Researchers

Vítor Moura

Academic degree: Doutoramento

Professional category: Prof. Auxiliar

Research group(s):

E-mail: vmoura@ilch.uminho.pt

Phone: 966527359

CiênciaVitae/ORCID: 0000-0002-3126-2084

Institutional address:

Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho

Research interests:

Filosofia.

Education:

Doutoramento

Professional experience:

Docente e investigador na UM desde 1993.

Institutional positions:

Director do Curso de Licenciatura em Teatro

Projects

  • 2016 - ... (Membro)

    “Aesthetic experience of the arts and the complexity of perception”

    Investigador do projecto “Aesthetic experience of the arts and the complexity of perception”, financiado pelo Ministerio de Economía y Competitividad espanhol, coordenado pela Prof. Francisca Perez Carreño, Universidade de Múrcia.
  • 2011 - 2013 (Coordenador)

    “O uso de metáforas na pesquisa biomédica" (PTDC/FIL-FCI/111783/2009).

    Investigador Responsável e Coordenador do projecto de investigação “O uso de metáforas na pesquisa biomédica", CEHUM, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/FIL-FCI/111783/2009),
  • 2011 - 2013 (Membro)

    “Filosofia e Cinema – Mapa de um Encontro”

    Investigador do projecto “Filosofia e Cinema – Mapa de um Encontro”, coordenado pelo Prof. João Mário Grilo, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/FIL-REL/112891/2009)
  • 2002 - 2004 (Membro)

    “Heidegger em Português”

    Investigador do projecto “Heidegger em Português”, sob a coordenação da Profª Irene Borges Duarte, do Centro de Filosofia de Lisboa, com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (PRAXIS/C/FIL/13034/98)
  • 1996 - 1998 (Membro)

    “European Citizenship”

    Membro do projecto inter-universitário europeu de investigação “European Citizenship” (projecto coordenado pela Universidade de Reading (Inglaterra))

Publications

Books

  • Moura, V., Rosas, J. Pensar Radicalmente a Humanidade – Ensaios em Homenagem ao Prof. Doutor Acílio da Silva Estanqueiro Rocha. Braga: Húmus / CEHUM, 2011
  • Moura, V. Arte em Teoria – Uma antologia de Estética. Braga: Centro de Estudos Humanísticos, 2009 (Coordenação da edição, introdução e tradução)

    https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/23667/1/Arte%20em%20Teoria.pdf

  • Moura, V. A autonomia dos mundos – traços gestaltistas na obra de Ludwig Wittgenstein. Braga-Coimbra: Angelus Novus, 1997

Proceedings books

Articles

  • Moura, V. “Timing the Aesthetic Experience”. In Cosmo – Comparative Studies in Modernism, nº 6, Turim: Università degli Studi di Torino, 2015, 111-122 (http://www.ojs.unito.it/index.php/COSMO )

    http://hdl.handle.net/1822/51715

  • Moura, V. “Luzes, câmara ou acção? Três ontologias para a imagem em movimento”. In Diacrítica, nº 25-2, Braga: Centro de Estudos Humanísticos, 2011

    http://hdl.handle.net/1822/51716

  • Moura, V. ”Merleau-Ponty (1908-2008): mundo da vida / carne do mundo”. In Diacrítica, nº 23-2, Braga: Centro de Estudos Humanísticos, 2009, 335-359

    http://hdl.handle.net/1822/51812

  • Moura, V. “Gostar ou avaliar: David Hume e a crítica de arte”. In Diacrítica, nº 22, Braga: Centro de Estudos Humanísticos, 2008

    (http://hdl.handle.net/1822/50869

  • Moura, V. “Questions sur Profession Éthicien, de Daniel Weinstock”. In Diacrítica, nº22-2, Braga: Centro de Estudos Humanísticos, 2008

    http://hdl.handle.net/1822/51813

  • Moura, V. “O espaço teatral e a condição do espectador”. In IN SI(s)TU, nº 5-6, Porto: Associação Cultural Insisto, 2003; re-impresso in Teatro do Mundo – O Teatro na Universidade, Ensaio e Projecto, Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2007

    http://hdl.handle.net/1822/51691

  • Moura, V. “Emerson, Nietzsche e o ‘animal metafórico’ “. In Diacrítica (série de Filosofia e Cultura), nº 18/2, Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2004

    http://hdl.handle.net/1822/50862

  • Moura, V. “Velocidade e acordo: o carácter metafórico das ideias estéticas”. In revista Philosophica, nº 24, Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa: Lisboa, 2004; re-impresso em Kant: Posteridade e Actualidade – Colóquio Internacional, Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2007

