Investigadores

Angelo Martingo

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Prof. Auxiliar

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: angelomartingo@ilch.uminho.pt

CIÊNCIA ID: 801F-C439-78DF

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0915-7605

Morada institucional:

Departamento de Música
Av. Central nº 100
Braga

Publicações

Livros

  • Martingo, A. & Telles, A. (Eds.), Musica instrumentalis: experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI. V. N. Famalicão: Húmus.
  • Martingo, A. (2018). Razão, expressão e cognição nas práticas musicais: composição, interpretação, receção. Prefácio de Mário Vieira de Carvalho. V. N. Famalicão: Húmus.

    http://hdl.handle.net/1822/54706

  • Martingo, A., Aroso, N., Paiva, C. A., & Lourenço, S. (Eds)(2018). A música e o corpo. Porto: Letras&Coisas.

    http://hdl.handle.net/1822/54321

Artigos

  • Martingo, A. (2017). Interpretação musical e civilização – corpo, autodomínio, e racionalidade expressiva. European Review of Artistic Studies. I Simpósio Internacional de Investigação em Arte: Livro de Atas (pp. 285-291). Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro: European Review of Artistic Studies.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/54327

Capítulos em livros

  • Martingo, A. (2019). Do timbre como desconstrução: Makrokosmos I/II de George Crumb. In Martingo, A. & Telles, A. (Eds.), Musica instrumentalis: experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI (pp. 191-200). V. N. Famalicão: Húmus.
  • Andrikopoulos, D., & Martingo, A. (2019) Da expansão sonora à expansão técnica: práticas performativas na  recente escrita para instrumentos de corda. In Martingo, A. & Telles, A. (Eds.), Musica instrumentalis: experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI (pp. 5-21). V. N. Famalicão: Húmus.
  • Faria, V., Andrikopoulos, D., & Martingo, A. (2019). Técnicas não convencionais no trompete e a sua incidência no repertório português dos últimos quarenta anos. In Martingo, A. & Telles, A. (Eds.), Musica instrumentalis: experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI (pp. 103-109). V. N. Famalicão: Húmus.
  • Faria, V., Antão, G., & Martingo, A. (2019). O trombone: escrita e práticas interpretativas contemporâneas. In Martingo, A. & Telles, A. (Eds.), Musica instrumentalis: experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI (pp. 111-116). V. N. Famalicão: Húmus.
  • Martingo, A. (2018). Um corpo elíptico: a expressão e o gesto sob o signo da civilização. In Martingo, A., Aroso, N., Paiva, C. A., & Lourenço, S. (Eds). A música e o corpo (pp. 145-162). Porto: Letras & Coisas.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/54323

  • Aroso, N. & Martingo, A. (2018). À flor da pele: gesto e resposta fisiológica na receção de um recital de percussão. In Martingo, A., Aroso, N., Paiva, C. A., & Lourenço, S. (Eds). A música e o corpo (pp. 55-68). Porto: Letras & Coisas.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/54377

Outras publicações

  • Martingo, A., & Telles, A. (2019). Nota introdutória. In Martingo, A. & Telles, A. (Eds.), Musica instrumentalis: experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI (pp. 1-3). V. N. Famalicão: Húmus.
  • Martingo, A. (2018). Dez músicas que merecem ser ouvidas/Ten unmissable musical works. NÓS - Jornal Online da UMinho | nº 83 | Dezembro’2018.

    RepositóriUM: www.nos.uminho.pt/Article.aspx?id=3384

  • Martingo, A. Paiva, C. A. (2017). Um corpo elíptico: a expressão e o gesto sob o signo da civilização. I Simposio Internacional de Investigação em Arte. In Leonido, Levi (Coord.): I Simposio Internacional de Investigação em Arte, p. 8. European Review of Artistic Studies.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/54378

Organização de eventos

  • 2019/05/28 | Braga

    Musica-Identidades-Comunidades. IV Simpósio Internacional de Investigação em Arte [membro da Comissão Organizadora]

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso

    Espaço tonal como configuração expressiva – análise da variação dinâmica na interpretação da Sonata Waldstein. VI Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the XXI Century.Department of Music, University of Evora, Portugal. May 16-18, 2019

  • Colóquio/Congresso

    Do timbre como desconstrução: o piano de George Crumb. A música dos instrumentos - Experimentação e inovação na escrita do século XX-XXI. Braga, Universidade do Minho, Edifício dos Congregados, 8 de Abril de 2019.

  • Colóquio/Congresso

    Martingo, A. (2019) (Moderador). Os metais. A música dos instrumentos - Experimentação e inovação na escrita do século XX-XXI. Braga, Universidade do Minho, Edifício dos Congregados, 8 de Abril de 2019.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Da teatralização do gesto na música: o corpo, a estrutura, a comunicação da expressão. III Simpósio Internacional de Investigação em Arte. Porto, Auditório da Escola Secundária do Cerco, 30 de março de 2019.

  • Colóquio/Congresso

    Analysis and expression in the interpretation of a fragment of Beethoven’s Waldstein Sonata. Comunicação ao congress Música Analítica 2019. Porto International Symposium on the Analysis and Theory of Music. Porto, Universidade Católica Portuguesa – Polo da Foz, Escola de Artes, 21-23 de março de 2019.

Orientação de teses

Pós-Doutoramentos

  • 2019 - 2019 | Orientador

    Levi Leonido Fernandes da Silva

    O teatro musical em Portugal: Proposta de formação avançada

Mestrados

  • 2019 - 2019 | Orientador

    Alfredo Moreira Macedo

    Semanal do Trompinhas – Uma proposta de exercícios de aquecimento para a aprendizagem da trompa no ensino especializado de música até ao 2º Ciclo. Relatório de Estágio, Mestrado em Ensino de Música

  • 2019 - 2019 | Orientador

    Miriam Aneiros Muiño

    O vibrato no saxofone – estratégias para a sua aprendizagem no ensino especializado de música. Relatório de Estágio, Mestrado em Ensino de Música

  • 2019 - 2019 | Orientador

    Ana Marisa Rodrigues Teixeira

    O contributo da Técnica Alexander para a aprendizagem do violino no ensino especializado de música. Relatório de Estágio, Mestrado em Ensino de Música

  • 2019 - 2019 | Orientador

    Diogo Camelo Costa

    O Repertório Erudito Contemporâneo no Ensino Especializado de Música: Programas Curriculares e Práticas Pedagógicas na Disciplina de Violino. Relatório de Estágio, Mestrado em Ensino de Música

Comissões científicas

  • 2019 - 2019 (Congresso)

    I EINEM – Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia

  • 2017 - 2017 (Congresso)

    3M+1 · História da Matemática, da Música e Militar. Encontro Internacional. Universidade do Minho/CMUC_Centre for Mathematics University of Coimbra/IICM – Instituto Internacional Casa de Mateus. Braga. Membro da Comissão Científica.