Grau académico: Agregação
Categoria profissional: Prof. Associado com agregação
Grupo(s) de Investigação:
E-mail: claracol@ie.uminho.pt
Telefone: 253604279
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4153-6787
Morada institucional:
Instituto de Educação UMINHO 4700 Braga
Interesses de investigação:
Educação não formal de Refugiados Epistemologia Ética Bioética Antropologia Filosófica Filosofia e Medicina Filosofia e Biologia Humanidades em Saúde Educação para a saúde Educação em Saúde Promoção da Saúde Educação comunitária Formação de cuidadores (formais, não formias e informais) de saúde Sofrimento, educação e saúde.
Formação:
Licenciada em Filosofia; Mestre em Epistemologia; Doutora em Filosofia da Educação; Associada em Pedagogia; Agregada em Educação para a Saúde
Experiência profissional:
Docente do ensino básico e secundário; Docente e investigadora da UMINHO desde 1990; Formadora em ONGs, e outras instituições de carácter social e de saúde; Professora vistinate me várias universidades estrangeiras; Livros, capítulos de livros e artigos publicados em Portugal e no estrangeiro
Cargos:
Membro de Conselho de Departamento de DTEEAF-IE; Investigadora do CEHUM; Membro efectivo de STOL - UMINHO
2017 - ... (Membro)
Membro integrado do CEHUM no grupo EHum2M - Estudos Humanísticos em Migração & Marginalização.
2014 - 2017 (Coordenador)
GRI Educação em Saúde- Doenças crónicas
2013 - 2017 (Membro)
GAIA
2013 - ... (Membro)
Investigadora de pesquisa em Realidade, exclusão e cidadania na Terceira Idade
2013 - ... (Membro)
Oficinando em rede
2012 - ... (Membro)
STOL
Oliveira, C. C.; Jesuíno, J. C. (2016) (org.). Do Luto. Lisboa. Aletheia. Axioma. ISBN: 978-972-697-257-0. ebook Oliveira, C. C.; Jesuíno, J. C. (2016) (org.). Do Luto. Lisboa. Aletheia. Axioma. ISBN:978-972-697-256-3. livro em papel
Vieira, F., Silva, JL. Oliveira, C.C et alli (2016). Inovação Pedagógica no Ensino Superior: Ideias (e) Práticas (em 2 volumes). S. Tirso, DEFACTO.
Fernandes, D., Oliveira, C. C. (2018).Aprender a Envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior. AGEING CONGRESS 2018. CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ENVELHECIMENTO
Delboni, M., Oliveira, C. C. etalli (2017). A Regionalização da Saúde e as suas singularidades em Braga (Portugal) e em Santa Maria (Brasil). Anais do VIII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional (2017) Territórios, Redes e Desenvolvimento Regional:Perspectivas e Desafios.Santa Cruz do Sul, RS, Brasil
Delboni, M., Areosa, S., Remoaldo, P., Oliveira, C.C., Santos, M.C. (2016). Estudo documental das políticas públicas e participação em saúde direcionadas para o idoso de Portugal e Brasil. Atas CIAIQ2016 Investigação Qualitativa em Saúde//Investigación Cualitativa en Salud. V. 2. 1208-1224
Gomes, A., Oliveira, C. C. (2015). Musicoterapia e educação em saúde: momentos históricos . Atas de Congresso SPCE 2014 (pp.754-759). Vila Real, UTAD.
Faria, MJ; Oliveira, C. C. (2019). Integração não-formal de migrantes e refugiados em portugal - projeto IntegrArte. Revista Reflexão e Ação (em avaliação). https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index
Indexado em: SCIELO
Encarnação, P. Oliveira, C. C., Martins, T. Article: Psychometric Properties of the Suffering Assessment Questionnaire in Adults with Chronic Diseases or Life-Threatening Illness (SAQ). Journal: Scandinavian Journal of Caring Sciences, 32(4), p. 1279-1287.
Encarnação, P. Martins, T, Oliveira, C.C. (2018). Suffering, a Concept Present in Non-Cancer Patients: Multiple Sclerosis Patients. International Journal of Caring Sciences
Encarnação, P. Martins, T, Oliveira, C.C. (2018). Psychometric Properties of the Suffering Assessment Questionnaire in Adults with Chronic Diseases or Life-Threatening Illness (SAQ).Journal Scandinavian Journal of Caring Sciences
Silva, A., Oliveira, C. C. Semear para colher. Boletim da Saúde, vol. 25, nº 2
Martins. E., Oliveira, C.C., Bandeira, T, Nobre, A.(Vi)ver mais: a realidade silenciada pela dependência – projeto de intervenção comunitária REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN eISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Extr., No. 08 DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2395
Nobre, A., Oliveira, C. C. et alli (2017). EAEA. Grundig Award – Engaging new learners. STOL – Science Trough Our Lives - Non formal scientific education reaches nwe learners. Bruxelas (CE): EAEA.