    http://hdl.handle.net/1822/51023

  • Moura, V. “Composicionalidade, assimetrias e dualidade de funções”. In Diacrítica, nº17/1, Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2003, 221-234

    http://hdl.handle.net/1822/8970

  • Moura, V. “Intentions in Action”. In Intelectu (www.intelectu.com), nº 8, Maio, 2003

    http://hdl.handle.net/1822/2848

  • Moura, V. “O giroscópio”, in Relâmpago, nº12 (Abril), Lisboa: Fundação Luís Miguel Nava, 2003

    http://hdl.handle.net/1822/51685

  • Moura, V. Recensão da obra Textos sobre o Belo, o Sublime e o Trágico, de Friedrich Schiller, tradução, introdução e notas de Teresa Rodrigues Cadete, in Ciberkiosk nº3, Coimbra, 1999

    http://hdl.handle.net/1822/51074

  • Moura, V. “Wittgenstein: Investigações Estéticas”. In Revista Portuguesa de Filosofia, Tomo LV, nº 1-2, Braga: Faculdade de Filosofia de Braga, 1999

    http://hdl.handle.net/1822/51076

  • Moura, V. Recensão da obra A última palavra, de Thomas Nagel. In Ciberkiosk, nº4, Coimbra, 1999

    http://hdl.handle.net/1822/51817

  • Moura, V. “Quantas vezes deve morrer Coriolano? – uma ou outra coisa sobre a presença de Maquiavel no teatro político de Shakespeare”. In Ciberkiosk, nº1, Coimbra, 1998

    http://hdl.handle.net/1822/50988

  • Moura, V. “Nos 150 anos de uma expedição”. In Ciberkiosk, nº2, Coimbra, 1998

    http://hdl.handle.net/1822/51934

  • Moura, V. "As muitas probabilidades da injustiça". In Diacrítica 11, Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 1996

    http://hdl.handle.net/1822/2846

  • Moura, V. "Wittgenstein: a Possibilidade do Jogo Transcendental". In Diacrítica, Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 1994

    http://hdl.handle.net/1822/3041

Book chapters

  • Moura, V., “Show and Tell: The identification of documentary film”. In Palgrave Handbook of Film and Motion Pictures, Noël Carroll, Laura T. di Summa e Shawn Loht (eds.), Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2019
  • Moura, V. “ ‘A Valquíria cavalga livre’ – Wagner e Lévi-Strauss”. In Pensar Radicalmente a Humanidade – Ensaios em Homenagem ao Prof. Doutor Acílio da Silva Estanqueiro Rocha, João Cardoso Rosas e Vítor Moura (ed.), Vila Nova de Famalicão: Húmus / CEHUM, 2011

    http://hdl.handle.net/1822/51814

  • Moura, V. “A experiência de representações musicais”. In http://sexta-feira.dyndns.org/interartes/ , 2007

    http://hdl.handle.net/1822/51032

  • Moura, V. “Two texts on dance”. In Poéticas Inter-Artes – do texto à imagem ao palco, ao écran. Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2006

    http://hdl.handle.net/1822/8972

  • Moura, V. “No barco de Teseu: a suspeita da transformação nas óperas de Strauss e Hofmannsthal”. In A mulher, o louco e a máquina, Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 1998

    http://hdl.handle.net/1822/9249

Proceedings papers

  • Moura, V. “Unexpected findings and documentaries”. In Thinking Reality and Time through Film, Christine Reeh e J.M. Martins (eds.), Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2017, 266-282

    http://hdl.handle.net/1822/51824

  • Moura. V. “Testing the Blending”. In Proceedings of the European Society for Aesthetics, vol.8, Fabian Dorsch e Dan Ratiu (eds.), European Society for Aesthetics, 2016,  336-353

    http://hdl.handle.net/1822/51821

  • Moura, V. “Kundry must die: stage direction and authenticity”, in Proceedings of the European Society for Aesthetics, vol.7, Fabian Dorsch e Dan Ratiu (eds.), European Society for Aesthetics, 2015, 370-390

    http://hdl.handle.net/1822/51823

  • Moura, V., Pietrobon, R., Monteiro, P., Maldonato, M., “Metáforas na investigação biomédica – diagnóstico e tipologia”, in As Humanidades e as Ciências, Disjunções e confluências – Actas do XV Colóquio de Outono, Braga: Húmus / CEHUM, 2014, 59-76

