Researchers

Maria clara Oliveira

Academic degree: Agregação

Professional category: Prof. Associado com agregação

Research group(s):

E-mail: claracol@ie.uminho.pt

Phone: 253604279

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4153-6787

Institutional address:

Instituto de Educação
UMINHO
4700 Braga

Research interests:

Educação não formal de Refugiados Epistemologia Ética Bioética Antropologia Filosófica Filosofia e Medicina Filosofia e Biologia Humanidades em Saúde Educação para a saúde Educação em Saúde Promoção da Saúde Educação comunitária Formação de cuidadores (formais, não formias e informais) de saúde Sofrimento, educação e saúde.

Education:

Licenciada em Filosofia; Mestre em Epistemologia; Doutora em Filosofia da Educação; Associada em Pedagogia; Agregada em Educação para a Saúde

Professional experience:

Docente do ensino básico e secundário; Docente e investigadora da UMINHO desde 1990; Formadora em ONGs, e outras instituições de carácter social e de saúde; Professora vistinate me várias universidades estrangeiras; Livros, capítulos de livros e artigos publicados em Portugal e no estrangeiro

Institutional positions:

Membro de Conselho de Departamento de DTEEAF-IE; Investigadora do CEHUM; Membro efectivo de STOL - UMINHO

Projects

  • 2017 - ... (Membro)

    Membro integrado do CEHUM no grupo EHum2M - Estudos Humanísticos em Migração & Marginalização.

  • 2014 - 2017 (Coordenador)

    GRI Educação em Saúde- Doenças crónicas

  • 2013 - 2017 (Membro)

    GAIA

  • 2013 - ... (Membro)

    Investigadora de pesquisa em Realidade, exclusão e cidadania na Terceira Idade

  • 2013 - ... (Membro)

    Oficinando em rede

  • 2012 - ... (Membro)

    STOL

Publications

Books

  • Oliveira, C. C.; Jesuíno, J. C. (2016) (org.). Do Luto. Lisboa. Aletheia. Axioma. ISBN: 978-972-697-257-0. ebook 
    
    Oliveira, C. C.; Jesuíno, J. C. (2016) (org.). Do Luto. Lisboa. Aletheia. Axioma. ISBN:978-972-697-256-3. livro em papel
  • Vieira, F., Silva, JL. Oliveira, C.C et alli (2016). Inovação Pedagógica no Ensino Superior: Ideias (e) Práticas (em 2 volumes). S. Tirso,
    DEFACTO.

Proceedings books

  • Delboni, M., Oliveira, C. C. etalli (2017). A Regionalização da Saúde e as suas singularidades em Braga (Portugal) e em Santa Maria (Brasil). Anais do VIII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional (2017) Territórios, Redes e Desenvolvimento Regional:Perspectivas e Desafios.Santa Cruz do Sul, RS, Brasil
  • Delboni, M., Areosa, S., Remoaldo, P., Oliveira, C.C., Santos, M.C. (2016). Estudo documental das políticas públicas e participação em saúde direcionadas para o idoso de Portugal e Brasil. Atas CIAIQ2016 Investigação Qualitativa em Saúde//Investigación Cualitativa en Salud. V. 2. 1208-1224
  • Gomes, A., Oliveira, C. C. (2015). Musicoterapia e educação em saúde: momentos históricos . Atas de Congresso SPCE 2014 (pp.754-759). Vila Real, UTAD.

Articles

  • Martins. E., Oliveira, C.C., Bandeira, T, Nobre, A.(Vi)ver mais: a realidade silenciada pela dependência – projeto de intervenção comunitária REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN eISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Extr., No. 08 DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2395
  • Nobre, A., Oliveira, C. C. et alli (2017). EAEA. Grundig Award – Engaging new learners. STOL – Science Trough Our Lives - Non formal scientific education reaches nwe learners. Bruxelas (CE): EAEA.
  • Oliveira, C. C. Gomes, A. (2017). Educação Salutogênica de Cidadãos Doentes Mentais: A Appacdm De Braga – Portugal. Reflexão E Ação, v. 25(1), 5-21.
  • Encarnação, P., Oliveira, C. C., Martins, T. (2017). A generalized resistance resource: faith. A nursing view. Health Promot Int (2017) 32 (3): 577-580. DOI:https://doi.org/10.1093/heapro/dav1
    
    Oliveira, C. C. e Encarnação, P: (2017). Suffering, a Concept Present in Non-Cancer Patients: Multiple Sclerosis Patients. International Journal of Caring Sciences.(no prelo).
    
