão bilingue português/espanhol.

    https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/52648

  • Barceló, Ricardo (2015). “O Sistema Posicional na Guitarra. Origem. Conceitos de Posição” (autor). Novas Edições Acadêmicas. ISBN-13: 978-3-8417-1075-8. Saarbrücken, Alemanha. 332 pp. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/52646

    https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/52646

  • Barceló, Ricardo (2008).  Método para guitarra. Fernando Sor. Fafe: Editora Labirinto (tradução para castelhano).

    http://hdl.handle.net/1822/54102

  • Barceló, Ricardo (2000). Adestramiento técnico para guitarristas. Madrid: Real Musical.

    http://hdl.handle.net/1822/54104

  • Barceló, Ricardo. 1995. La digitación guitarrística. Madrid: Real Musical.

    http://hdl.handle.net/1822/54105

Artigos

  • Aroso, Nuno & Barceló, Ricardo (2020). Sincretismo instrumental na obra Ko-tha - Três danças de Shiva (1967), para guitarra percutida, de Giacinto Scelsi. Revista Portuguesa de Educação Artística, vol. 10. Funchal, Madeira.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/72157

  • Barceló, Ricardo (2020). La estabilización articular en la técnica de la guitarra. El papel de Abel Carlevaro. Revista Musical Chilena, vol. 75 núm. 234 (2020): Julio-Diciembre. Universidad de Chile. Santiago de Chile.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/72158

  • Barceló, Ricardo (2019). A dualidade artística do compositor-intérprete. Revista Diacritica - CEHUM. Vol. 33, n.º 1, 2019, p. 64-76. DOI: doi.org/10.21814/diacritica.300

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/62348

  • Barceló, Ricardo (2018). Peculiarità dell'accentuazione, dell'articolazione e della notazione delle Tres Piezas Españolas di Joaquín Rodrigo. Il Fronimo: Milano. N. 184, ottobre 2018. pp.22-32.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/57340

  • Barceló, Ricardo (2018).La fijación como recurso técnico: del piano a la guitarrra. Preprint - Revista de Musicología de Chile.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/57225

  • Barceló, Ricardo (2016). “A pausa musical como signo polissémico na obra para guitarra de Fernando Sor” (autor). Revista Portuguesa de Educação Musical. Região Autónoma de Madeira. Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia. Peer review. Revista indexada e referenciada em Latindex, Erihplus, NSD e DOAJ.  Janeiro, 2016, pp. 43-50. Funchal, Madeira.

    RepositóriUM: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/49758

  • Barceló, Ricardo (2016). “The musical rest as a polysemous sign in the guitar works of Fernando Sor” (autor). Soundboard Magazine, GFA. 42, nº 4. December, 2016, pp. 26-28.  https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/52651

    RepositóriUM: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/52651

  • Barceló, Ricardo (2016). “Una eminenza grigia nella mano sinistra: l’azione silenziosa del pollice sinistro nella chitarra” (autor). Il Fronimo nº 173, gennaio/marzo, pp. 41-49.  Milão – Itália.

    RepositóriUM: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/52907

Capítulos em livros

  • Barceló, Ricardo (2020). Capítulo de livro. A transcriação musical de El poncho: O nativismo uruguaio de Fabini e Silva Valdés na Guitarra de Rapat e Carlevaro. A. F. Azevedo, B. H. Furlanetto, M. B. Duarte & C. A. Augusto (Eds.), Geografias Culturais da Música. Guimarães: Lab2.PT.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/72069

  • Barceló, Ricardo (2020). Dois casos de música descritiva na guitarra clássica: Fantaisie villageoise op. 52 (ca. 1832) – F. Sor e A l'aube du dernier jour op. 33 (1988), - F. Kleynjans. Ouvir e escrever Paisagens Sonoras. Abordagens teórica e (multi) disciplinares (pp. 441-454). Coordenação científica de Elisa Lessa; Nuno Fonseca; Pedro Moreira e Rodrigo Teodoro de Paula. Braga: Grupo de investigação GIARTES, CEHUM – Universidade do Minho.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/72159

