Investigadores

Tiago Porteiro

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Prof. Auxiliar

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: tiagoporteiro2@gmail.com

Telefone: +00 351969316671

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5052-9787

Morada institucional:

Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho
Instituto de Letras e Ciências Humanas
Centro de Pós-Graduação do Campus de Couros
Guimarães

Nota biográfica:

Tiago Mora Porteiro
Destaca-se do percurso formativo, académico e artístico: Doutoramento (2006) e Mestrado (1996) em Estudos Teatrais pela Université de la Sorbonne Nouvelle; Seminário para jovens encenadores, T. N. D. M. II (2003 - 6 meses); Curso de formação de atores IFICT (1987-8 meses); e formação e intercâmbio internacional na SITI Company (2016/17 - Out./Maio - 8 meses - USA-NY - www. siti.org/conservatory).
Desde 2014 é professor Auxiliar com nomeação definitiva na Universidade do Minho (UM)/Teatro, depois de ter lecionado entre 1996 a 2013 como docente, no Dep. de Artes Cénicas da U. de Évora (UÉ). 
Atualmente é membro integrado do CEHUM (GIEP - Grupo de Investigação em Estudos da Performance) da UM e colaborador do Centro de História de Arte e Investigação Artística CHAIA, UÉ. Enquanto foi investigador integrado do CHAIA até 2014, dirigiu a área - Zonas de cruzamento: Teatro, Dança, Circo; 
Áreas de investigação: Formação do performer; artes e comunidades; e análise de processos criativos, nomeadamente projetos site-specific.

30 anos de percurso artístico enquanto ator e encenador, articulado com atividade académica, de pedagogia e investigação.

É com Georgio Barberio Corsetti que inicia, internacionalmente, a sua atividade profissional enquanto performer - De Noite, uma saída inesperada/festival ACARTE/Gulbenkian, ao que se seguiu - Construção da Muralha Chinesa (projeto internacional/circulação europeia). Trabalhou depois, entre outros, com Madalena Vitorino, Marc Zammit, José Medeiros, Lúcia Sigalho, Ana Tamen e Manuela Ferreira. Como encenador dirigiu mais de 12 espetáculos, entre outros, para o CENDREV, o CPA/C. C. de Belém, Festival Luso-Francês/DRAMAT e para o espaço público encenou espetáculos para o Festival Escrita na Paisagem, FIAR, Festival de Arte do Rua/Fundão, NOC NOC/Guimarães. 
Os últimos projetos desenvolve em parceria com Manuela Ferreira e também com ela desenvolve oficinas e projetos de formação que, entre outros, cruzam a fotografia, o cinema e as artes performativas, nomeadamente para a plataforma CI.CLO e Festival AoNorte (Viana do Castelo).

Interesses de investigação:

Formação de atores e performers, artes e comunidades, análise de processos criativos, nomeadamente projetos site-specific.

Formação:

Doutoramento (2006) e Mestrado (1996) em Estudos Teatrais pela Université de la Sorbonne Nouvelle Paris II

formação de atores e intercâmbio artístico internacional na SITI Company (2016/17 - Out./Maio - 8 meses - USA-NY - www. siti.org/conservatory).

Curso de formação de atores IFICT (1987-8 meses); e formação de atores

Seminário para jovens encenadores, T. N. D. M. II (2003 - 6 meses)

Experiência profissional:

docente e investigador em Artes Cénicas

Cargos:

director de curso do 1º ciclo em Teatro da Univ. Évora, entre 2006 e 2012

Projetos

  • 2017 - ... (Membro)

    Projeto de investigação sobre prática de presença

    Projeto de investigação sobre prática de presença, Rede internacional de Estudos da Presença, liderado pelo Prof. Dr. Gilberto Icle, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, programa de Pós-doutorado em Educação, GETEPE – Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance. 
    http://www.ufrgs.br/getepe/rede-internacional.html
  • 2017 - ... (Membro)

    Projeto de investigação sobre prática de presença

    Projeto de investigação sobre prática de presença, Rede internacional de Estudos da Presença, liderado pelo Prof. Dr. Gilberto Icle, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, programa de Pós-doutorado em Educação, GETEPE – Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance. 
    http://www.ufrgs.br/getepe/rede-internacional.html

Publicações

Livros

  • Porteiro, T. (2010). “Fotografia” de um núcleo de investigação e criação teatral com enquadramento universitário – LUME. Lisboa: Escola Superior de Teatro e Cinema.
    Publicado também na Revista Eletrônica do LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais  da Universidade de Campinas (UNICAMP), ILINX, Nº 1, ilinx.lumeteatro.com.br, 2012

Artigos

  • Porteiro, T. (2018). Um pedagogo em viagem. SITI-Conservatory – Formação e intercâmbio artístico em artes cénicas. Educar em Revista, 34(67), 21-37.  
    http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.56083
    revista indexada, peer review
  • Porteiro, T., & Rayner, F. (2016). Investigação artística em contexto universitário em Portugal. Repertório: Teatro & Dança, 27, 104-116. 
    http://dx.doi.org/10.9771/r.v0i0.20617 (versão eletrônica) 
    104-116, ISSN 2175-8131

    http://repositorium.sdum.uminho.pt/browse?type=rights&value=openAccess&value_lang=por

  • Meyler, S., Porteiro, T., & Mainen, Z. (2013). Biological motion: A quantification tool for actors? A brief experiment and commentary. In J. C. Carvalho (Coord.), Arte e ciência em diálogo (pp. 275-280). Coimbra: Grácio Editora.
     ISBN: 978-989-8377-51-0.
  • Kampf, A., Meyler, S., & Porteiro, T. (2012). Cartografar a identidade corporal. Diálogo entre arte, pedagogia e ciência. Ferramentas audiovisuais (primeiro passo). Urdimento  – Revista de Estudos em Artes Cénicas, 2(19), 33-38. 
    http://dx.doi.org/10.5965/1414573102192012033
  • Porteiro, T. (2012). “Fotografia” de um núcleo de investigação e criação teatral com enquadramento universitário – LUME. ILINX - Revista do LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais - UNICAMP, 2(1),  1-32. 
    Disponível em https://gongo.nics.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/126/125
  • Porteiro, T. (2007). Um incompreensível esquecimento. Sinais de Cena, 7, 73-75.
  • Porteiro, T. (2007). Naufrage sur l’île de Faial. Théâtre/public, 186/187, 117-119.
  • Porteiro, T. (2004). L’acrobatie selon Alexandre del Perugia. Arts de la Piste, 31, 24.

Capítulos em livros

  • Porteiro, T., & Providência, B. (2018). EmCaixa / Projeto de Artes Performativas e Design. In A. G. Pinto, P. R. Pinto, & T. V. Furtado (Eds.), Cross media arts – Artes sociais e transdisciplinaridade (pp. 382-407). Casal de Cambra: Caleidoscópio.
     ISBN – 978-989-658-511-2
  • Ferreira, M., & Porteiro, T. (2017). 3 processos de criação para o Cale/Festival de Artes de Rua do Fundão. Relato dos criadores. In H. Cruz, I. Bezelga, & P. S. Rodrigues (Coord.), Práticas artísticas comunitárias (pp. 447-461). Porto: Edição CHAIA/UÉ e PELE. 
     ISBN: 978-989-8550-42-2, Livro digital
  • Porteiro, T. (2015). “Clown” [verbete]. In I. Koudela & J. Simões (Coord.), Léxico de pedagogia do teatro (pp. 30-31). São Paulo: Perspectiva.
  • Porteiro, T. (2015). “Educação pelo movimento” [verbete]. In I. Koudela & J. Simões (Coord.), Léxico de pedagogia do teatro (pp. 52-53). São Paulo: Perspectiva.
  • Porteiro, T. (2014). Estudo de caso. Projecto - Percursos ~~ Metodologia J. Lecoq ~~ Portugal. In C. Zurbach & J. A. Ferreira (Coord.), Investigação e(m) artes: Perspectivas – Encontro/Debate (pp. 117-128). Évora: Universidade de Évora, Escola de Artes.  
    ISBN – 978–989–96532–3–8
  • Porteiro, T. (2014). Vision – À deux vitesses – Sur la formation institutionnelle pour le cirque au Portugal. In R. Etienne, J. Vinet, & J. Vitali (Org.), Quelles formations professionnelle supérieure pour les arts du cirque? (pp. 123-129). Paris: L’Harmattan. 
     ISBN : 978-2-343-03-03427-0, EAN : 9782343034270