    http://hdl.handle.net/1822/51820

  • Moura, V. “A doença wagneriana (1813 – 2013)”. In As Humanidades e as Ciências, Disjunções e confluências – Actas do XV Colóquio de Outono, Braga: Húmus / CEHUM, 2014, 691-704

    http://hdl.handle.net/1822/51819

  • Moura, V. “Seeing-from: Imagined viewing and the role of hideouts in theatre”. In Proceedings of the European Society for Aesthetics, vol.6, Fabian Dorsch e Dan Ratiu (eds.), European Society for Aesthetics, 2014, 258-275

    http://hdl.handle.net/1822/51822

  • Moura, V., Pietrobon, Ricardo, Monteiro, Paulo, Maldonato, Mauro, “A presença da metáfora em artigos de investigação biomédica”, in Humanidades: Novos Paradigmas do Conhecimento e da Investigação – Actas do XIV Colóquio de Outono, Braga: Húmus / CEHUM, 2013

    http://hdl.handle.net/1822/51818

  • Moura, V. “The secret diaries of a music lover: associating emotions to music”. In Proceedings of the Fifth Mediterranean Congress of Aesthetics – Art, Emotion and Value, Universidade de Múrcia, 2012

    http://hdl.handle.net/1822/51816

  • Moura, V. “Another look at immoral art”. In Sociedades en Crisis. Europa y el concepto de Estética. Congreso Europeo de Estética, Madrid: Ministério da Cultura de Espanha, 2011

    http://hdl.handle.net/1822/51729

  • Moura, V. “Le condizioni del nuovo: l’interazionismo metafórico rivisitato”. In Fenomenologia della Scoperta, Mauro Maldonato (ed.), Milão: Bruno Mondadori, 2011, pp. 269-278

    http://hdl.handle.net/1822/51815

  • Moura, V. “A moral da história”. In Censura e Inter / dito – Actas do IX Colóquio de Outono, Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2009, 39-61

    http://hdl.handle.net/1822/51290

  • Moura, V. “Inversões, ou a obra de arte como origem”, in A morte e a origem – Em torno de Heidegger e de Freud, Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2008

    http://hdl.handle.net/1822/51725

  • Moura, V. “The cinematic Muthos”. In Análises – Actas do 2º Encontro de Filosofia Analítica, Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2006

    (http://hdl.handle.net/1822/50868

  • Moura, V. “Uma Investigação Filosófica de Edmund Burke: o excesso por fascículos”. In Inquérito à Modernidade: Actas do Colóquio Edmund Burke, Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 1999

    http://hdl.handle.net/1822/8852

Artistic works

  • Moura, V. "The missing link". Texto de apresentação (booklet) do CD Fernando Lopes Graça – Songs and Folksongs, Naxos, 2018
  • Moura, V. Texto de apresentação da exposição Superfícies, do Pintor Carlos Corais, na Casa-Museu Nogueira da Silva, de 10 de Março a 18 de Abril de 2006
  • Moura, V. Introdução do livro Espíritos Elementares, do fotógrafo Paulo Gaspar Ferreira (Porto: In-Libris, 2006)

Other publications

  • Moura, V. Texto do catálogo da exposição o interior é o exterior, do Pintor Carlos Corais, na Casa-Museu Nogueira da Silva, de 5 de Maio a 28 de Junho de 2017
  • Moura, V. “Gustav Mahler (1860 – 2010 – 1911 – 2011)”. In InfoCEHUM, nº 28, Braga: Centro de Estudos Humanísticos, 2011, 1-2

    http://hdl.handle.net/1822/51827

Organização de eventos

  • 2017/10/26 - 2017/10/28 | Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, Lisboa

    VII Congresso Mediterrânico de Estética

    https://mediterraneanconf.weebly.com

  • 2016/10/26 - 2016/10/29 | Universidade de Sevilha, Espanha

    III Encontro Ibérico de Estética: “Estéticas Políticas / Políticas Estéticas”

    http://www.seyta.org/iii-encuentro-iberico-de-estetica-esteticas-politicas-politicas-esteticas/

  • 2015/10/29 - 2015/10/31 | Universidade do Minho

    II Encontro Ibérico de Estética: “Conceitos Estéticos / Conceptos Estéticos"

  • 2014/11/13 - 2014/11/15 | Universidade do Minho

    XVI Colóquio de Outono, Trauma e Conflito

    https://plataforma9.com/congressos/xvi-coloquio-de-outono-conflito-e-trauma.htm;jsessionid=F4D37DD4654726591CF87883C8F69D07

  • 2014/10/23 - 2014/10/25 | Universidade de Valladolid

    I Encontro Luso-Espanhol de Estética “Arthur Danto e a Filosofia da Arte”