Trabalhos de natureza artística

  • Barceló, Ricardo (2022). Livro. La guitarra. Iniciación. Clases individual y colectiva II (revisão e digitação). Z. Nömar (autor). European Music Center: Madrid (no prelo).
  • Barceló, Ricardo (2022). Livro. La guitarra. Iniciación. Clases individual y colectiva III (revisão e digitação). Z. Nömar (autor). European Music Center: Madrid (no prelo).
  • Barceló, Ricardo (2022). Livro. La guitarra. Iniciación. Clases individual y colectiva IV (revisão e digitação). Z. Nömar (autor). European Music Center: Madrid (no prelo).
  • Barceló, Ricardo (2021). A fonte do Ídolo (compositor). Para guitarra clássica e quarteto/orquestra de cordas. I. Brácari - II. Nábia - III. Tongoenabiago. Partitura completa; partes individuais, e transcriação para guitarra e piano. Braga: Município de Braga. Serviços de Arqueologia da Câmara Municipal de Braga.
  • Barceló, Ricardo (2009). Máscaras I, II, III (partitura musical). Música contemporánea hispano lusa para guitarra clásica. Asociación de guitarra clásica de Extremadura "Angel Iglesias"/Diputación de Badajoz. Badajoz: 2009.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/61783

  • Barceló, Ricardo (2000). 20 piezas fáciles para 2 y 3 guitarras. Madrid: Real Musical.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/61533

Discrográfica

  • Barceló, Ricardo (2022) e Leite, Luís. CD. La guitarra. Iniciación. Clases individual y colectiva I (guitarras). Z. Nömar (autor). European Music Center: Madrid (no prelo).

Performativa

  • Barceló, Ricardo (2022). Concerto. Duo de guitarra e piano Barceló-Mikhaylishcheva (guitarra). II Mostra “Sons da Cidade”. Belo Horizonte – Brasil, 27 de agosto
  • Barceló, Ricardo (2022). Concerto. Duo de guitarra e piano Barceló-Mikhaylishcheva (guitarra). Asociación Guitarrística de Madrid (organizador). Centro Cultural “Casa de Vacas”. Parque del Retiro. Madrid – Espanha. 20 de maio.
  • Barceló, Ricardo (2022).  Concerto Comemorativo do 48ª Aniversário da UMinho (organização e direção artística). Orquestra da Universidade do Minho. Viola d’arco: Mateusz Stasto; Maestro: Vítor Matos. Teatro Jordão. Guimarães, 19 de fevereiro de 2022.
  • Barceló, Ricardo (2022).  Concerto Comemorativo do 48ª Aniversário da UMinho (organização e direção artística). Orquestra da Universidade do Minho. Viola d’arco: Mateusz Stasto; Maestro: Vítor Matos. Salão Medieval da Universidade do Minho. Braga,13 de fevereiro de 2022.
  • Barceló, Ricardo (2022). Concerto. Duo de guitarra e piano Barceló-Mikhaylishcheva (guitarra). Auditório Municipal” Juan Miguel Benedito”.  I Festival Internacional de Música de Cámara de Yecla - Espanha. 4 de fevereiro.

Outras publicações

  • Barceló, Ricardo (2022). Apresentação do livro El arte de tocar la guitarra clásica de Charles Duncan.  Versão em castelhano de Ricardo Barceló e Eduardo Baranzano (tradutores). Festival Internacional de Guitarra de Maldonado. Instituto de Música, Facultad de Bellas Artes, UDELAR. 21 de novembro, Montevideo – Uruguai.
  • Barceló, Ricardo (2022). Apresentação do livro El arte de tocar la guitarra clásica de Charles Duncan. Versão em castelhano de Ricardo Barceló e Eduardo Baranzano (tradutores). Festival Internacional de Guitarra de Maldonado. Museu N. García Uriburu. 18 de novembro, Maldonado – Uruguai.
  • Barceló, Ricardo (2022). Mesa Redonda “O violão na Universidade” (palestrante). II Mostra “Sons da Cidade”. Belo Horizonte - Brasil. 26 de agosto.
  • Barceló, Ricardo (2014). CD "Música Latinoamericana del siglo XX para guitarra" (Intérprete).  MT/FONAM. Maldonado, Uruguai.