Artigos em livros de atas

  • . Porteiro, T. (2012). Fotografia ao serviço do actor - um meio de prolongar vivências do corpo em cena. Relato de uma experiência. In M. J. Brilhante & P. Magalhães & F. Figueiredo, (Org.), Imagens de uma Ausência. Modos de (re)conhecimento do teatro através da imagem. Actas – Colóquio Internacional. 2ª Encontro OPSIS, (pp. 151-164). Lisboa: Colibri e Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
    ISBN: 978-989 689 185-5.
  • . Porteiro, T. (2004). Cirque et médecine: Changer de modèle?. In P. Goudard & D. Barrault (Coord.), Médecine du cirque : vingt siècles après Galien.  Actes du colloque du cirque, Paris La Villette – 21 novembre, ( pp.133-135). Vic la Gardiole: Ed. Entretemps.
     ISBN : 2-912877-39-3

Trabalhos de natureza artística

  • Porteiro, T. - Ator/performer
    
    . 2018 - Do Avesso - visita performativa aos lugares secretos do CCVF (Guimarães). Encenação de Manuela Ferreira. 
    	. performer em Blá, Blá, Blá, rapsódia à beira rio Splash!!!, encenação de Manuela Ferreira. Lavadouro de São Gualter. Integrado o projeto Magic Carpetes/Contextil. Produção ideias Emergentes.
  • Porteiro, T., Ator/performer
     
    . 2017 – participação no espetáculo participativo - “Auto das Máscaras”, encenação de João Pedro Vaz. Teatro Oficina, Guimarães. 
    - projeto teatral “Adam and Evie” de Charles Mee, Projeto final do Siti Conservatory, Nova York, Dixon Theater; 
    - performer no espetáculo “Auto das Máscaras, direção de João Pedro Vaz, Teatro Oficina, Guimarães;
  • Porteiro, T., ator/performer e encenação
    
    . 2014 – projecto performativa Excursão: vais ou não? Festival CALE/ Fundão.
  • Porteiro, T., Ator/performer
    . 2013 – Laboratório de criação - Corpo, voz e composição cénica, dirigido por Jorge Parente (21 artistas envolvidos de 7 nacionalidades diferentes), a partir do texto de Shakespeare, Macbeth – (100h) e com apresentação pública
  • Porteiro, T., Ator/performer
    
    . 2012 – Performer na Oficina-Performance Esquecidos, com a direcção de Manuela Ferreira. Integra o projecto Casa de Bonecas; Festival CALE/ Fundão 
    
    Encenações
    . 2012 - Concebe e faz a direcção artística, conjuntamente com Manuela Ferreira, do Projeto Performativo Críticos; Guimarães NOC NOC/Associação cultural Ó da casa /CEC
  • Porteiro, T., 2010/11 – ator/contador/co-criador no projecto “Estórias de engraxar”; Festival Internacional de Artes de Rua (FIAR) – Palmela; Festas da cidade/Guarda; IIª Aniversário da Casa das Histórias Paula Rego (Cascais) ; Biblioteca Pública de Montemor-o-Novo
  • Porteiro, T., Ator/performer
    
    . 2009 – “Misantropo”, de Molière, encenação de Ana Tamen; Produção CASSEFAZ;
    Palácio Marques de Tancos, Lisboa
  • Porteiro, T., Ator/performer
    
    . 2008 – “Retrato de Família”, encenação de Patrick Murys, Silvares, Fundão
    – “Molière, Molière. Modos de usar”, de Ana Tamen, Teatro Municipal de São Luís
    
    Encenação
    . 2008 – “E nós aqui no meio de não saber nada”, (espectáculo comemorativo dos 50 anos do Vulcão dos Capelinhos);Teatro de Giz; Horta
  • Porteiro, T., Encenação
    . 2007 – « Constelações », Festival Escrita na Paisagem, Lages do Pico, Fundão, Évora.
  • Porteiro, T., Ator/performer
    . 2006 – “Sobreviver” de Lúcia Sigalho a partir de textos de Gonçalo M.
    Tavares, Teatro Municipal de São Luís
  • Porteiro, T., Encenação
    . 2001 – “Ovo + 5 = Ionesco?” (6 textos curtos de Ionesco); Teatro de Giz, Horta
  • Porteiro, T., Encenação
    . 2000 – “Dort Doucement”, de João Tuna (dramaturgias emergentes - DRAMAT); Festival Luso- Francês, Paris
  • Porteiro, T., Ator/performer
    . 1999 – « Ode Marítima » de Fernando Pessoa ; apresentações em Portugal e França
    
    Encenação
    . 1999 –  “Actores de Boa Fé” de Marivaux, GATUE, Univ. Évora
    - « Ode Marítima » de Fernando Pessoa ; Lisboa, Évora, Montemor-o-Novo, Lisboa, Paris
  • Porteiro, T., Ator/performer
    . 1998 - « Sortida de Caretos »  de Filipe Crawford, EXPO 98 
    Encenação
    . 1998 – “Tramóias em “Meninos com estrelas”, C. Cultural de Belém, Lisboa;
  • Porteiro, T., Encenação
    . 1997 – “Auto dos Físicos” de Gil Vicente, CENDREV, Évora
  • Porteiro, T., Encenação
    . 1996	 – “Aonde? Aonde?” , Adapt. do romance “Jacques le Fataliste” de Diderot ; GATUE, Univ. Évora
    – « Será já noite ?», de J. P. Sarazac, GATUE, Univ. Évora
  • Porteiro, T., Ator/performer
    . 1994 - « Le Triomphe de l'amour»  de Marivaux. Encenação: Marc Zammit ;
    Opéra de Metz, Colombes, Théâtre d'Arras, Scène Nationale d'Angoulême
  • Porteiro, T., Ator/performer
    . 1993	- integra o grupo de teatro Papa - Léguas 
    - «A Festa», direcção de Madalena Vitorino 
    - «Diário de um desaparecido», ópera de Leos Janacek com coreografia de Madalena Vitorino, RTP Canal 2  
    - Interprete num projecto de vídeo-instalação « Água», direcção de Ricardo Rezende e Alberto Blumenschein, "Lisboa Capital Europeia da Cultura 1994"
  • Porteiro, T., Ator/performer
    . 1990/1991 - na adaptação televisiva do romance « Mau tempo no Canal » de Vitorino Nemésio. Realização de José Medeiros; RTP Açores
  • Porteiro, T., Ator/performer
    . 1989	- Convidado por Georgio Barberio Corsetti para participar no terceiro espectáculo da trilogia sobre Kafka: "A Construção da muralha Chinesa”; Sommertheater Hambourg, Wiener Festwochen – Viena; Festival de Tardor,Barcelona ; Szene Theater Festival – Salzbourg ; "Encontros Acarte » – Lisboa
    "Pierrot e Arlequin" Texto de Almada Negreiros. Encenação de Filipe La Féria (mais de 120 representações)
  • Porteiro, T., Ator/performer
    . 1988 - "De noite - Uma saída inesperada" a partir de Kafka. Encenação de Georgio Barberio Corsetti ; "Encontros Acarte » Lisboa 
    ."À procura do presente", texto e encenação de Adolfo Gutkin

Organização de eventos

  • 2018/10/04 - 2018/10/06 | Guimarães

    congresso Internacional Performance e Intimidade

    http://cehum.ilch.uminho.pt/events?page=1

  • 2011/05/27 | Évora

    “Música e Movimento - Interconexões”

    http://www.chaia.uevora.pt/pt

  • 2009/10/01 - 2010/07/01 | Portugal

    Curso de Especialização Profissional “Teatro do gesto: acção física, imagem e palavra

  • 2010/06/05 - 2010/06/11 | Évora

    “Evento CASA-LUME”

  • 2009/09/17 - 2009/09/21 | Évora

    Circo : História(s), Imagem(s) e Prática(s)

    http://www.chaia.uevora.pt/pt

  • 2003/01/01 - 2004/12/01 | Chalôn-en-Champagne

    Les Passerelles”,

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso

    AQUISTAS – In Situ Performance – a Case Study”, Theatre Symposium Brno. Tendencies in Contemporary Theatre Directing and Theatre Directing and Education”, com Manuela Ferreira, 23-24/11, Républica Checa, Brno

  • Colóquio/Congresso

    “Espaços de paz e de liberdade num campo de refugiados de guerra (Jordânia). Projeto de Teatro Aplicado”, XX Colóquio de Outono, Paz e Liberdade. Visões, Discursos, Manipulações. 12-13/11. Universidade do Minho, Braga.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    “Aquistas”, com Manuela Ferreira, congresso Internacional Performance e Intimidade. CEHUM/ Grupo de Investigação em Estudos Performativos. Guimarães, 4-6/10. Parceiros: A Oficina; Festival Noc Noc, Reitoria da Universidade do Minho

  • Colóquio/Congresso

    Tiago Porteiro, “Auto das Máscaras” – espetáculo de artes performativas. Análise crítica de um observador-participante”, 56º Congresso Internacional de Americanistas, 15-20/07, 3/18, Mascaramento expandido, produção de conhecimento e emancipação humana, Universidade de Salamanca, Salamanca, Espanha

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Tiago Porteiro, "Estudo de caso – 3 projetos performativos (Couros/Guimarães)”, no Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária. Práticas artísticas Colaborativas/ Participativas e Comunidades. Co-organização: IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição/FCSH/NOVA. CHAIA/UÉ; ESMAE-IPP, ESTC, CIAC, Pele. Porto, 19-21/9

  • Colóquio/Congresso

    Tiago Porteiro,Bernardo Providência, “Case Study – EmCAIXA / Projet of Performing Arts and Design”, 1st International conference on Social Arts and Transdiciplinarity, 24-25/06, Évora

  • Seminário (Por convite)

    Orador na mesa redonda “Formação, Teatro e Sociedade”, inserida no colóquio “20 anos de Teatragal”, Encontros de Teatro na Galiza e no Norte de Portugal, Org. Companhia de teatro de Braga e Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Maio

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Francesca Ryaner, Tiago Porteiro, “Panoramas and paradigms of curation in the Portuguese context”, com Francesca Rayner, no Simpósio Internacional “Expanded Practice: Curation as Creative Process”, 26/27-02, Cheshire Contempory Arts Studio 1-45 and Oponspace, MMU CHESHIRE

  • Colóquio/Congresso

    Manuela Ferreira, Tiago Porteiro, Uma trilogia | Três processos de criação para o Cale – Festival de Rua do Fundão”, comunicação com Manuela Ferreira no Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária – 9-10/9/2015 IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição FCSH/NOVA. CHAIA/UÉ; ESMAE-IPP, ESTC, CIAC, Pele. Porto

  • Seminário (Por convite)

    Tiago Porteiro, “Retrato de um projecto + outras reflexões”, Encontro/Debate, Investigação e(m) Artes: perspectivas, Universidade de Évora, Escola de Artes, Évora, 19 Junho.

  • Seminário

    Tiago Porteiro, “Estudo de caso - Fotografia ao serviço do performer; um meio de prolongar vivências do corpo em cena”, Seminário Internacional - DESCOBRIR A DANÇA / DESCOBRINDO ATRAVÉS DA DANÇA, Faculdade de Motricidade Humana – 10-13 /Nov. 2011. Versão adaptada da comunicação apresentada sobre o mesmo tema no colóquio Internacional - Imagens de uma Ausência. Modos de (re)conhecimento do teatro através da imagem.

  • Colóquio/Congresso

    Tiago Porteiro. Samuel Meyler, “Using biological motion perception as a pedagogical tool for performance artists”, Colóquio Internacional Artes e Ciências em Diálogo, Faro, Universidade do Algarve 17 – 18 Janeiro 2013.

