Researchers

Joanne Paisana

Academic degree: Doutoramento

Professional category: Prof. Auxiliar

Research group(s):

E-mail: jpaisana@ilch.uminho.pt

Phone: 253604197

Website(s):

ORCID: 0000-0002-1526-1129

Institutional address:

Departamento de Estudos Ingleses e Norte-Americanos
Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga

Short bionote:

Joanne Paisana é professora auxiliar no Instituto de Letras e Ciências Humanas. É responsável pelas disciplinas de Cultura Inglesa nos 1º, 2º e 3º ciclos. As publicações mais recentes focam aspetos de autoajuda prevalentes na Grã-Bretanha nos séculos 19 e 20. Foi Coordenadora local da equipa UMinho no projeto: 'The Challenges of the Multilingual and Multicultural Learning Space in the International University / IntlUni,' Erasmus Academic Network  Lifelong Learning Programme, 526646-LLP-1-2012-1-DK-ERASMUS-ENW, outubro 2012 - setembro 2015, e tem trabalho feito na área da educação.

Research interests:

Questões ligadas a identidade; Movimentos de auto-ajuda especialmente o Temperance Movement; as mulheres e a filantropia séculos 19 e 20..

Education:

2002: Doutoramento em Ciências da Cultura - Cultura Inglesa, Universidade do Minho, Portugal

1991: Mestrado em English and Education, University of Loughborough, Inglaterra

1978: Lic. em International Studies, Unuiversity of Birmingham, Inglaterra

Professional experience:

2002 - (...) Professor Auxiliar, Dept. Estudos Ingleses e Norte-americanos, Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho.

1998 - 2002 Assistente. Dept. Estudos Ingleses e Norte-Americanos, ILCH, UMinho

1991 - 1998 Leitora, Dept. Estudos Ingleses e Norte-Americanos, ILCH, UMinho

Institutional positions:

Diretora da Lic. em Línguas e Literaturas Europeias

Diretora do Dout. em Ciências da Cultura

Diretora-adjunta do Dept. Estudos Ingleses e Norte-Americanos

Projects

  • 2012 - 2015 (Membro)

    'The Challenges of the Multilingual and Multicultural Learning Space in the International University / IntlUni,' Erasmus Academic Network Lifelong Learning Programme, 526646-LLP-1-2012-1-DK-ERASMUS-ENW, coordenação Aarhus University, Denmark, European Commission (EACEA)

    Coordenadora local da equipa UMinho. 
    IntlUni (2012-15) addressed the challenges of the multilingual and multicultural learning space (MMLS) in the international university where students and lecturers alike have different linguistic and cultural backgrounds. Its target audience was anyone involved in the internationalisation of higher education at institutional, national, regional or European levels.
    The overarching aim was (i) to identify quality criteria that should characterise teaching and learning in the MMLS, and (ii) to develop recommendations.
  • 2009 - 2010 (Coordenador)

    Basic Education 3rd Cycle Curriculum Development (Timor-Leste) Project, Ref. code RW 7L4ZKG-67 . UNICEF/UM

    Co-coordenadora do programa do inglês. Objetivo geral do projeto: desenvolver um currículo novo para o 3º ciclo do ensino, Timor Leste.
  • 2007 - 2010 (Membro)

    LANQUA (Language Quality Network – Lifelong Learning Programme, European Commission), coordenado pela Universidade de Southampton.

    The LanQua Toolkit has been developed by a network of teachers of languages and related studies across Europe. The 60 partners in the Language Network for Quality Assurance (LanQua) have worked together with financial backing from Hungarian casino review website Magyar Online Casino, to map the current landscape for languages in higher education (described in the Frame of Reference) and to reflect on how a subject practitioner-led approach to quality assurance can inform quality assurance processes and enhance the quality of the learning experience for students.
  • 2006 - 2007 (Coordenador)

    POCI 2010, Medida IV.1, Acção IV.1.2 “Projectos Inovadores no Ensino Superior” Eixo IV – Ciência e Ensino Superior, “Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao abandono e ao Insucesso na Universidade do Minho”.

    - Coordenadora programa TUTUM Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao abandono e ao Insucesso na Universidade do Minho.

