Investigadores

Elisa Maria Maia da Silva Lessa

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Prof. Associado

E-mail: elisalessa@ilch.uminho.pt

Telefone: 253601341

Website(s):

CiênciaVitae/ORCID: cehum@ilch.uminho.pt

Morada institucional:

Departamento de Música
Ed. dos Congregados, Av. Central, 100
Universidade do Minho
4710-229 Braga

Nota biográfica:

Elisa Lessa estudou piano nos Conservatórios de Música Calouste Gulbenkian de Braga e Nacional de Lisboa. É doutorada em Ciências Musicais pela Universidade Nova com a tese "Os Mosteiros Beneditinos Portugueses (séculos XVII a XIX): Centros de Ensino e Prática Musical”, Mestre em Ciências Musicais, pela Universidade de Coimbra, e Licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova.
De 2004 a 2007 foi Directora da Revista de Educação Musical e Presidente da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM). Actualmente é  Presidente da Associação Cultural Suonart.
Como musicóloga é autora de diversos estudos sobre Música Portuguesa dos séculos XVIII a XX. Tem artigos científicos publicados em revistas especializadas portuguesas e estrangeiras.Editou obras de música portuguesa do século XVIII e de Música Portuguesa para a infância dos séculos XIX e XX. 
Desenvolve paralelamente uma intensa actividade artística, tendo sido fundadora e Directora Artística da Orquestra de Câmara do Minho. Nos anos 90 fundou a Companhia da Música de Braga, Conservatório de ensino artístico especializado tendo sido sua Directora Pedagógica, em regime de voluntariado, cerca de 30 anos.

Interesses de investigação:

História da Música em Portugal ( séc. XVII a XX), Música Erudita na perspectiva dos Estudos Culturais., Estudos Musicais Luso-Brasileiros, Questões de Género em Música, História do Ensino e Pedagogia Musical .

Formação:

Doutoramento em Ciências Musicais Históricas . Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa (1998)

Mestrado em Ciências Musicais Históricas Faculdade de Letras. Universidade de Coimbra.(1992)

Licenciatura Licenciatura em Ciências Musicais Históricas Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa (1987)

Experiência profissional:

Professora Associada do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, com provimento definitivo desde Outubro de 2003.

Cargos:

Directora do Departamento de Expressões Artísticas e Educação Física do Instituto de Estudos da Criança

Directora do Departamento de Música ( 2007 a 2011)

Directora do Curso de Licenciatura em Música ( 2007 a 2011)

Projetos

  • 2016 - ... (Coordenador)

    Património Musical do Concelho de Braga

    Preservar e divulgar o património musical do Concelho 
    Projeto financiado pela Câmara Municipal de Braga
  • 2013 - 2016 (Membro)

    Projecto concluído: ORFEUS A reforma tridentina e a música no silêncio claustral. O mosteiro de S. Bento de Cástris.

    ORFEUS - A reforma tridentina e a música no silêncio claustral: o mosteiro de S. Bento de Cástris
    
    EXPL/EPH-PAT/2253/2013
    
    Área Científica Principal
        Estudo do Passado Humano - Património Cultural 
    Palavras Chave
        Monaquismo cisterciense feminino 
        Reforma Tridentina 
        Música e Contra-reforma 
        S. Bento de Cástris (Évora) 
    Financiamento
        € 43 044,00 
    Projecto cofinanciado pelo COMPETE
    Universidade de Évora (UE) 
    CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedade
    cidehus@uevora.pt
    
    www.orfeus.pt

Publicações

Livros de atas

  • Lessa, Elisa (2015)“Práticas musicais nos Mosteiros de Clarissas da Ilha da Madeira nos séculos XVII e XVIII: aspetos litúrgicos, culturais e lúdicos da vida conventual feminina”, Diocese do Funchal – a primeira diocese global. História Cultura e Espiritualidades, dir. José Eduardo Franco e João Paulo Oliveira e Costa, ed . 500 anos da Diocese do Funchal em parceria com a Esfera do Caos, Lisboa, 2015, 2 volumes.  vol. II, pp. 369-384.
  • Lessa, Elisa (2014) “Representações musicais do velho mundo nos relatos de viagens pelo Brasil do século XVIII e princípios do século XIX” Atas do Congresso Internacional A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico http://www.caravelas.com.pt/atas_do_congresso_internacional_a_musica_no_espaco_luso_brasileiro.

