Investigadores

Sun Lam

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Prof. Associado

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: slc@ilch.uminho.pt

Telefone: 961252133

ORCID: 0000-0002-2215-7995

Morada institucional:

Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 4710-057 Braga

Nota biográfica:

1984, Licenciatura em Língua e Literatura Inglesas (Major: tradução literária), pela Universidade de Jinan, Guangzhou, China. 
1994, Mestre em Educação, especialização no ensino de Língua e Literatura Portuguesas, Universidade do Minho, Portugal.
Julho a agosto de 1996, Estudos Avançados em Teoria, Método e Princípios Básicos do Ensino do Chinês como Língua Estrangeira, Universidade de Línguas e Culturas de Beijing, China.
Julho a agosto de 1997, Curso de verão para Professores de Chinês Língua Estrangeira, Universidade Normal de Beijing, China.
1999, D.E.A. (Diplome D’Etudes Approfundies) « Abord Psycholinguistique et Socioculturel de l’Enseignement et l’Apprentissage de l’Ecriture Chinoise », Université Paris 7 - Denis Diderot, Paris.
6. Setembro de 1999 a julho de 2001, iniciação dos trabalhos de dissertação de Doutoramento, Université Paris 7 – Denis Diderot, Paris.
Setembro de 2001 a 2004, Transferência do Doutoramento para o Instituto Nacional de Línguas e Civilizações Orientais de França (INALCO), Paris. 
2006, obtenção do Grau de Doutor em Ciências da Linguagem, especialização em Linguística Chinesa, com dissertação em "Escrita Chinesa: abordagem psicocognitiva e didática com uma aplicação multimédia", Universidade do Minho.
2004, criação da Licenciatura em Estudos Orientais no ILCH, UMinho
2008, criação do Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês no ILCH, UMinho
2005-2015, Diretora do Instituto Confúcio da Universidade do Minho
Desde 2010, orientadora de dissertações da áreas de estudos chineses e estudos interclturais China/Portugal
Desde 2011, orientadora de teses de Doutoramento das áreas de ciências de linguagem e de cultura, na especialidade de China
Deste 2016, colaboração no Mestrado no Ensino de Chinês Língua Estrangeira, Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau

Interesses de investigação:

1. Estudos interculturais chineses para o ensino/aprendizagem da língua e tradução entre as duas linguas. 2. Cognição da escrita chinesa (aspectos psicodidáticos dos caracteres chineses). 3. Didátia de chinês lingua estrangeira 4. Comunicação intercultural português/chinês 5. Tradução e interpretação entre chinês e português. 5. Cultura Popular da China.

Formação:

1. 1984, Licenciatura em Língua e Literatura Inglesas (Major: tradução literária), pela Universidade de Jinan, Guangzhou, China.

2. 1994, Mestre em Educação, especialização no ensino de Língua e Literatura Portuguesas, Universidade do Minho, Portugal.

3. Julho a agosto de 1996, Estudos Avançados em Teoria, Método e Princípios Básicos do Ensino do Chinês como Língua Estrangeira, Universidade de Línguas e Culturas de Beijing, China.

4. Julho a agosto de 1997, Curso de verão para Professores de Chinês Língua Estrangeira, Universidade Normal de Beijing, China.

5. 1999, D.E.A. (Diplome D’Etudes Approfundies) « Abord Psycholinguistique et Socioculturel de l’Enseignement et l’Apprentissage de l’Ecriture Chinoise », Université Paris 7 - Denis Diderot, Paris.

6. Setembro de 1999 a julho de 2001, iniciação dos trabalhos de dissertação de Doutoramento, Université Paris 7 – Denis Diderot, Paris.

7. Setembro de 2001 a 2004, Transferência do Doutoramento para o Instituto Nacional de Línguas e Civilizações Orientais de França (INALCO), Paris.

8. 2006, obtenção do Grau de Doutor em Ciências da Linguagem, especialização em Linguística Chinesa, com dissertação em "Escrita Chinesa: abordagem psicocognitiva e didática com uma aplicação multimédia", Universidade do Minho.

Experiência profissional:

Professora Associada em Língua e Civilização Chinesas da Universidade do Minho

Orientadora de Doutoramento na áreas de ciências da Linguagem (língua chinesa), em especialização em tradução e didática de chinês língua estrangeira

Orientadora de Doutoramento na áreas de ciências da cultura(cultura chinesa chinesa)

Cargos:

Diretora do Departamento de Estudos Asiáticos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho

Diretora do Curso de Mestrado em Estudos Interculturais Português-Chinês: tradução, formação e comunicação empresarial

Diretora do Curso de Licenciatura em Estudos Orientais – Estudos Chineses e Japoneses

Diretora do Instituto Confúcio da UM (2005-2015)

Responsável pelo Grupo de Estudos Luso-Asiáticos(GELA), CEHUM