Investigadores

Eunice Maria da Silva Ribeiro

Grau académico: Agregação

Categoria profissional: Prof. Catedrático

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: eunice@ilch.uminho.pt

Telefone: 253 604170

Website(s):

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2199-52

Morada institucional:

Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos
Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga

Nota biográfica:

Eunice Ribeiro licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e doutorou-se na Universidade do Minho na especialidade de Literatura Portuguesa. É atualmente Professora Catedrática nesta Universidade, onde exerceu funções de Presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas e Diretora do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos, entre outros cargos. Na mesma instituição, dirigiu o Mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas e foi editora da revista científica Diacrítica (Série Ciências da Literatura), integrando, presentemente, as comissões Diretivas do Centro de Estudos Humanísticos e do Programa Doutoral em Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes e Culturas. As suas principais áreas de interesse centram-se na Literatura Portuguesa moderna e contemporânea e nos Estudos Comparados e Interartísticos, com destaque para os estudos sobre Retrato. Neste domínio, é investigadora responsável do projeto Retrato&Representação: ideais, formas e políticas identitárias no contexto cultural europeu (http://retratorepresentacao.wix.com//girr) e coordena o grupo de investigação em “Identidade(s) e Intermedialidade(s)” do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, além de colaborar no projeto internacional “El retrato literário en el mundo hispânico (Siglos XVIII_XXI)” (Universidad de Zaragoza). As suas publicações mais recentes têm contemplado de modo particular as teorias e as práticas da representação retratística nas várias artes e sistemas expressivos, assim como casos de diálogo intermedial na literatura portuguesa contemporânea.

Interesses de investigação:

Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, Literatura Comparada, Estudos Intermediais, Estudos de Identidade, Retratística, Cultura Visual.

Formação:

Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1983).

Doutoramento no Ramo de Ciências da Literatura – Área de Conhecimento de Literatura Portuguesa, pela Universidade do Minho com a tese "Ver. Escrever – José Régio, o texto iluminado" (1998).

Agregação no grupo disciplinar de Teoria da Literatura e Literaturas de Língua Portuguesa do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (2008).

Experiência profissional:

Docente no Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, desde 1983.

Membro convidado do painel de avaliação de candidaturas a bolsas de doutoramento e pós-doutoramento da FCT na área de Estudos Literários (2016).

Especialista convidada de uma Comissão de Avaliação Externa da A3ES para a área de Literatura e Cultura Portuguesas (2016).

Membro convidado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (PROPPG/UNILAB) do Comitê Externo na seleção de projetos para o Programa Institucional de Bolsas de iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UNILAB 2015-2016).

Membro da Comissão de Reflexão do Projeto “Implementação de Ações Coletivas de Qualificação do Setor TICE com Impacto nos Setores das Indústrias das Tecnologias da Produção e das Indústrias Cultural e Criativa da Região Norte”, coordenado pela Anetie com a colaboração do Centro de Computação Gráfica da Universidade do Minho.

Formador pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (anexo ao Decreto-Lei nº 207/96 de 2 de novembro).; Área e domínio: A57 Literaturas (Portuguesa).

Cargos:

Membro da Comissão Diretiva do CEHUM (2017 - )

Coordenadora do Grupo de Investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s) - Grupo2i do CEHUM (2017- )

Membro da Comissão Diretiva do Doutoramento em Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes e Culturas (2012-)

Presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (2013-2016)

Presidente do Conselho do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (2013-2016)

Presidente do Conselho Científico do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (2013-2016)

Presidente do Centro de Estudos Galegos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (2013-2016)

Presidente da Comissão Coordenadora de Avaliação do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (2013-2016)

Presidente da Secção Autónoma do Conselho Coordenador de Avaliação (SIADAP) do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (2013-2016)

Membro do Senado Académico da Universidade do Minho (2013-2016)

Membro da Comissão Coordenadora de Avaliação da Universidade do Minho (2013-2016)

Membro da Comissão Coordenadora de Avaliação do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho(2012-2013)

Diretora do Mestrado em Teoria da Literatura (2007-2012)

Coordenadora da Área de Especialização em Poéticas Interartes do Mestrado em Teoria da Literatura (2007-2012)

Membro do Conselho do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (JAN2013-MAI2013)

Membro eleito do Conselho Pedagógico do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (2012-2013)

Membro da Comissão Diretiva do CEHUM (2009-2013)

Coordenadora da Linha de Ação em Literatura do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (2009-2013)

Coordenadora da revista Diacrítica (Série Ciências da Literatura) do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (2009-2013)

Diretora do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (2010-2012)

Membro do Conselho Pedagógico do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (2009-2012)

Membro do Conselho Científico do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (2009-2012)

Membro nomeado da Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Letras e Ciências Humanas (em representação da Área Disciplinar de Ciências da Literatura do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos) (2008 - 2012)

Representante do Departamento de Estudos Portugueses na Comissão de Curso da Licenciatura em Estudos Portugueses do ILCH (2005-2006)

Membro da Comissão Diretiva do Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa (2002-2007)

Diretora do Departamento de Estudos Portugueses do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (2000-2002)

Membro do Conselho Científico do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (1998-2009)

Presidente da Comissão Interna de Estágio da Licenciatura em Ensino de Português e Francês do Instituto de Letras e Ciências Humanas (1998-99)

Membro da Comissão Interna de Estágio da Licenciatura em Ensino de Português e Francês da UM (1985-1989 e 1993-1999).

Membro da Comissão Interna de Estágio da Licenciatura em Ensino de Português e Inglês da UM (1994-1995).