Organização de eventos

  • 2022/12/07 | Salão Nobre do Edifício dos Congregados. Departamento de Música. Universidade do Minho

    Palestra do Luthier José Marques

  • 2022/11/16 - 2022/11/19 | Maldonado - Uruguai

    9º Festival Internacional de Guitarra de Maldonado

    9º Festival Internacional de Guitarra de Maldonado

  • 2022/09/29 - 2022/09/30 | Salão Nobre do Edifício dos Congregados. Departamento de Música. Universidade do Minho

    I Congresso Guitarrístico de Braga

    https://congressoguitarristicodebraga.weebly.com/

  • 2022/09/17 - 2022/09/18 | Mosteiro de São Martinho de Tibães - Braga

    III Encontro de Música em Tibães

    https://www.cfsm.pt/course/1050

  • 2022/05/17 - 2022/05/19 | Salão Nobre do Edifício dos Congregados. Departamento de Música. Universidade do Minho

    Masterclasse de Guitarra Clássica. Giampaolo Bandini (professor)

  • 2022/03/15 - 2022/05/15 | Salão Nobre do Edifício dos Congregados. Departamento de Música. Universidade do Minho

    Aula Aberta de guitarra clássica

  • 2022/05/10 - 2022/05/12 | Instituto Musical “Luigi Boccherini”, Lucca - Itália

    Masterclasse de guitarra (formador). Festival de Guitarra Homenagem a Andrés Segovia Open Guitar 2022 - Para un Gentilhombre

  • 2022/04/06 | Salão Nobre do Edifício dos Congregados. Departamento de Música. Universidade do Minho

    Presentação de cordas e Workshop Tomastik-Infeld. The art of choosing the right string

  • 2021/12/17 | Igreja de Santa Cruz - Braga

    Concerto Orquestra UMinho (suspenso Covid-19)

  • 2021/09/14 | Igreja de Santa Cruz - Braga

    Concerto Orquestra UMinho

  • 2021/07/03 | Pavilhão Desportivo da UMinho – Gualtar

    Espetáculo Audiovisual alusivo ao Enterro da Gata. “A Gata tem saudades II”

  • 2021/07/02 | Pavilhão Desportivo da UMinho – Gualtar

    Espetáculo Audiovisual alusivo ao Enterro da Gata. “A Gata tem saudades I

  • 2021/02/17 | Quinteto de Sopros. Salão Medieval da UMinho (zoom -online)

    Concerto Comemorativo UMinho

  • 2020/02/14 - 2020/02/15 | Igreja de São Francisco (Guimarães). Salão Medieval da UMinho (Braga).

    Barceló, Ricardo (2020). Concerto Comemorativo UMinho. 46º Aniversário da Universidade do Minho Ludwig van Beethoven. Sinfonia nº3, Heroica, F. J. Haydn, o Concerto para violoncelo e orquestra em Dó M, direção. Maestro Vítor Matos, violoncelo. Pavel Gomziakov.

    http://dm.ilch.uminho.pt/dm-2/

  • 2019/11/14 - 2019/11/17 | Maldonado - Uruguai

    Barceló, Ricardo (2019) 7º Festival Internacional de Guitarra de Maldonado

    https://www.festivalinternacionaldeguitarrademaldonado.com/ediciones-anteriores/2019

  • 2019/04/06 - 2019/09/14 | Mosteiro de São Martinho de Tibães - Braga

    Barceló, Ricardo (2019). III Encontro Internacional de Música em Tibaes

    https://www.casadoprofessor.pt/formacao/areas/curso/formacao-continua-de-professores-20182019-72/brevemente-8/musica-35/ii-encontro-internacional-de-musica-em-tib-514/

  • 2019/04/02 | Edifício dos Congregados - Braga

    Barceló, Ricardo ( 2019). Aula Aberta de Guitarra Clássica

  • 2019/02/07 | Edifício dos Congregados - Braga

    Barceló, Ricardo (2019) Masterclass de Guitarra - Francisco Gil

  • 2018/11/24 - 2018/09/27 | Maldonado - Uruguai

    Barceló Ricardo (2018). 6º Festival Internacional de Guitarra de Maldonado

    http://www.festivalinternacionaldeguitarrademaldonado.com/

Participação em eventos

  • Seminário (Por convite)

    Barceló, Ricardo (2022). Fórum de doutorandos. CEHUM, UMinho. Orientador dos doutorandos Francisco Barbosa, Eduardo Soares e Nuno Costa. Online Zoom. 25 e 26 de fevereiro.