Oliveira, C. C. Gomes, A. (2017). Educação Salutogênica de Cidadãos Doentes Mentais: A Appacdm De Braga – Portugal. Reflexão E Ação, v. 25(1), 5-21.
Encarnação, P., Oliveira, C. C., Martins, T. (2017). A generalized resistance resource: faith. A nursing view. Health Promot Int (2017) 32 (3): 577-580. DOI:https://doi.org/10.1093/heapro/dav1 Oliveira, C. C. e Encarnação, P: (2017). Suffering, a Concept Present in Non-Cancer Patients: Multiple Sclerosis Patients. International Journal of Caring Sciences.(no prelo). Simões, C., Oliveira, C. C., Nobre. A et al. (2017). Non-formal scientific education reaches new learners. EAEA. 11.8.2017
Oliveira, C. C. (2016). Para compreender o sofrimento humano. Revista de Bioética, 24(2), 225-34. Encarnação, P, . Martins, T., Oliveira, C. A nanopartícula da fé na intervenção dos enfermeiros. Revista Reflexão e Ação, 24(2), 24-39. Simães, C., Oliveira, C. C. (2016). Dimensão do corpo na Antropologia clínica. Boletim da Saúde. 25(1), 75- 85. Oliveira, C. C. (2016). Aprendizagem e comunicação em Bateson. A exigência de uma epistemologia formal e complexa. Trans/Form/Ação, 39(1), 93-118. SCOPUS Oliveira, C. C., Feio, A. (2016).Confluências e divergências conceituais em Educação em SaúdeConceptual convergences and divergences in Health Education. Revista Saúde e Sociedade. 24(2)
Encarnação, P., Oliveira, C.C., Martins, T (2015). Dor e sofrimento conceitos entrelaçados – Perspetivas e desafios para os enfermeiros. Cuidados Paliativos, 02(2), 22-31.
Oliveira, C. C. (2016). Aprendizagem e comunicação em Bateson. A exigência de uma epistemologia formal e complexa.Trans/Form/Ação, 39(1), 93-118.
Oliveira, C. C., Feio, A. (2016).Confluências e divergências conceituais em Educação em Saúde Conceptual convergences and divergences in Health Education. Revista Saúde e Sociedade. 24(2), 703-715.
Oliveira, C. C., Pena, L. & Silva, M. (2015) Aging, Memory and Cognitive Stimulus. Journal of Aging & Inovation, 4 (2), 21 - 31; . Sousa, E., Oliveira, C. C. (2015). Viver a (e para) aprender: uma intervenção-ação para a promoção do envelhecimento ativo. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2015, 18(2), 405-415. ISSN 1981-2256. http://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2015.14055 ; Rodrigues, S., Oliveira, C. C. & Silva, P. (2015). Perceções dos enfermeiros e doentes com AVC sobre a Educação para a Saúde. Revista de Enfermagem Referência, Série IV( 6), 87-95. Indexada em SciELO Citation Index, Web of Science, Thomson Reuters; facto deimpacto: 0.0917
Moreira, C., Oliveira, C. C. (2015). Aprender a ser - a importância dos métodos pedagógicos. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN, Volumen Extraordinario, Actas XIII CIG-PP, No. 6, 167-169. DOI: 10.17979/reipe.2015.0.06.43 - indicação de índice de impacto em fase de cálculo; indexada em latindex e ISOC Silva, M., Oliveira, C. C. (2015). O outro lado da guerra colonial. Perspetiva Salutogénica de Inclusão. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN 2015, Volumen Extraordinario, Actas XIII CIG-PP, No. 8., 44-47. DOI:10.17979/reipe.2015.0.08.240; indicação de índice de impacto em fase de cálculo; indexada em latindex e ISOC
Encarnação, P., Oliveira, C. C. & Martins, T. (2015). A generalized resistance resource: faith. A nursing view. Health Promotion International. Dec 17. pii: dav114. [Epub ahead of print]doi: 10.1093/heapro/dav114 - factor de impacto: 1.989; indexada em Journal Citation Reports /Social Sciences Edition, Social Sciences Citation Index. Oliveira, C (2015). Suffering and salutogenesis. Health Promotion Journal, 30 (2):222-227 . factor de impacto: 1.989; indexada em Journal Citation Reports /Social Sciences Edition, Social Sciences Citation Index®
Pena, L., Oliveira, C. C. (2015).Psicoterapia de Vittorio Guidano e suas influências epistemológicas. Psicologia Clínica, 27(1), 245-265; factor de impacto: 0,15. Indexada em SCOPUS, entre outras. Feio, A., Oliveira, C. C. (2015). Confluências e divergências conceituais em Educação em Saúde. Saúde e sociedade. 24 (2), 704-715. Thomsom Reuters: Social Sciences Citation Index, Social Scisearch, Journal Citation Reports/Social. SCOPUS.factor de impacto: 0,04.