Representante dos Assistentes Estagiários da Unidade Científico-Pedagógica de Letras e Artes da Universidade do Minho (1984-85)

Projetos

  • 2016 - 2018 (Membro)

    El retrato literario en el mundo hispánico (siglos XVIII-XXI)

    IR: Jesús Rubio,  Universidad de Zaragoza, Ref. FFI2015-63673-P, financiado pelo Ministerio de Economía y Competitividad.
  • 2013 - ... (Coordenador)

    Retrato & Representação: ideias, formas e políticas identitárias no contexto cultural europeu

    Universidade do Minho/Centro de Estudos hUmanísticos; website: http://retratorepresentacao.wix.com/girr; submetido a financiamento pela FCT no concurso IC&DT 2017 [resultado: sem financiamento].

Publicações

Livros

  • Ribeiro, E. (org.). Modernidades Comparadas – Estudos Literários/Estudos Culturais Revisitados. Braga: Húmus/CEHUM
  • Ribeiro, E. (ed.). Envolvimento e Clímax – Do entre das Artes (2.ª edição revista). (ebook/ed. de Autor)

    http://hdl.handle.net/1822/13521

  • Ribeiro, E. Escritas Metamórficas – Sobre a ficção de Frederico Lourenço. Lisboa: Cotovia.
  • Ribeiro, E. Arte Régia – Leituras regianas. Porto: Pena Perfeita
  • Ribeiro, E. (coorg.). Antologia da Poesia Experimental Portuguesa – Anos 60/Anos 80. Coimbra: Angelus Novus/Instituto Português do Livro
  • Ribeiro, E. Ver. Escrever – José Régio, o texto iluminado. Braga: CEHUM

Livros de atas

  • Ribeiro, E. No centenário de Lúcio Craveiro da Silva. In Gama, M., Mendes,J. R., Xavier, M. F. (org.), Lúcio Craveiro da Silva: Homem de acção e de pensamento, Actas do Colóquio Homenagem em 2014 (pp. 53-54). Braga:Universidade do Minho.

    http://hdl.handle.net/1822/41730

  • Ribeiro, E. Variações familiares: ainda a propósito de Velásquez. In Goulart, R. M., Fraga, M. C. & Meneses, P. (org.). O Trabalho da Teoria – Actas do Colóquio em Homenagem a Vítor Aguiar e Silva (pp. 219-229). Ponta Delgada: Universidade dos Açores.
  • Ribeiro, E. A projectividade representativa no discurso neo-realista. In Singularidades de uma cultura plural – XIII Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa (pp. 501-504). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Ribeiro, E. Concretismo: experiência(s) de ‘intercodificação. In Atas do Primeiro Congresso de Literatura Comparada (pp. 71-75). Lisboa: APLC.
  • Ribeiro, E. Uma Simbólica da Decadência – Análise semiótica do conto ‘O Tesouro’ de Eça de Queiroz. In AA.VV. Da Semiótica – Actas do I Colóquio Luso-Espanhol e do II Colóquio Luso-Brasileiro de Semiótica (pp. 255-260). Lisboa: Vega.

Artigos

  • Ribeiro, E. Dança e degolação: para uma poética do romance em Nuno Júdice”. Revista Literatura em Debate, v. 12, n. 22, pp. 75-90. Acessível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2920

    http://hdl.handle.net/1822/49760

  • Ribeiro, E. Estudar Régio: antes e depois do CER.  Boletim do Centro de Estudos Regianos, 22/23, II Série, janeiro 2016/dezembro 2017, pp. 25-26.

    http://hdl.handle.net/1822/47392

  • Ribeiro, E. O Autorretrato em Literatura: Ilustração e ruína. Limite. Revista de Estudios Portugueses y de la Lusofonía, n.º 9, Universidade de Extremadura, pp. 321-335. Acessível em: http://www.revistalimite.es/volumen 9/13 ribeiro.pdf (WOS:000365355500013)

    http://hdl.handle.net/1822/41728

  • Ribeiro, E. Cantos da docilidade. Relâmpago, 15 (pp. 35-55) – número monográfico dedicado a Eugénio de Andrade
  • Ribeiro, E. O Autorretrato em Literatura: Ilustração e ruína. Encontros: Estúdio UM, #8: Auto-Representação, EAUM/ E1. Disponível em: http://www.estudioum.org/descarregar/encontros_estudioum_VIII_2014.pdf
  • Ribeiro, E. Fragmento e ruína: retratos modernos. Cadernos de Literatura Comparada, n.º 28 - Modernismos Revisitados: 1912-2012 (pp. 149-165). Porto: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa.
     Acessível em: http://ilc-cadernos.com/index.php/cadernos/issue/view/1

    http://hdl.handle.net/1822/41729

  • Ribeiro, E. Cultura e Humanidades. Forum – Revista do Conselho Cultural da Universidade do Minho, n.º 47/48, 2012/2013 (pp. 179-182). Braga: Universidade do Minho.

