Investigadores

Pedro Dono López

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Prof. Auxiliar

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: pdono@ilch.uminho.pt

ORCID: 0000-0003-0780-6982

Interesses de investigação:

Linguística histórica, Ecdótica, Paleografia e diplomática, Linguística galega.

Formação:

Doutor em Filologia Galega (2010) pela Universidade de Santiago de Compostela

Experiência profissional:

Professor do Departamento de Estudos Românicos

Cargos:

2012-2015: Diretor do curso de licenciatura em Línguas Aplicadas (Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho)

2014- ….: Diretor do Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho (Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho)

2015-2017: Diretor do Departamento de Estudos Românicos (Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho).

Projetos

  • 2006 - ... (Membro)

    COTAGAL (Corpus de Textos Antigos da Galiza)

    I.P. Ricardo Pichel Gotérrez
    Instituto da Lingua Galega-Universidade de Santiago de Compostela
    http://ilg.usc.es/gl/proxectos/corpus-de-textos-antigos-de-galicia-cotagal

Publicações

Livros

  • Groba Bouza, F., Dono López, P. (2017). Galegos no Minho. 20 anos do Centro de Estudos Galegos na Universidade do Minho. Famalicão: Húmus.
  • Curros Enríquez, M. (1996. Aires da miña terra. Edición de Pedro Dono López. Vigo: Asociación Socio-Pedagóxica Galega-Promocións Culturais Galegas.

Livros de atas

  • Núñez Sabarís,x., Pazos Justo, C., González Sánchez, A., Dono López, P. (2015). Horizontes científicos y planificación académica en la didáctica de lenguas y literaturas. Famalicão: Edições Húmus.

Artigos

  • Dono López, P. (2011). Sobre primeiros documentos en galego no mosteiro de Santa Comba de Naves. Verba, 38, 51-94.

Capítulos em livros

  • Dono López, P. (2017). Do Ourense medieval. O notario Gonzalo Pérez do Mato e o mosteiro de Santa Comba de Naves. In F. Groba Bouza & P. Dono López (eds.). Galegos no Minho. 20 anos do Centro de Estudos Galegos na Universidade do Minho. Famalicão: Húmus.
  • Dono López, P. (2014). O alógrafo sigmático do grafema <z> na documentación medieval galega. In L. Eirín García & X. López Viñas (eds.). Lingua, texto, diacronía. Estudos de lingüística histórica. Revista Galega de Filoloxía. Monografía 9, pp. 143-159.
  • Dono López, P. (2011): Contacto de linguas na Idade Media: galego e castelán na documentación notarial do mosteiro de Santa Comba de Naves (Ourense, Galiza). In Cristina Flores (org.). Múltiplos olhares sobre o bilinguismo. Famalicão: Húmus, pp. 209-228.

Artigos em livros de atas

  • Iriarte Sanromán, A., Cea Álvarez, A.M.,Serrano Rodríguez, A., Pazos Justo, C., Núñez Sabarís, X., Dono López, P. (2015). La formación b-learning en el Máster de Español Lengua Segunda y Lengua Extranjera de la Universidade do Minho: innovación pedagógica y desafíos educativos. In X. Núñez Sabarís, C. Pazos Justo, A. González Sánchez & P. Dono López (eds.). Horizontes científicos y planificación académica en la didáctica de lenguas y literaturas. Famalicão: Edições Húmus.

Outras publicações

  • Dono López, P. (2010). Colección de documentos en pergamiño do mosteiro de Santa Comba de Naves. Introdución, edición e índices. Universidade de Santiago de Compostela [Edição em CD-ROM; ISBN: 978-84-9887-576-8]

Organização de eventos

  • 2017/06/29 - 2017/06/29 | Universidade do Minho

    VII Congreso sobre la Enseñanza del Español en Portugal. Investigación e Innovación en la Enseñanza de ELE

    http://cehum.ilch.uminho.pt/congresoensenanzaespanol

  • 2016/10/12 - 2016/10/12 | Universidade do Minho

    1º Congresso Internacional Techling’16-Línguas, Linguística e Tecnologia

    http://cehum.ilch.uminho.pt/techling2016

  • 2012/04/19 - 2012/04/19 | Universidade do Minho

    VI Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos “Crear, pensar, interpretar: del texto literario al audiovisual”

  • 2008/04/16 | Universidade do Minho

    II Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos “El español entre lo uno y lo diverso”

  • 2007/03/14 - 2007/03/14 | Universidade do Minho

    I Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos “La Palabra en Escena”