    Simões, C., Oliveira, C. C., Nobre. A et al. (2017). Non-formal scientific education reaches new learners. EAEA. 11.8.2017
  • Oliveira, C. C. (2016). Para compreender o sofrimento humano. Revista de Bioética, 24(2), 225-34.
    
    Encarnação, P, . Martins, T., Oliveira, C. A nanopartícula da fé na intervenção dos enfermeiros. Revista Reflexão e Ação, 24(2), 24-39.
    
    Simães, C., Oliveira, C. C. (2016). Dimensão do corpo na Antropologia clínica. Boletim da Saúde. 25(1), 75- 85.
    
    Oliveira, C. C. (2016). Aprendizagem e comunicação em Bateson. A exigência de uma epistemologia formal e complexa. Trans/Form/Ação, 39(1), 93-118. SCOPUS
    
    Oliveira, C. C., Feio, A. (2016).Confluências e divergências conceituais em Educação em SaúdeConceptual convergences and divergences in Health Education. Revista Saúde e Sociedade. 24(2)
  • Encarnação, P., Oliveira, C.C., Martins, T (2015). Dor e sofrimento conceitos entrelaçados – Perspetivas e desafios para os enfermeiros.
    Cuidados Paliativos, 02(2), 22-31.
  • Oliveira, C. C. (2016). Aprendizagem e comunicação em Bateson. A exigência de uma epistemologia formal e complexa.Trans/Form/Ação, 39(1), 93-118.
  • Oliveira, C. C., Feio, A. (2016).Confluências e divergências conceituais em Educação em Saúde
    Conceptual convergences and divergences in Health Education. Revista Saúde e Sociedade. 24(2), 703-715.
  • Oliveira, C. C., Pena, L. & Silva, M. (2015) Aging, Memory and Cognitive Stimulus. Journal of Aging & Inovation, 4 (2), 21 - 31;
    .
    Sousa, E., Oliveira, C. C. (2015). Viver a (e para) aprender: uma intervenção-ação para a promoção do envelhecimento ativo. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2015, 18(2), 405-415. ISSN 1981-2256. http://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2015.14055 ; 
    
    Rodrigues, S., Oliveira, C. C. & Silva, P. (2015). Perceções dos enfermeiros e doentes com AVC sobre a Educação para a Saúde. Revista de
    Enfermagem Referência, Série IV( 6), 87-95. Indexada em SciELO Citation Index, Web of Science, Thomson Reuters; facto deimpacto: 0.0917
  • Moreira, C., Oliveira, C. C. (2015). Aprender a ser - a importância dos métodos pedagógicos. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN, Volumen Extraordinario, Actas XIII CIG-PP, No. 6, 167-169. DOI:
    10.17979/reipe.2015.0.06.43 - indicação de índice de impacto em fase de cálculo; indexada em latindex e ISOC
    
    Silva, M., Oliveira, C. C. (2015). O outro lado da guerra colonial. Perspetiva Salutogénica de Inclusão. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN 2015, Volumen Extraordinario, Actas XIII CIG-PP, No. 8., 44-47. DOI:10.17979/reipe.2015.0.08.240; indicação de índice de impacto em fase de cálculo; indexada em latindex e ISOC
  • Encarnação, P., Oliveira, C. C. & Martins, T. (2015). A generalized resistance resource: faith. A nursing view. Health Promotion International. Dec 17. pii: dav114. [Epub ahead of print]doi: 10.1093/heapro/dav114 - factor de impacto: 1.989; indexada em Journal Citation Reports /Social Sciences Edition, Social Sciences Citation Index.
    
    Oliveira, C (2015). Suffering and salutogenesis. Health Promotion Journal, 30 (2):222-227 . factor de impacto: 1.989; indexada em Journal Citation Reports /Social Sciences Edition, Social Sciences Citation Index®
  • Pena, L., Oliveira, C. C. (2015).Psicoterapia de Vittorio Guidano e suas influências epistemológicas. Psicologia Clínica, 27(1), 245-265; factor de impacto: 0,15. Indexada em SCOPUS, entre outras.
    
