Researchers

Elisa Maria Maia da Silva Lessa

Academic degree: Doutoramento

Professional category: Prof. Associado

E-mail: elisalessa@ilch.uminho.pt

Phone: 253601341

Website(s):

ORCID: cehum@ilch.uminho.pt

Institutional address:

Departamento de Música
Ed. dos Congregados, Av. Central, 100
Universidade do Minho
4710-229 Braga

Short bionote:

Elisa Lessa estudou piano nos Conservatórios de Música Calouste Gulbenkian de Braga e Nacional de Lisboa. É doutorada em Ciências Musicais pela Universidade Nova com a tese "Os Mosteiros Beneditinos Portugueses (séculos XVII a XIX): Centros de Ensino e Prática Musical”, Mestre em Ciências Musicais, pela Universidade de Coimbra, e Licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova.
De 2004 a 2007 foi Directora da Revista de Educação Musical e Presidente da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM). Actualmente é  Presidente da Associação Cultural Suonart.
Como musicóloga é autora de diversos estudos sobre Música Portuguesa dos séculos XVIII a XX. Tem artigos científicos publicados em revistas especializadas portuguesas e estrangeiras.Editou obras de música portuguesa do século XVIII e de Música Portuguesa para a infância dos séculos XIX e XX. 
Desenvolve paralelamente uma intensa actividade artística, tendo sido fundadora e Directora Artística da Orquestra de Câmara do Minho. Nos anos 90 fundou a Companhia da Música de Braga, Conservatório de ensino artístico especializado tendo sido sua Directora Pedagógica, em regime de voluntariado, cerca de 30 anos.

Research interests:

História da Música em Portugal ( séc. XVII a XX), Música Erudita na perspectiva dos Estudos Culturais., Estudos Musicais Luso-Brasileiros, Questões de Género em Música, História do Ensino e Pedagogia Musical .

Education:

Doutoramento Doutoramento em Ciências Musicais Históricas . Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa (1998)

Mestrado em Ciências Musicais Históricas Faculdade de Letras. Universidade de Coimbra.(1992)

Licenciatura Licenciatura em Ciências Musicais Históricas Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa (1987)

Professional experience:

Professora Associada do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, com provimento definitivo desde Outubro de 2003.

Institutional positions:

Directora do Departamento de Expressões Artísticas e Educação Física do Instituto de Estudos da Criança

Directora do Departamento de Música ( 2007 a 2011)

Directora do Curso de Licenciatura em Música ( 2007 a 2011)

Projects

  • 2016 - ... (Coordenador)

    Património Musical do Concelho de Braga

    Preservar e divulgar o património musical do Concelho 
    Projeto financiado pela Câmara Municipal de Braga
  • 2013 - 2016 (Membro)

    Projecto concluído: ORFEUS A reforma tridentina e a música no silêncio claustral. O mosteiro de S. Bento de Cástris.

    ORFEUS - A reforma tridentina e a música no silêncio claustral: o mosteiro de S. Bento de Cástris
    
    EXPL/EPH-PAT/2253/2013
    
    Área Científica Principal
        Estudo do Passado Humano - Património Cultural 
    Palavras Chave
        Monaquismo cisterciense feminino 
        Reforma Tridentina 
        Música e Contra-reforma 
        S. Bento de Cástris (Évora) 
    Financiamento
        € 43 044,00 
    Projecto cofinanciado pelo COMPETE
    Universidade de Évora (UE) 
    CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedade
    cidehus@uevora.pt
    
    www.orfeus.pt

Publications

Proceedings books

  • “Práticas musicais nos Mosteiros de Clarissas da Ilha da Madeira nos séculos XVII e XVIII: aspetos litúrgicos, culturais e lúdicos da vida conventual feminina”, Diocese do Funchal – a primeira diocese global. História Cultura e Espiritualidades, dir. José Eduardo Franco e João Paulo Oliveira e Costa, ed . 500 anos da Diocese do Funchal em parceria com a Esfera do Caos, Lisboa, 2015, 2 volumes.  vol. II, pp. 369-384.
  • “Representações musicais do velho mundo nos relatos de viagens pelo Brasil do século XVIII e princípios do século XIX” Atas do Congresso Internacional A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico http://www.caravelas.com.pt/atas_do_congresso_internacional_a_musica_no_espaco_luso_brasileiro.