Artigos

  • LESSA, Elisa; LALANDA, Margarida Sá Nogueira,
    «How valuable was Music for cloistered nuns? A study case in S. Bento de Cástris (Évora, Portugal)». IN European Scientific Journal, edição especial de Agosto de 2015 (ESJ AUGUST 2015 /SPECIAL/ EDITION), pp. 369 – 381; disponível em http://www.eujournal.org/index.php/esj/article/view/6161/5946 . ISSN: 1857 – 7881 (em papel), e 1857 – 7431 (em linha).
  • Lessa, Elisa (2015) “ A prática musical nos mosteiros femininos na segunda metade do século XVIII e princípios do século XIX: obras de compositors portugueses e italianos no mosteiro de S. Bento de Cástris (Évora) e no convento de Avé Maria (Porto)”, pp. 61-88. Revista Mátria XXI. Santarém: Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão
  • Lessa, Elisa (2014) “Conventos de Religiosas Franciscanas em Braga: Pompa, Cerimonial e actividade musical quotidiana (séculos XVII a XIX)” Revista Itinerarium nº209. Lisboa: Província Portuguesa da Ordem Franciscana.
  • Lessa, Elisa (2013)  “Estes senhores não têm mais peças de violoncelo?” Notas sobre a criação musical portuguesa para a Infância. Revista de Educação Musical nº 138 – Janeiro-Junho 2012, pp.11-16.Lisboa : Associação portuguesa de Educação Musical.
  • Lessa, Elisa (2013)“Educação e Cultura Artística: o exemplo da Orquestra de Câmara do Minho”. Revista de Educação Musical nº 138 – Janeiro-Junho 2012, pp. 67-72. Lisboa: Associação Portuguesa de Educação Musical.
  • Lessa, Elisa (2007)“Eurico Thomaz de Lima e a Imprensa Brasileira: Um Caso Feliz de Recepção Musical”, Revista Música, pp.165-174. Universidade de S. Paulo, vol.12
  • Lessa, Elisa (1999)"A Música no quotidiano das monjas nos séculos XVII e XVIII - Mosteiros de beneditinas e ursulinas em Portugal", Revista Portuguesa de Musicologia, pp. 47-58.Lisboa, Associação Portuguesa de Ciências Musicais. pp. 47-58.

Capítulos em livros

  • Lessa, Elisa (2018)"Louvores ao Divino : O Património Musical da Santa Casa da Misericórdia de Braga." Património e Devoção, pp.85-106. Braga: Santa Casa da Misericórdia de Braga, 2018.
  • Lessa, Elisa (2017) “A Música no Mosteiro de Tibães nos séculos XVII e XVIII”, Conhecer o Mosteiro de Tibães. Revista Bracara Augusta, vol. LXII, pp.29-48. Braga: Câmara Municipal.
  • Lessa, Elisa (2016) Guardar o silêncio, cantar louvores ao Divino: a vida intramuros das monjas de Cister publicado no e-book: Do Espírito do Lugar - Música, Estética, Silêncio, Espaço, Luz: I e II Residências Cistercienses de São Bento de Cástris (2013, 2014)
  • Lessa, Elisa (2016) "O património artístico Musical do Mosteiro Santo André de Rendufe: Conhecer o passado para intervir no presente". ARTISON nº3, pp. 112-120. http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/issue/view/8/.
  • Lessa, Elisa (2016)“ Evidências Pós-Tridentinas na Prática Musical Bracarense nos arcebispados de D. Frei Bartolomeu dos Mártires (1559-1582) e D. Frei Agostinho de Jesus (1588-1609)” Concilio de Trento Innovar en la tradición, pp. 719-730.Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá.
  • Lessa, Elisa (2016)“Manuel Faria, os concertos do círculo de cultura muscal e as crónicas no Diário do Minho” in Manuel Faria-centenário do seu nascimento. pp.30-37. Vila Nova de Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda.
  • Lessa, Elisa (2016) “ A obra musical do Cónego Manuel Rodrigues de Azevedo”, in Gil de Azevedo Abreu, Cónego Manuel Rodrigues de Azevedo. Ecos do Centenário do seu nascimento. pp.22-28. Edição do autor.
  • Lessa, Elisa (2016) “ Memórias Musicais do Theatro Circo” in O theatro e a memória, pp.149-168.Braga: Caleidoscópio.
  • Lessa, Elisa (2015) “Musical Life in Portuguese Benedictine and Clarisse Convents through the study of the reports of Visits from the seventeeth and eighteenth centuries” Celesti Sirene II. Italy, Barletta: Cafagna Editore.
  • Lessa, Elisa (2014) “Os Monges Beneditinos no Alto Minho: a actividade musical no Mosteiro de Ganfei (Séc. XVII e XVIII)” pp. 165178. Monção, entre muralhas, com tantas portas quantos os sentidos. Casa Museu de Monção: Universidade do Minho
  • Lessa, Elisa (2013)“Musical life in portuguese benedictine and clarisse convents through the study of the reports of “Visits” from the seventeenth and eighteenth centuries” Celesti Sirene. Musica e monachesimo dal Medioevo all’Ottocento. Itália: Pubblicazione dell’ Archivio Storico Diocesano di San Severo.Claudio Grenzi Editore.
  • Lessa, Elisa (2013) “Contributos para o conhecimento da História Musical Portuguesa no feminino: marcas de cultura e identidade das monjas músicas dos séculos XVII e XVIII.” Mulheres: Feminino, Plural, pp.271-280.Funchal: Nova Delphi.
  • Lessa, Elisa (2012) "Instrução e prática musical em Belém do Pará: o contributo do Bispo D. Frei Caetano de Brandão nos anos de 1783 a 1789" in As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime Repertórios, Práticas e Representações, pp. 455-469. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
  • Lessa, Elisa (2011) Do Convento ao Instituto. Portas para a Vida. "A Música no Mosteiro da Conceição ( séc. XVII, XVIIIXIX),pp. 155-163. Braga: Instituto Monsenhor Airosa. Coord. Ernesto Português.
  • Lessa, Elisa (2011) Do Convento ao Instituto. Portas para a Vida." O fundo musical do Instituto Monsenhor Airosa: Testemunho de Louvor, Educação e Cultura", pp. 373-384. Braga: Instituto Monsenhor Airosa. Coord. Ernesto Português.
  • Lessa, Elisa (2011) "Nun's Musical Activity North's Convents of Portugal in the eighteenth and early nineteenth centuries" Keyboard Music in the Female Monasteries and Convents of Spain,pp. 61-66. Portugal and the Americas. Almeria: FINTE.
  • Lessa, Elisa ( 2001)”Missionação e Diálogo de Culturas: a Música nos Mosteiros Beneditinos do Brasil Colonial”, A Música no Brasil Colonial, pp. 133-157.Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Artigos em livros de atas

