Grau académico: Doutoramento
Categoria profissional: Prof. Auxiliar
E-mail: lpipa@sapo.pt
ORCID: 0
Pipa, L. (2020). ‘Da aldeia para o mundo: as evocações das raízes minhotas de Luiz Costa em “Murmúrios das Fontes” e “Campanários” do ciclo Poemas do Monte para piano’. In A. F. Azevedo, B. H. Furlanetto, M. B. Duarte & C. A. Augusto (Eds.), Geografias Culturais da Música. Guimarães: Lab2.PT (in press).
Pipa, L. (2020. ‘A pintura como fonte inspiradora da criação da suite para piano Sombras’. In E. Lessa, R. T. Paula & P. Moreira Eds.), Ouvir e escrever Paisagens Sonoras - abordagens teóricas e (multi) disciplinares. Braga: Cehum
Pipa, Luís (2018) 'Contextos de expressividade na interpretação de repertório pianístico'. In A. Cachada e H. Vieira (orgs.), Pensar a Música III (pp. 73-80). Guimarães: CEIM.
1. Pipa, L. (2018). ‘Mozart e La Confidence: a História por detrás das ‘Variações’ mais Célebres de todos os Tempos’. In A. F Azevedo, B. H Furlanetto & M. B Duarte (Eds.), Geografias Culturais da Música (pp. 93-109). Guimarães: Lab2.PT.
Pipa, Luís (2020) (intérprete, CD Áudio) Revisiting Beethoven: Piano Sonatas opp. 7 and 31 no. 2 “Tempest”. Vila Verde: Tradisom (in press).
Pipa, Luís (2020) (intérprete, CD Áudio) Óscar da Silva, Piano Music. Vol. I. Londres: Toccata Classics.
Pipa, Luís (2020) (intérprete, CD Áudio) Philipp Scharwenka, Piano Music, Vol I. Londres: Toccata Classics.
Pipa, L. (2019) (piano). Sonatinas de Clementi, Beethoven, Dussek, Reinecke. CD Duplo. Vila Verde: Tradisom.
Pipa, L. (2018) (piano). Vianna da Motta Piano Music. CD. Londres: Toccata Classics.
Pipa, L. (2018) (piano) Mozart (Piano Works). CD Duplo. Vila Verde: Tradisom.
Pipa, Luís (2020). Liner Note. Revisiting Beethoven: Piano Sonatas opp. 7 and 31 no. 2 “Tempest”. Vila Verde: Tradisom (in press).
Pipa, L. (2020) ‘Óscar da Silva, The Sorrowful Poet of the Piano’. Liner Note. In Óscar da Silva Piano Music. Luís Pipa, piano. CD. Londres: Toccata Classics
Pipa, L. (2018) Vianna da Motta: An Inspirational Journey Through His Piano Music. Liner Note. In Vianna da Motta Piano Music. CD. Londres: Toccata Classics.
Pipa, L. (2018) (compositor) Adagio molto - final da Fantasia em ré menor K. 397 de W. A. Mozart. In W. A. Mozart, Fantasy in D minor, K. 397. Mozart (Piano Works). CD. Vila Verde: Tradisom.
Pipa, L. (2018) Liner Note. In Mozart (Piano Works). CD. Vila Verde: Tradisom.
2019/07/13 - 2019/07/20 | Ponte de Lima: Quinta de Albergaria.
Piano Festival and Masterclasses (5th edition)
http://eptapianofestivalandmasterclasses.blogspot.com/p/festival.html
2018/07/14 - 2018/07/21 | Ponte de Lima: Quinta de Albergaria.
Piano Festival and Masterclasses (4th edition)
http://eptapianofestivalandmasterclasses.blogspot.com/p/festival.html
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, L. (2020) Por convite. ‘Óscar da Silva, O Poeta Melancólico do Piano'. In VI Encontro Nacional EPTA Portugal. Online Conference, 13, 14, 15, 20, 21, e 22 de novembro de 2020. https://encontronacionaleptaportugal.blogspot.com/
Colóquio/Congresso
Pipa, L. (2020) ‘Revisiting Beethoven through Vianna da Motta's interpretative score of Piano Sonatas opp. 7 and 31 no. 2’. In 42nd EPTA CONFERENCE-Beethoven, a Theme with Variations. Online Conference, 31 de outubro e 1 de novembro de 2020.http://epta-deutschland.de/cms/front_content.php?idart=22 Video >> https://youtu.be/vKMAFtFyxOQ
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, L. (2019) ‘Vagueando pelo espírito de Mozart: a concretização de um novo final para a Fantasia em Ré menor, K. 397’. In V Encontro Nacional EPTA Portugal. Castelo Branco: ESART e Conservatório Regional, 22 a 24 de novembro de 2019.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, L. (2019) ‘Entering the spirit of Mozart: the construction of a new ending to the Fantasy in D minor, K. 397’. In 41st EPTA CONFERENCE-Piano and More. Viena: University for music and performing arts, 24 a 27 de outubro de 2019.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, L. (2019) ‘A pintura como fonte inspiradora criação da suite para piano Sombras’. In Congresso Internacional Paisagens Sonoras. Universidade do Minho ILCH – CEHUM. Braga: Bom Jesus do Monte, 23 de maio de 2019. http://paisagensonoras.pt/programa_congresso.pdf
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, L. (2018) ‘A dimensão interpretativa de Vianna da Motta através das suas edições de Beethoven’. In IV Encontro Nacional EPTA Portugal - O Piano e as suas pedagogias: o legado de grandes vultos ao longo da história. Espinho: Academia de Música de Espinho.