Sousa, E., Oliveira, C. C. (2015). Viver a (e para) aprender: uma intervenção-ação para a promoção do envelhecimento ativo. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2015, 18(2), 405-415.
Oliveira, C.C. (2018). Cared for mourning- related suffering. Demoly, K., Lima, F. et allli (2018). Redes de cuidado e de aprendizagem na saúde mental e na educação. UFERSA: UNIJUI
Oliveira, C.C. (2018). Educação para a paz: contributos das Humanidades aliadas à educação não formal e informal. Barros, Eliana et alli (2018). Educação para a Paz.Práticas educativas. https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-praticas-educativas.pdf?fbclid=IwAR0pNENyyvCzAblKUARFjcERkYrpp3rM29We0-dQENnoMm7phBkjiwrtLAk
Oliveira, C. C. (2017). Caring for mourning-related suffering. Redes de cuidados e aprendizagem na saúde mental e na educação. Org. Karla Demoly, Mª Fontenelle, Mª Fátima Lima. Ijui: Edujui. ISBN: 978-85-419-02244-1. Oliveira, C. C. (2017). Educação para a paz: Contributos das Humanidades aliadas à educação não formal e informal. In Práticas educativas e Cultura de Paz: articulando saberes e fazeres. Org. Eliana Maria do Sacramento Soares, Lezilda Maria Teixeira. Caxias do Sul, RS : Educs. Oliveira, C. C., Encarnação. P. (2017). Na rota da espiritualidade: a paz como promotora de saúde. EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE: construindo tessituras para a paz. https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-educacao-espiritualidade.pdf
Delboni, M., Oliveira, C. C. et al. (2017) Experiências Da Universidade Do Minho/Portugal E Da Universidade De Santa Cruz Do Sul/Brasil Nas Ações Relacionadas Com O Envelhecimento Ativo. Cenários de práticas em Psicologia (org. de Silvia Areosa), pp. 31-46. Oliveira, C. C. (2017). Análise e Desenvolvimento de Conceitos Base no GAIA: Aprendizagem-Educação; Complexidade; Padrão; Narrativa; Metáfora. Viver/conhecer na perspectiva da complexidade (Org. Nize Pellanda, Dulci Boettchere Maura Pinto). Santa Cruz do Sul. EDUNISC. Oliveira, C. C. (2017). Análise e Desenvolvimento de Conceitos Base no GAIA: Aprendizagem-Educação; Complexidade; Padrão; Narrativa; Metáfora. Viver/conhecer na perspectiva da complexidade (Org. Nize Pellanda, Dulci Boettcher e Maura Pinto). E-book A4 ISBN: 978-85-7578-455-6
Oliveira, C. C., Encarnação. P. (2017). Na rota da espiritualidade: a paz como promotora de saúde. EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE: construindo tessituras para a paz. https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-educacao-espiritualidade.pdf Delboni, M., Oliveira, C. C. et al. (2017) Experiências Da Universidade Do Minho/Portugal e ad Universidade de Santa Cruz Do Sul/Brasil Nas Ações Relacionadas Com O Envelhecimento Ativo. Cenários de práticas em Psicologia (org. de Silvia Areosa), Santa Cruz do Sul. EDUNISC, pp. 31-46. Oliveira, C. C. (2017). Análise e Desenvolvimento de Conceitos Base no GAIA: Aprendizagem-Educação; Complexidade; Padrão; Narrativa; Metáfora. Viver/conhecer na perspectiva da complexidade (Org. Nize Pellanda, Dulci Boettchere Maura Pinto). Santa Cruz do Sul. EDUNISC
Oliveira, C. C. (2017). Educação para a paz: contributos das Humanidades aliadas à educação não formal e informal. Práticas educativas e Cultura de Paz: articulando saberes e fazeres. Org. Eliana Maria do Sacramento Soares, Lezilda Maria Teixeira. Caxias do Sul, RS : Educs. Oliveira, Clara, Costa (2017). Caring for mourning-related suffering. Redes de cuidado e aprendizagem na saúde mental e na educação. organizadoras Karla Rosane do Amaral Demoly, Maria Aridenise.Macena Fontenelle, Maria de Fátima de Lima das Chagas. – Ijuí: Ed.Unijuí, 2017. – 352 p. –ISBN : 978-85-419-0244-1 1.1.4