Articles

  • LESSA, Elisa; LALANDA, Margarida Sá Nogueira,
    «How valuable was Music for cloistered nuns? A study case in S. Bento de Cástris (Évora, Portugal)». IN European Scientific Journal, edição especial de Agosto de 2015 (ESJ AUGUST 2015 /SPECIAL/ EDITION), pp. 369 – 381; disponível em http://www.eujournal.org/index.php/esj/article/view/6161/5946 . ISSN: 1857 – 7881 (em papel), e 1857 – 7431 (em linha).
  • “ A prática musical nos mosteiros femininos na segunda metade do século XVIII e princípios do século XIX: obras de compositors portugueses e italianos no mosteiro de S. Bento de Cástris (Évora) e no convento de Avé Maria (Porto)”. Pp. 61-88. Revista Mátria XXI. Santarém: Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão
  • “Conventos de Religiosas Franciscanas em Braga: Pompa, Cerimonial e actividade musical quotidiana (séculos XVII a XIX)” Revista Itinerarium nº209. Lisboa: Província Portuguesa da Ordem Franciscana.
  • “Estes senhores não têm mais peças de violoncelo?” Notas sobre a criação musical portuguesa para a Infância. Revista de Educação Musical nº 138 – Janeiro-Junho 2012, pp.11-16.
  • “Educação e Cultura Artística: o exemplo da Orquestra de Câmara do Minho”. Revista de Educação Musical nº 138 – Janeiro-Junho 2012, pp. 67-72.
  • “Eurico Thomaz de Lima e a Imprensa Brasileira: Um Caso Feliz de Recepção Musical”, Revista Música, pp.165-174. Universidade de S. Paulo, vol.12
  • "A Música no quotidiano das monjas nos séculos XVII e XVIII - Mosteiros de beneditinas e ursulinas em Portugal", Revista Portuguesa de Musicologia. Lisboa, Associação Portuguesa de Ciências Musicais, 1999, pp. 47-58.

Book chapters

  • "Louvores ao Divino : O Património Musical da Santa Casa da Misericórdia de Braga." Património e Devoção. Braga: Santa Casa da Misericórdia de Braga, 2018, pp. 85-106.
  • “A Música no Mosteiro de Tibães nos séculos XVII e XVIII”, Conhecer o Mosteiro de Tibães. Revista Bracara Augusta. Braga: Câmara Municipal, vol. LXII, pp. 29-48
    (2016) “ Memórias Musicais do Theatro Circo” O theatro e a memória. Braga: Caleidoscópio, pp. 149-168.
  • Guardar o silêncio, cantar louvores ao Divino: a vida intramuros das monjas de Cister publicado no e-book: Do Espírito do Lugar - Música, Estética, Silêncio, Espaço, Luz: I e II Residências Cistercienses de São Bento de Cástris (2013, 2014)
  • "O património artístico Musical do Mosteiro Santo André de Rendufe: Conhecer o passado para intervir no presente". ARTISON nº3, pp112-120. http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/issue/view/8/.
  • “ Evidências Pós-Tridentinas na Prática Musical Bracarense nos arcebispados de D. Frei Bartolomeu dos Mártires (1559-1582) e D. Frei Agostinho de Jesus (1588-1609)” Concilio de Trento Innovar en la tradición. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, pp. 719-730.
  • “Manuel Faria, os concertos do círculo de cultura muscal e as crónicas no Diário do Minho” in Manuel Faria-centenário do seu nascimento. 30-37. Vila Nova de Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda.
  • “ A obra musical do Cónego Manuel Rodrigues de Azevedo”, in Gil de Azevdo Abreu, Cónego Manuel Rodrigues de Azevedo. Ecos do Centenário do seu nascimento. 22-28. Edição do autor.
  • “Musical Life in Portuguese Benedictine and Clarisse Convents through the study of the reports of Visits from the seventeeth and eighteenth centuries” Celesti Sirene II. Italy, Barletta: Cafagna Editore.
  • “Os Monges Beneditinos no Alto Minho: a actividade musical no Mosteiro de Ganfei (Séc. XVII e XVIII)” pp. 165178. Monção, entre muralhas, com tantas portas quantos os sentidos. Casa Museu de Monção: Universidade do Minho
  • “Musical life in portuguese benedictine and clarisse convents through the study of the reports of “Visits” from the seventeenth and eighteenth centuries” Celesti Sirene. Musica e monachesimo dal Medioevo all’Ottocento. Itália: Pubblicazione dell’ Archivio Storico Diocesano di San Severo.Claudio Grenzi Editore.
  • “Contributos para o conhecimento da História Musical Portuguesa no feminino: marcas de cultura e identidade das monjas músicas dos séculos XVII e XVIII.” Mulheres: Feminino, Plural. (2013) Funchal: Nova Delphi.pp.271-280.
  • "Instrução e prática musical em Belém do Pará: o contributo do Bispo D. Frei Caetano de Brandão nos anos de 1783 a 1789" in As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime Repertórios, Práticas e Representações.Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,pp. 455-469.
  • Do Convento ao Instituto. Portas para a Vida. "A Música no Mosteiro da Conceição ( séc. XVII, XVIIIXIX),Braga: Instituto Monsenhor Airosa. Coord. Ernesto Português. pp.155-163.
  • Do Convento ao Instituto. Portas para a Vida." O fundo musical do Instituto Monsenhor Airosa: Testemunho de Louvor, Educação e Cultura"Braga: Instituto Monsenhor Airosa. Coord. Ernesto Português. pp. 373-384.
  • "Nun's Musical Activity North's Convents of Portugal in the eighteenth and early nineteenth centuries" Keyboard Music in the Female Monasteries and Convents of Spain, Portugal and the Americas. Almeria: FINTE, pp.61-66
  • ”Missionação e Diálogo de Culturas: a Música nos Mosteiros Beneditinos do Brasil Colonial”, A Música no Brasil Colonial, pp. 133-157.Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Proceedings papers

  • (2017) “ Cantochão ou Polifonia? Música e Devoção nos Mosteiros Femininos Portugueses no Período Moderno.” João Luís Fontes, Maria Filomena Andrade e Tiago Pires Marques (coord.) – Género e interioridade na vida religiosa: conceitos, contextos e práticas, pp. 159-168. Lisboa: CEHR-UCP.
  • "O património artístico Musical do Mosteiro Santo André de Rendufe: Conhecer o passado para intervir no presente". ARTISON nº3, pp112-120. http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/issue/view/8/showToc
  • “As Livrarias dos mosteiros beneditinos: nobres oficinas de Arte e Cultura monástica” As Bibliotecas e o Livro em Instituições Eclesiais. Actas do III Encontro Nacional. (2013) Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, pp. 162-169.
  • “Entre poesia e música. “Quatro poemas da Mensagem por Fernando Pessoa de Maria de Lourdes Martins””. Estética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos. Universidade do Minho, Centro de Estudos Humanísticos, pp. 329-338.

Organização de eventos

Orientação de teses

Post-doctoral

  • 2015 - 2017 | Orientador

    Suely Franco

    "A Música da Semana Santa de São João del-rei e de Braga:influ|encias e trajectórias recíprocas. "

PhD

  • 2010 - 2012 | Co-orientador

    Sérgio Azevedo

    História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar: a criação de música para crianças como parte de uma ética artística e social

  • 2009 - 2012 | Orientador

    Sandra Isabel Pires Barroso

    O conto musical narrado na história da literatura musical portuguesa para a infância [1959-2009] : estudo das relações entre texto literário e musical

  • 2004 - 2007 | Co-orientador

    Helena Maria Gonçalves Vieira.

    O Ensino da Música em Portugal no Início do Século XXI. Estudo sobre as Políticas de Ramificação Curricular .

Master

  • 2016 - 2017 | Orientador

    Eduardo Miguel Fraguito Gomes Canelas

    “O Papel da Memória na Aprendizagem das Ciências Musicais e da Formação Musical”

    mestrado em Música - especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Leandro Vieira Monteiro

    “A imagem como Recurso Pedagógico para o Ensino das Ciências Musicais”

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    David Emanuel Guedes Rodrigues

    O Repertório para cordofones dedilhados como fonte de aprendizagem no Ensino das Ciências Musicais: o caso do bandolim.

    “Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Victor Thadeu Reis Oliveira

    “O Cinema como estratégia de motivação e aprendizagem no Ensino das Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Ivânia Esteves

    “Música e Património no contexto da Aprendizagem das Ciências Musicais

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Mónica Teixeira

    “A importância dos materiais pedagógicos no ensino das Ciências Musicais

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Adriano Macedo

    Teoria e Prática nas Aulas de Formação Musical e História da Cultura e das Artes.

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Paulo Araújo

    O ensino das Ciências Musicais e a Retórica. Discurso Musical no período do Barroco

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2014 - 2016 | Orientador

    José Manuel Oliveira Marques

    “Estratégias de motivação e aprendizagem no ensino da História da Música: o papel da iconografia musical.”

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

Editorial boards

  • 2018 - 2018/1

    Património e Devoção

  • 2012 - 2012/1

    Música Discurso Poder. Coordenação Maria do Rosário Girão Santos. Elisa Maria Lessa. Universidade do Minho, Centro de Estudos Humanísticos, pp. 43-56.