Grau académico: Doutoramento
Categoria profissional: Investigador (sem bolsa)
Grupo(s) de Investigação:
E-mail: id6796@alunos.uminho.pt
Website(s):
CIÊNCIA ID: A81B-8CAE-7A6C
ORCID: orcid.org/0000-0002-2391-8426
Morada institucional:
Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla (ISCED-Huíla), ANGOLA
Nota biográfica:
Joaquim Sapalo CASTILHO CACUMBA é Doutorado em Ciências da Linguagem, na especialidade de Linguística Aplicada, na Universidade do Minho. É Mestre na mesma área pela University of South Africa (UNISA, Pretória). Concluiu uma Pós-Graduação em Ensino de Inglês e Administração pela University of Warwick, Reino Unido. E é licenciado em Ensino da Língua Inglesa pelo Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) da Huíla. É Professor Assistente do Departamento de Letras Modernas do ISCED-Huíla, lecionando diversas cadeiras no âmbito da formação de professores de Inglês. É actualmente Coordenador do Regime Pós-Laboral do ISCED-Huíla. Joaquim Sapalo CASTILHO CACUMBA holds a PhD student in Language Sciences, in the speciality of Applied Linguistics, at the University of Minho, Portugal. He also holds a Master’s degree in the same area from the University of South Africa (UNISA, Pretoria). He completed a Postgraduate Diploma in English Language Teaching (ELT) and Administration from the University of Warwick, UK. He has a Licenciatura degree in English Language Teaching from Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) da Huíla, a higher teacher training institution. He is an Assistant Professor of the Department of Modern Languages at ISCED-Huíla, teaching several courses in the field of ELT. He is currently the Coordinator of the ISCED-Huíla Evening classes.
Interesses de investigação:
Bilinguismo, Biliteracia académica, Desenvolvimento Curricular, Língua para fins específicos, Formação de professores (de Inglês), Ensino da literatura (em Inglês), Gestão de bibliotecas, e Gestão e liderança educacionais.
Formação:
2020: Doutoramento no Ramo de Ciências da Linguagem, Especialidade de Linguística Aplicada, UNIVERSIDADE DO MINHO, Braga, Portugal, desde o dia 15 de junho de 2020; Tema da Tese: “Competências de Literacia Académica Bilingue (Português/Inglês) dos Graduandos em Ensino de Língua Inglesa em Angola” (Classificação: MUITO BOM, Nota Máxima)
2015: Pós-Graduado em Administração Acadêmica & Universitária - Formação de Lideranças para IES (MBA) (450 horas), pela Carta Consulta e Faculdade Arnaldo, Belo Horizonte, Brasil; Título do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Competências Comunicativas Interpessoais Requeridas dos Gestores de Instituições do Ensino Superior em Angola (APROVADO COM LOUVOR – 96%)
2014: Mestre em Linguística Aplicada, pela UNISA - University of South Africa, Pretoria, África do Sul Título da dissertação Determining the Academic Reading Needs of Teacher Trainees of English at ISCED-Huíla, Angola
2011: Especialista em Literatura Americana, pela Louisville University, Estados Unidos de América
2009: Especialista em Gestão de Bibliotecas Públicas, pela University of Wisconsin, Estados Unidos de América
2006: Honours Bachelours of Arts in Linguistics: Applied Linguistics, equivalência da conclusão da parte Curricular do Master of Arts with Specialisation in Applied Linguistics (Mestrado em Linguística Aplicada) na UNISA - University of South Africa
1999: Licenciado em Ciências da Educação, Opção Inglês, no Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) do Lubango
1997: Certificado em Ensino de Inglês como língua estrangeira aos adultos, feito em International House – Londres, Reino Unido
1997: Pós-Graduado em Ensino de Inglês e Administração, pela Warwick University, Reino Unido (APROVADO COM DISTINÇÃO), com Bolsa do Governo Britânico
Experiência profissional:
Agosto de 2005 – Até aqui: Docente Universitário com a Categoria de ASSISTENTE, nomeado pelo Despacho nº 0372/2005, do Magnífico Reitor da Universidade Agostinho Neto
Fevereiro de 2016 – Até Aqui: Docente-efetivo colocado no ISCED-/Huíla, onde lecionou várias cadeiras ao Curso de Linguística/Inglês: Técnicas de Leitura (2º Ano), Administração e Gestão Escolar (3º Ano), Sociolinguística (3º Ano), Metodologia de Investigação Científica (4º Ano)
Março de 2013 – Até janeiro de 2016: Docente-efetivo do Instituto Superior Politécnico da Huíla (ISPH) lecionando a cadeira de Inglês Técnico para Engenharia de Computação e Engenharia de Informática
Março de 2013 – Até janeiro: Docente-colaborador do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla lecionando as cadeiras de Administração e Gestão Escolar, Metodologia de Investigação Científica, e Técnicas de Leitura ao Curso de Linguística/Inglês
1998 – 2012: Docente-efetivo colocado no ISCED-Lubango/Huíla, onde leccionou várias cadeiras ao Curso de Linguística/Inglês: Prática de Inglês; Psicolinguística; Sociolinguística; Metodologia de Ensino de Inglês; Técnicas de Composição; Metodologia de Formação de Professores de Inglês; e Prática Docente/ Pedagógica