Oliveira, C. C., J. Correia Jesuíno (2016) Introdução. Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. cap. livro, versão papel. Oliveira, C. C., J. Correia Jesuíno (2016) Introdução. Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. cap. livro, versão on line. DOI 10.17990/Axi/2016_9789726972570_001 Oliveira, C. C. (2016). Luto de vivos: caminhando (como uma casa) em chamas. In Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa. Axioma/Aletheia. cap. livro, versão papel. Oliveira, C. C. (2016). Luto de vivos: caminhando (como uma casa) em chamas. In Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. cap. livro, versão on line DOI 10.17990/Axi/2016_9789726972570_143
Oliveira, Clara Costa. Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos. In Vieira, F., Silva, JL. Oliveira, C.C et alli. Inovação pedagógica no ensino superior - Ideias (e) práticas. Sto Tirso, De Facto editora, 2016, vol. 2, pp. 129-139. Oliveira, C. C., Encarnação, P. Na rota da paz: a espiritualidade como promotora da saúde. In Soares , E.E., Rech, J. (2016). Educação e Espiritualidade: tecendo abordagens para construção de uma cultura de paz. Caxias do Sul -RS, Editora da Universidade de Caxias do Sul, RS. Simões, C, A. Alves, A., Cunha, E, Oliveira, C.C., Nobre, A. (2016) (ed. K. Percy). Non-formal adult education using experimental science activities. In LEARNING IN LATER LIFE: THEORY, POLICY & PRACTICE . U.K., Association for Education and Ageing. Simões, Clara; Oliveira, Clara Costa (2016). Respeitar no corpo a dignidade da Pessoa: perspectiva dos enfermeiros. Revista Portuguesa de Bioética, 23, 111-123.
Oliveira, C. C., J. Correia Jesuíno (2016) Introdução. Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. cap. livro, versão papel. Oliveira, C. C., J. Correia Jesuíno (2016) Introdução. Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. cap. livro, versão on line. DOI 10.17990/Axi/2016_9789726972570_001 Oliveira, C. C. (2016). Luto de vivos: caminhando (como uma casa) em chamas. In Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa. Axioma/Aletheia. cap. livro, versão papel.
Oliveira, C. C. (2016). Luto de vivos: caminhando (como uma casa) em chamas. In Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. cap. livro, versão on line DOI 10.17990/Axi/2016_9789726972570_143 Oliveira, Clara Costa. Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos. In Vieira, F., Silva, JL. Oliveira, C.C et alli. Inovação pedagógica no ensino superior - Ideias (e) práticas. Sto Tirso, De Facto editora, 2016, vol. 2, pp. 129-139.
Oliveira, C. C., Encarnação, P. Na rota da paz: a espiritualidade como promotora da saúde. In Soares , E.E., Rech, J. (2016). Educação e Espiritualidade: tecendo abordagens para construção de uma cultura de paz. Caxias do Sul -RS, Editora da Universidade de Caxias do Sul, RS. Simões, C, A. Alves, A., Cunha, E, Oliveira, C.C., Nobre, A. (2016) (ed. K. Percy). Non‐formal adult education using experimental science activities. In LEARNING IN LATER LIFE: THEORY, POLICY & PRACTICE . U.K., Association for Education and Ageing.
Oliveira, C. C. (2016). Para compreender o sofrimento humano. Revista de Bioética, 24(2), 225-34.