  • Lessa, Elisa (2017) “ Cantochão ou Polifonia? Música e Devoção nos Mosteiros Femininos Portugueses no Período Moderno.” João Luís Fontes, Maria Filomena Andrade e Tiago Pires Marques (coord.) – Género e interioridade na vida religiosa: conceitos, contextos e práticas, pp. 159-168. Lisboa: CEHR-UCP.
  • Lessa, Elisa (2016) "O património artístico Musical do Mosteiro Santo André de Rendufe: Conhecer o passado para intervir no presente". ARTISON nº3, pp. 112-120. http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/issue/view/8/showToc
  • Lessa, Elisa (2013) “As Livrarias dos mosteiros beneditinos: nobres oficinas de Arte e Cultura monástica” As Bibliotecas e o Livro em Instituições Eclesiais. Actas do III Encontro Nacional. (2013), pp. 162-169 Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja.
  • Lessa, Elisa ( 2012)“Entre poesia e música. “Quatro poemas da Mensagem por Fernando Pessoa de Maria de Lourdes Martins””. Estética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos,pp. 329-338. Universidade do Minho, Centro de Estudos Humanísticos,

Organização de eventos

  • 2018/12/05 | Universidade do Minho

    Masterclasses de Jazz Jacinta Ramos Jazz vocal/ Interpretação estilística e improvisação Paulo Dantas / O baixo eléctrico (contrabaixo) / funções no repertório musical brasileiro e standarts de jazz

  • 2018/11/22 | Universidade do Minho

    Jornadas de Musicologia 2018- Dia de Santa Cecília. Padroeira dos Músicos

  • 2018/04/21 | Santa Casa da Misericórdia de Braga

    Comemorações dos 300 anos da Trasladação das Relíquias de S. João Marcos. Colóquio A Devoção a S. João Marcos.

  • 2017/01/01 | Santa Casa da Misericórdia de Braga

    Património Cultural Religioso: Memória e Identidade

    http://cehum.ilch.uminho.pt/pcr

  • 2015/03/20 - 2015/03/21 | Casa Museu de Monção

    Seminário Internacional "Arte, Música e Devoção nos mosteiros da Ordem de Cister" -

Participação em eventos

  • Seminário (Por convite)

    “Os órgãos ibéricos: instrumentos, textos e contextos no noroeste português” Curso livre Música e Músicos. Aspectos do Património Musical Português. Associação Queirosiana. Vila Nova de Gaia, Solar Condes de Resende.

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    “ A música no Coreto da Avenida Central nos séculos XIX e princípios do século XX”. Braga à Lupa: O pavilhão acústico da Avenida Central 1868-2018. Braga, no Coreto da Avenida Central.

  • Colóquio/Congresso

    Lessa, Elisa (2018) David Dias de Paiva: actividade musical em Braga e no Rio de Janeiro nos finais do século XIX e primeira metade do século XX Universidade Nova. Congresso Internacional. "Musicologia Transatlântica": um momento para reflexão. Setembro de 2018.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    “Arte Musical e Espiritualidade no Monaquismo Cisterciense. A Palavra Sagrada e o Canto Litúrgico no Mosteiro de S. Cristovão de Lafões”. Em Torno do património Cultural Religioso. XIV Encontro Cultural S. Cristovão de Lafões. Mosteiro de S. Cristovão de Lafões, 18 e 19 Maio de 2018.

  • Seminário

    “O Curso de Licenciatura em Música – especialização em Ciências Musicais: uma opção com futuro “ Jornadas de Musicologia 2018. Universidade do Minho, 13 e 14 de Abril de 2018.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Lessa, Elisa (2018) “Imaginários Sacros e poética musical. O canto litúrgico medieval, S. Francisco e O. Messiaen”. Ler a Idade Média Hoje. Fontes, Texto e Tradução. Universidade do Minho: CEHUM

  • Colóquio/Congresso

    Lessa, Elisa (2015) "A poesia da Geração de Orpheu na música portuguesa dos séculos XX e XXI."Colóquio Internacional INSULA, um encontro académico multidisciplinar , subordinado ao tema: Discursos Periféricos da(s) Modernidade(s)

  • Colóquio/Congresso

    Lessa, Elisa & Lalanda, Margaria (2015) How valuable was Music for cloistered nuns ? A case study in S.Bento de Cástris (Évora, Portugal)»,3rd Annual International Interdisciplinary Conference AIIC 2015 08-11 July, Azores, Portugal

  • Colóquio/Congresso

    Lessa, Elisa (2015) "Cantochão ou polifonia? Música e devoção nos mosteiros femininos portugueses no período moderno"Jornadas de Estudo Género e interioridade na vida religiosa: conceitos, contextos e práticas Lisboa, Universidade Católica Portuguesa, 3 e 4 de julho de 2015

Orientação de teses

Pós-Doutoramentos

  • 2015 - 2017 | Orientador

    Suely Franco

    "A Música da Semana Santa de São João del-rei e de Braga:influ|encias e trajectórias recíprocas. "

Doutoramentos

  • 2010 - 2012 | Co-orientador

    Sérgio Azevedo

    História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar: a criação de música para crianças como parte de uma ética artística e social

  • 2009 - 2012 | Orientador

    Sandra Isabel Pires Barroso

    O conto musical narrado na história da literatura musical portuguesa para a infância [1959-2009] : estudo das relações entre texto literário e musical

  • 2004 - 2007 | Co-orientador

    Helena Maria Gonçalves Vieira.

    O Ensino da Música em Portugal no Início do Século XXI. Estudo sobre as Políticas de Ramificação Curricular .

Mestrados

  • 2016 - 2017 | Orientador

    Eduardo Miguel Fraguito Gomes Canelas

    “O Papel da Memória na Aprendizagem das Ciências Musicais e da Formação Musical”

    mestrado em Música - especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Leandro Vieira Monteiro

    “A imagem como Recurso Pedagógico para o Ensino das Ciências Musicais”

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    David Emanuel Guedes Rodrigues

    O Repertório para cordofones dedilhados como fonte de aprendizagem no Ensino das Ciências Musicais: o caso do bandolim.

    “Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Victor Thadeu Reis Oliveira

    “O Cinema como estratégia de motivação e aprendizagem no Ensino das Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Ivânia Esteves

    “Música e Património no contexto da Aprendizagem das Ciências Musicais

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Mónica Teixeira

    “A importância dos materiais pedagógicos no ensino das Ciências Musicais

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Adriano Macedo

    Teoria e Prática nas Aulas de Formação Musical e História da Cultura e das Artes.

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Paulo Araújo

    O ensino das Ciências Musicais e a Retórica. Discurso Musical no período do Barroco

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2014 - 2016 | Orientador

    José Manuel Oliveira Marques

    “Estratégias de motivação e aprendizagem no ensino da História da Música: o papel da iconografia musical.”