Colóquio/Congresso
Pipa, L. (2018) ‘Portuguese prodigy pianists and composers Vianna da Motta and António Fragoso’. In 40th EPTA CONFERENCE-Piano Prodigies. Malta: Valletta, Pallazzo Treasury.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, L. (2018) ‘Mozart e ‘La Confidence’: a história por detrás das variações mais célebres de todos os tempos’. In Encontro Internacional GEOGRAFIAS CULTURAIS DA MÚSICA, (DGEO-Lab2.PT-UM, org.). Braga: Museu Nogueira da Silva.
Colóquio/Congresso (Por convite)
3- Pipa, Luís (2018) 'Searching for an ending to Mozart’s Fantasy in D minor, K. 397'. Conferência/Recital. In Encontro Research ‘Hands on’ PIANO – Encontros de Investigação e Arte, em Aveiro, Portugal. http://artisticresearch.web.ua.pt/index.php/pt/research-hands-on-piano/
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, Luís (2018) Membro participante de um painel sobre o "estatuto do pianista-docente-investigador no ensino superior". In Encontro Research ‘Hands on’ PIANO – Encontros de Investigação e Arte, em Aveiro, Portugal. http://artisticresearch.web.ua.pt/index.php/pt/research-hands-on-piano/
2014 - European Piano Teachers Association
Luís Pipa is part of the Board of Trustees of EPTA International from 2020-01-11. As President-elect he will take over the Presidency of EPTA International in 2022, the year in which Portugal will host the Annual Conference of all EPTA Associations. The European Piano Teachers Association (EPTA) is an international organization that seeks to unite pianists and piano teachers all over the world. It publishes three times a year since 1980 the Piano Journal, the first ever Journal to be based solely on the piano. As President of the Portuguese branch (EPTA PORTUGAL) since 2014, leading a team of young professionals, I have sought to increase the activity in Portugal mainly through the realization of two international annual events: a Conference and a Piano Festival, which includes concerts and masterclasses. EPTA Portugal will host the Annual Conference of all EPTA Associations in 2022, a manifestation of worldwide relevance.
2015 - 2020 | Co-orientador
Vera Maria Seco Afonso da Fonte
Exploring Memorisation Strategies in non-tonal piano repertoire
PhD in Performance. Londres: Royal College of Music
2020 - 2020 (Congresso)
VI Encontro Nacional EPTA Portugal -Online Conference
2019 - 2019 (Congresso)
V Encontro Nacional EPTA Portugal. Castelo Branco: ESART e Conservatório Regional
2019 - ... (Congresso)
Hands on Piano
2019 - ... (Congresso)
Paisagens Sonoras: Património, História, Territórios Artísticos e Arqueologia Sonora
2018 - 2018 (Congresso)
IV Encontro Nacional EPTA Portugal. Espinho: Academia de Música de Espinho.
Diretor artístico da Temporada de concertos da Sociedade de Concertos Bernardo Valentim Moreira de Sá Pipa, Luís (2020) (Direção Artística). Sociedade de Concertos Bernardo Valentim Moreira de Sá. Sociedade Musical de Guimarães (org.). Recital de violoncelo. Paulo Gaio Lima com “In Nomine Cello”. Guimarães: Paço dos Duques de Bragança, 28 de fevereiro de 2020.
Diretor artístico da Temporada de concertos da Sociedade de Concertos Bernardo Valentim Moreira de Sá Pipa, Luís (2020) (Direção Artística). Sociedade de Concertos Bernardo Valentim Moreira de Sá. Sociedade Musical de Guimarães (org.). Recital Recital de Canto e Piano. Marta Magalhães, mezzo soprano, Marios Maniatopoulus, tenor, João Lima, piano. Guimarães: Sociedade Martins Sarmento, 18 de janeiro de 2020.