Encarnação, P., Oliveira, C.C., Martins, T (2015). Dor e sofrimento conceitos entrelaçados – Perspetivas e desafios para os enfermeiros. Cuidados Paliativos, 02(2), 22-31. Oliveira, C. C. (2015). Inteligência emocional e educação sexual. In Vilela, A. P. (coord.) Educação Sexual: do Saber ao Fazer. Um Contributo para a Formação de Professores (pp. 21-29). Braga, CFAE Braga Sul. http://issuu.com/tiagolopess95/docs/tomo_i_-_educa____o_sexual_do_saber Oliveira, C. C., Muller, C. (2015). História da Biologia no séc. XX – momentos epistemológicos relevantes. In Rodrigues, I., Azevedo, J. (ed.). 1º Encontro de História da Ciência no Ensino ( pp.. 137-147). Vila Real, UTAD. ISBN: 978-989-704-206-5 Encarnação, P., Oliveira, C. C. & Martins, T. (2015). Sofrimento, um foco de intervenção em Enfermagem, que desafio e perspetivas . In Vieira, M., Araújo, B. & Deodato, S. (coord.) 9th INTERNATIONAL SEMINAR ON NURSING RESEARCH (p. 40 Porto, UCP. http://
Oliveira, C. C. (2015). Inteligência emocional e educação sexual. In Vilela, A. P. (coord.) Educação Sexual: do Saber ao Fazer. Um Contributo para a Formação de Professores (pp. 21-29). Braga, CFAE Braga-Sul. http://issuu.com/tiagolopess95/docs/tomo_i_-_educa____o_sexual_do_saber
Oliveira, C. C., Muller, C. (2015). História da Biologia no séc. XX – momentos epistemológicos relevantes. In Rodrigues, I.,Azevedo, J. (ed.). 1º Encontro de História da Ciência no Ensino ( pp.. 137-147). Vila Real, UTAD. ISBN: 978-989-704-206-5
Encarnação, P., Oliveira, C. C. & Martins, T. (2015). Sofrimento, um foco de intervenção em Enfermagem, que desafio e perspetivas . In Vieira, M., Araújo, B. & Deodato, S. (coord.) 9th INTERNATIONAL SEMINAR ON NURSING RESEARCH (p. 40) .Porto, UCP. http://www.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/ics/ISNR/ISNR_EBook_2015Final.pdf
Muller, A., Oliveira, C. C. (2015). Emocionar:experiências enquanto acontecimentos utilizando as tecnologias digitaisde informação e comunicação.Livro de actas Atas CIAIQ2015 (congresso internacional de avaliação e investigação qualitativa), vol. 2, 114-118. Aracajú (ebook). Ludopedia.
Oliveira, C. C . (2019). um-estudo-de-caso-de-integracao-interrompida-de-refugiados-em-portugal.http://pracadasredes.caixademitos.com/2019/10/07/um-estudo-de-caso-de-integracao-interrompida-de-refugiados-em-portugal/?fbclid=IwAR36_-wYWTou9eUuJjG4a58GUZw3nKf1dCCNAmMij8eZEGZydmBsGbVo9QA
Oliveira, C. C. (2019). Um-estudo-de-caso-de-integracao-interrompida-de-refugiados-em-portugal. Academia.edu. https://www.academia.edu/
Oliveira, CC (2016). Book Review - Valter Hugo Mãe – A desumanização. Porto: Porto Editora, 2013, 238 p.,” Revista Portuguesa de Filosofia 72(1), 239–242, DOI 10.17990/RPF/2016_72_1_0239
Oliveira, C. C. (2015). Recensão de When these things begin. Conversations with Michel Treguer, 2014, de RénéGirard . Revista Portuguesa de Filosofia, 7 (1), 229-232. DOI 10.17990/RPF/2015_71_1_0229
2016/01/01 | UMINHO
Curso breve sobre Luto, UMINHO. BRAGA, nível nacional, 18 horas; coordenadora da organização e conferecista
https://www.facebook.com/LUTO-sa%C3%BAde-ou-doen%C3%A7a-266229 803735632/?fref=ts
2016/01/01 | UMINHO
Seminário de Educação de Adultos e Intervenção Comunitária
Colóquio/Congresso (Por convite)
Desafios dos cuidadores informais.por convite da organização. comunicação livre. XXVII Semana de Psicologia e de Ciências da Educação. universidade do Porto. 14 de novembro. ambito nacional
Colóquio/Congresso (Por convite)
O luto de si próprio nas doenças cronicas. por convite da organização. Workshop. Jornada educação para a morte. Seminário Maior deViseu. 25 de outubro. ambito nacional
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pré-conceitos e inovação em cuidados humano. por convite da organização. Conferência. Congresso nacional da Santa Casa da Misericordia Braga. 28 de Setembro. âmbito nacional.
Aula aberta (Por convite)
Felicidade: é para hoje ou para amanha? por convite da organização. Conf. Inaugural da univ senior da 3ª idade da povoa de varzim. 24 de setembro. ambito regional
Colóquio/Congresso
Faria, MJ, Oliveira, C. C. Projeto IntegrARTE. comunicação livre por aceitação de proposta, Co-autoria; participante. Conferences on Humanitarian Action and Cooperation for Development. 18 de Junho- Ambito internacional
Seminário (Por convite)
Palestra Ser Idoso na Era Digital- Dia Mundial da Sociedade da Informação. por convite da organização."O Indivíduo na Sociedade da Informação". Vila Verde-Braga. 17 de Maio. ambito regional.