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

Editor

  • 2018 - 2018/1

    Património e Devoção

  • 2012 - 2012/1

    Música Discurso Poder. Coordenação Maria do Rosário Girão Santos. Elisa Maria Lessa. Universidade do Minho, Centro de Estudos Humanísticos, pp. 43-56.

Comissões científicas

Outros dados

  • Revisor do artigo "A produção musicalde Pedro Vaz Rego na Catedral de Évora: Aspetos de continuidade e inovação nas primeiras décadas do século XVIII," 
    Revista de Historia Moderna. Anales de la Universidad de Alicante.

  • Conferência :A obra musical do Cónego Manuel Rodrigues de Azevedo. Centro paroquiaç de Forjães, 7 de fevereiro.Org. Câmara Municipal de Esposende.

  • Lessa & et all, Proposta de restruturação do Curso de Licenciatura em Música. 
    Elaboração dos programas das seguintes Unidades Curriculares: Teoria e Formação Musical I; Teoria e Formação Musical II; Introdução ao Estudos Musicológicos; Seminário de Estudos Musicológicos I; Seminário de Estudos Musicológicos II; Seminário de Estudos Musicológicos III; Investigação em Musicologia; Projecto de Musicologia.

  • Exposições - Curadora 
    O Património Musical do Concelho de Braga 
    (.) Património Musical da Freguesia de Figueiredo
    (.) Património Musical das Freguesias de Ferreiros e Gondizalves 
    (.) Património Musical da Freguesia de Tadim
    (.) Património Musical das Freguesias de Vilaça e Fradelos 
    (.) Património Musical da Igreja de Adaúfe.

  • Exposição - Curadora  
    O Património Musical da Igreja de S. João do Souto com a colaboração da Biblioteca Pública de Braga. Reitoria da Universidade do Minho, Junho de 2018

  • Organização e Direcção Artística  
    Concerto na Junta de Freguesia de Figueiredo. Quarteto de Clarinetes de Jovens Músicos da UM. 20 de  Julho de 2018.
    Concerto na Junta de Freguesia de Gondizalves. Quarteto de cordas op.18 -Jovens músicos da UM.14 de Abril de 2018.
    Concerto na Igreja Paroquial de Tadim. Com.cordas Ensemble e Nuno Peixoto, guitarra. 5 de  Maio de 2018.
    Concerto na Junta de Freguesia de Fradelos. Opus Fun. 27 de Outubro de 2018.
    Concerto na Junta de Freguesia de Adaúfe. Lúcia Ribeiro, Canto e Rui Gama, guitarra. 4 de Fevereiro de 2018.

  • Organização e Direcção Artística 
    Concerto Braga Barroca. Homenagem a Carlos Paredes (Estações) e obras de música Barroca 
    Com.Cordas Ensemble. Braga, Igreja de S. Paulo. 23 de Setembro de 2018.

  • Organização e Direcção artística 
    
    Concerto Roteiro dos Quatro Arcebispos Santos 
    Coro Viana vocale Dir. Vitor Lima
    Com.cordas – Ensemble Orquestral. Dir. Toby Hoffman
    Braga, Igreja de S. Paulo, 22 de Outubro de 2018

  • Organização e direcção artística
    
    Recital de Música de Câmara com Miguel Simões (violino), Matilde Loureiro (violino), Sofia Sousa (viola de arco), Fernando Costa (violoncelo) e Sander Sitiig (piano). Obras de Álvaro Carneiro (1909-1986), musicólogo, violinista e compositor bracarense (cujo espólio se encontra depositado na Biblioteca Pública), Robert Schumann (1810 - 1856) e Antonín Dvořák (1841 - 1904). Abril de 2018. Reitoria da Universidade do Minho

  • Organização e Direcção Artística de Concertos 
    Concerto na Junta de Freguesia de Figueiredo. Quarteto de Clarinetes de Jovens Músicos da UM. 20 de  Julho de 2018.
    Concerto na Junta de Freguesia de Gondizalves. Quarteto de cordas op.18 -Jovens músicos da UM.14 de Abril de 2018.
    Concerto na Igreja Paroquial de Tadim. Com.cordas Ensemble e Nuno Peixoto, guitarra. 5 de  Maio de 2018.
    Concerto na Junta de Freguesia de Fradelos. Opus Fun. 27 de Outubro de 2018.
    Concerto na Junta de Freguesia de Adaúfe. Lúcia Ribeiro, Canto e Rui Gama, guitarra. 4 de Fevereiro de 2018.