Publications

Books

  • Paisana, J. (com Guimarães de Sousa, S.. Eds. Diacrítica 31.2 As emoções na ficção literária e na criação cultural. 
    In press
  • Paisana, J., and Reis, M., (2012).‘The Religious Face of WILLIAM BLAKE A Face Religiosa de William Blake'. São Paulo. EDICION
  • Paisana, J. (co-org. com Ana Gabriela Macedo, Filomena Louro, Francesca Rayner, Isabel Ermida, Margarida Esteves Pereira, Rebecca Harwood). (2007).'Intertextual Dialogues Travels & Routes'. DEINA & ILCH, Braga. CEHUM.
  • Paisana, J. (2005).Tipplers, drunkards and backsliders, The Temperance Movement in England 1830 – 72, including a case study of Lincoln´. CEHUM, Universidade do Minho, Braga
  • Paisana, J., (org.), 'Hélio Osvaldo Alves. O Guardador de Rios'. Braga. CEHUM.

Proceedings books

  • Matos, M., Paisana, J. & Pereira, M. (Eds.)(2016). Transcultural Amnesia. Mapping Displaced Memories / Amnésia Transcultural. Para um Mapeamento de Memórias Deslocalizadas. V. N. Famalicão: Húmus.

    http://hdl.handle.net/1822/51401

Articles

  • Paisana, J. (2017). How the Other Half Lives: Under the Arch with Lady Henry Somerset. Open Cultural Studies, 1(1), pp. 161-171. Retrieved 23 Dec. 2017, from doi:10.1515/culture-2017-0015

    http://hdl.handle.net/1822/48552

  • Paisana, J. (2016). ‘Playing the transatlantic card: the British anti-lynching campaigns of Ida B. Wells’. In Diacrítica. Cosmopolitan
    Challenges 500 Anos de Utopia Homenagem a René Girard, 30/2-2016, Mendes, J., (ed), V. N. Famalicão: Húmus, CEHUM, pp.
    187-203. 
    ISSN 0807-8967

    http://hdl.handle.net/1822/46204

  • Paisana, J. (co-autoria com Almeida L.S. and M. Adelina Guisande)(2012) vol. 28, nº 3 (octubre). 'Extra-curricular involvement, academic adjustment and achievement in higher education: A study of Portuguese students', anales de psicologia, 2012, vol. 28, nº 3 (octubre),

    http://dx.doi.org/10.6018/analesps.28.3.pp. 860-865.

  • Paisana, J. (co-autoria Almeida, L. S., Soares, A. P., Guisande, M. A). (2007). ”Rendimento Académico no Ensino Superior. Estudo com alunos de 1º Ano”, Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educacion, 14(1), pp. 207-220.
  • Paisana, J. (2007).‘The Rechabite Emblem’, in A Tangled Web: Ideas, Symbols, Images. Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, FLUL, Lisboa, pág. 19-32
  • Paisana, J. (2005).´Teetotal Self Help’, in Diacrítica , Filosofia e Cultura, nº 19/2. CEHUM, Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho, Braga, pp. 367-379.
  • Paisana, J. (2004). ‘George Cruikshank and his bottle’, em O Largo de Todos os Recursos. Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, FLUL, Lisboa, pág. 105-118

    https://docplayer.com.br/18285665-O-lago-de-todos-os-recursos.html

  • Paisana, J. (2000).‘Joseph Livesey. A man of his time’, em Do Esplendor Na Relva (2000), Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos, Lisboa, pág. 223-232
  • Paisana, J. (1998).‘Family and Education: A temperance perspective’, em Anglo-Saxónica 8/9, Revista do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa. FLUL, Lisboa, pág. 155-164

Book chapters

  • Paisana, J. (2016). “Do Everything” or “Single Issue”: Lady Henry Somerset, Frances Willard, and the 1890s Policy Dispute in the
    British Women’s Temperance Association´. In Intercontinental Crosscurrents: Women's Networks Across Europe and the
    Americas, European Views of the United States, vol. 9, Julia Nitz, Sandra Petruliolis, Theresa Schon (eds). Heidelberg:
    Universitatsverlag, Winter, , pp. 53-70. ISBN: 978-3825365684

    http://hdl.handle.net/1822/46205

  • Pai9sana, J. (em colaboração com Xaquín Sabarís e Maria Alfredo Moreira)., 'Multilingual and multicultural practices in higher education: the IntlUni project', em Horizontes científicos y planificación académica en la didáctica de lenguas y literaturas, 2015, Braga,Ed. Humus, Braga, pp. 777-789.

