Researchers

Henrique Barroso

Academic degree: Doutoramento

Professional category: Prof. Auxiliar

E-mail: hbarroso@ilch.uminho.pt

Phone: 253 604178

ORCID: 0000-0003-4765-7643

Institutional address:

Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos
Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga

Short bionote:

• Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade do Minho, na área de conhecimento de Linguística Portuguesa, com a tese Para uma Gramática do Aspecto no Verbo Português (2007). Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos (DEPL) do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho (UM), membro eleito do Conselho Científico do ILCH (início: março 2016), membro eleito do Conselho Pedagógico do ILCH (2012-2016), Diretor de Curso da Licenciatura em Línguas e Literaturas Europeias/Pós-Laboral (2011-2016), Vogal (pelouro PLE/PLNM) da Comissão Executiva do BabeliUM – Centro de Línguas do ILCH/UM (início: maio 2016) e, de 2006 a 2010, Cocoordenador dos Cursos Anual e de Verão de Português para Estrangeiros (PLE), tem lecionado disciplinas (de 1.º e 2.º ciclos) nas áreas da Fonética, Fonologia e Morfologia, de Português Língua Estrangeira e Português Língua Materna e tem dedicado a sua investigação à Semântica do Aspeto em Português, de modo particular, e ainda à Fonética, Fonologia e Morfologia, estando integrado na Linha Temática das Ciências da Linguagem do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM), com projetos (individuais e em equipa) que se inserem ou no Grupo de Investigação em Linguística Aplicada ou no de Linguística Teórica e Experimental. Para além disso, tem sido membro de Comissões Científicas e de júris ou outros painéis de avaliação e colaborador em Cursos de Mestrado no estrangeiro (países lusófonos: Angola e Timor-Leste) e em projetos de investigação (Perfil Sociolinguístico da Fala Bracarense). É membro da Associação Portuguesa de Linguística (desde a sua fundação: 1984/outubro), da International Phonetic Association (desde 1999/novembro) e da Abralin, Associação Brasileira de Linguística (desde 2009/março), e foi-o da Société de Linguistique Romane (de janeiro de 2000 a dezembro de 2011); e, ainda (desde 1 de janeiro de 2017), da Academia de Letras de Trás-os-Montes.

Research interests:

• Semântica do aspeto, • Fonética e Fonologia, • (Léxico e) Morfologia, • Variação linguística.

Education:

• Doutoramento (2007/03/12) em Ciências da Linguagem, área de conhecimento de Linguística Portuguesa, com a tese Para uma gramática do aspecto no verbo português, na Universidade do Minho. [Orientador(es): Prof. Doutor Mário Vilela, Faculdade de Letras da Universidade do Porto; e, quando bolseiro da Alexander von Humboldt-Stiftung, na República Federal da Alemanha, Prof. Dr. Wolf Dietrich, Romanisches Seminar, Westfälische Wilhelms-Universität zu Münster]

• Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (1988/09/30) em Linguística Portuguesa, com o trabalho de síntese O aspecto verbal perifrástico em português contemporâneo: visão funcional/ sincrónica e o relatório de uma aula teórico-prática Estrutura do sufixo flexional do verbo português: padrão geral, na Universidade do Minho. [Orientador: Prof. Doutor José G. Herculano de Carvalho, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra]

• Licenciatura (1983/07/26) em Línguas e Literaturas Clássicas (variante: Estudos Clássicos e Portugueses), na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Professional experience:

• Docente (60%) do DEPL, responsável pelas Unidades Curriculares de 1.º ciclo Linguística Portuguesa 1 (Fonética e Fonologia) e Linguística Portuguesa 2 (Léxico e Morfologia) (cursos: Estudos Portugueses e Lusófonos, EPL, e Línguas e Literaturas Europeias, LLE), de 2.º ciclo Temas de Fonética e Fonologia (curso: Mestrado em Ciências da Linguagem, MCLing) e, ainda, de 1.º ciclo, de Português 1 e Português 2 (curso: Línguas Aplicadas, LA), e, por fim, mas só de vez em quando, Gramática Aplicada do Português I (curso: Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial, MEIPC), Linguística Descritiva 1 (Fonologia e Morfossintaxe) (curso: Línguas Aplicadas, LA) e Língua I.2 Português (curso: Estudos Culturais, EC).

• Investigador (40%) do CEHUM.

• Orientador/coorientador de dissertações de mestrado, teses de doutoramento e projetos de pós-doutoramento.

• Membro de júris, comissões científicas e outros painéis de avaliação.

• Avaliador-especialista da Fundação Alexander von Humboldt (Fachgutachter der Alexander von Humboldt-Stiftung).

Institutional positions:

• Membro do Conselho Científico do ILCH/UMinho (início: março 2016 – até ao presente)

• Vogal (pelouro PLE/PLNM) da Comissão Executiva do BabeliUM – Centro de Línguas do ILCH/UM (início: maio 2016 – até ao presente)

• Representante do Departamento de Estudos Portugueses na Comissão de Curso da Licenciatura em Línguas e Literaturas Europeias (início: julho de 2006 – até ao presente)

• Diretor de Curso da Licenciatura em Línguas e Literaturas Europeias/Pós-Laboral (2011-2016)

• Membro do Conselho Pedagógico do ILCH (2012-2016)

• Cocoordenador dos Cursos Anual e de Verão de Português para Estrangeiros, PLE (2006-2010)