Curso breve/Workshop (Por convite)
Gestão de emoções: entre a compaixão e a indiferença. workshop por convite. Centro social.Trofa. 2 abril. 3 h
Curso breve/Workshop (Por convite)
Comunicação não verbal. por convite da organização. Workshop. Associação convívio, Guimaraes. Maio 12 h. Ambito nacional
Curso breve/Workshop (Por convite)
Luto de mortos e de vivos. por convite da organização. Workshop. Associação convívio, Guimaraes. 7, 14; 21 de setembro. Ambito nacional
Colóquio/Congresso
Póster - "A Ciência é para todos, os públicos menos evidentes incluídos". por aceitação de proposta, co-autoria. 7.º Congresso de Comunicação de Ciência da Rede SciComPT- Lisboa. Ambito internacional.
Colóquio/Congresso
Comunicação oral. "Tabela Periódica em croché, uma grande ideia. Literalmente!". 7.º Congresso de Comunicação de Ciência da Rede SciComPT. por aceitação de proposta, co-autoria. Ambito internacional.
Seminário (Por convite)
Solidao versus isolamento social. A outra face do envelhecimento. Famalicao
Aula aberta (Por convite)
O que une as principais religiões - Dia Internacional do Refugiado. Colégio Luso-Internacional de Braga
Seminário (Por convite)
EPALE discussao on line integraçao de refugiados
Aula aberta (Por convite)
dor e sofrimento utad. comunicação oral em Espiritualidade e Multiculturalidade
Seminário (Por convite)
Palestra «Luto de si e doentes que de nós se esquecem», no CAFÉ MEMÓRIA: guimaraes
Aula aberta (Por convite)
Clara Costa Oliveira, Aprendizagem Autopoiética e Cibernética. Universidade Federal do Ceará. 19 de maio 2017, POR CONVITE
Seminário (Por convite)
Clara Costa Oliveira. Perspectiva da auto-organização: percursos de vida e conhecimento. Encontro. Pesquisa e Vida no PPGCTI UFERS. 15 de Maio de 2017. POR CONVITE
Aula aberta (Por convite)
Clara Costa Oliveira. Roda de conversa com pré-internos de Medicina e com funcionários do mesmo Hospital sobre luto , a convite de Hospital de Santa Cruz de Sul, RS, 13 de maio 2017. POR CONVITE
Aula aberta (Por convite)
Clara Costa Oliveira. Epistemologia da complexidade e investigação. GAIA, UNISC. 10 maio 2017. Epistemologia da complexidade e investigação.
Seminário (Por convite)
Clara Costa Oliveira. Luto. Painel lidar com a morte, in A outra face do envelhecimento. CESPU de Famalicão. 2 junho 2017. POR CONVITE
Colóquio/Congresso
-Delboni, M., Areosa, S., Oliveira, C. C., Santos, M.C. Congresso Envelhecimento demográfico e a necessidade de cuidados de longa permanência no município de Santa Cruz do Sul/RS (Brasil). Poster, Maio 2016.
Colóquio/Congresso
Simões, C, A. Alves, A., Cunha, E, Oliveira, C.C., Nobre, A. Non‐formal adult education using experimental science activities. Congresso LEARNING IN LATER LIFE: THEORY, POLICY & PRACTICE . U.K., Association for Education and Ageing (Inglaterra). Abril 2016.
Seminário (Por convite)
- Oliveira, C. C. Palestra «Evolution of Critical and Scientific Thinking in Biology – XXth century». 1st JOINT WORKSHOP OF THE PhD PROGRAMS in APPLIED AND ENVIRONMENTAL MICROBIOLOGY (DP_AEM) MOLECULAR AND ENVIRONMENTAL BIOLOGY (PDBMA)- CBMA-ECUM- UMINHO. Setembro 2016.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Oliveira, Clara Costa .Congresso Internacional Rede Unida: «Atenção Primária e formação de profissionais de saúde em Portugal», por convite, Fortaleza, Abril 2014.
2018 - 2019 | Orientador
Karla Demoly
PRÁTICAS DE CUIDADO E APRENDIZAGEM NA EXPERIÊNCIA DE REFUGIADOS EM AMBIENTES DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL.
2018 - (...) | Orientador
Karla Demoly
PRÁTICAS DE CUIDADO E APRENDIZAGEM NA EXPERIÊNCIA DE REFUGIADOS EM AMBIENTES DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
CEHUM
2018 - (...) | Orientador
Karla Demoly
Práticas de cuidado e aprendizagem na experiência de refugiados em ambientes de educação não formal
ME-EAIC. UMINHO.
