Researchers

Tiago Porteiro

Academic degree: Doutoramento

Professional category: Prof. Auxiliar

Research group(s):

E-mail: tiagoporteiro2@gmail.com

Phone: +00 351969316671

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5052-9787

Institutional address:

Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho
Instituto de Letras e Ciências Humanas
Centro de Pós-Graduação do Campus de Couros
Guimarães

Short bionote:

Tiago Mora Porteiro
Destaca-se do percurso formativo, académico e artístico: Doutoramento (2006) e Mestrado (1996) em Estudos Teatrais pela Université de la Sorbonne Nouvelle; Seminário para jovens encenadores, T. N. D. M. II (2003 - 6 meses); Curso de formação de atores IFICT (1987-8 meses); e formação e intercâmbio internacional na SITI Company (2016/17 - Out./Maio - 8 meses - USA-NY - www. siti.org/conservatory).
Desde 2014 é professor Auxiliar com nomeação definitiva na Universidade do Minho (UM)/Teatro, depois de ter lecionado entre 1996 a 2013 como docente, no Dep. de Artes Cénicas da U. de Évora (UÉ). 
Atualmente é membro integrado do CEHUM (GIEP - Grupo de Investigação em Estudos da Performance) da UM e colaborador do Centro de História de Arte e Investigação Artística CHAIA, UÉ. Enquanto foi investigador integrado do CHAIA até 2014, dirigiu a área - Zonas de cruzamento: Teatro, Dança, Circo; 
Áreas de investigação: Formação do performer; artes e comunidades; e análise de processos criativos, nomeadamente projetos site-specific.

30 anos de percurso artístico enquanto ator e encenador, articulado com atividade académica, de pedagogia e investigação.

É com Georgio Barberio Corsetti que inicia, internacionalmente, a sua atividade profissional enquanto performer - De Noite, uma saída inesperada/festival ACARTE/Gulbenkian, ao que se seguiu - Construção da Muralha Chinesa (projeto internacional/circulação europeia). Trabalhou depois, entre outros, com Madalena Vitorino, Marc Zammit, José Medeiros, Lúcia Sigalho, Ana Tamen e Manuela Ferreira. Como encenador dirigiu mais de 12 espetáculos, entre outros, para o CENDREV, o CPA/C. C. de Belém, Festival Luso-Francês/DRAMAT e para o espaço público encenou espetáculos para o Festival Escrita na Paisagem, FIAR, Festival de Arte do Rua/Fundão, NOC NOC/Guimarães. 
Os últimos projetos desenvolve em parceria com Manuela Ferreira e também com ela desenvolve oficinas e projetos de formação que, entre outros, cruzam a fotografia, o cinema e as artes performativas, nomeadamente para a plataforma CI.CLO e Festival AoNorte (Viana do Castelo).

Research interests:

Formação de atores e performers, artes e comunidades, análise de processos criativos, nomeadamente projetos site-specific.

Education:

Doutoramento (2006) e Mestrado (1996) em Estudos Teatrais pela Université de la Sorbonne Nouvelle Paris II

formação de atores e intercâmbio artístico internacional na SITI Company (2016/17 - Out./Maio - 8 meses - USA-NY - www. siti.org/conservatory).

Curso de formação de atores IFICT (1987-8 meses); e formação de atores

Seminário para jovens encenadores, T. N. D. M. II (2003 - 6 meses)

Professional experience:

docente e investigador em Artes Cénicas

Institutional positions:

director de curso do 1º ciclo em Teatro da Univ. Évora, entre 2006 e 2012

Publications

Books

  • . PORTEIRO, Tiago, ““Fotografia” de um núcleo de investigação e criação teatral com enquadramento universitário – LUME”, Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema, Sebentas e Colecção Investigação em Teatro, 
    Publicado também na Revista Eletrônica do LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais  da Universidade de Campinas (UNICAMP), ILINX, Nº 1, ilinx.lumeteatro.com.br, 2012

Articles

  • . PORTEIRO, Tiago, Um pedagogo em viagem. SITI-Conservatory – formação e intercâmbio artístico em artes cénicas. Educar Nº 34, N.67 / Jan. - Fev., 2018 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56116
    revista indexada, peer review
  • RAYNER, Francesca, PORTEIRO, Tiago, “Investigação artística em contexto universitário em Portugal”, in Repertório: Teatro & Dança – Ano 19 – Número 27, 2016.2, pp. 
    104-116, ISSN 2175-8131 (versão eletrônica)

    http://repositorium.sdum.uminho.pt/browse?type=rights&value=openAccess&value_lang=por