    Feio, A., Oliveira, C. C. (2015). Confluências e divergências conceituais em Educação em Saúde. Saúde e sociedade. 24 (2), 704-715. Thomsom Reuters: Social Sciences Citation Index, Social Scisearch, Journal Citation Reports/Social. SCOPUS.factor de impacto: 0,04.
  • Sousa, E., Oliveira, C. C. (2015). Viver a (e para) aprender: uma intervenção-ação para a promoção do envelhecimento ativo. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2015, 18(2), 405-415.

Book chapters

  • Oliveira, C. C. (2017). Caring for mourning-related suffering. Redes de cuidados e aprendizagem na saúde mental e na educação. Org. Karla Demoly, Mª Fontenelle, Mª Fátima Lima. Ijui: Edujui. ISBN: 978-85-419-02244-1.
    
    Oliveira, C. C. (2017). Educação para a paz: Contributos das Humanidades aliadas à educação não formal e informal. In Práticas educativas e Cultura de Paz: articulando saberes e fazeres. Org. Eliana Maria do Sacramento Soares, Lezilda Maria Teixeira. Caxias do Sul, RS : Educs.
    Oliveira, C. C., Encarnação. P. (2017). Na rota da espiritualidade: a paz como promotora de saúde. EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE: construindo tessituras para a paz.
    https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-educacao-espiritualidade.pdf
  • Delboni, M., Oliveira, C. C. et al. (2017) Experiências Da Universidade Do Minho/Portugal E Da Universidade De Santa Cruz Do Sul/Brasil Nas Ações Relacionadas Com O Envelhecimento Ativo. Cenários de práticas em Psicologia (org. de Silvia Areosa), pp. 31-46. 
    
    Oliveira, C. C. (2017). Análise e Desenvolvimento de Conceitos Base no GAIA: Aprendizagem-Educação; Complexidade; Padrão; Narrativa; Metáfora. Viver/conhecer na perspectiva da complexidade (Org. Nize Pellanda, Dulci Boettchere Maura Pinto). Santa Cruz do Sul. EDUNISC.
    
    Oliveira, C. C. (2017). Análise e Desenvolvimento de Conceitos Base no GAIA: Aprendizagem-Educação; Complexidade; Padrão; Narrativa; Metáfora. Viver/conhecer na perspectiva da complexidade (Org. Nize Pellanda, Dulci Boettcher e Maura Pinto). E-book A4
    ISBN: 978-85-7578-455-6
  • Oliveira, C. C., Encarnação. P. (2017). Na rota da espiritualidade: a paz como promotora de saúde. EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE:
    construindo tessituras para a paz.
    https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-educacao-espiritualidade.pdf
    Delboni, M., Oliveira, C. C. et al. (2017) Experiências Da Universidade Do Minho/Portugal e ad Universidade de Santa Cruz Do Sul/Brasil
    Nas Ações Relacionadas Com O Envelhecimento Ativo. Cenários de práticas em Psicologia (org. de Silvia Areosa), Santa Cruz do Sul.
    EDUNISC, pp. 31-46.
    Oliveira, C. C. (2017). Análise e Desenvolvimento de Conceitos Base no GAIA: Aprendizagem-Educação; Complexidade; Padrão;
    Narrativa; Metáfora. Viver/conhecer na perspectiva da complexidade (Org. Nize Pellanda, Dulci Boettchere Maura Pinto). Santa Cruz do
    Sul. EDUNISC
  • Oliveira, C. C. (2017). Educação para a paz: contributos das Humanidades aliadas à educação não formal e informal. Práticas educativas e
    Cultura de Paz: articulando saberes e fazeres. Org. Eliana Maria do Sacramento Soares, Lezilda Maria Teixeira. Caxias do Sul, RS :
    Educs.
    Oliveira, Clara, Costa (2017). Caring for mourning-related suffering. Redes de cuidado e aprendizagem na saúde mental e na educação.
    organizadoras Karla Rosane do Amaral Demoly, Maria Aridenise.Macena Fontenelle, Maria de Fátima de Lima das Chagas. – Ijuí:
    Ed.Unijuí, 2017. – 352 p. –ISBN : 978-85-419-0244-1
    1.1.4
  • Oliveira, C. C., J. Correia Jesuíno (2016) Introdução. Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. cap. livro, versão papel.
    