2013 - 2017 | Orientador
Paula Encarnação
Sofrimento e fé em doenças crónicas.
ICBAS PORTO
2012 - 2015 | Orientador
Clara Oliveira Simões
Respeito da Integridade da Pessoa Doente: uma virtude indispensável na Enfermagem
UCP Porto
2017 - 2019 | Orientador
Elvira Raquel Silva
PHOTOVOICE APPLIED TO THE HOUSING FIRST PROGRAMME: GIVING VOICE TO (EX)HOMELESS PEOPLE
ME-EAIC
2017 - 2018 | Orientador
Maria João Faria
IntegrArte: um projecto comunitário com famílias refugiadas
ME-EAIC. UMINHO
2017 - 2018 | Orientador
Inês Saavedra Mota
Percursos de conscientização em contexto de bairro social: um projeto de intervenção com crianças e jovens
ME-EAIC. UMINHO.
2017 - 2018 | Orientador
Daniela do Rosário Fernandes
Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior
ME-EAIC. UMINHO
2017 - (...) | Orientador
Ines Saavedra Mota
Percursos de conscientização em contexto de bairro social: um projeto de intervenção com crianças e jovens
2017 - (...) | Orientador
Daniela Fernandes
Aprender a Envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior
2017 - (...) | Orientador
Maria João Faria
IntegrArte: um projeto comunitário com famílias refugiadas
2017 - (...) | Orientador
Susana Gomes
(Re) construindo Vidas: Integração de refugiados em Portugal"
2016 - 2018 | Orientador
Elizabete Martins
(Vi)Ver Mais: A realidade silenciada pela dependência
ME-EAIC. UMINHO.
2016 - 2018 | Orientador
Marcos Freitas
(Re)Aprender a aprender através da participação ativa: novos caminhos para a educação permanente e ao longo da vida num Centro Sénior. Joana Martins. ME-EAIC. UMINHO. “Rumo à inclusão social dos idosos
ME-EAIC. UMINHO.
2016 - 2018 | Orientador
Joana Martins
Rumo à inclusão social dos idosos:projeto educativo com idosos institucionalizados
ME-EAIC. UMINHO.
2016 - 2018 | Orientador
Eduarda Macedo
Aprender a ser com música e ciência.
ME-EAIC. UMINHO.
2016 - 2018 | Orientador
Susana Gomes
Re)Construindo vidas: integração de refugiados em Portugal
ME-EAIC. UMINHO.
2015 - 2017 | Orientador
Sílvia Coelho
(Re)Aprender a ser e a conhecer: desenvolvimento de competências com toxicodependentes.
2015 - 2017 | Orientador
Chisoka Simões
A vida pós-guerra. O caminho percorrido: Projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos Veteranos de Guerra,
2015 - (...) | Orientador
Raquel Silva
Housing First: Dar casa e voz à população em situação de sem-abrigo,
2015 - (...) | Orientador
Kezia Spiller.
Educação em Saúde: estudo de caso das práticas educativas desenvolvidas para os usuários do centro de atenção psicossocial- álcool e outras drogas (CAPS-AD) de Natal/RN.
2016-01-01
2014 - 2016 | Orientador
HUGO MESQUITA
'Núcleo de apoio comunitário: criação e desenvolvimento (NAC)',
2014 - 2016 | Orientador
EUGENIA SILVA
'Vive Mais a Terceira Idade: Uma Iniciativa de Educação Ao Longo da Vida',
2014 - 2016 | Orientador
ALICE ALVES
Educação para a saúde na terceira idade: uma questão de hábitos
2014 - 2016 | Orientador
ANA CATARINA DO ROSÁRIO
COMBATER A SOLIDÃO: o contributo da animação
2014 - 2016 | Orientador
ALEXANDRA SILVA
Semar para Educar,
2013 - 2016 | Orientador
Liliana Gomes
Renovar o espaço em busca do rejuvenescimento: Um projeto de intervenção/animação nm Centro de Convívio para idosos,
2015 - 2017/1
Membro do Conselho editorial da revista Boletim da saúde
2011 - (...)
Membro do Conselho Científico da Revista Portuguesa de Filosofia
2010 - (...)
Membro do Comitê Científico da Revista Reflexão e Ação
2018 - 2018 (Congresso)
23 maio- Seminario Educação de Adultos e Intervenção comunitária
2014 - ... (Revista)
Onco News
2011 - ... (Revista)
Revista Portuguesa de Filosofia
2007 - ... (Revista)
Revista Reflexão e Ação
5 pareceres de propostas peara congresso Humanity on the move, a realizar em abril de 2020. CEHUM. peer review. Parecer artigo científico. LEARNING CITIES- Participatory-focused Community Development in Adult and Lifelong Education. Revista OMNIA; peer review.