  • Colóquio/Congresso

    Barceló, Ricardo (2022). I Congresso Guitarrístico de Braga. A arte de tocar la guitarra clássica, de Charles Duncan. Departamento de Músicada da ELACH - Universidade do Minho. Salão Nobre do Edifício dos Congregados. Braga, 30 de setembro.

  • Seminário (Por convite)

    Barceló, Ricardo (2021). Conferência. La Fantaisie Villageoise de Fernando Sor: Hacia una relectura. Festival “Guitarras en Otoño”. Centro Cultural Toluca. Toluca de Lerdo – México, 26 de setembro.

  • Colóquio/Congresso

    Barceló, Ricardo (2021). Comunicação. A fonte do Ídolo: lugar, música e memória. Congresso Paisagens Sonoras II. Salão Nobre do Edifício dos Congregados. Braga, 3 de setembro.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Barceló, Ricardo (2021). II Congresso Paisagens Sonoras. Departamento de Música do ELACH. Universidade do Minho. Braga, 2-4 de setembro.

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    Barceló, Ricardo (2021). Conferência. Gatayes e Sor. Professores de guitarra em escolas para jovens damas em Paris? Gravação para emissão online. Festival Internacional de Guitarra de Guimarães. Guimarães, 9 de julho.

  • Seminário (Por convite)

    Barceló, Ricardo (2021). Conferência. A estabilização articular na guitarra (conferencista). Universidade Nacional Autónoma de México. Ciclo de conferências GUITUNAM (em linha). México, 28 de maio.

  • Aula aberta

    Barceló, Ricardo (2021). Aula aberta de guitarra clássica. Departamento de Música. Edifício dos Congregados.

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    Barceló, Ricardo (2021). Colóquio 'Questões de Ensino de Música'. Ricardo Barceló. Workshop 'A estabilização articular na guitarra'. Departamento de Música do ELACH, UMinho. Edifício dos Congregados, Braga. 23-24 de abril.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Barceló, Ricardo (2021). Colóquio 'Questões de Ensino'. Nuno Aroso e Ricardo Barceló. Comunicação Sincretismo instrumental na obra Kho-ta de Giacinto Scelsi. Departamento de Música do ELACH, UMinho. 23-24 de abril.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Barceló, Ricardo (2021). Colóquio 'Questões de Ensino Musical' (formador). Edifício dos Congregados. Departamento de Música do ELACH, UMinho. 23-24 de abril.

  • Colóquio/Congresso

    Barceló, Ricardo (2021). Comunicação. Sincretismo instrumental na obra Ko-tha - Três danças de Shiva (1967) para guitarra percutida, de Giacinto Scelsi. R. Barceló e N. Aroso. Colóquio Questões de ensino musical (Zoom). Departamento de Música da ELACH. Universidade do Minho. Braga, 23 de abril.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Barceló, Ricardo (2021). Colóquio Questões de ensino musical (moderador). Departamento de Música da ELACH. Universidade do Minho. Braga, 23 de abril.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Barceló, Ricardo (2021). Webinar Geografias Culturais. Apresentação do livro Geografias Culturais da Música do Som e do Silêncio (por convite). A. F. Azevedo, B. H. Furlanetto, M. B. Duarte & C. A. Augusto (eds.), Guimarães: Lab2.PT (zoom-online). Braga, 16 de abril.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Barceló, Ricardo (2020). Ciclo de Conferências “Bairro C” – A Arte, o Ensino e a Cidade. Município de Guimarães (organização). Sessão “A Música e a Cidade” (orador|painel). Online. 28 de novembro de 2020.

  • Seminário (Por convite)

    Barceló, Ricardo (2020). Seminario y Festival Música en la ventana. Meeting #2. (membro do painel) Google meets. Argentina, 19 de setembro de 2020.

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    Barceló, Ricardo (2020). Palestra: A dualidade artística do compositor-intérprete. Festival de Guitarra Guitarraganza, Turlock California. Universidade Stanislaus. 28 de fevereiro de 2020.

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    Barceló, Ricardo (2020). Masterclasse de guitarra. Festival de Guitarra Guitarraganza, Turlock California. Universidade Stanislaus. 28 de fevereiro.