    http://hdl.handle.net/1822/41731

  • Ribeiro. E. O sombrio trabalho da beleza – notas sobre o barroco em Herberto Helder. Diacrítica 23. 3 (pp. 23-48).
    Acessível em: http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes/Diacrítica_23-3.pdf
  • Ribeiro, E. A hipótese da realidade: sobre o Laocoonte.  Relâmpago, 23 (pp. 145-162).
  • Ribeiro, E. Poéticas do Retrato – o desgaste das imagens. Diacrítica, 22/3 (pp. 265-322).
    Acessível em: http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes/diacritica_pdf_22_3.pdf
  • Ribeiro, E. …à imprecisa luz da narrativa… – Frederico Lourenço: contos metamórficos. Diacrítica, 18-19/3 (pp.: 161-178).
  • Ribeiro, E. José Régio: ironia, caricatura e silêncio. Boletim do Centro de Estudos Regianos, 8-9 (pp. 104-109).
  • Ribeiro, E. José Régio e a nostalgia da linguagem. Revista Portuguesa de Humanidades, Universidade Católica, V, Fascs. 1-2 (pp. 269-278).
  • Ribeiro, E. José Régio e a Política, de António Ventura (texto de apresentação da obra na sessão de lançamento realizada pela Biblioteca Pública de Braga – Casa-Museu Nogueira da Silva, em 19 de outubro de 2000). Forum, 28 (pp.:189-193)
  • Ribeiro, E. Régio e a ilustração: a gratificante evidência. Boletim do Centro de Estudos Regianos, 4-5 (pp.: 116-126).
  • Ribeiro, E. Os manuscritos regianos: cenários da autografia. Boletim do Centro de Estudos Regianos, 2 (pp.: 50-58).
  • Ribeiro, E. Abílio: as manufacturas da escrita. Diacrítica, 10 (pp.: 205-224).
  • Ribeiro, E. Fernando Pessoa e o(s) neo-paganismo(s): uma supra-heteronímia?. Diacrítica, 5 (pp.: 107-132).
  • Ribeiro, E. E. M. de Melo e Castro: Experiências Poéticas com Corpos Radiantes. Diacrítica, 3-4 (pp.: 263-279).
  • Ribeiro, E. O fantástico descritivo n'O Barão de Branquinho da Fonseca. Diacrítica, 2 (pp.: 177-182).

Capítulos em livros

  • Ribeiro, E. (no prelo). Pomar e o Retrato: a caça ao Snark. In Basílio, K. (org.). Júlio Pomar e as Artes. Lisboa: Húmus/Centro de Estudos Comparatistas.
  • Ribeiro, E. Aproximação à matéria. Maria Andresen: dos poemas, das pinturas. Ofício Múltiplo – Poetas em Outras Artes (pp. 93-112). Porto: ILC / Afrontamento.
  • Ribeiro, E. Mário Dionísio segundo Mário Dionísio (atropelamento e fuga). In Basílio, K. e Seixo, M. A. (org.). Como uma pedra no silêncio — Recordar Mário Dionísio no Centenário do seu Nascimento (pp. 64-79). Lisboa: Centro de Estudos Comparatistas da FLUL (ebook).

    http://hdl.handle.net/1822/49759

  • Ribeiro, E. O corpo extremo. Sobre ‘A Morte sem Mestre’ de Herberto Helder. In Dumas, C., Rodrigues, D. & Mendes, I. (orgs.). Herberto Helder: Se eu quisesse, enlouquecia (pp. 125-139). Rio de Janeiro: Oficina Raquel.

    http://hdl.handle.net/1822/41727

  • Ribeiro, E. Confrontos. A vontade de retrato em Mónica Ortuzar. In Ortzar, M. Autorretratos. Braga: Museu Nogueira da Silva.

    http://hdl.handle.net/1822/41726

  • Ribeiro, E. Imagens, fragmentos, ligações: Sobre Short Movies de Gonçalo M. Tavares. In Fioruci, W. R. & Wolkoff, G.
    G.(org.). Correspondências: literatura e cinema (pp.27-37). Curitiba: Editora CRV.

    http://hdl.handle.net/1822/41724

  • Ribeiro, E. Os estudos retratísticos em Portugal (artes plásticas e literatura). In Cultura XXI – Ensaios (pp. 57-95). Lisboa: Labirinto de Letras.

    http://hdl.handle.net/1822/41725

  • Ribeiro, E. Retrato do Poeta como Artista. In Colóquio Homenagem a Vasco Graça Moura (pp. 63-75). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

    http://hdl.handle.net/1822/33183

  • Ribeiro, E. Sob o visível: empernamentos e linhas de fuga na poesia de VGM. In Leão, I. P. & Barroso, E. P. (org.). VGM: Cinquenta anos de vida literária de Vasco Graça Moura. Aliás: uma homenagem (pp. 41-58). Porto: Modo de Ler.

    http://hdl.handle.net/1822/24918

  • Ribeiro, E. O corpo em cruz: coreografias da carne. In Silva, J. A. C, Martins, J. C. O. & Gonçalves, M. (org.). Pensar a Literatura no Século XXI (pp. 509-521). Braga: Publicações da Faculdade de Filosofia – Universidade Católica Portuguesa, Braga.

    http://hdl.handle.net/1822/13505

  • Ribeiro, E. Apropriações retratísticas: 3 casos (em parte) portugueses. In Núñez Sabarís, X. (org.). Diálogos Ibéricos sobre a Modernidade (pp. 63-78). Braga: Húmus/CEHUM

    http://hdl.handle.net/1822/12730

  • Ribeiro, E. 'Floating worlds’: Avenue Patrice Lumumba de Guy Tillim. In Lourenço, A. A. & Silvestre, O. (coord.). Literatura, Espaço, Cartografias (pp. 287-304). Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa, Coimbra.

    http://hdl.handle.net/1822/12723

  • Ribeiro, E. Christopher Wool: efeito e drible. In Macedo, A.G., Sousa, C. M. & Moura, V. (org.). Estudos Performativos: Global Performance / Political Performance (pp. 299-314). Braga: CEHUM.
  • Ribeiro, E. Sem título. Retratos e desfigurações: de Henrique Pousão a Vasco Graça Moura. In Sousa, C. M. & Patrício, R. (org.). Largo mundo alumiado – Estudos em homenagem a Vítor Aguiar e Silva (pp. 275-288). Braga: Centro de Estudos Humanísticos.
  • Ribeiro, E. 'Libertação' de José Régio [Leitura crítica]. In Silvestre, O. M. & Serra, P. (org.). Século de Ouro. Antologia Crítica da Poesia Portuguesa do Século XX. Lisboa: Cotovia.
  • Ribeiro, E. A pintura viva – sobre 'Discurso da Veracidade' de Francisco Laranjo. In Catálogo da Exposição Discurso da Veracidade de Francisco Laranjo. Porto: Galeria SalaMaior.