  • 2013/11/21 - 2013/11/23 | Universidade do Minho

    XV Colóquio de Outono, As Humanidades e as Ciências - Disjunções e Confluências

    http://cehum.ilch.uminho.pt/xvco

  • 2012/06/25 - 2012/06/27 | Universidade do Minho

    Conferência Anual da Sociedade Europeia de Estética

  • 2011/11/17 - 2011/11/19 | Universidade do Minho

    XIII Colóquio de Outono do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, Estética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos

  • 2011/10/28 - 2011/10/29 | Universidade do Minho

    9º Simpósio Luso-Galaico de Filosofia

  • 2009/12/10 - 2009/11/12 | Universidade do Minho

    XI Colóquio de Outono do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, Estudos Performativos – Global Performance / Political Performance

  • 2009/06/19 | Universidade do Minho

    Encontros de Ética e Filosofia Política

Orientação de teses

Post-doctoral

  • 2011 - 2014 | Orientador

    Maria João Araújo

    Music and emotion

PhD

  • 2018 - (...) | Orientador

    Diana Cristina Almeida Oliveira Neiva

    Film as Philosophy: philosophizing through cinematic thought experiments

  • 2017 - (...) | Orientador

    Tiago Morais Ribeiro de Sousa

    Forma e Compreensão Musical – Uma abordagem pluridisciplinar ao debate entre concatenacionismo e arquitectonicismo

  • 2015 - (...) | Orientador

    Sara Tiago Gonçalves

    Filosofia e Cinema: Uma intersecção entre a Estética e a Moralidade do Filme

  • 2013 - 2017 | Orientador

    Luís Cipriano Manuel

    Leituras Críticas de Alain Renaut sobre a Autoridade em Hannah Arendt: Uma Crise consequente nos Países em vias de Desenvolvimento?

  • 2010 - 2013 | Orientador

    José Manuel do Couto Ramos Capela

    Operar conceptualmente na arte. Operar conceptualmente na arquitectura

  • 2010 - 2013 | Orientador

    Carlos Alberto Lago Cruz Corais

    Expressão e Criatividade no Retrato «Naturalista» do Século XX

Master

  • 2016 - 2017 | Co-orientador

    Maria Falcão Gonçalves Bessa d’Orey

    Arquitectura: Forma e Uso

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Vanda de Fátima Lopes Teixeira

    Arte Urbana: o caso do Porto

  • 2015 - (...) | Orientador

    Luís Miguel Peixoto Leite

    A metonímia no cinema

  • 2013 - (...) | Orientador

    Luísa Cristina Leite Alvão de Carvalho

    Objectividade e Realismo no Documentário Transmedia

  • 2012 - 2013 | Orientador

    Everton Samuel dos Santos Melo

    Análise da relação entre imagem e música em algumas produções cinematográficas do género melodrama

  • 2012 - (...) | Orientador

    André Manuel Gonçalves Martins

    A contribuição filosófica do cinema

  • 2011 - 2012 | Orientador

    Ana Rita Palmeira Malheiro Matos

    Fausto: a Dramaturgia e o Espaço

  • 2010 - 2011 | Orientador

    Martinho Artur Pinto dos Santos Moura

    A dimensão ético-política da Crítica da Faculdade de Julgar de Immanuel Kant

  • 2010 - 2011 | Orientador

    Joana Zehmer Matos

    Antonioni e a situação do homem moderno

  • 2009 - (...) | Orientador

    Arsénio Constantino Xavier

    Análise da criatividade na aprendizagem da disciplina de Educação Visual – O caso das EPC Natite e Unidade do Município de Pemba

  • 2008 - (...) | Orientador

    Dora Lopes

    Literacia Visual – Filosofia da Fotografia

  • 2008 - (...) | Orientador

    António Lopes Pereira

    O cinema como filosofia – Estudo de algumas questões filosóficas levantadas por Luís Buñuel na sua obra cinematográfica

  • 2007 - (...) | Orientador

    Pedro Negrões Soares

    As capas das publicações periódicas culturais no século XX em Portugal

  • 2006 - 2007 | Orientador

    Maria Cristina de Magalhães Dornelas

    As qualidades expressivas no ensino do Piano - Um estudo pedagógico aplicado à obra para a infância de Francisco Lacerda

  • 2006 - 2009 | Orientador

    Jorge Miguel da Costa Alves

    Estudo da Ontologia da Obra Musical e sua aplicação à versão para viola e piano da Sonata Op. 120, nº 2, de Brahms