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso

    Dono López, P., “Características da escrita medieval galega na documentación notarial da segunda metade do século XIII”. In XIII Congreso Internacional de Língüística Xeral, 13-15 de junho de 2018, Vigo (Universidade de Vigo)

  • Colóquio/Congresso

    Dono López, P., Pazos Justo, C., Cea Álvarez, A. M., Núñez Sabarís, X., “Oportunidades y desafíos en la enseñanza virtual. Contribución a partir del MELSLE”. In X Jornadas del Área de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos, 19-20 de abril de 2018, Braga (Universidade do Minho)

  • Colóquio/Congresso

    Dono López, P., Araújo, S., Dias, I., “Edición digital y documentación notarial: una propuesta sobre textos gallegos del siglo XIII”. In I Congreso Internacional Humanidades Digitales: Retos, Recursos y Nuevas Propuestas, 17-19 de junho de 2018, Valladolid (Universidad de Valladolid)

  • Colóquio/Congresso

    Dono López, P., “Perfis da escrita do galego na segunda metade do século XIII”. In III Colóquio Internacional de Linguística Histórica - Mudança e Estandardização, 9-10 de novembro de 2017, Coimbra (Universidade de Coimbra)

  • Colóquio/Congresso

    Dono López, P., Dias, I., Araújo, S., "Edição digital de textos medievais: uma proposta sobre documentação notarial do século XIII". In Colóquios de Outono, 18-20 de outubro de 2017,Braga (Universidade do Minho)

  • Colóquio/Congresso

    Dias, I.; Dono López, P.; Araújo, S., "Edición dixital de textos medievais: unha proposta editorial á volta dos documentos do notario Johán Ares (1272-1300)". In Congreso Internacional Humanidades Dixitais: Miradas cara á Idade Media, 9-11 de outubro de 2017, Santiago de Compostela (Universidade de Santiago de Compostela)

  • Colóquio/Congresso

    Dono López, P., “Formas e fórmulas galegas en instrumentos notariais da primeira metade do século XVI”, en IV Congresso Internacional de Linguística Histórica, 17-21 de julho, Universidade de Lisboa.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Dono López, P., “Edição de textos medievais: os documentos notariais”. In Ler a Idade Média hoje: Fontes, texto e tradução, 29-30 de junho de 2017, Braga (Universidade do Minho)

  • Colóquio/Congresso

    Dono López, P., “Los romances gallego y castellano en la documentación notarial gallega del siglo XVI”. In V Congreso Internacional de la REd Charta: Reescribiendo la hisroria de la lengua a partir de la edición de documentos, 14-16 de junho de 2017, Lausanne (Université de Lausanne)

  • Colóquio/Congresso

    Dono López, P., “La escritura del romance gallego en la segunda mitad del siglo XIII: documentos del notario Johán Ares”. In IV Congreso Internacional Tradición e Innovación. Nuevas Perspectivas para la Edición, la Investigación y el Estudio de Documentos Antigos, 15-17 de outubro de 2015, Göteborg (Göteborgs Universitet).

  • Colóquio/Congresso

    Dono López, P., “Edición de coleccións diplomáticas: o caso dos documentos en pergamiño de Santa Comba de Naves”. In Gallaecia-III Congresso Internacional de Linguística Histórica, 27-30 de julho de 2014, Santiago de Compostela (Universidade de Santiago de Compostela)

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Dono López, P., “O alógrafo sigmático do grafema <z> na documentación medieval galega”. In II Coloquio de Lingüística Histórica, 26-27 de junho de 2014, A Coruña (Universidade da Coruña)

  • Colóquio/Congresso

    Iriarte Sanromán, A., Cea Álvarez, A.M.,Serrano Rodríguez, A., Pazos Justo, C., Núñez Sabarís, X., Dono López, P., "La formación b-learning en el Máster de Español Lengua Segunda y Lengua Extranjera de la Universidade do Minho: innovación pedagógica y desafíos educativos". In XIV Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura, 3-5 de dezembro de 2013, Universidade do Minho, Braga)

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Dono López, P., "Aspectos grafemáticos: a representación da nasalidade na documentación galega medieval”. In I Coloquio Lingüística Histórica, 1-4 de julho, Santiago de Compostela (Universidade de Santiago de Compostela)

  • Colóquio/Congresso

    Dono López, P., “Usos del trazo ondulado en documentación gallega en pergamino de la segunda mitad del siglo XIV”. In Tercer Congreso Internacional Tradición e Innovación, 5-7 de junho de 2013, Salamanca (Universidad de Salamanca)

  • Colóquio/Congresso

    Dono López, P., “Contacto de línguas na Idade Média: Galego e Castelhano na documentação notarial do mosteiro de Santa Comba de Naves (Ourense, Galiza)”. In Colóquio Transdisciplinar “Múltiplos olhares sobre o bilinguismo”, 20-21 de novembro 2009, Centro de Estudos Humanísticos-Universidade do Minho.

