Investigadores

Angelo Martingo

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Prof. Auxiliar

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: angelomartingo@ilch.uminho.pt

CIÊNCIA ID: 801F-C439-78DF

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0915-7605

Morada institucional:

Departamento de Música
Av. Central nº 100
Braga

Publicações

Livros

  • Martingo, A. (Org.) (2020). Musica humana. V. N. Famalicão: Húmus.

Capítulos em livros

  • Martingo, A. (2020). Dos seus inventores à socialidade da sua invenção: para uma historiografia das origens da música. In A. Martingo (Org.): Musica humana (pp. 13–29). V.N. Famalicão: Húmus.
  • Martingo, A. (2019). Do timbre como desconstrução: Makrokosmos I/II de George Crumb. In Martingo, A. & Telles, A. (Eds.), Musica instrumentalis: experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI (pp. 191-200). V. N. Famalicão: Húmus.
  • Andrikopoulos, D., & Martingo, A. (2019) Da expansão sonora à expansão técnica: práticas performativas na  recente escrita para instrumentos de corda. In Martingo, A. & Telles, A. (Eds.), Musica instrumentalis: experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI (pp. 5-21). V. N. Famalicão: Húmus.
  • Faria, V., Andrikopoulos, D., & Martingo, A. (2019). Técnicas não convencionais no trompete e a sua incidência no repertório português dos últimos quarenta anos. In Martingo, A. & Telles, A. (Eds.), Musica instrumentalis: experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI (pp. 103-109). V. N. Famalicão: Húmus.
  • Faria, V., Antão, G., & Martingo, A. (2019). O trombone: escrita e práticas interpretativas contemporâneas. In Martingo, A. & Telles, A. (Eds.), Musica instrumentalis: experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI (pp. 111-116). V. N. Famalicão: Húmus.

Outras publicações

  • Martingo, A. (2020). Prefácio a Musica Humana. In A. Martingo (Org.): Musica humana (pp. 9–11). V.N. Famalicão: Húmus.
  • Martingo, A., Leonido, L., Gonçalves, A., & Paiva, C. (Eds.) (2020). Música, Identidades, Comunidades. Revista Europeia de Estudos Artísticos /European Review of Artistic Studies, 11(3).
  • Martingo, A., Leonido, L., Gonçalves, A., & Paiva, C. (2020). Editorial: Música, Identidades, Comunidades. Revista Europeia de Estudos Artísticos/European Review of Artistic Studies, 11(3), 1–2
  • Martingo, A., Leonido, L., Gonçalves, A., Paiva, C., Isolabella, M., Magalhães, G., & Faria, V. (Eds.), IV Simpósio Internacional de Investigação em Arte “Música – Identidades – Comunidades” (Livro de Resumos). European Review of Artistic Studies.
  • A identidade no negativo: Intérprete e obra na teoria da interpretação de Adorno. In A. Martingo, L. Leonido, A. Gonçalves, C. A. Paiva, M. Isolabella, G. Magalhães & V. Faria (2020), IV Simpósio Internacional de Investigação em Arte “Música – Identidades – Comunidades” (Livro de Resumos) (p. 5). European Review of Artistic Studies.
  • Paiva, C. A., & Martingo, A. (2020). Música, self e regulação emocional: Da neurociência à intervenção clínica. In A. Martingo, L. Leonido, A. Gonçalves, C. A. Paiva, M. Isolabella, G. Magalhães & V. Faria (Eds.), IV Simpósio Internacional de Investigação em Arte “Música – Identidades – Comunidades” (Livro de Resumos) (p. 6). European Review of Artistic Studies.
  • Martingo. A. (2020). Da teatralização do gesto na música: o corpo, a estrutura, a comunicação da expressão. European Review of Artistic Studies. III Simpósio Internacional de Investigação em Arte “Teatro & Comunidade”. Livro de resumos (p. 14).
  • Martingo, A. (2018). Dez músicas que merecem ser ouvidas/Ten unmissable musical works. NÓS - Jornal Online da UMinho | nº 83 | Dezembro’2018.

    RepositóriUM: www.nos.uminho.pt/Article.aspx?id=3384

Organização de eventos

  • 2019/05/28 | Braga

    Musica-Identidades-Comunidades. IV Simpósio Internacional de Investigação em Arte [membro da Comissão Organizadora]

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso

    Espaço tonal como configuração expressiva – análise da variação dinâmica na interpretação da Sonata Waldstein. VI Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the XXI Century.Department of Music, University of Evora, Portugal. May 16-18, 2019

  • Colóquio/Congresso

    Do timbre como desconstrução: o piano de George Crumb. A música dos instrumentos - Experimentação e inovação na escrita do século XX-XXI. Braga, Universidade do Minho, Edifício dos Congregados, 8 de Abril de 2019.

  • Colóquio/Congresso

    Martingo, A. (2019) (Moderador). Os metais. A música dos instrumentos - Experimentação e inovação na escrita do século XX-XXI. Braga, Universidade do Minho, Edifício dos Congregados, 8 de Abril de 2019.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Da teatralização do gesto na música: o corpo, a estrutura, a comunicação da expressão. III Simpósio Internacional de Investigação em Arte. Porto, Auditório da Escola Secundária do Cerco, 30 de março de 2019.

  • Colóquio/Congresso

    Analysis and expression in the interpretation of a fragment of Beethoven’s Waldstein Sonata. Comunicação ao congress Música Analítica 2019. Porto International Symposium on the Analysis and Theory of Music. Porto, Universidade Católica Portuguesa – Polo da Foz, Escola de Artes, 21-23 de março de 2019.

Orientação de teses

Pós-Doutoramentos

  • 2019 - 2019 | Orientador

    Levi Leonido Fernandes da Silva

    O teatro musical em Portugal: Proposta de formação avançada

Mestrados

  • 2019 - 2019 | Orientador

    Alfredo Moreira Macedo

    Semanal do Trompinhas – Uma proposta de exercícios de aquecimento para a aprendizagem da trompa no ensino especializado de música até ao 2º Ciclo. Relatório de Estágio, Mestrado em Ensino de Música

  • 2019 - 2019 | Orientador

    Miriam Aneiros Muiño

    O vibrato no saxofone – estratégias para a sua aprendizagem no ensino especializado de música. Relatório de Estágio, Mestrado em Ensino de Música

  • 2019 - 2019 | Orientador

    Ana Marisa Rodrigues Teixeira

    O contributo da Técnica Alexander para a aprendizagem do violino no ensino especializado de música. Relatório de Estágio, Mestrado em Ensino de Música

  • 2019 - 2019 | Orientador

    Diogo Camelo Costa

    O Repertório Erudito Contemporâneo no Ensino Especializado de Música: Programas Curriculares e Práticas Pedagógicas na Disciplina de Violino. Relatório de Estágio, Mestrado em Ensino de Música

Comissões científicas

  • 2019 - 2019 (Congresso)

    I EINEM – Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia

  • 2017 - 2017 (Congresso)

    3M+1 · História da Matemática, da Música e Militar. Encontro Internacional. Universidade do Minho/CMUC_Centre for Mathematics University of Coimbra/IICM – Instituto Internacional Casa de Mateus. Braga. Membro da Comissão Científica.