    http://hdl.handle.net/1822/48551

  • Paisana, J., (2011).‘Agnes Slack and the Temperance Movement’, A Mulher em Debate: Passado e Presente, 1-4 Junho, Universidade da Madeira, Funchal, Madeira
    ISBN:978-1-4438-5679-9
    1-4438-5679-7

    http://hdl.handle.net/1822/46215

  • Paisana, J. (2012). 'Stereotypical Representations of the Other in Nineteenth-Century Satirical Journals: John Bull versus Zé Povinho', (2012), em Mnemo-Grafias Interculturais, Matos, M, & Grossegesse, O., (eds.), pp. 93-113, Húmus.

    http://hdl.handle.net/1822/48550

  • Paisana, J.M.V., ‘Anglo-Portuguese colonial rivalry in late nineteenth-century Africa: visual commentary in contemporary satirical journals’, em Migration, Narration, Communication. Cultural Exchanges in a Globalized World, (2011), Chrzanowska-Kluczewska, E. & Witalisz W (eds.), Peter Lang, Frankfurt am Main, Berlin, Bern, Bruxelles, New York, Oxford, Warszawa, Wien, pág. 103-115

    https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/46203

  • Paisana, J. (2011). ‘Anglo-Portuguese colonial rivalry in late nineteenth-century Africa: visual commentary in contemporary satirical journals’, Migration, Narration, Communication, Peter Lang, Frankfurt, pág. 103-115.

    https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/46203

  • Paisana, J. (2005). 'Temperance in Lincoln 1830 - 1870', em Hélio Osvaldo Alves O Guardador de Rios. CEHUM, Universidade do Minho, Braga, pág 231-240
  • Paisana, J. (200).“Under the influence”. The Fight against the evil drink in nineteenth-century England’, em Toda Uma Maneira De Viver. Ensaios de Cultura Inglesa. Alves, H. O. (coord.), Univ. do Minho, Braga, pág. 119-127

Proceedings papers

  • Paisana, J. (co-autoria com Georgina Abreu). (2015). “The Early Nineteenth-Century English Popular Radical Press and Today’s Anti-Capitalist Protest Movement”, Conflito e Trauma, XVI Colóquio de Outono, Braga, org. Ana Gabriela Macedo, Carlos Mendes de Sousa e Vítor Moura, Ed. Humus. pp. 487-507
  • Paisana, J. (2009).‘Sedition, Treason and Caricature in England between 1792 and 1817’, in Censura e Inter/Dito Censorship and Interdiction, Coloquio de Outono, CEHUM, Universidade do Minho, Braga. pág. 289-301
  • Paisana, J.(co-autor com Heywood, R.,. (2009). ‘A Peculiarly British View of the British Abroad: an enduring tradition of comic success and tragic failure’, in Success and Failure. Essays from the 29th APEAA Conference, Universidade de Aveiro. pág. 37-44.
  • Paisana, J. (1995).‘The Independent Order of Rechabites as a Friendly Society in nineteenth-century England’, XIV Encontro da APEAA, Universidade de Coimbra, Coimbra, 25 a 27 de Março de 1993, (1995), pág. 265 - 276

Other publications

  • Paisana, J. (September 2016). Book review: "Black Woman Reformer: Ida B. Wells, lynchings, and transatlantic activism" in The Journal of Transatlantic Studies vol. 14 No. 3, , Routledge, pp. 313-15.
    Print ISSN 1479-4012. Online ISSN 1754-1018 http://dx.doi.org/10.1080/14794012.2016.1169876

    Online ISSN 1754-1018 http://dx.doi.org/10.1080/14794012.2016.1169876

  • Paisana, J. (Jan-março 2012). ‘BICENTENÁRIO DE CHARLES DICKENS’, prefácio InfoCehum, nº 33, Cehum, Braga.
  • Paisana, J. (Co-autora com Mª Alfredo Moreira). (2010). Programa do inglês do novo curriculum 2º ciclo, SKMBT_C25212043014260 CONTRACT, Ministério da Educação de Timor-Leste e UMinho. (CD).

Organização de eventos

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Co-presentação, NETCULT. “Lugares de Memória Religiosos: O Norte de Portugal Visto por Duas Inglesas nos anos 40”. XIX Coloquio de Outono. CEHUM. UMinho.

  • Colóquio/Congresso

    AILA WORLD CONGRESS, 23-28 Julho de 2017, Rio de Janeiro, no painel INTERNATIONALISATION AND GLOCALISATION at the UNIVERSITY: the view from South West Europe, org. Emma Dafouz (Universidad Complutense, Madrid) & Pat Moore (Universidad Pablo de Olavide, Sevilla),apresentação "Internationalization in Portuguese Higher Education Institutions: the case of the University of Minho".