  • Colóquio/Congresso

    Tiago Porteiro, “Fotografia ao serviço do actor - um meio de prolongar vivências do corpo em cena. Relato de uma experiência”, Colóquio Internacional - Imagens de uma Ausência. Modos de (re)conhecimento do teatro através da imagem, Centro de Estudos de Teatro (CET)/ 2º Encontro OPSIS – Base Iconográfica de Teatro em Portugal. Fev. (16-18)

  • Seminário (Por convite)

    Tiago Porteiro, “Investigar em Artes: Interrogações a partir da narrativa pessoal de um percurso”, Seminário «SABEReseARTES como Investigação”, Coimbra, Centro de Estudos Sociais (CES),12 e 13 de Julho.

  • Seminário (Por convite)

    Tiago Porteiro, “Images du cirque Contemporain au Portugal 2000-2010”, Journée d’Études « Les images du cirque », Centre de recherche, RIRRA XXI, Université de Montpellier III, Paul Valéry (Dezembro).

  • Aula aberta (Por convite)

    Tiago Porteiro,“Estudos sobre o movimento cénico”, comunicação/curso de pós-graduação Artes do Espectáculo da UNICAMP e orador na mesa redonda intitulada – Relações possíveis: América Latina e Europa – Brasil e Portugal. Universidade de Campinas (UNICAMP), Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, LUME, Brasil

  • Colóquio/Congresso

    Tiago Porteiro, “Alexandre del Perugia. Captação áudio da “matéria” verbal em situação de aprendizagem do movimento: exposição da metodologia”. Conferência Internacional TeDance, technologically expanded dance, Faculdade de Motricidade Humana, Culturgest, Lisboa, Novembro 2007

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Tiago Porteiro, “Conception et approche pédagogique d’Alexandre del Perugia sur l’Acrobatie”, 6º Colloque International de Association Française de Recherches en Activités Gymniques et Acrobatiques (AFRAGA) – Performance, Performer, oui, mais comment ? – Barcelona, 2, 3, 4 Mai 2007, AFRAGA, Université de Rennes 2, Université Paris 12, Val-de-Marne.

Redes

  • 2017 - EASTAP (European Association for the Study of Theatre and Performance)

    Desde a sua fundação em outubro de 2017 é membro da e integra o grupo de trabalho Theory & Pratice.

    https://www.eastap.com/

  • 2017 - Rede internacional de Estudos da Presença

    Projeto de investigação sobre prática de presença, , liderado pelo Prof. Dr. Gilberto Icle, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, programa de Pós-doutorado em Educação, GETEPE – Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance

    http://www.ufrgs.br/getepe/

  • 2017 - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNp/Brasil

    Desde Setembro 2017 é pesquisador colaborador estrangeiro no Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNp/Brasil)
  • 2014 - IGesto (Associação Investigação do Gesto - FUP/Centro Linguístico da Universidade do Porto)

    Desde 2016 é membro de e em Outubro de 2017 integra os órgãos sociais da associação.

    https://igesto.wordpress.com/author/igesto/

Orientação de teses

Pós-Doutoramentos

  • 2017 - (...) | Orientador

    Doutor Eugénio Tadeu Pereira (UFMG),

    “O aquecimento vocal para o trabalho cênico: indagações e procedimentos”.

    CEHUM, Universidade do Minho

Doutoramentos

  • 2012 - 2014 | Co-orientador

    Cláudia Petrina Leite da Silva

    “Por um corpo cénico em devir e suas ressonâncias: experiências formativas e de criação”.

  • 2008 - 2013 | Orientador

    Alejandro César Grosso Laguna

    Revisión de problemas comunicacionales en la classe de Técnica de Danza Observados por um músico de danza”.

    Programa de Doutoramento em Estudos Teatrais da Universidade de Évora.

Mestrados

  • 2014 - 2014 | Orientador

    Maria da Luz Lopes

    projeto

    Mestrado em Teatro - Universidade de Évora

  • 2010 - 2010 | Orientador

    Andreia Macedo

    projeto

    Mestrado em Teatro - Universidade de Évora

Editor

Comissões científicas