Artigos em livros de atas

  • Ribeiro, E. Uma certa forma de expressão: a leitura crociana de Fidelino de Figueiredo e de José Régio. In AA.VV. O Pensamento Luso-Galaico-Brasileiro (1850-2000) – Actas do I Congresso Internacional (vol. III, pp. 19-42). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Outras publicações

  • Ribeiro, E. João de Melo, Os Navios da Noite (Lisboa, Dom Quixote, 2016). Colóquio/Letras, 193 (pp.: 226-229).

    http://hdl.handle.net/1822/44679

  • Ribeiro, E. Bruno Vieira Amaral, As primeiras coisas (Lisboa, Quetzal Editores,2013). Colóquio/Letras, 188 (pp.: 247-250). (WOS:000349271600032)

    http://hdl.handle.net/1822/41732

  • Ribeiro, E. Abertura. In Peregrinações espirituais e turismo sacro, Atas do I Colóquio Internacional A Religião em Movimento (pp. 15-16). Braga: Atahca/Dep. De Filosofia do ILCH/UM.
  • Ribeiro. E. Nota de Apresentação. Diacrítica / Série Ciências da Literatura (Dossier Autorrepresentação/Autobiografia/Autorretrato), n.º 26/3. Braga: Centro de Estudos Humanísticos/Húmus.
  • Ribeiro, E. João Tordo, O Bom Inverno (Lisboa, Caminho, 2010). Colóquio/Letras, 177 (pp.: 246-249). (WOS:000291339200037)

    http://hdl.handle.net/1822/13213

  • Ribeiro. E. Nota de Apresentação. Diacrítica / Série Ciências da Literatura (Dossier Literatura e Religião), n.º 25/3  (p. 5). Braga: Centro de Estudos Humanísticos/Húmus.
  • Ribeiro. E. Apresentação. In Ribeiro, E. (ed.).Envolvimento e Clímax – Do entre das Artes, 2.ª edição revista. Ed. de Autor (ebook)

    http://hdl.handle.net/1822/13521

  • Ribeiro, E. Ricardo Vasconcelos, Campo de Relâmpagos (Lisboa, Assírio&Alvim, 2010). Colóquio/Letras, 175 (pp.: 242-244). (WOS:000282534300043)
  • Ribeiro. E. Luísa Costa Gomes, Ilusão (ou o que quiserem) (Lisboa, Dom Quixote, 2009). Colóquio/Letras, 174 (pp.: 221-224).
  • Ribeiro. E. Nota de Apresentação. Diacrítica / Série Ciências da Literatura (Dossier Literatura Comparada), n.º 24/3 (pp. 5-6). Braga: Centro de Estudos Humanísticos/Húmus.
  • Ribeiro, E. Verbetes biobiliográficos sobre Ana Hatherly, E. M. de Melo e Castro e Salette Tavares. In Reis-Sá, J. & Lage, R. (org.).Poemas Portugueses – Antologia da Poesia Portuguesa do Séc. XIII ao Séc. XXI (pp. 1422, 1562, 1625). Porto: Porto Editora.
  • Ribeiro, E. Paulo Teixeira, O Anel do Poço (Lisboa, Caminho, 2009). Colóquio/Letras, 172 (pp.: 217-220). (WOS:000272476200022)
  • Ribeiro, E. Concretismo: experiência(s) de ‘intercodificação. In PO.EX'70-80 – Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa. Disponível em: http://po-ex.net/index.php?option=com_content&task=view&id=113&Itemid=31&lang=
  • Ribeiro, E. Abílio: as manufacturas da escrita. In PO.EX'70-80 – Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa, http://po-ex.net/index.php?option=com_content&task=view&id=114&Itemid=31&lang=
  • Ribeiro, E. E. M. de Melo e Castro: Experiências Poéticas com Corpos Radiantes. In PO.EX'70-80 – Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa, http://po-ex.net/index.php?option=com_content&task=view&id=114&Itemid=31&lang=
  • Ribeiro, E. Textos de Eunice Ribeiro e Dóris Graça Dias. In O poeta-pintor Julio/Saúl Dias. CD-ROM comemorativo do centenário do nascimento de Júlio/Saúl Dias. Lisboa: Plano9.
  • Ribeiro, E. Alquimistas e Engenheiros. Relâmpago, 11 (pp.: 209-212). [Recensão a Um calculador de improbabilidades, Ana Hatherly, Editora Quimera, 2001]
  • Ribeiro, E. Qualquer coisa vaga...: ramificações do silêncio em Ramos Rosa.  Relâmpago, 3 (pp.: 105-108). [Recensão a A Imobilidade Fulminante, António Ramos Rosa, Editora Limiar, 1998]
  • Ribeiro, E. Recensão à edição fac-similada compacta da revista Presença (Tomos I, II e III, Lisboa, Contexto, 1993). Diacrítica, 8 (pp.: 317-319).
  • Ribeiro, E. In limine. In Carriço,L. No Labirinto da Vida (pp. 3-6). Porto: Porto Editora.
  • Ribeiro, E. Palavras prefaciais. In Carriço, L. Miragem no Tempo (pp. 3-6). Porto: Porto Editora.
  • Ribeiro, E. Mário Cláudio, Amadeo (2ª ed., Lisboa, IN/CM, 1985). Diacrítica, 2 (pp.: 254-256).
  • Ribeiro, E. José Cardoso Pires, Balada da Praia dos Cães (Ed. ‘O Jornal’, 9ª ed., 1984). Nova Renascença, 18 (pp.: 188-190).
  • Ribeiro, E. Sophia de Mello Breyner Andresen, Histórias da Terra e do Mar (Lisboa, Ed. Salamandra, 1984). Nova Renascença, 17 (pp.: 83-85).
  • Ribeiro, E. José Saramago, O Ano da Morte de Ricardo Reis (Lisboa, Ed. Caminho, 1984.). Nova Renascença, 16 (pp.: 437-440).
  • Ribeiro, E. Júlio César Machado, Uma Récita do Roberto do Diabo (Lisboa, Ed. Rolim, 1984). Nova Renascença, 16 (pp.: 435-437).
  • Ribeiro, E. José Cardoso Pires, Balada da Praia dos Cães (Ed. ‘O Jornal’, 8ª ed., 1983). Estudos Italianos em Portugal – Revista do Instituto de Cultura Italiana, 45-46-47 (pp.: 507-510).