    Oliveira, C. C., J. Correia Jesuíno (2016) Introdução. Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. cap. livro, versão on line. DOI 10.17990/Axi/2016_9789726972570_001
    
    Oliveira, C. C. (2016). Luto de vivos: caminhando (como uma casa) em chamas. In Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa. Axioma/Aletheia. cap. livro, versão papel.
    
    Oliveira, C. C. (2016). Luto de vivos: caminhando (como uma casa) em chamas. In Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. cap. livro, versão on line DOI 10.17990/Axi/2016_9789726972570_143
  • Oliveira, Clara Costa. Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos. In Vieira, F., Silva, JL. Oliveira, C.C et alli. Inovação pedagógica no ensino superior - Ideias (e) práticas. Sto Tirso, De Facto editora, 2016, vol. 2, pp. 129-139.
    
    Oliveira, C. C., Encarnação, P. Na rota da paz: a espiritualidade como promotora da saúde. In Soares , E.E., Rech, J. (2016). Educação e Espiritualidade: tecendo abordagens para construção de uma cultura de paz. Caxias do Sul -RS, Editora da Universidade de Caxias do Sul, RS.
    
    Simões, C, A. Alves, A., Cunha, E, Oliveira, C.C., Nobre, A. (2016) (ed. K. Percy). Non-formal adult education using experimental science activities. In LEARNING IN LATER LIFE: THEORY, POLICY & PRACTICE . U.K., Association for Education and Ageing.
    
    Simões, Clara; Oliveira, Clara Costa (2016). Respeitar no corpo a dignidade da Pessoa: perspectiva dos enfermeiros. Revista Portuguesa de Bioética, 23, 111-123.
  • Oliveira, C. C., J. Correia Jesuíno (2016) Introdução. Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa,
    Axioma/Aletheia. cap. livro, versão papel.
    Oliveira, C. C., J. Correia Jesuíno (2016) Introdução. Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa,
    Axioma/Aletheia. cap. livro, versão on line. DOI 10.17990/Axi/2016_9789726972570_001
    Oliveira, C. C. (2016). Luto de vivos: caminhando (como uma casa) em chamas. In Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO
    LUTO. Lisboa. Axioma/Aletheia. cap. livro, versão papel.
  • Oliveira, C. C. (2016). Luto de vivos: caminhando (como uma casa) em chamas. In Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO
    LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. cap. livro, versão on line DOI 10.17990/Axi/2016_9789726972570_143
    Oliveira, Clara Costa. Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos. In Vieira, F., Silva, JL. Oliveira, C.C et
    alli. Inovação pedagógica no ensino superior - Ideias (e) práticas. Sto Tirso, De Facto editora, 2016, vol. 2, pp. 129-139.
  • Oliveira, C. C., Encarnação, P. Na rota da paz: a espiritualidade como promotora da saúde. In Soares , E.E., Rech, J. (2016). Educação e
    Espiritualidade: tecendo abordagens para construção de uma cultura de paz. Caxias do Sul -RS, Editora da Universidade de Caxias do
    Sul, RS.
    Simões, C, A. Alves, A., Cunha, E, Oliveira, C.C., Nobre, A. (2016) (ed. K. Percy). Non‐formal adult education using experimental
    science activities. In LEARNING IN LATER LIFE: THEORY, POLICY & PRACTICE . U.K., Association for Education and Ageing.
  • Oliveira, C. C. (2016). Para compreender o sofrimento humano. Revista de Bioética, 24(2), 225-34.
  • Encarnação, P., Oliveira, C.C., Martins, T (2015). Dor e sofrimento conceitos entrelaçados – Perspetivas e desafios para os enfermeiros.
    Cuidados Paliativos, 02(2), 22-31. 
    Oliveira, C. C. (2015). Inteligência emocional e educação sexual. In Vilela, A. P. (coord.) Educação Sexual: do Saber ao Fazer. Um Contributo para a Formação de Professores (pp. 21-29). Braga, CFAE Braga Sul. http://issuu.com/tiagolopess95/docs/tomo_i_-_educa____o_sexual_do_saber
    
    Oliveira, C. C., Muller, C. (2015). História da Biologia no séc. XX – momentos epistemológicos relevantes. In Rodrigues, I., Azevedo, J. (ed.). 1º Encontro de História da Ciência no Ensino ( pp.. 137-147). Vila Real, UTAD. ISBN: 978-989-704-206-5
    