Redes

  • 2005 - Red Internacional CHARTA (Corpus hispánico y americano en la red: textos antigos)

    Projeto orientado à publicação online de um corpus de textos e documentos antigos (séculos XII a XIX) de Espanha e Hispanoamérica

    www.redcharta.es

Orientação de teses

Pós-Doutoramentos

  • 2018 - 2018 | Orientador

    Jerónimo Méndez Cabrera

    Clássicos Medievais em Contextos Educativos

Doutoramentos

  • 2017 - (...) | Co-orientador

    Botelho Isalino Jimbi

    A Reflection on the Umbundu Corpus Planning for the Angola Education System: Towards the harmonization of the Catholic and the Protestant orthographies

Mestrados

  • 2017 - 2018 | Orientador

    Ana Martínez Acedo

    Los cognados português-español en la classe de ELE: diseño y aplicación de cuestionarios

    Mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho)

  • 2017 - 2018 | Orientador

    Ana Isa Areal Martins

    Enseñar y aprender a usar los dicionários en el aula de ELE

    Mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho)

  • 2016 - 2017 | Orientador

    Carlos Júlio Lindade Rodrigues

    Estrategias para Escuchar Activamente en clase de ELE con recurso a canciones

    Mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho)

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Cátia Vanessa Baptista Barbosa

    Falar melhor para melhor nos entendermos: a competência fonológica no desenvolvimento da oralidade nas aulas de língua estrangeira

    Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensinos Básico e no Ensino Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2015 - 2017 | Orientador

    Carla Susana Paradela Meneses

    Agora falas tu, agora falo eu: A comunicação oral na aula de LE

    Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2015 - 2017 | Orientador

    Martina Sofia Carvalho Barbosa

    Alunos sem medo de falar: A interação oral na aula de língua estrangeira

    Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2015 - 2018 | Orientador

    Paula Mónica Moreira Ribeiro

    “(Des)gramatizar-Desdramatizando a competência gramatical no ensino da língua espanhola

    Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensinos Básico e no Ensino Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2014 - 2015 | Orientador

    Frederico Torcato Fernandes da Silva

    A aquisição do léxico na aula de ELE desde o enfoque comunicativo

    Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2014 - 2015 | Orientador

    Ana Patrícia Martins Gomes

    Dentro e fora da sala de aula – espaços articulados de promoção da oralidade

    Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensinos Básico e no Ensino Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2014 - 2015 | Orientador

    Carina Fernandes Vieira

    El Tratamiento de la Competencia Fonológica en los Manuales de E/LE en Portugal

    Mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho)

  • 2014 - 2015 | Orientador

    Alcina Eduarda Salazar Esteves Machado de Abreu

    O dicionário ilustrado na aprendizagem de ELE

    Mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho)

  • 2014 - 2016 | Orientador

    Joel Alexandre Campos Coelho

    (Des)Construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC

    Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2014 - 2016 | Orientador

    Maria do Rosário Carvalho da Silva

    Potenciar a competência comunicativa e sociocultural através de documentos audiovisuais na aula de espanhol língua estrangeira

    Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2013 - 2014 | Orientador

    María Luisa Moreda Leirado

    La Pragmática de la interlengua de portugueses aprendices de español en niveles iniciales

    Mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho)

  • 2013 - 2014 | Orientador

    Joana Fernandes Cabo

    Desdramatizando a gramática: estratégias lúdicas na promoção da competência gramatical

    Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensinos Básico e no Ensino Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2013 - 2014 | Orientador

    Sandra do Rosário Fonseca Caravana

    ¡M’expreso! A teoria das inteligências múltiplas no desenvolvimento da expressão oral na aula de E/LE

    Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2013 - 2014 | Orientador

    Maria Madalena Ferreira da Silva Costa

    A Cantar também se aprende: o uso das canções no desenvolvimento integrado da competência comunicativa dos alunos na aula de línguas estrangeiras

    Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensinos Básico e no Ensino Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2013 - 2015 | Orientador

    Sara Andreia Barbosa de Sousa

    A aquisição de vocabulário para o desenvolvimento de competências comunicativas na aula de LE

    Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensinos Básico e no Ensino Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2012 - 2013 | Orientador

    Clara Maria Dias Matos

    A abordagem do léxico na aula de espanhol como língua estrangeira

    Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2012 - 2013 | Orientador

    Isabel Maria de Oliveira Miranda

    A exploração de canções no ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira

    Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensinos Básico e no Ensino Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2012 - 2013 | Orientador

    Marta Sofia Miranda Carvalho

    (Des)Construindo a Escrita: A Expressão Escrita na sua Dimensão Processual

    Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensinos Básico e no Ensino Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2012 - 2013 | Orientador

    Cátia Sofia Miranda Vaz

    A exploração de documentos audiovisuais para a aprendizagem da língua espanhola

    Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensinos Básico e no Ensino Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2012 - 2014 | Orientador

    Válter António Anes Gonçalves

    Dramatizando a “cena”: o Drama no Ensino da escrita em Língua Portuguesa e da oralidade em Língua Espanhola

    Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2012 - 2014 | Orientador

    Mariana de Castro Pereira

    A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de língua

    Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2012 - 2014 | Orientador

    Betina Celina Soares Dobrões

    Del aula a la vida real. A interação oral orientada para a ação no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol Língua Estrangeira

    Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2012 - 2014 | Orientador

    Fábio Daniel Rodrigues Silva

    Práticas de tradução na KvaliText: O Quotidiano de um Tradutor Especializado em Contexto Empresarial

    Mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue

  • 2011 - 2012 | Orientador

    Maria Cristina Pereira Leitão

    “Hablando se entiende la gente”: fomentar a interação oral no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira

    Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2011 - 2012 | Orientador

    Manuela Sousa Alves

    A Dimensão Lúdica no âmbito do ensino/aprendizagem das Línguas

    Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2011 - 2012 | Orientador

    Paula Maria Azevedo Machado

    O uso de plataformas educativas no ensino-aprendizagem de Línguas: a plataforma MOODLE

    Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2011 - 2012 | Orientador

    Sandra Cristina Loureiro Martins

    A compreensão oral nas aulas de línguas

    Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2011 - 2012 | Orientador

    Natália Maria Rei Fumega

    Para uma gramática integrada, indutiva e atrativa. A abordagem comunicativa das competências linguísticas no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira

    . Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2011 - 2012 | Orientador

    Natália Maria Pires Meleiro Vilela

    As competências sociocultural e intercultural no desenvolvimento da competência comunicativa

    Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2011 - 2013 | Orientador

    Eduardo Joel Ferreira Bastos

    A Competência de Comunicação Oral no processo de Ensino e Aprendizagem das Línguas Portuguesa e Espanhola

    Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2011 - 2013 | Orientador

    Paula Juliana Ferreira Gomes

    A…B…CL: A compreensão leitora no desenvolvimento de competências de comunicação nas aulas de línguas

    Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2010 - 2012 | Orientador

    Shirley Elizabeth Correia Linhares

    A tradução especializada no contexto empresarial: O relato de uma experiência na AP|PORTUGAL - serviços linguísticos

    Mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue

  • 2010 - 2012 | Orientador

    João Pedro Barreto Fagundes

    Tradução Audiovisual em Contexto Empresarial: Relato da Experiência Profissional na Empresa Sintagma

    Mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue

  • 2010 - 2012 | Orientador

    Ana Alice Lobo Guise

    Tradução Audiovisual em Contexto Empresarial. Relato de experiência profissional na empresa Dialectus

    Mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue

  • 2010 - 2012 | Orientador

    Joana Rita Ferreira da Silva

    Aquisição de Vocabulário em Espanhol: Que estratégias e tipos de abordagem?

    Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2010 - 2012 | Orientador

    Raquel Patrícia Monteiro da Silva

    O ensino da gramática: tratamento didáctico dos tempos passados

    Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2010 - 2012 | Orientador

    Cátia Confraria Guarda

    A expressão escrita no ensino do espanhol como Língua Estrangeira

    Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2010 - 2012 | Orientador

    Sílvia Cristina de Lima Brito

    A interferência da Língua Portuguesa no ensino e aprendizagem da Língua Espanhola

    Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2010 - 2012 | Orientador

    Joana Andreia Gomes Fernandes

    A tipologia e o tratamento de erros na expressão escrita da Língua Estrangeira

    Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

  • 2010 - 2012 | Orientador

    Bruno Miguel Ferreira da Conceição

    “Pela Boca Vive o Feixe”: potenciar a oralidade no processo de ensino e aprendizagem das línguas Inglesa e Espanhola

    Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

Comissões científicas