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    Barceló, Ricardo (2020). Masterclasse Conservatório Bomfim. Guitarra | Ricardo Barceló – 22 e 24 fevereiro, Braga.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Barceló, Ricardo (2019). Dois casos de música descritiva na guitarra clássica: Fantasia Villageoise Op. 52 (Ca. 1832), de F. Sor, e A L'aube Du Dernier Jour Op. 33 (1988), de F. Kleynjans. Braga -Portugal, 23 de julho. http://paisagensonoras.pt/programa_congresso.pdf

Redes

Orientação de teses

Doutoramentos

  • 2020 - (...) | Orientador

    Eduardo Martin Daniel Baltar Soares

    A arte da violaria no norte de Portugal, entre os séculos XVII e XX

    Doutoramento em Ciências da Cultura - ILCH

  • 2020 - (...) | Co-orientador

    Crismary Ospina Gallego.

    Emprendimiento en la música en vivo de pequeño aforo. Problemas que afronta el músico y posibles soluciones

    Programa de Doctorado. Universidad Politécnica de Valencia. Valencia, Espanha (revisor externo)

  • 2020 - (...) | Orientador

    Nuno Filipe Faria Costa

    Presença e ausência: Composição das secções incompletas da Missa de Joaquim dos Santos e integração da obra no património musical

    Doutoramento em Ciências da Cultura - ILCH

  • 2020 - (...) | Orientador

    Francisco José Macedo Barbosa

    A influência de Jacques Zoon na evolução organológica da flauta e o seu peso artístico na cultura musical holandesa

    Doutoramento em Ciências da Cultura - ILCH

  • 2020 - (...) | Orientador

    Francisco José Macedo Barbosa

    A influência de Jacques Zoon na evolução organológica da flauta e o seu peso artístico na cultura musical holandesa

    Doutoutamento em Ciências da Cultura

  • 2020 - (...) | Orientador

    Nuno Filipe Faria Costa

    Presença e ausência: Composição das secções incompletas da Missa de Joaquim dos Santos e integração da obra no património musical

    Doutoutamento em Ciências da Cultura

  • 2020 - (...) | Orientador

    Eduardo Martin Daniel Baltar Soares.

    A arte da violaria no norte de Portugal, entre os séculos XVII e XX

    Doutoutamento em Ciências da Cultura

  • 2020 - (...) | Co-orientador

    Ainhoa Esténoz Abendaño

    Desarrollo de la aplicación Blackbinder

    Programa de Doctorado en Tecnologías de las Comunicaciones, Bioingeniería y Energías Renovables (revisor externo)

Mestrados

  • 2022 - (...) | Orientador

    Eliseu José Alves de Matos

    Planting. Uma ferramenta técnica para o desenvolvimento consistente da mão direita na Guitarra

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2021 - (...) | Orientador

    Júlio Miguel Gil dos Reis

    Descrição, compreensão e exploração do staccato, non-legato e legato para o fraseado musical na guitarra. Proposta de caderno de exercícios

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2021 - (...) | Orientador

    Ana Sofia Ferreira da Silva

    A emulação do canto no estudo do trombone para melhorar a articulação musical.

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2021 - 2022 | Orientador

    Luís David Campos Coentrão

    Prática intencional de ligados na guitarra clássica

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2021 - (...) | Orientador

    Rafael Gomes Pereira

    Exploração do timbre na guitarra: Técnicas e resultados musicais

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2021 - 2022 | Orientador

    Miguel Braz Rodrigues Costa

    Música, mais do que sons. O desenvolvimento da escuta ativa na performance do violoncelo

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2019 - (...) | Orientador

    Eliseu José Alves de Matos

    Planting. Uma ferramenta técnica para um desenvolvimento consistente da mão direita na Guitarra

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2019 - 2021 | Orientador

    Joana Isabel Ribeirinho Fernandes

    O manual de Formação Musical como recurso didático para a leitura à primeira vista no ensino da Guitarra Clássica