Organização de eventos

  • 2018/11/06 - 2018/11/06 | Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

    O Retrato: representações e modos de ser

    https://congressoretratomnac2018.weebly.com/

  • 2017/10/18 - 2017/10/18 | Universidade do Minho

    “Do corpo religioso: representações e derivas nas artes e na literatura contemporâneas” (painel temático), XIX Colóquio de Outono ‘No princípio era a palavra: o lugar das Humanidades’.

  • 2017/10/10 | Universidade do Minho

    Encontro de estudantes da Licenciatura em Estudos Portugueses e Lusófonos da Universidade do Minho e da graduação em Língua Estrangeira Aplicada/Português e Mestrado em Estudos Lusófonos da Université Clermont Auvergne.

  • 2016/01/01 - 2016/01/01 | Universidade do Minho

    "Caminhos": programa anual de atividades comemorativas do 40.º aniversário do ILCH.

  • 2016/05/03 | Universidade do Minho

    “A importância das Humanidades para a economia e sociedade contemporâneas”, por Guilherme d’Oliveira Martins.

  • 2016/03/08 | Universidade do Minho

    “O texto possível no caminho do programa: por uma poesia programada”, por Rui Torres (Universidade Fernando Pessoa).

  • 2015/07/18 | Universidade do Minho

    Cerimónia de Encerramento do 2.º Programa de Licenciaturas Internacionais da UM.

  • 2015/05/05 | Unversidade do Minho

    Dia do ILCH 2015, integrando o debate Para quê as Humanidades?, Álvaro Laborinho Lúcio, António Feijó (UL) e Elias Torres Feijó (USC).

  • 2014/11/04 | Universidade do Minho

    Cerimónia do Programa de Licenciaturas Internacionais da UM.

  • 2014/05/05 | Universidade do Minho

    Dia do ILCH 2014, integrando a conferência "A literatura no aprofundamento do (meu) conhecimento", pelo Professor Doutor Alexandre Quintanilha.

  • 2013/07/08 - 2013/07/08 | Universidade do Minho

    3ª Escola de Verão Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes, Culturas.

  • 2012/09/01 - 2012/09/01 | Universidade do Minho

    Ciclo de Seminários Doutorais CEHUM/Literatura Itinerários Comparatistas.

  • 2013/01/01 - 2013/01/01 | Escolas Secundárias de Caminha e de Vila Praia de Âncora

    Ciclo de Seminários mensais sobre Autores Portugueses

  • 2013/05/03 | Universidade do Minho

    Dia do ILCH 2013

  • 2012/01/01 - 2012/01/01 | Escolas Secundárias de Caminha e de Vila Praia de Âncora

    Ciclo de Seminários mensais sobre Autores Portugueses

  • 2011/10/01 - 2011/10/01 | Universidade do Minho

    Ciclo de Seminários CEHUM/Literatura Autorrepresentação / Autobiografia / Autorretrato.

  • 2012/05/10 - 2012/05/10 | Eunice Ribeiro

    III Colóquio da Primavera – Estudos Literários/Estudos Culturais Revisitados.

  • 2011/11/17 - 2011/11/17 | Universidade do Minho

    XIII Colóquio de Outono – Estética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos.

  • 2011/11/18 | Universidade do Minho

    Conferência por Vasco Graça Moura no âmbito do XIII Colóquio de Outono – Estética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos.

  • 2011/01/01 - 2011/01/01 | Escolas Secundárias de Caminha e de Vila Praia de Âncora

    Ciclo de Seminários mensais sobre Autores Portugueses

  • 2011/05/11 - 2011/05/11 | Universidade de Santiago de Compostela

    II Colóquio da Primavera – Os usos do Clássico

  • 2010/10/01 - 2010/10/01 | Universidade do Minho

    Ciclo de Seminários CEHUM/Literatura Literatura e Religião

  • 2011/04/14 - 2011/04/14 | ILCH e Museu Nogueira da Silva

    leituras encenadas de autores lusófonos Co-respondência (com os atores Nuno Monteiro e Márcio Batista).

