Investigadores

Hugo Filipe Machado

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional: Investigador (com bolsa)

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: hugo.filipe.machado@gmail.com

Telefone: 253 604 170

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4551-0691

Morada institucional:

Centro de Estudos Humanísticos
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga - Portugal

Nota biográfica:

Hugo Filipe Machado é mestre em Língua, Literatura e Cultura Inglesas pela Universidade do Minho, tendo a sua tese, “Fantasy vs repression: representations of the child and the feminine in Lewis Carroll’s Alice Cycle,” como objeto de estudo o desenvolvimento da literatura infantil moderna nas suas vertentes didática e subversiva. Atualmente é bolseiro de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, desde 2018, em Ciências da Literatura na Universidade do Minho, com projeto intitulado “The Hero, the Artist, the Lover and the Addict’: Poetic and Fictional Representations of the Self and the Other in (Patrick) Branwell Brontë’s Poetry,” que pretende estudar o poeta Patrick Branwell Brontë e a sua obra, considerando o seu contexto sociocultural, bem como as suas influências literárias Romântica e Vitoriana. Foi também, recentemente integrado como investigador do Centro de Estudos Humanísticos e associado ao grupo NETCULT (Núcleo de Estudos Transculturais). Os seus interesses de investigação são transversais à literatura e cultura dos séculos xviii e xix, e também, a poesia e o pensamento filosófico.

Interesses de investigação:

Literatura inglesa, Poesia romântica e vitoriana, Cultura inglesa e pensamento filosófico do período Vitoriano, Estudos de género, Literatura infantil – didática e subversão..

Formação:

- 2018 (em curso) aluno de doutoramento em Ciências da Literatura, com especialização em Literatura Inglesa, Universidade do Minho.

- 2017: Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas, Universidade do Minho.

- 2014: Licenciatura em Línguas e Literaturas Europeias (major em Estudos Ingleses, minor em Estudos Espanhois), Universidade do Minho.

Experiência profissional:

Professor de Inglês no Colégio ATC de 2017 a 2018.

Projetos

  • 2018 - ... (Coordenador)

    Projeto individual de doutoramento

    Título: “Representations of the Self and the Other in Branwell Brontë`s Poetry: Hero Worship, Artistic Ambition, Doomed Love and Romanic Degeneration”;
    Instituição de acolhimento: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, Braga, Portugal;
    Orientação: Professora Doutora Paula Alexandra Varanda Ribeiro Guimarães (Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho),
    
    Referência: SFRH/BD/140251/2018.
  • 2015 - 2017 (Coordenador)

    Tese de mestrado

    Machado, Hugo Filipe. (2017). "Fantasy vs Repression: Representations of the Child and the Feminine in Lewis Carroll’s Alice Cycle". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/1822/56175.
    
    Orientação: Professora Doutora Paula Alexandra Varanda Ribeiro Guimarães
    Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho.
  • 2015 - 2015 (Membro)

    Films in the English Department 2015: Writers on Screen

    Machado, Hugo Filipe & Monteiro, Ana Catarina. (2015). 'Sylvia'. In "Films in the English Department 2015: Writers on Screen." Braga: ILCH (DEINA).
    "Film cycle, taking place in March, on Thursdays, and focussing on biopics of English and North-American writers."
    Organização e apresentação Professora Drª Margarida Esteves Pereira com a colaboração dos alunos de mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas (2014/16).
    
    Disponível em: < http://deina.ilch.uminho.pt/evento/films-in-the-english-department-2015-writers-on-screen-4/ >.
  • 2014 - 2014 (Membro)

    Verão com as Línguas/ Férias com Línguas

    Monitor auxiliar de apoio pedagógico ao professor de inglês no âmbito do curso de inglês para crianças entre os 5 e os 9 anos, integrado no programa ‘Férias com Línguas’, do Babelium da Universidade do Minho, na 5ª edição do ‘Verão com as Línguas’, em 2014.

Publicações

Capítulos em livros

  • Machado, Hugo Filipe. (2019). "The Literary Girl Came into Being: Representations of the Feminine in Lewis Carroll’s Alice Cycle" In Azevedo, F.; Chagas, L. M.; Araújo, A. F.; Araújo, J. M. (Eds), Lugares Secretos da Infância. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Universidade do Minho (no prelo).

Organização de eventos

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso

    Machado, Hugo Filipe. "Mapping Displacement in Kureishi’s The Buddha of Suburbia", In 'Intercultural Poetics. Literary Representations of ‘The Foreign Other'’, 18 de junho de 2015, Universidade do Minho, Braga, Portugal. url: http://cehum.ilch.uminho.pt/interculturalpoetics2015

Redes

  • 2019 - H͆ow V͆i͆c͆t͆o͆r͆i͆a͆n͆ of You

    Este projeto surgiu de algumas ideias apresentadas e debatidas na palestra promovida pela professora Drª Ana Cristina Mendes na Universidade do Minho, no âmbito da conferência "Decolonizing the Victorians" a ter lugar na Universidade de Lisboa. 
    Uma das formas de descolonização dos Vitorianos mencionada foi fundamentada na importância incontestável da internet na vida do ser humano pós-moderno, particularmente na dos mais jovens, tendo sido mencionada a importância das humanidades digitais e o seu papel preponderante nessa mesma descolonização.
    Vivendo no auge das redes sociais, decidi criar um perfil no Instagram, cujo objetivo é essencialmente o de descomplicar, descolonizar pode ser uma opção, os autores/poetas dos séculos XVIII e XIX, Românticos e Vitorianos, mas não só. Há também espaço para outros autores pertencentes a outras correntes literárias e de outros países que não a Inglaterra. Estes aparecem em menor percentagem, apenas e só pelas limitações temáticas e pelos objetivos do perfil - conquistar novos leitores, mais jovens, para estes autores que numa primeira análise lhes parecem velhos, antiquados e excessivamente formais. Em termos práticos, esta descolonização é feita através da postagem de excertos de poemas e/ou prosa, acompanhados por uma breve contextualização/explicação quando necessário, com vista a um generoso número de visualizações e seguidores. 
    O nome do perfil é 'How Victorian of You'.

    https://www.instagram.com/how_victorian_of_you/