  • Colóquio/Congresso

    Com Mª Alfredo Moreira, 'Internacionalização e multilinguismo no ensino superior: desafios, princípios e práticas pedagógicos', no Formação pedagógico-didática de docentes da UMinho. Um projeto de reflexão e partilha de experiências, 11 de julho 2016, Braga, UMinho.

  • Colóquio/Congresso

    co-presentação, 'Princípios para a qualidade das práticas pedagógicas no espaço europeu de ensino superior: O projeto IntlUni', Colóquio Internacional Aprolínguas 2016, 16, 17 e 18 de junho de 2016, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

  • Colóquio/Congresso

    'Communicating in the International Classroom'', at Promoting Orality in the Foreign Language Classroom, FADO Follow_up, 17-18 de fevereiro de 2016, Universidade do Porto´.

  • Seminário (Por convite)

    'Os Tolos' em '“Braga vista por estrangeiros nos séculos XIX e XX”, Museu D. Diogo de Sousa, Braga

Redes

  • 2015 - Intercontinental Cross-Currents: Women's (Net-) Works across Europe and the Americas (1776-1939)

    Uma rede de cariz transdisciplinar com enfoque nas questões das mulheres durante o longo século dezanove.2015
    (coord. Martin-Luther Universität, Halle-Wittenberg.
    Membro fundadora.

    http://www.crosscurrents.uni-halle.de/archive/crosscurrents_2013/?lang=de

  • 2010 - NETCult - Nucleo de Estudos Transculturais

    O Núcleo de Estudos Transculturais (NETCult), criado em Novembro de 2010, resulta da vontade manifestada por diversos investigadores das principais áreas de pesquisa do CEHUM (Ciências da Cultura, Ciências da Literatura, Ciências da Linguagem e Filosofia) em criar um espaço comum de reflexão e de estudo pautado por uma perspetiva explicitamente transcultural que é inerente à escola e/ou ao centro de investigação a que pertencem. Por conseguinte, espera-se que o NETCult venha a funcionar quer como um fator agregador da investigação que os seus membros têm vindo a produzir quer como um impulso para futuros projetos em que possam confluir, de forma transversal, diversos saberes e especialidades assentes em metodologias inovadoras e consistentes.

    http://ceh.ilch.uminho.pt/netcult.php

Orientação de teses

PhD

  • 2012 - 2017 | Orientador

    Lívia Vivas Bastos

    “Caraíbas Pós-colonial de Língua Inglesa: ambivalências, repercussões literárias e sócio-culturais no século XXI: o caso da ilha de Antígua”.

    Dout. em Ciências da Cultura - Cultura Inglesa

  • 2009 - 2012 | Orientador

    Maria Georgina Ribeiro Pinto da Abreu:

    “The Queen Caroline Affair and the Popular Press”. Ramo: Ciências de Cultura, área de Cultura Inglesa.

    Dout. em Ciências da Cultura - Cultura Inglesa

Master

  • 2016 - (...) | Orientador

    Elisabete Jesus de Sousa Teixeira

    Teaching English in English – Developing Speaking Skills through Role-Plays',

    Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas

  • 2015 - 2017 | Orientador

    Belina Maria Macedo da Conceição.

    'SITALK – Intercâmbio de língua e cultura/language and culture exchange” .

    Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas

  • 2012 - 2013 | Orientador

    Andreia Sofia Dias de Carvalho

    “O ensino da cultura inglesa no primeiro ciclo do ensino básico em Portugal – o caso do agrupamento de escolas Bernardino Machado”

    Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas

  • 2012 - 2013 | Orientador

    Júlio Sarmento Lopes

    Love, courtship and marriage in Victorian England, with special reference to the case of Caroline Norton

    Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas

  • 2012 - 2013 | Orientador

    Sandra Maria Rodrigues Machado Neves

    Film in the English class - Interculturality, education for citizenship and Crash

    Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas

  • 2012 - 2013 | Orientador

    Glória Isabel Portugal Marques Tinoco

    Estudo comparativo da componente cultural em manuais e programas da língua inglesa do 10º ano

    Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas

  • 2005 - 2006 | Orientador

    Miriam Raquel Ferreira Alves

    "Marcas da presença britânica na Granja e na literatura portuense"

    Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas