Investigadores

Angelo Martingo

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Prof. Associado

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: angelomartingo@ilch.uminho.pt

CIÊNCIA ID: 801F-C439-78DF

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0915-7605

Morada institucional:

Departamento de Música
Av. Central nº 100
Braga

Publicações

Livros

  • Martingo, A. (Org.) (2020). Musica humana. V. N. Famalicão: Húmus.

Capítulos em livros

  • Martingo, A. (2020). Dos seus inventores à socialidade da sua invenção: para uma historiografia das origens da música. In A. Martingo (Org.): Musica humana (pp. 13–29). V.N. Famalicão: Húmus.

Outras publicações

  • Martingo, A., Leonido, L., Costa, J., Martins, P., Isolabella, M. (Eds.) (2021). Identidades e comunidades musicais: Programa, resumos. European Review of Artistic Studies/Revista Europeia de Estudos Artísticos.
  • Martingo, A., Leonido, L., Costa, J., Martins, P., Isolabella, M. (2021). Nota introdutória. In Identidades e comunidades musicais: Programa, resumos (p. 1). European Review of Artistic Studies/Revista Europeia de Estudos Artísticos.
  • Martingo, A. (2021). A origem como ideologia: A música ocidental, os seus inventores, e a sua invenção. In Identidades e comunidades musicais: Programa, resumos (p. 7–8). European Review of Artistic Studies/Revista Europeia de Estudos Artísticos.
  • Martingo, A. (2021). Communicating senses: music, mimesis and rationality. In Howes, D., Tudge, P., Peacock, A., & Georgieva, M. (Orgs.), Uncommon Senses III: Back to the Future of the Senses: Virtual Book of Abstracts (p. 75).
  • Martingo, A. (2020). Prefácio a Musica Humana. In A. Martingo (Org.): Musica humana (pp. 9–11). V.N. Famalicão: Húmus.
  • Martingo, A., Leonido, L., Gonçalves, A., & Paiva, C. (Eds.) (2020). Música, Identidades, Comunidades. Revista Europeia de Estudos Artísticos /European Review of Artistic Studies, 11(3).
  • Martingo, A., Leonido, L., Gonçalves, A., & Paiva, C. (2020). Editorial: Música, Identidades, Comunidades. Revista Europeia de Estudos Artísticos/European Review of Artistic Studies, 11(3), 1–2
  • Martingo, A., Leonido, L., Gonçalves, A., Paiva, C., Isolabella, M., Magalhães, G., & Faria, V. (Eds.), IV Simpósio Internacional de Investigação em Arte “Música – Identidades – Comunidades” (Livro de Resumos). European Review of Artistic Studies.
  • A identidade no negativo: Intérprete e obra na teoria da interpretação de Adorno. In A. Martingo, L. Leonido, A. Gonçalves, C. A. Paiva, M. Isolabella, G. Magalhães & V. Faria (2020), IV Simpósio Internacional de Investigação em Arte “Música – Identidades – Comunidades” (Livro de Resumos) (p. 5). European Review of Artistic Studies.
  • Paiva, C. A., & Martingo, A. (2020). Música, self e regulação emocional: Da neurociência à intervenção clínica. In A. Martingo, L. Leonido, A. Gonçalves, C. A. Paiva, M. Isolabella, G. Magalhães & V. Faria (Eds.), IV Simpósio Internacional de Investigação em Arte “Música – Identidades – Comunidades” (Livro de Resumos) (p. 6). European Review of Artistic Studies.
  • Martingo. A. (2020). Da teatralização do gesto na música: o corpo, a estrutura, a comunicação da expressão. European Review of Artistic Studies. III Simpósio Internacional de Investigação em Arte “Teatro & Comunidade”. Livro de resumos (p. 14).