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2019 - 2021 | Orientador

    Ana Carolina Vieira Leite de Almeida Freitas

    Jogos de improvisação no ensino do Violoncelo

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2019 - 2021 | Orientador

    Adalberto Manuel Ornelas Martins

    A música tradicional açoriana como recurso pedagógico nas aulas de Guitarra

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2018 - 2018 | Orientador

    José Pedro Costa Brandão

    Análise teórico-prática da partitura no ensino especializado da guitarra

    DM/IE

  • 2018 - 2019 | Orientador

    Rafael Rodrigues Centeio

    A coordenação motora bimanual no processo de ensino-aprendizagem da guitarra clássica. Estratégias para resolução de problemas técnicos e musicais

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2018 - 2019 | Orientador

    Sara Emanuel dos Santos Nunes

    A FIXAÇÃO ARTICULAR COMO FERRAMENTA PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS EFICIENTE E EFICAZ NO VIOLINO

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2018 - 2019 | Orientador

    Décio Bruno Nunes Escórcio

    Afinação: Estratégias para a obtenção de melhores resultados no estudo do fagote

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2018 - 2021 | Orientador

    Nuno Rodrigo Rocha Peixoto

    O USO DE FIGURAS DE LINGUAGEM PARA ENSINAR MECANISMOS FUNDAMENTAIS NA GUITARRA CLÁSSICA

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2018 - 2020 | Orientador

    João Paulo Santos Lopes

    O Mindfulness na prática guitarrística

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2018 - 2019 | Orientador

    Luís Miguel Silva Leite

    A prática do vibrato como recurso técnico e expressivo a partir dos primeiros anos de aprendizagem da guitarra clássica

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2017 - 2019 | Orientador

    António Oliveira Lopes.

    Estratégias para desenvolver a velocidade de execução na guitarra desde os primeiros anos de estudo (supervisor). DM/ IE, Universidade do Minho.

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2017 - 2018 | Orientador

    Flavia de Freitas Oliveira

    Estratégias para a resolução de passagens musicais problemáticas no ensino especializado da guitarra clássica

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2017 - 2019 | Orientador

    Ana Raquel Marcos Quintas

    A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da música

    Mestrado em Ensino de Música - IE

  • 2016 - 2018 | Orientador

    Ana Beatriz Cardona

    Aspetos técnicos e musicais subentendidos na prática violinística. A inclusão tácita de recursos gestuais e fisiológicos no ensino do instrumento

    DM/IE

Comissões científicas

Outros dados

  • Barceló, Ricardo (2022). Programa de radio “La calle de todos los encuentros” (entrevista). Radio Universidad de La Plata. Sergio Marelli (moderador). La Plata – Argentina. 24 de julho. http://www.radiouniversidad.unlp.edu.ar/popup-player/6

  • Barceló, Ricardo (2022). Jornal Online Nós UMinho nº 112 fevereiro, 2022 (entrevista). Daniel Vieira da Silva. Universidade do Minho. Braga, 14 de fevereiro. http://www.nos.uminho.pt/Article.aspx?id=3585

  • Barceló, Ricardo (2022). Júri das provas de avaliação do Mestrado em Ensino de Música IE/ELACH. UCs Instrumento I e II.

  • Barceló, Ricardo (2022). Júri das provas de avaliação do Mestrado em Ensino de Música IE/ELACH. UCs Música de Conjunto I e II.

  • Barceló, Ricardo (2022). Júri das provas de avaliação da Licenciatura em Música. UC Instrumento I, II e III.

  • Barceló, Ricardo (2022). Júri das Provas Específicas (guitarra - pré-requisito) para o Mestrado em Ensino de Música IE/ELACH. Universidade do Minho. Salão Nobre do Edifício dos Congregados. Braga, 22 de junho.

  • Barceló, Ricardo (2022). Júri do Concurso de Acesso Local à Licenciatura em Música. Departamento de Música. Universidade do Minho. Salão Nobre do Edifício dos Congregados. Braga, 2 de maio.

  • Barceló, Ricardo (2022). XV Concurso Luso-Espanhol de Fafe – Guitarra (presidente do júri). Academia de Música José Atalaya. Fafe, 7-8 de mayo 2022.

  • Barceló, Ricardo (2022). Concurso de seleção de alunos para tocar com a Orquestra do Conservatório (presidente do júri). Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga. Braga, 5 de março de 20222.

  • Barceló, Ricardo (2022). Masterclasse de guitarra (formador). Centro Cultural de Amarante “Maria Amélia Laranjeira”. 15-16 de janeiro.

  • Barceló, Ricardo (2022). Integração no Catálogo de Internacionalización. Instituto Nacional de la Música de Uruguai “Expande Músicas de Uruguay al Mundo”, Ministerio de Educación y Cultura. Dirección Nacional de Cultura. 6 de abril, Montevideo – Uruguai. https://www.gub.uy/ministerio-educacion-cultura/comunicacion/noticias/seleccionados-para-formar-parte-del-catalogo

  • Barceló, Ricardo (2021). Concerto.Trío Sefarad (guitarra). Museu Sefardí. Toledo - Espanha, 4 de dezembro.

  • Barceló, Ricardo (2021). Concerto. A Fonte do Ídolo, para guitarra e orquestra de cordas (guitarra). Camerata da Escola Municipal de Música de Maldonado. 8º Festival Internacional de Guitarra de Maldonado. Museo Ralli. Punta del Este – Uruguai, 21 de novembro.

  • Barceló, Ricardo (2021). Concerto. A Fonte do Ídolo, para guitarra e orquestra de cordas (guitarra). Camerata da Escola Municipal de Música de Maldonado. 8º Festival Internacional de Guitarra de Maldonado. Salón de Fiestas do Argentino Hotel. Piriápolis – Uruguai, 20 de novembro.

  • Barceló, Ricardo (2021). Concerto. A Fonte do Ídolo, para guitarra e orquestra de cordas (guitarra). Camerata da Escola Municipal de Música de Maldonado. 8º Festival Internacional de Guitarra de Maldonado. Museo Colección Nicolás García Uriburu. Maldonado – Uruguai, 19 de novembro.

  • Barceló, Ricardo (2021). Concerto. A Fonte do Ídolo, para guitarra e orquestra de cordas (guitarra). Camerata da Escola Municipal de Música de Maldonado. 8º Festival Internacional de Guitarra de Maldonado. Club Centro Progreso. Pan de Azúcar – Uruguai, 18 de novembro.

  • Barceló, Ricardo (2021). Recital de Guitarra. Festival “Guitarras en Otoño”. Centro Cultural Toluca. Toluca de Lerdo – México, 24 de setembro.

  • Barceló, Ricardo (2021). Momento musical (guitarra). Congresso de arqueologia “Caminhos romanos na Europa”. “A fonte do Ídolo”, para guitarra clássica e quarteto de cordas. I. Brácari - II. Nábia - III. Tongoenabiago (guitarra). Quarteto de cordas “Brácara”. Museu D. Diogo de Sousa. Braga, 17 de setembro.

  • Barceló, Ricardo (2021). Concerto. A fonte do Ídolo, para guitarra clássica e orquestra de cordas. I. Brácari - II. Nábia - III. Tongoenabiago (guitarra). Camerata de cordas da Universidade do Minho. Espaço arqueológico musealizado Termas Romanas da Cividade. Braga, 30 de maio.

  • Barceló, Ricardo (2021). Concerto. A fonte do Ídolo, para guitarra clássica e quarteto de cordas. I. Brácari - II. Nábia - III. Tongoenabiago (guitarra). Quarteto de cordas “Bracara”. Espaço arqueológico musealizado A Fonte do Ídolo. Braga, 23 de maio.

  • Barceló, Ricardo (2021). Concerto online (guitarra clássica). Estagione Musicale de La Città della Musica, L’ Hera de la Magna Grezia (organizadores). Centro Studi Musicali G. Verdi / Società Beethoven A.C.A.M., Crotone, Calabria– Itália. Streaming em Facebook e Youtube, 27 de fevereiro.

  • Barceló, Ricardo (2021). Revista Lusófona de Estudos Culturais (referee). ICS, Universidade do Minho.

  • Barceló, Ricardo (2021). Webinar. Geografias culturais da Música, do Som e do Silêncio. 16 de abril de 2021.

  • Barceló, Ricardo (2020). Gala Concert (guitarra). Festival de Guitarra Guitarraganza, Turlock- California. Universidade Stanislaus. 29 de fevereiro.