    Encarnação, P., Oliveira, C. C. & Martins, T. (2015). Sofrimento, um foco de intervenção em Enfermagem, que desafio e perspetivas . In Vieira, M., Araújo, B. & Deodato, S. (coord.) 9th INTERNATIONAL SEMINAR ON NURSING RESEARCH (p. 40 Porto, UCP.
    http://
  • Oliveira, C. C. (2015). Inteligência emocional e educação sexual. In Vilela, A. P. (coord.) Educação Sexual: do Saber ao Fazer. Um Contributo para a Formação de Professores (pp. 21-29). Braga, CFAE Braga-Sul.  http://issuu.com/tiagolopess95/docs/tomo_i_-_educa____o_sexual_do_saber
  • Oliveira, C. C., Muller, C. (2015). História da Biologia no séc. XX – momentos epistemológicos relevantes. In Rodrigues, I.,Azevedo, J. (ed.). 1º Encontro de História da Ciência no Ensino ( pp.. 137-147). Vila Real, UTAD. ISBN: 978-989-704-206-5
  • Encarnação, P., Oliveira, C. C. & Martins, T. (2015). Sofrimento, um foco de intervenção em Enfermagem, que desafio e perspetivas . In Vieira, M., Araújo, B. & Deodato, S. (coord.) 9th INTERNATIONAL SEMINAR ON NURSING RESEARCH (p. 40) .Porto, UCP. http://www.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/ics/ISNR/ISNR_EBook_2015Final.pdf

Proceedings papers

  • Muller, A., Oliveira, C. C. (2015). Emocionar:experiências enquanto acontecimentos utilizando as tecnologias digitaisde informação e comunicação.Livro de actas Atas CIAIQ2015 (congresso internacional de avaliação e investigação
    qualitativa), vol. 2, 114-118. Aracajú (ebook). Ludopedia.

Other publications

  • Oliveira, CC (2016). Book Review - Valter Hugo Mãe – A desumanização. Porto: Porto Editora, 2013, 238 p.,” Revista Portuguesa de Filosofia 72(1), 239–242, DOI 10.17990/RPF/2016_72_1_0239
  • Oliveira, C. C. (2015). Recensão de When these things begin. Conversations with Michel Treguer, 2014, de RénéGirard . Revista Portuguesa de Filosofia, 7 (1), 229-232. DOI 10.17990/RPF/2015_71_1_0229

Organização de eventos

Participação em eventos

  • Aula aberta (Por convite)

    Clara Costa Oliveira, Aprendizagem Autopoiética e Cibernética. Universidade Federal do Ceará. 19 de maio 2017, POR CONVITE

  • Seminário (Por convite)

    Clara Costa Oliveira. Perspectiva da auto-organização: percursos de vida e conhecimento. Encontro. Pesquisa e Vida no PPGCTI UFERS. 15 de Maio de 2017. POR CONVITE

  • Aula aberta (Por convite)

    Clara Costa Oliveira. Roda de conversa com pré-internos de Medicina e com funcionários do mesmo Hospital sobre luto , a convite de Hospital de Santa Cruz de Sul, RS, 13 de maio 2017. POR CONVITE

  • Aula aberta (Por convite)

    Clara Costa Oliveira. Epistemologia da complexidade e investigação. GAIA, UNISC. 10 maio 2017. Epistemologia da complexidade e investigação.

  • Seminário (Por convite)

    Clara Costa Oliveira. Luto. Painel lidar com a morte, in A outra face do envelhecimento. CESPU de Famalicão. 2 junho 2017. POR CONVITE

  • Colóquio/Congresso

    -Delboni, M., Areosa, S., Oliveira, C. C., Santos, M.C. Congresso Envelhecimento demográfico e a necessidade de cuidados de longa permanência no município de Santa Cruz do Sul/RS (Brasil). Poster, Maio 2016.

  • Colóquio/Congresso

    Simões, C, A. Alves, A., Cunha, E, Oliveira, C.C., Nobre, A. Non‐formal adult education using experimental science activities. Congresso LEARNING IN LATER LIFE: THEORY, POLICY & PRACTICE . U.K., Association for Education and Ageing (Inglaterra). Abril 2016.

