Grau académico: Doutoramento
Categoria profissional: Prof. Associado
Grupo(s) de Investigação:
E-mail: angelomartingo@ilch.uminho.pt
CIÊNCIA ID: 801F-C439-78DF
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0915-7605
Morada institucional:
Departamento de Música Av. Central nº 100 Braga
Martingo, A. (Org.) (2020). Musica humana. V. N. Famalicão: Húmus.
Martingo, A. (2020). Dos seus inventores à socialidade da sua invenção: para uma historiografia das origens da música. In A. Martingo (Org.): Musica humana (pp. 13–29). V.N. Famalicão: Húmus.
Martingo, A., Leonido, L., Costa, J., Martins, P., Isolabella, M. (Eds.) (2021). Identidades e comunidades musicais: Programa, resumos. European Review of Artistic Studies/Revista Europeia de Estudos Artísticos.
Martingo, A., Leonido, L., Costa, J., Martins, P., Isolabella, M. (2021). Nota introdutória. In Identidades e comunidades musicais: Programa, resumos (p. 1). European Review of Artistic Studies/Revista Europeia de Estudos Artísticos.
Martingo, A. (2021). A origem como ideologia: A música ocidental, os seus inventores, e a sua invenção. In Identidades e comunidades musicais: Programa, resumos (p. 7–8). European Review of Artistic Studies/Revista Europeia de Estudos Artísticos.
Martingo, A. (2021). Communicating senses: music, mimesis and rationality. In Howes, D., Tudge, P., Peacock, A., & Georgieva, M. (Orgs.), Uncommon Senses III: Back to the Future of the Senses: Virtual Book of Abstracts (p. 75).
Martingo, A. (2020). Prefácio a Musica Humana. In A. Martingo (Org.): Musica humana (pp. 9–11). V.N. Famalicão: Húmus.
Martingo, A., Leonido, L., Gonçalves, A., & Paiva, C. (Eds.) (2020). Música, Identidades, Comunidades. Revista Europeia de Estudos Artísticos /European Review of Artistic Studies, 11(3).
Martingo, A., Leonido, L., Gonçalves, A., & Paiva, C. (2020). Editorial: Música, Identidades, Comunidades. Revista Europeia de Estudos Artísticos/European Review of Artistic Studies, 11(3), 1–2
Martingo, A., Leonido, L., Gonçalves, A., Paiva, C., Isolabella, M., Magalhães, G., & Faria, V. (Eds.), IV Simpósio Internacional de Investigação em Arte “Música – Identidades – Comunidades” (Livro de Resumos). European Review of Artistic Studies.
A identidade no negativo: Intérprete e obra na teoria da interpretação de Adorno. In A. Martingo, L. Leonido, A. Gonçalves, C. A. Paiva, M. Isolabella, G. Magalhães & V. Faria (2020), IV Simpósio Internacional de Investigação em Arte “Música – Identidades – Comunidades” (Livro de Resumos) (p. 5). European Review of Artistic Studies.
Paiva, C. A., & Martingo, A. (2020). Música, self e regulação emocional: Da neurociência à intervenção clínica. In A. Martingo, L. Leonido, A. Gonçalves, C. A. Paiva, M. Isolabella, G. Magalhães & V. Faria (Eds.), IV Simpósio Internacional de Investigação em Arte “Música – Identidades – Comunidades” (Livro de Resumos) (p. 6). European Review of Artistic Studies.
Martingo. A. (2020). Da teatralização do gesto na música: o corpo, a estrutura, a comunicação da expressão. European Review of Artistic Studies. III Simpósio Internacional de Investigação em Arte “Teatro & Comunidade”. Livro de resumos (p. 14).
2021/12/13 | Braga, Universidade do Minho [online]
Identidades e comunidades musicais
2019/05/28 | Braga
Musica-Identidades-Comunidades. IV Simpósio Internacional de Investigação em Arte [membro da Comissão Organizadora]
Colóquio/Congresso
Portovedo, H. & Ângelo Martingo, A. (2021). Multidimensionalidade da Performance-Criação: O artista no contexto académico de investigação. XII Simpósio Internacional de Investigação e Arte. Didática Expressiva Proximal: um modelo de participação tutelar e integrada em projeto de investigação. Org. Mundis/CITAR/UTAD [online]. 16 de dezembro de 2021
Colóquio/Congresso (Por convite)
Portovedo, H. & Martingo, A. Um artista na universidade: Investigação, performance e profissão. Colóquio Identidades e comunidades musicais. Braga, Universidade do Minho [online], 13 de dezembro de 2021.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Martingo, A. (2021). [membro do painel] A universidade e as profissões musicais. Mesa redonda. Colóquio Identidades e comunidades musicais. Braga, Universidade do Minho [online], 13 de dezembro de 2021.
Colóquio/Congresso
Martingo, A. & Paiva, C. A. (2021). The text against the grain: Freud and Adorno on interpretation. The International Conference Transgression in Music. Polónia, Feliks Nowowiejski Academy of Music in Bydgoszcz, 23-25 de novembro de 2021
Colóquio/Congresso
Martingo, A. (2021). Communicating senses: arguments for a neurosociology of music. Senses III: Back to the Future of the Senses.International Conference [online]. Org. Centre for interdisciplinary studies in Society and Culture/Centre for Sensory Studies. Montreal, Canada: Concordia University, 6–9 de maio de 2021
2021 - Sensory studies
2019 - 2019 | Orientador
Levi Leonido Fernandes da Silva
O teatro musical em Portugal: Proposta de formação avançada
2021 - 2021 | Orientador
Ana Isabel Moreira da Rocha
A otimização da emissão sonora na aprendizagem da flauta transversal através da prática de ensemble no ensino especializado de música
Mestrado em Ensino de Música [IE/UM]
2021 - 2021 | Orientador
Ana Beatriz Correia Ribeiro
O Bow Hold Buddies na iniciação ao violino no ensino especializado da música
Mestrado em Ensino de Música [IE/UM]
2019 - 2019 | Orientador
Alfredo Moreira Macedo
Semanal do Trompinhas – Uma proposta de exercícios de aquecimento para a aprendizagem da trompa no ensino especializado de música até ao 2º Ciclo. Relatório de Estágio, Mestrado em Ensino de Música
2019 - 2019 | Orientador
Miriam Aneiros Muiño
O vibrato no saxofone – estratégias para a sua aprendizagem no ensino especializado de música. Relatório de Estágio, Mestrado em Ensino de Música
2019 - 2019 | Orientador
Ana Marisa Rodrigues Teixeira
O contributo da Técnica Alexander para a aprendizagem do violino no ensino especializado de música. Relatório de Estágio, Mestrado em Ensino de Música
2019 - 2019 | Orientador
Diogo Camelo Costa
O Repertório Erudito Contemporâneo no Ensino Especializado de Música: Programas Curriculares e Práticas Pedagógicas na Disciplina de Violino. Relatório de Estágio, Mestrado em Ensino de Música
2019 - 2019 (Congresso)
I EINEM – Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia
2017 - 2017 (Congresso)
3M+1 · História da Matemática, da Música e Militar. Encontro Internacional. Universidade do Minho/CMUC_Centre for Mathematics University of Coimbra/IICM – Instituto Internacional Casa de Mateus. Braga. Membro da Comissão Científica.
Consultivo da Unidade Cultural Casa do Conhecimento. Representante da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas [Membro]
Martingo, A. (2021) (Revisão de submissão). Revista Lusófona de Estudos Culturais. 3662-Texto do Trabalho-13311-1-4-20211101. Recensão do Livro Rockonomics: O que a indústria da música nos pode ensinar sobre economia e sobre a vida.
Martingo, A. (2021) (Revisão de submissão). Revista Hodie, 69768-Texto do artigo-326944-1-4-20210724. Mélisande, op.109 e Desdémona, op.101 para piano de Mel Bonis: diálogos entre as Janelas Hermenêuticas de Lawrence Kramer e o Sistema de Análise de Arte Comparada de Sandra Loureiro de Freitas Reis.