Researchers

Bernardo Sacanene

Academic degree: Mestrado

Professional category: Investigador (com bolsa)

Research group(s):

E-mail: besacanene@gmail.com

CIÊNCIA ID: DA15-8CC5-9358

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0291-9649

Institutional address:

Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos
Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga

Short bionote:

Bernardo Sacanene é mestre em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade Agostinho Neto, 2012-2016; licenciado em Língua e Literatura Portuguesa (Universidade Agostinho Neto 2006-2011); Bacharel em Filosofia pelo Seminário Maior do Bom Pastor/ Benguela- Angola. Atualmente, é doutorando com o projeto individual intitulado "Análise e funcionamento dos angolanismos no léxico do português", com bolsa atribuída pelo INAGBE afeto ao governo angolano, no ramo de conhecimento das Ciências da Linguagem, especialidade de Linguística Aplicada, sob a orientação de Álvaro Iriarte Sanromán Prof. Associado do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos Instituto de Letras e Ciências Humanas Universidade do Minho.

Research interests:

Linguística Aplicada; Lexicografia; Lexicologia; Linguística Contrastiva, PLN (Línguas Angolanas), Análise de Sentimento.

Education:

- Mestre em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa (Universidade Agostinho Neto, 2012-2016);

- Licenciatura em Língua e Literatura Portuguesa (Universidade Agostinho Neto 2006-2011);

- Bacharelato em Filosofia (2005)

Professional experience:

Investigador júnior

Projects

  • 2017 - ... (Coordenador)

    Análise e funcionamento dos angolanismos no léxico do português

    Financiamento: INAGBE-Governo Angolano
    Orientador: Professor Doutor Álvaro Iriarte Sanromán, Instituto de Letras e Ciências Humanas Universidade do Minho

Publications

Articles

  • Sacanene, Bernardo (2019). Análise dos angolanismos no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea. Diacrítica, 32 (2), 485-503. 
    https://doi.org/10.21814/diacritica.32.2

Organização de eventos

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Simões, A., Sacanene, B., Iriarte, A., Almeida, JJ & Macedo, J., 'Towards a Morphological Analyzer for the Umbundu Language', In 'Symposium on Languages, Applications and Technologies', Barcelos, 13 e 14 de julho de 2020 (Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Barcelos, Portugal) [http://slate-conf.org/2020/home]

  • Seminário

    Bernardo Sacanene, 'Angolanismos e suas polaridades: subsídios para o processamento da linguagem natura' In 'Seminários ao Lanche#3', 2020-01-20, Sala de Reuniões CEHUM (Universidade do Minho, Braga, Portugal) [http://cehum.ilch.uminho.pt/events])

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Bernardo Sacanene, Alberto Simões, Álvaro Iriarte, 'Análise da polaridade nas aceções marcadas como angolanismos no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea'. In IV Encontro Internacional da Rede Galabra. As Universidades no seu Território. Investigação e Transferência de Conhecimento, 19-20 de dezembro de 2019, Braga (Universidade do Minho, Braga, Portugal)[http://cehum.ilch.uminho.pt/events]

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Bernardo Sacanene, 'Os angolanismos nos Dicionários Contemporâneos Portugueses: um estudo sobre as conotações nas definições'. In Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, 8-10 de Julho de 2019, Centro de Congressos de Lisboa (Lisboa, Portugal) [http://www.encontrociencia.pt/home/]

  • Seminário (Por convite)

    Sacanene, Bernardo "Análise dos angolanismos nos Dicionários Contemporâneos Portugueses".In "Jornadas Interuniversitárias de Jovens Linguistas", 2018-12-05, Auditório do ILCH/Universidade do Minho, Braga, Portugal [http://cehum.ilch.uminho.pt/events/332])

  • Seminário (Por convite)

    Sacanene, B. (14 de Maio de 2018). “Análise do funcionamento dos angolanismos no léxico do português”.Apresentação do projeto de doutoramento em curso. Universidade do Minho, Braga.

  • Aula aberta (Por convite)

    Sacanene, B. (2018, Janeiro). “Análise dos angolanismos no Dicionário da Academia de Lisboa”. Palestra de Linguística aos alunos de Mestrado Português Língua não Materna, 12.01.2018, Universidade do Minho, Braga.