Portugal, UTAD. Membro e arguente do doutoramento em ciências da educação, especialidade educação para a saúde. Michelle Ponte. O processo de adaptação ao ensino superior: fatores associados ao rendimento académico e a qualidade de vida de estudantes universitários. Janeiro.
Portugal, UMINHO. Membro e arguente de Júri de ME. EAIC, 23 Jan. Maria do Rosário Cardoso. Corpo e mente em ação: desafios e horizontes.
Nacional. ACM/CLIB. Familia do lado - animadora -4 h 5 de Maio. Membro. Nacional. ACM/CLIB/SPEAK. Familia do lado - animadora -4 h 8 de dezembro. Membro Pôr a mao na massa CLIB/HABITAT- abril, 8h Regional. CLIB. Summer fete – 29 de Junho, Dinamizadora Regional. Univ. senior 3ª idade Vieira do Minho, 6 de julho, Encontro intergeracional. Animadora Regional. Habitat for Humanity de Braga- Danças circulares. desde Abril, formadora. Regional. COM ALMA, Danças circulares. de Janeiro a Abril, formadora. Regional. Habitat for Humanity de Braga- Yoga e Meditação. desde Setembro, formadora. Regional. Habitat for Humanity de Braga, Dança contemporânea expressionista +20, formadora, de Abril a Outubro.
CLIB- SPEAK -ACM. A Familia do lado. 25 nov(Comissão Organizadora) CLIB-HABITAT FOR HUMANITY DE BRAGA. 5 de maio (Comissão Organizadora) Habitat for Humanity de Braga - Membro da Comissao Familias.
ACM - Mentora de educação formal e não formal a refugiados -3 h semanais desde Maio SPEAK - Braga -Mentora de português , inglês e francês a migrantes e refugiados desde Outubro CLIB/PAR - Língua portuguesa –clib 2h semanais – 4 crianças, desde Abril CLIB/PAR- educação não formal de adultos em historia das religioes -2 h Linguagem não verbal da cultura portuguesa -2 h Como se formou a língua portuguesa - 1h As grandes religiões do mundo-2 h Os povos que habitaram Portugal -1 h As línguas que formaram o português actual -1 h Aconselhamento legal de migrantes e refugiados – 1h semanalmente, desde Maio CLIB/PAR- Danças circulares de todo o mundo. de Janeiro a Dezembro, semanal -1.30 h ACM - Danças circulares de todo o mundo, desde novembro, semanal -1.30 h
SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
CLIB- SPEAK -ACM. A Familia do lado. 25 nov(Comissão Organizadora) CLIB-HABITAT FOR HUMANITY DE BRAGA. 5 de maio (Comissão Organizadora) Habitat for Humanity de Braga - Membro da Comissao Familias.
Curso sobre luto. Âmbito nacional. 14h. Formadora em HOUSE OF LEARNING (Braga)
PRESENÇA EM JÚRIS DE PROVAS ACADÉMICAS Portugal, UTAD. Membro e arguente do doutoramento em ciências da educação, especialidade educação para a saúde. Michelle Ponte. O processo de adaptação ao ensino superior: fatores associados ao rendimento académico e a qualidade de vida de estudantes universitários. Janeiro. Portugal, Mestrado. ME-EAIC.UMINHO. Ângela Margarida da Silva Fernandes. A Importância do Envelhecimento Ativo na Terceira Idade. Brasil, Doutoramento. UTAD. ELIANE SILVA FERREIRA ALMEIDA. Arguente principal Brasil, Doutoramento. UTAD. MICHELLE ALVES VASCONCELOS PONTE Portugal, Doutoramento. UMINHO. Glenon Dutra. 30 janeiro
Emissão de pareceres científicos para várias revistas; exemplos: Social Epistemology, Saúde e Sociedade,Revista Portuguesa de Educação, Revista Pedagogia,Revista Portuguesa de Filosofia,Revista Brasileira de História da Educação.
PRÉMIOS E DISTINÇÕES 1- projectos de intervenção com adultos, decorrente da parceria entre ME-EAIC e a Science ThrOUGH oUR lIVES; 2- COMUNICAÇÃO PÚBLICA EM Congresso Internacional sobre Esclerose Múltipla , co-autoria, 2016 3- A Associação Inglesa de Educação e Envelhecimento/Sociedade Britânica de Gerontologia e a plataforma europeia de Educação ao longo da vida ForAgeII 2- Congresso Internacional sobre Esclerose Múltipla (com comunicação), co-autoria