  • . PORTEIRO, Tiago, “Estudo de caso. Projecto - Percursos ~~ Metodologia J. Lecoq ~~ Portugal”, in Investigação e(m) Artes: perspectivas - Encontro/Debate, Christine Zurbac e José Alberto Ferreira (coordenação geral), Universidade de Évora, Escola de Artes, Évora, 
    ISBN – 978–989–96532–3–8, DEZ, 2014, pp.117-128
  • . Sam MEYLER, Tiago PORTEIRO e Zach MAINEN, “Biological motion: a quantification tool for actors? A brief experiment and commentary”, in Arte e Ciência em Diálogo, Coord. João Carlos Carvalho, Grácio Editor, 2013, pp. 275-280, ISBN: 978-989-8377-51-0.
  • . PORTEIRO, Tiago e MEYLER, Sam [et al], « Cartografar a identidade corporal. Diálogo entre arte, pedagogia e ciência. Ferramentas audiovisuais (primeiro passo)”, in Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cénicas, UDESC, Nº 19, 2012, pp. 33-38
  • . PORTEIRO, Tiago, “Um incompreensível esquecimento”, in Sinais de Cena, nº 7, 2007, pp. 73-75
  • . PORTEIRO, Tiago, “Naufrage sur l’île de Faial”, in Théâtre/public, nº 186/187, 2007, pp. 117-119
  • . PORTEIRO, Tiago, «L’acrobatie selon Alexandre del Perugia », in Arts de la Piste, Nº 31, Mars 2004, pp. 24

Book chapters

  • . FERREIRA, Manuela e PORTEIRO, Tiago, 3 Processos de criação para o Cale  Festival de Artes de Rua do Fundão. Relato dos criadores. In Práticas Artísticas Comunitárias, Hugo Cruz, Isabel Bezelga e Paulo S. Rodrigues (Coordenação), 
    PDF Porto, ISBN: 978-989-8550-42-2, Livro digital / pp. 447-461, Edição CHAIA/UÉ e PELE
  • . PORTEIRO, Tiago, « Vision – à deux vitesses – sur la formation institutionnelle pour le cirque au Portugal », cap. 7, 123-129pp, in Richard Etienne, Jean Vinet et Josiane Vitali (Org), Quelles formations professionnelle supérieure pour les arts du cirque ?, 
    L’Harmattan, ISBN : 978-2-343-03-03427-0, EAN : 9782343034270 / 2014

Proceedings papers

  • . PORTEIRO, Tiago, “Fotografia ao serviço do actor - um meio de prolongar vivências do corpo em cena. Relato de uma experiência”, in Maria João Brilhante, Paula Magalhães, Filipe Figueiredo, (org.), Imagens de uma Ausência. Modos de (re)conhecimento do teatro através da imagem. Actas – Colóquio Internacional. 2ª Encontro OPSIS, Colibri e Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012, pp. 151-164 ISBN: 978-989 689 185-5.
  • . PORTEIRO, Tiago, « Cirque et médecine: Changer de modèle? », in Médecine du cirque : vingt siècles après Galien, Actes du colloque du cirque, Paris La Villette – 21 novembre 2003, Écrits sur le sable, Ed. Entretemps, ISBN : 2-912877, 2004, pp.133-135.

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso

    Tiago Porteiro, “Auto das Máscaras” – espetáculo de artes performativas. Análise crítica de um observador-participante”, 56º Congresso Internacional de Americanistas, 15-20/07, 3/18, Mascaramento expandido, produção de conhecimento e emancipação humana, Universidade de Salamanca, Salamanca, Espanha

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Tiago Porteiro, "Estudo de caso – 3 projetos performativos (Couros/Guimarães)”, no Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária. Práticas artísticas Colaborativas/ Participativas e Comunidades. Co-organização: IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição/FCSH/NOVA. CHAIA/UÉ; ESMAE-IPP, ESTC, CIAC, Pele. Porto, 19-21/9

  • Colóquio/Congresso

    Tiago Porteiro,Bernardo Providência, “Case Study – EmCAIXA / Projet of Performing Arts and Design”, 1st International conference on Social Arts and Transdiciplinarity, 24-25/06, Évora

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Francesca Ryaner, Tiago Porteiro, “Panoramas and paradigms of curation in the Portuguese context”, com Francesca Rayner, no Simpósio Internacional “Expanded Practice: Curation as Creative Process”, 26/27-02, Cheshire Contempory Arts Studio 1-45 and Oponspace, MMU CHESHIRE

  • Colóquio/Congresso

    Manuela Ferreira, Tiago Porteiro, Uma trilogia | Três processos de criação para o Cale – Festival de Rua do Fundão”, comunicação com Manuela Ferreira no Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária – 9-10/9/2015 IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição FCSH/NOVA. CHAIA/UÉ; ESMAE-IPP, ESTC, CIAC, Pele. Porto

  • Seminário (Por convite)

    Tiago Porteiro, “Retrato de um projecto + outras reflexões”, Encontro/Debate, Investigação e(m) Artes: perspectivas, Universidade de Évora, Escola de Artes, Évora, 19 Junho.