  • Seminário (Por convite)

    - Oliveira, C. C. Palestra «Evolution of Critical and Scientific Thinking in Biology – XXth century». 1st JOINT WORKSHOP OF THE PhD PROGRAMS in APPLIED AND ENVIRONMENTAL MICROBIOLOGY (DP_AEM) MOLECULAR AND ENVIRONMENTAL BIOLOGY (PDBMA)- CBMA-ECUM- UMINHO. Setembro 2016.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Oliveira, Clara Costa .Congresso Internacional Rede Unida: «Atenção Primária e formação de profissionais de saúde em Portugal», por convite, Fortaleza, Abril 2014.

Orientação de teses

Post-doctoral

  • 2018 - (...) | Orientador

    Karla Demoly

    PRÁTICAS DE CUIDADO E APRENDIZAGEM NA EXPERIÊNCIA DE REFUGIADOS EM AMBIENTES DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

    CEHUM

PhD

  • 2013 - 2017 | Orientador

    Paula Encarnação

    Sofrimento e fé em doenças crónicas.

    ICBAS PORTO

  • 2012 - 2015 | Orientador

    Clara Oliveira Simões

    Respeito da Integridade da Pessoa Doente: uma virtude indispensável na Enfermagem

    UCP Porto

Master

  • 2017 - (...) | Orientador

    Ines Saavedra Mota

    Percursos de conscientização em contexto de bairro social: um projeto de intervenção com crianças e jovens

  • 2017 - (...) | Orientador

    Daniela Fernandes

    Aprender a Envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior

  • 2017 - (...) | Orientador

    Maria João Faria

    IntegrArte: um projeto comunitário com famílias refugiadas

  • 2017 - (...) | Orientador

    Susana Gomes

    (Re) construindo Vidas: Integração de refugiados em Portugal"

  • 2015 - 2017 | Orientador

    Sílvia Coelho

    (Re)Aprender a ser e a conhecer: desenvolvimento de competências com toxicodependentes.

  • 2015 - 2017 | Orientador

    Chisoka Simões

    A vida pós-guerra. O caminho percorrido: Projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos Veteranos de Guerra,

  • 2015 - (...) | Orientador

    Raquel Silva

    Housing First: Dar casa e voz à população em situação de sem-abrigo,

  • 2015 - (...) | Orientador

    Kezia Spiller.

    Educação em Saúde: estudo de caso das práticas educativas desenvolvidas para os usuários do centro de atenção psicossocial- álcool e outras drogas (CAPS-AD) de Natal/RN.

    2016-01-01

  • 2014 - 2016 | Orientador

    HUGO MESQUITA

    'Núcleo de apoio comunitário: criação e desenvolvimento (NAC)',

  • 2014 - 2016 | Orientador

    EUGENIA SILVA

    'Vive Mais a Terceira Idade: Uma Iniciativa de Educação Ao Longo da Vida',

  • 2014 - 2016 | Orientador

    ALICE ALVES

    Educação para a saúde na terceira idade: uma questão de hábitos

  • 2014 - 2016 | Orientador

    ANA CATARINA DO ROSÁRIO

    COMBATER A SOLIDÃO: o contributo da animação

  • 2014 - 2016 | Orientador

    ALEXANDRA SILVA

    Semar para Educar,

  • 2013 - 2016 | Orientador

    Liliana Gomes

    Renovar o espaço em busca do rejuvenescimento: Um projeto de intervenção/animação nm Centro de Convívio para idosos,

Editorial boards

  • 2015 - 2017/1

    Membro do Conselho editorial da revista Boletim da saúde

  • 2011 - (...)

    Membro do Conselho Científico da Revista Portuguesa de Filosofia

  • 2010 - (...)

    Membro do Comitê Científico da Revista Reflexão e Ação

Other information

  • Emissão de pareceres científicos para várias revistas; exemplos: Social Epistemology, Saúde e Sociedade,Revista Portuguesa de Educação, Revista Pedagogia,Revista Portuguesa de Filosofia,Revista Brasileira de História da Educação.

  • PRÉMIOS E DISTINÇÕES
     1- projectos de intervenção com adultos, decorrente da parceria entre ME-EAIC e a Science ThrOUGH oUR lIVES; 2- COMUNICAÇÃO PÚBLICA EM Congresso Internacional sobre Esclerose Múltipla , co-autoria, 2016	3- A Associação Inglesa de Educação e Envelhecimento/Sociedade Britânica de Gerontologia e a plataforma europeia de Educação ao longo da vida ForAgeII 2- Congresso Internacional sobre Esclerose Múltipla (com comunicação), co-autoria