Organização de eventos

  • 2021/12/13 | Braga, Universidade do Minho [online]

    Identidades e comunidades musicais

    http://cehum.ilch.uminho.pt/events/en?page=1

  • 2019/05/28 | Braga

    Musica-Identidades-Comunidades. IV Simpósio Internacional de Investigação em Arte [membro da Comissão Organizadora]

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso

    Portovedo, H. & Ângelo Martingo, A. (2021). Multidimensionalidade da Performance-Criação: O artista no contexto académico de investigação. XII Simpósio Internacional de Investigação e Arte. Didática Expressiva Proximal: um modelo de participação tutelar e integrada em projeto de investigação. Org. Mundis/CITAR/UTAD [online]. 16 de dezembro de 2021

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Portovedo, H. & Martingo, A. Um artista na universidade: Investigação, performance e profissão. Colóquio Identidades e comunidades musicais. Braga, Universidade do Minho [online], 13 de dezembro de 2021.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Martingo, A. (2021). [membro do painel] A universidade e as profissões musicais. Mesa redonda. Colóquio Identidades e comunidades musicais. Braga, Universidade do Minho [online], 13 de dezembro de 2021.

  • Colóquio/Congresso

    Martingo, A. & Paiva, C. A. (2021). The text against the grain: Freud and Adorno on interpretation. The International Conference Transgression in Music. Polónia, Feliks Nowowiejski Academy of Music in Bydgoszcz, 23-25 de novembro de 2021

  • Colóquio/Congresso

    Martingo, A. (2021). Communicating senses: arguments for a neurosociology of music. Senses III: Back to the Future of the Senses.International Conference [online]. Org. Centre for interdisciplinary studies in Society and Culture/Centre for Sensory Studies. Montreal, Canada: Concordia University, 6–9 de maio de 2021

Redes

  • 2021 - Sensory studies

Orientação de teses

Pós-Doutoramentos

  • 2019 - 2019 | Orientador

    Levi Leonido Fernandes da Silva

    O teatro musical em Portugal: Proposta de formação avançada

Mestrados

  • 2021 - 2021 | Orientador

    Ana Isabel Moreira da Rocha

    A otimização da emissão sonora na aprendizagem da flauta transversal através da prática de ensemble no ensino especializado de música

    Mestrado em Ensino de Música [IE/UM]

  • 2021 - 2021 | Orientador

    Ana Beatriz Correia Ribeiro

    O Bow Hold Buddies na iniciação ao violino no ensino especializado da música

    Mestrado em Ensino de Música [IE/UM]

  • 2019 - 2019 | Orientador

    Alfredo Moreira Macedo

    Semanal do Trompinhas – Uma proposta de exercícios de aquecimento para a aprendizagem da trompa no ensino especializado de música até ao 2º Ciclo. Relatório de Estágio, Mestrado em Ensino de Música

  • 2019 - 2019 | Orientador

    Miriam Aneiros Muiño

    O vibrato no saxofone – estratégias para a sua aprendizagem no ensino especializado de música. Relatório de Estágio, Mestrado em Ensino de Música

  • 2019 - 2019 | Orientador

    Ana Marisa Rodrigues Teixeira

    O contributo da Técnica Alexander para a aprendizagem do violino no ensino especializado de música. Relatório de Estágio, Mestrado em Ensino de Música

  • 2019 - 2019 | Orientador

    Diogo Camelo Costa

    O Repertório Erudito Contemporâneo no Ensino Especializado de Música: Programas Curriculares e Práticas Pedagógicas na Disciplina de Violino. Relatório de Estágio, Mestrado em Ensino de Música

Comissões científicas

  • 2019 - 2019 (Congresso)

    I EINEM – Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia

  • 2017 - 2017 (Congresso)

    3M+1 · História da Matemática, da Música e Militar. Encontro Internacional. Universidade do Minho/CMUC_Centre for Mathematics University of Coimbra/IICM – Instituto Internacional Casa de Mateus. Braga. Membro da Comissão Científica.

Outros dados

  • Consultivo da Unidade Cultural Casa do Conhecimento. Representante da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas [Membro]

  • Martingo, A. (2021) (Revisão de submissão). Revista Lusófona de Estudos Culturais. 3662-Texto do Trabalho-13311-1-4-20211101. Recensão do Livro Rockonomics: O que a indústria da música nos pode ensinar sobre economia e sobre a vida.

  • Martingo, A. (2021) (Revisão de submissão). Revista Hodie, 69768-Texto do artigo-326944-1-4-20210724. Mélisande, op.109 e Desdémona, op.101 para piano de Mel Bonis: diálogos entre as Janelas Hermenêuticas de Lawrence Kramer e o Sistema de Análise de Arte Comparada de Sandra Loureiro de Freitas Reis.