  • Barceló, Ricardo (2020). Recital de guitarra clássica. Festival de Guitarra Guitarraganza, Turlock - California. Universidade Stanislaus. 27 de fevereiro.

  • Barceló, Ricardo (2020). Pavel Gomziakov, Ricardo Barceló violoncelo e guitarra. XV Festival Internacional de Guitarra Ciutat de Xixona. 12 de janeiro. El Teatret. Xixona

  • Barceló, Ricardo (2020). Concerto em Ré maior (RV 93) de Vivaldi (guitarra) Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho. Capela da Imaculada da Conceição, Braga. 5 de janeiro.

  • Barceló, Ricardo (2020). Diretor Artístico da Orquestra da UMinho. Vice-reitoria para a Cultura e Sociedade da Universidade do Minho. Braga, Universidade do Minho.

  • Barceló, Ricardo (2020). Revista Diacrítica. Revisor (peer reviewer). CEHUM - ILCH, Universidade do Minho.

  • Barceló, Ricardo (2020). Ideia inovadora selecionada para desenvolvimento de negócios pelo Ignilab – Tecminho. Série de Workshops e Coaching. Outubro-Dezembro de 2020. Online.

  • Barceló, Ricardo (2019). Masterclasse de Guitarra clássica (professor). Academia de Música de Vilar do Paraíso. 11 e 12 de abril de 2019.

  • Barceló, Ricardo (2019). XIX Colóquio de Outono 2017. No princípio era a palavra: o lugar das Humanidades. CEHUM - Universidade do Minho, Braga. 18 a 20 de outubro de 2017(revisor de artigos no Livros de Atas). Abril de 2019.

  • Barceló, Ricardo (2019). Defesa de Mestrado de Daniela Catarina Alves Ferreira (arguente principal). A PREVENÇÃO DE LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS NO ENSINO ESPECIALIZADO DE VIOLINO. Mestrado em Ensino da Música, IE-UMinho. 13 de março.

  • Barceló,Ricardo(2019). Defesa de Mestrado de Afonso Amaral (arguente principal). A inclusão da música portuguesa no currículo de formação inicial em violino - obras de Flaviano Rodrigues e Santos Nunes. 22 de julho. DeCA - Universidade de Aveiro.

  • Barceló, Ricardo (2019). Provas de Mestrado em Ensino de Música (arguente principal). A importância da definição de objetivos na aprendizagem do violino. Joaquim Aníbal Rego da Cruz Pimenta Pereira. 30 de julho.

  • Barceló, Ricardo(2018). Registo de Formador – CCFCP. Área e domínio: A125, Educação Musical/Música. CCPF/RFO-39312/19. Braga, 28 de dezembro.

  • Barceló, Ricardo (2019). Palestra: A dualidade artística do compositor-intérprete (palestrante/formador). Escola EB F. Sanches - Braga. 6 de abril.

  • Barceló, Ricardo (2019). Defesa de Doutoramento de (júri).Janete da Conceição Soares da Costa Ruiz. Tese “A linguagem figurativa na pedagogia vocal coral infantil: um estudo de caso múltiplo”. 28 de janeiro.

  • Barceló, Ricardo (2019). Concurso Internacional de Guitarra (júri). VI Festival Internacional de Guitarra de Braga. 9 e 10 de fevereiro. Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga.

  • Barceló, Ricardo. Concerto de violoncelo e guitarra (guitarra). Museu dos Biscainhos. VI Festival Internacional de Guitarra de Braga. 2 de março.

  • Barceló, Ricardo. Encontros Internacionais de Música de Tibães. Masterclasses de Guitarra Clássica (professor). 13 e 14 de abril de 2019. Mosteiro de São Martinho de  Tibães - Braga.

  • Barceló, Ricardo (2019). Concurso Luso-Espanhol de Guitarra (júri). Teatro Cinema de Fafe. 4 e 5 de maio. http://amjatalaya.net/xiii-concurso-luso-espanhol-de-fafe-clarinete-guitarra/

  • Barceló, Ricardo (2019) Tanguéz de Arena (guitarra). RTP 1 – Magalhães – 500 anos de circum-navegação.Tânia Ribas de Oliveira e Jorge Gabriel (condutores). Parte III https://www.rtp.pt/play/p6216/e428726/magalhaes-500-anos-circum-navegacao/770914