  • Seminário

    Tiago Porteiro, “Estudo de caso - Fotografia ao serviço do performer; um meio de prolongar vivências do corpo em cena”, Seminário Internacional - DESCOBRIR A DANÇA / DESCOBRINDO ATRAVÉS DA DANÇA, Faculdade de Motricidade Humana – 10-13 /Nov. 2011. Versão adaptada da comunicação apresentada sobre o mesmo tema no colóquio Internacional - Imagens de uma Ausência. Modos de (re)conhecimento do teatro através da imagem.

  • Colóquio/Congresso

    Tiago Porteiro. Samuel Meyler, “Using biological motion perception as a pedagogical tool for performance artists”, Colóquio Internacional Artes e Ciências em Diálogo, Faro, Universidade do Algarve 17 – 18 Janeiro 2013.

  • Colóquio/Congresso

    Tiago Porteiro, “Fotografia ao serviço do actor - um meio de prolongar vivências do corpo em cena. Relato de uma experiência”, Colóquio Internacional - Imagens de uma Ausência. Modos de (re)conhecimento do teatro através da imagem, Centro de Estudos de Teatro (CET)/ 2º Encontro OPSIS – Base Iconográfica de Teatro em Portugal. Fev. (16-18)

  • Seminário (Por convite)

    Tiago Porteiro, “Investigar em Artes: Interrogações a partir da narrativa pessoal de um percurso”, Seminário «SABEReseARTES como Investigação”, Coimbra, Centro de Estudos Sociais (CES),12 e 13 de Julho.

  • Seminário (Por convite)

    Tiago Porteiro, “Images du cirque Contemporain au Portugal 2000-2010”, Journée d’Études « Les images du cirque », Centre de recherche, RIRRA XXI, Université de Montpellier III, Paul Valéry (Dezembro).

  • Aula aberta (Por convite)

    Tiago Porteiro,“Estudos sobre o movimento cénico”, comunicação/curso de pós-graduação Artes do Espectáculo da UNICAMP e orador na mesa redonda intitulada – Relações possíveis: América Latina e Europa – Brasil e Portugal. Universidade de Campinas (UNICAMP), Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, LUME, Brasil

  • Colóquio/Congresso

    Tiago Porteiro, “Alexandre del Perugia. Captação áudio da “matéria” verbal em situação de aprendizagem do movimento: exposição da metodologia”. Conferência Internacional TeDance, technologically expanded dance, Faculdade de Motricidade Humana, Culturgest, Lisboa, Novembro 2007

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Tiago Porteiro, “Conception et approche pédagogique d’Alexandre del Perugia sur l’Acrobatie”, 6º Colloque International de Association Française de Recherches en Activités Gymniques et Acrobatiques (AFRAGA) – Performance, Performer, oui, mais comment ? – Barcelona, 2, 3, 4 Mai 2007, AFRAGA, Université de Rennes 2, Université Paris 12, Val-de-Marne.

Redes

  • 2017 - EASTAP (European Association for the Study of Theatre and Performance)

    Desde a sua fundação em outubro de 2017 é membro da e integra o grupo de trabalho Theory & Pratice.

    https://www.eastap.com/

  • 2017 - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNp/Brasil

    Desde Setembro 2017 é pesquisador colaborador estrangeiro no Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNp/Brasil)
  • 2014 - IGesto (Associação Investigação do Gesto - FUP/Centro Linguístico da Universidade do Porto)

    Desde 2016 é membro de e em Outubro de 2017 integra os órgãos sociais da associação.

    https://igesto.wordpress.com/author/igesto/

Orientação de teses

Post-doctoral

  • 2017 - (...) | Orientador

    Doutor Eugénio Tadeu Pereira (UFMG),

    “O aquecimento vocal para o trabalho cênico: indagações e procedimentos”.

    CEHUM, Universidade do Minho

PhD

  • 2012 - 2014 | Co-orientador

    Cláudia Petrina Leite da Silva

    “Por um corpo cénico em devir e suas ressonâncias: experiências formativas e de criação”.

  • 2008 - 2013 | Orientador

    Alejandro César Grosso Laguna

    Revisión de problemas comunicacionales en la classe de Técnica de Danza Observados por um músico de danza”.

    Programa de Doutoramento em Estudos Teatrais da Universidade de Évora.

Master

  • 2014 - 2014 | Orientador

    Maria da Luz Lopes

    projeto

    Mestrado em Teatro - Universidade de Évora

  • 2010 - 2010 | Orientador

    Andreia Macedo

    projeto

    Mestrado em Teatro - Universidade de Évora

Editorial boards

Scientific commitee