  • 2010/01/01 - 2010/01/01 | Universidade do Minho

    Ciclo de Seminários CEHUM/Literatura O Romance: configurações

  • 2010/05/06 - 2010/05/06 | Universidade de Coimbra

    I Colóquio da Primavera – Cartografias Literárias.

  • 2009/02/20 | Universidade do Minho

    "Teorias do despertar de emoções (Levinson) versus Teorias expressivistas (Kivy) em Música", Prof. Doutor Vítor Moura.

  • 2008/11/26 | Universidade do Minho

    "A constituição do cânone na Literatura e nas Artes", Prof. Doutor Osvaldo Silvestre

  • 2008/11/06 - 2008/11/06 | Universidade do Minho

    Mesa-Redonda "Para além das Vanguardas: estados da arte" no âmbito do VI Congresso Internacional da A.P.L.C e do X Colóquio de Outono Comemorativo das Vanguardas.

  • 2008/11/06 - 2008/11/06 | Universidade do Minho

    VI Congresso Internacional da A.P.L.C e do X Colóquio de Outono Comemorativo das Vanguardas.

  • 2007/12/06 - 2007/12/06 | Universidade do Minho e Universidade de Coimbra

    Colóquio 50/40: Cinquenta anos de Teoria da Literatura em Portugal/Quarenta anos da ‘Teoria da Literatura’ de Vítor Manuel de Aguiar e Silva.

  • 2004/12/09 - 2004/12/09 | Universidade do Minho

    1.º Congresso Internacional de Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas.

  • 2001/12/05 - 2001/12/05 | Casa Rolão (Braga)

    Comemorações do centenário do nascimento de José Régio (leituras encenadas de textos regianos, teatralização da peça dramática de Régio "Sonho de uma véspera de exame" e conferência de Eugénio Lisboa "O erotismo e o misticismo em Régio").

  • 1999/12/16 | Universidade do Minho

    Comemorações do 30.º aniversário da morte de José Régio (conferência por Eugénio Lisboa).

  • 1999/12/02 | Universidade do Minho

    Conferência "A imagem: uma leitura" pelo Prof.Doutor Francisco Laranjo (FBAUP), no âmbito de um ciclo de conferências sobre Tradução Intersemiótica.

  • 1999/10/11 - 1999/10/11 | Universidade do Minho

    Exposição Itinerante "José Régio e os mundos em que viveu", promovida pelo Centro de Estudos Regianos de Vila do Conde.

  • 1989/04/14 | Universidade do Minho

    Aula-aberta sobre Videopoesia pelo poeta E. M. de Melo e Castro

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Eunice Ribeiro, Xaquín Núñez Sabarís, Daniel Tavares, “Annunciations and (re)enunciations of the body: femininity and feminine identity in Maria Teresa Horta and Yolanda Castaño”. In Colloque International Portraits et autoportraits de femmes dans les lettres et les arts post-68, 30MAI-1JUN 2018, Université Clermont Auvergne, Clermont, France.

  • Seminário (Por convite)

    Eunice Ribeiro, "Los nuevos retratos: proyectos identitarios y cartografías de la representación en el siglo XXI". In Seminário Internacional EL RETRATO LITERARIO EN EL MUNDO HISPÁNICO (SIGLOS XVIII-XXI),23-24NOV2017, Universidad de Zaragoza, Zaragoza, España.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Eunice Ribeiro, “Mário Dionísio segundo Mário Dionísio (atropelamento e fuga)”. In Congresso Internacional Mário Dionísio, 27-29OUT 2016, FLUL, Lisboa, Portugal.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Eunice Ribeiro, “Aproximação à matéria. Maria Andresen: dos poemas, das pinturas”. In Colóquio Internacional Ofício Múltiplo. Poetas em Outras Artes, 22-24 OUT 2015, FLUP/Palacete Viscondes de Balsemão, Porto, Portugal.

  • Seminário (Por convite)

    Eunice Ribeiro, participação na sessão de lançamento da coletânea de ensaios "Cultura XXI", Álvaro Manuel Machado, Eduardo Paz Barroso, Eunice Ribeiro et alii (Ed. Labirinto de Letras, Lisboa), 24 FEV 2015, Ordem dos Médicos, Porto, Portugal.

  • Seminário (Por convite)

    Eunice Ribeiro, “O retrato em Júlio Pomar”. In Seminários do Projeto Sinestesia, 18 NOV 2014, FLUL, Lisboa, Portugal.

  • Seminário (Por convite)

    Eunice Ribeiro, “O Autorretrato em Literatura”. In Encontros Estúdio UM: temas e objetos do desenho, #8: Auto-Representação, 28 FEV 2014, Escola de Arquitetura da UM, Guimarães, Portugal.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Eunice Ribeiro, “Retrato do Poeta como Artista” In Homenagem a Vasco Graça Moura, 31 JAN 2014, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Eunice Ribeiro, “Antologiar o Experimentalismo (um caso)”. In Colóquio Poesia Experimental – Materialidades e representações digitais, 14 FEV 2013, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Eunice Ribeiro, “Sob o visível: empernamentos e linhas de fuga na poesia de vgm”. In Colóquio 50 anos de Vida Literária de Vasco Graça Moura, 31 MAI 2012, Universidade Fernando Pessoa, Poerto, Portugal.

  • Colóquio/Congresso

    Eunice Ribeiro, “O corpo moderno: representações”. In 3.º Colóquio da Primavera – Modernidades Comparadas: Estudos Literários/Estudos Culturais Revisitados, 10-11 MAI 2012, Universidade do Minho, Braga, Portugal.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Eunice Ribeiro, “Fragmento e ruína: retratos modernos”. In Colóquio Internacional 1912-2012: a Time to Reason and Compare, 1-3 MAR 2012, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

  • Seminário (Por convite)

    Eunice Ribeiro, participação na mesa-redonda sobre Poesia Experimental Portuguesa organizada pelo Conselho Cultural da UM com a colaboração da Fundação de Serralves, 6 FEV 2012, Universidade do Minho, Braga, Portugal.

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    Eunice Ribeiro, visita guiada à Exposição sobre Poesia Experimental Portuguesa organizada pelo Conselho Cultural da UM com a colaboração da Fundação de Serralves, 6 FEV 2012, Universidade do Minho, Braga, Portugal.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Eunice Ribeiro, “Os estudos retratísticos em Portugal (artes plásticas e literatura)”. In Colóquio Património Literário e Artístico (org. Greenlines Institute), 4 FEV 2012, Palacete Balsemão, Porto, Portugal.

  • Colóquio/Congresso

    Eunice Ribeiro, “Do Retrato como possibilidade”. In XIII Colóquio de Outono – Estética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos, 17-19 NOV 2011, Universidade do Minho, Braga, Portugal.

  • Seminário (Por convite)

    Eunice Ribeiro, participação na sessão de lançamento da coletânea de ensaios "Diálogos Ibéricos sobre a Modernidade" (Col. Hespérides n.º 25, Ed. Húmus/CEHUM), organizada por Xaquín Núñez Sabarís, 6 MAI 2011, Universidade do Minho, Braga, Portugal.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Eunice Ribeiro, “O corpo em cruz: coreografias da carne”. In Colóquio Internacional de Estudos Literários – Pensar a Literatura no Séc. XXI, 30 SET e 1 OUT 2010, Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa/Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Braga, Portugal.

  • Colóquio/Congresso

    Eunice Ribeiro, “‘Floating worlds’: Avenue Patrice Lumumba de Guy Tillim”. In I Colóquio da Primavera, 6-8 MAI 2010, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.

  • Colóquio/Congresso

    Eunice Ribeiro, “Christopher Wool: efeito e drible”. In XI Colóquio de Outono, 10-12 DEZ 2009, Universidade do Minho, Braga, Portugal.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Eunice Ribeiro, “Variações familiares: ainda a propósito de Velásquez”. In Colóquio O Trabalho da Teoria, 15-18 NOV 2007, Universidade dos Açores, Ponta Delgada, Portugal.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Eunice Ribeiro, “Uma certa forma de expressão: a leitura crociana de Fidelino de Figueiredo e de José Régio”. In I Congresso Internacional sobre O Pensamento Luso-Galaico-Brasileiro entre 1850 e 2000, 9-12 OUT 2007, Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, Porto, Portugal.

  • Seminário (Por convite)

    Eunice Ribeiro, participação na sessão de lançamento da "Antologia da Poesia Experimental Portuguesa – Anos 60/Anos 80", coorganizada com Carlos Mendes de Sousa e editada pela Angelus Novus, 28 JAN 2005, Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra, Portugal (com a presença dos poetas E. M. de Melo e Castro e Fernando Aguiar).

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Eunice Ribeiro, “Régio e a nostalgia da Linguagem”. In Colóquio sobre José Régio e Vitorino Nemésio, 15 MAI 2001, Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Filosofia, Braga, Portugal.

  • Seminário (Por convite)

    Eunice Ribeiro, apresentação da obra "José Régio e a Política", de António Ventura, 19 OUT 2000, Biblioteca Pública de Braga – Casa-Museu Nogueira da Silva, Braga, Portugal.

  • Seminário (Por convite)

    Eunice Ribeiro, apresentação do livro de poesia "No Labirinto da Vida" de Lilaz Carriço (Porto, Porto Editora), SET 1991, Centro Unesco do Porto, Porto, Portugal.

  • Seminário (Por convite)

    Eunice Ribeiro, apresentação do livro de poesia "Miragem no Tempo" de Lilaz Carriço (Porto, Porto Editora), SET 1990, Centro Unesco do Porto, Porto, Portugal.

  • Colóquio/Congresso

    Eunice Ribeiro, “A projectividade representativa no discurso neo-realista”. In XIII Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa, SET 1990, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Colóquio/Congresso

    Eunice Ribeiro, “Concretismo: experiência(s) de ‘intercodificação’”. In Simpósio Internacional de Literatura Comparada e I Congresso Nacional da A.P.L.C., 1989, Universidade de Lisboa e Universidade de Évora, Lisboa e Évora, Portugal.

  • Colóquio/Congresso

    Eunice Ribeiro, “O Percurso da Disforia – Breve ensaio semiótico sobre História da Gata Borralheira de Sophia de Mello Breyner Andresen”. In II Congresso Brasileiro de Semiótica, SET 1985, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

  • Colóquio/Congresso

    Eunice Ribeiro, “Uma Simbólica da Decadência – Análise semiótica do conto ‘O Tesouro’ de Eça de Queiroz”. I Colóquio Luso-Espanhol de Semiótica e II Colóquio Luso-Brasileiro de Semiótica, SET 1985, Centro Unesco do Porto, Porto, Portugal.

  • Colóquio/Congresso

    Eunice Ribeiro, “Figuração e/ou conotação: marcas de pluridimensionalidade textual”. In Colóquio Teoria do Texto, MAI 1985, Universidade de Évora, Évora, Portugal.

  • Colóquio/Congresso

    Eunice Ribeiro, “José Régio: Presença da Poesia”. In I Congresso Nacional José Régio, SET 1984, Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, Vila do Conde, Portugal.

Orientação de teses

Pós-Doutoramentos

  • 2015 - (...) | Orientador

    Augusto Rodrigues da Silva Júnior

    Tanatografias na prosa luso-brasileira: estudo comparativo da temática da morte em Vieira, Machado e Saramago

  • 2013 - 2014 | Orientador

    Wellington Fiorucci

    Diálogos ibéricos e ibero-americanos na pós-modernidade: o romance policial e a tradução intersemiótica

  • 2013 - 2014 | Orientador

    António Vicente Seraphim Pietroforte

    A semiótica da poesia visual – um estudo da Poesia Experimental na Literatura Portuguesa da segunda metade do Século XX

Doutoramentos

  • 2018 - (...) | Orientador

    Sandra Isabel Cunha de Sousa

    Retratos do herói: releituras da cultura clássica na ficção portuguesa contemporânea

    Programa doutoral em em Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes e Culturas

  • 2015 - 2018 | Orientador

    Pedro Ribeiro Meneses

    Um valoroso lugar incerto – A cartografia humana em «Uma viagem à Índia» de Gonçalo M. Tavares

    Doutoramento em Ciências da Literatura

  • 2015 - (...) | Orientador

    Vanda Andreia Santos Figueiredo

    O corpo moderno: representações na literatura portuguesa e outras artes

    Programa doutoral em Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes e Cultura

  • 2013 - 2018 | Orientador

    Daniel dos Santos Tavares

    Do retrato poético: leituras interartísticas na poesia portuguesa contemporânea

    Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes e Culturas

  • 2011 - 2015 | Orientador

    Sara Isabel Lima

    O display da morte na ficção de José Saramago

    Doutoramento em Ciências da Literatura

  • 2011 - 2015 | Orientador

    Diogo Martins

    ‘The greener grass’: da autorrepresentação em Alanis Morissette

    Doutoramento em Ciências da Literatura

Mestrados

  • 2018 - (...) | Orientador

    Joana Palha

    Monstruosidades e biomorfismos: figurações contemporâneas do humano na literatura e nas séries televisivas

    Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas

  • 2015 - 2017 | Orientador

    Flávia Moura

    O romance psicológico de Aleixo Ribeiro: O Fluxo da Consciência em ‘Bússola Doida

    Mestrado em Mediação Cultural e Literária

  • 2015 - 2017 | Orientador

    Cátia Sousa Vieira

    Square Tolstoi’ de Nuno Bragança: o erotismo e a morte

    Mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas

  • 2011 - 2013 | Orientador

    João Pedro Alves

    Religiosidade e racionalidade n’ O Outro Livro de Job de Miguel Torga

    Mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas lusófonas

  • 2011 - 2013 | Orientador

    Pedro Ribeiro Meneses

    A natureza não reza – sobre a tetralogia ‘O Reino’ de Gonçalo M. Tavares

    Mestrado em Mediação Cultural e Literária

  • 2010 - 2012 | Orientador

    Sandra Isabel Cunha de Sousa

    Do Corpo e do Mal n’ O Reino de Gonçalo M. Tavares

    Mestrado em Teoria da Literatura

  • 2004 - 2006 | Orientador

    Nadejda Nagovitsina Machado

    O movimento futurista russo e seu eco na literatura portuguesa

    Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa

  • 2002 - 2004 | Orientador

    Ana Cristina Mendes Ribeiro

    Rostos que comunicam. A pintura na poesia de Vasco Graça Moura

    Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa

  • 2001 - 2003 | Orientador

    Telma Pinhel

    José Sobral de Almada Negreiros: A plasticidade literária em “k4 – O Quadrado Azul

    Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa

Editor

Comissões científicas

Outros dados

  • Revisão científica em revistas e outras publicações : 
    - Revista Scripta Uniandrade, Centro Universitário Campos de Andrade – Uniandrade (Brasil);
    - Revista eletrónica Microtextualidades. Revista Internacional de microrrelato y minificción (http://revistas.uspceu.com/index.php/microtextualidades/index);
    - Revista CEM 8, CITCEM/FLUP;
    - Revista Diacrítica, CEHUM;
    - Revista Portuguesa de Humanidades, UCP-Braga;
    - Revista digital e-lyra (Rede Lyracompoetics);
    - Revisão científica de artigos publicados em Maria do Rosário Girão Santos e Elisa Maria Lessa (coord.), Música Discurso Poder, Coleção Hespérides/Literatura 26, Húmus/CEHUM, 2012.

  • Participação em revistas científicas nacionais e internacionais:
    –	Nova Renascença (Associação Cultural Nova Renascença);
    –	Estudos Italianos em Portugal (Instituto Italiano de Cultura em Portugal);
    –	Revista Portuguesa de Humanidades (Faculdade de Filosofia de Braga-Universidade Católica Portuguesa);
    –	Boletim (Centro de Estudos Regianos, Câmara Municipal de Vila do Conde);
    –	Forum (Conselho Cultural da Universidade do Minho);
    –	Diacrítica (Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho);
    –	Relâmpago (Fundação Luís Miguel Nava);
    –	Colóquio/Letras (Fundação Calouste Gulbenkian);
    –	Limite (Universidad de Extremadura-Espanha);
    –      Scripta Uniandrade (Uniandrade-Brasil)