2004 – 2012: Docente-colaborador na Faculdade de Economia, Universidade Mandume Ya Ndemufayo, lecionando a disciplina de Inglês para estudantes de Economia
2001 – 2004: Docente da Escola Portuguesa do Lubango (Inglês e Técnicas de Tradução de Inglês ao 2º Ciclo)
1999 – 2001: Docente-colaborador de Inglês no COLÉGIO ‘O SOL’, 8ª Classe e todo o PUNIV de Ciências Sociais, e de Ciências Exactas
1997 – 2000: Docente-colaborador de Inglês no Instituto de Línguas do Lubango, tendo lecionado todos os níveis, de Inicial ao Avançado
1995 – 2000: Docente-efetivo no Instituto Médio Normal da Educação (IMNE) do Lubango, onde lecionou ao Curso de Especialidade de Inglês, as disciplinas de Inglês, Didáctica Especial de inglês; e Prática Docente, da 9ª a 12ª Classes, e aos cursos de não especialidade da 9ª a 11ª Classes
1992 – 95: Docente de Inglês e Educação Visual e Plástica (EVP) no Complexo Escolar "14 de Abril” - Lubango
Cargos:
01 de Agosto de 2022 - até aqui: Chefe do Departamento de Gestão da Qualidade do ISCED-Huíla
2018 – até Julho de 2022: Coordenador do Regime Pós-Laboral do ISCED-Huíla
2010 – 2012: Coordenador do Curso Pós-Laboral do ISCED-Lubango/ Huíla
2008 –2012: Chefe do Departamento de Documentação e Informação Científica (DDIC) do ISCED-Huíla, e da sua Biblioteca
2004 – 2010: Coordenador Adjunto do Curso Pós-Laboral do ISCED-Lubango
2007 – 2010: Coordenador do Curso de Linguística/Inglês no ISCED-Lubango
2000 – 2005: Coordenador Pedagógico do Departamento de Letras Modernas, no ISCED – Lubango
1994 – 95: Coordenador do Conselho de Disciplina no Complexo Escolar "14 de Abril” – Lubango
1993 – 95: Coordenador de Educação Visual e Plástica (EVP) no Complexo Escolar "14 de Abril” - Lubango
2022 - ... (Coordenador)
Perfis de falantes bilingues em cenários académicos no ISCED-Huíla
2021 - ... (Coordenador)
Developing and validating the academic biliteracy language proficiency questionnaire (ABLCQ-EP)
2021 - 2022 (Coordenador)
English in Angola
To be published in: Kingsley Bolton (Ed.) (Forthcoming). The Wiley Blackwell Encyclopedia of World Englishes. Oxford: Wiley-Blackwell.
2020 - ... (Coordenador)
Urgent research issues and questions in bilingual academic literacy in Angola
Cacumba, J.S.C. (2019). Academic Reading Needs of Teacher Trainees in Angola. Beau Bassin: Lambert Academic Publishing.
Cacumba, J.S.C. (Forthcoming April, 2023). English in Angola. In Kingsley Bolton (Ed.), The Wiley Blackwell Encyclopedia of World Englishes. Oxford: Wiley-Blackwell.
Cacumba, J.S.C. (2014). O papel da planificação linguística no futuro da língua portuguesa em Angola. In AULP. A Importância da Difusão das Línguas Portuguesa e Chinesa para a Colaboração Académica no Ensino Superior e Promoção do Turismo: XXIV Encontro Anual da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (pp. 129–142). Macau: AULP.
Cacumba, J.S.C. (2020). Competências de Literacia Académica Bilingue (Português/ Inglês) dos Graduandos em Ensino da Língua Inglesa em Angola. Tese de Doutoramento, Universidade do Minho.
RepositóriUM: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/74672
Cacumba, J.S.C. (2014). Determining the academic reading needs of teacher trainees of English at ISCED-Huíla, Angola. MA Dissertation, University of South Africa. Retrieved from: http://uir.unisa.ac.za/handle/10500/13784
Curso breve/Workshop (Por convite)
Cacumba, J.S.C. Gestão pedagógica e académica. 'II Encontro Metodológico da Educação do Lubango', de 30 a 31 de agosto de 2022, no Lubango.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Cacumba, J.S.C. Ensino de Línguas Nacionais e Estrangeiras na Escola Angolana. 'I Fórum da Educação do Cunene, de 21 a 22 de Abril, em Ondjiva, Cunene.
Colóquio/Congresso
Cacumba, J.S.C. Desenvolvimento das competências de literacia académica bilíngue (Português/ Inglês) de graduandos do ISCED-Huíla. 'III Jornadas Científico-Pedagógicas do DLM', 28 a 29 de Agosto de 2018, Lubango, Angola
Aula aberta (Por convite)
Cacumba, J.S.C. Current challenges of teaching English as a foreign language in Angola”, Organizado pela ANELTA, 20 de Março de 2017, Benguela, Angola
Colóquio/Congresso
Cacumba, J.S.C. O papel da planificação linguística no futuro da língua portuguesa em Angola”, no XXIV Encontro Anual da AULP (Associação das Universidades de Língua Portuguesa), 17 a 19 de Setembro de 2014, Macau
Colóquio/Congresso
Cacumba, J.S.C. The role of academic reading Needs Analysis in an ELT Angolan teacher education context”, 25-27 October 2013, 8th Anual Conference of Reading Association of South Africa, Johannesburgh, South Africa
Colóquio/Congresso (Por convite)
Cacumba, J.S.C. Languages and Culture through African Eyes: The Angolan context. '37th Annual International Convention of Teachers of English to Speakers of Other Languages (TESOL)', Baltimore, Maryland, USA
2021 - (...) | Orientador
Adriano Domingos Lopes
Competências em TIC na Escola de Magistério Secundário “Comandante Liberdade” do Lubango
Mestrado em Desenvolvimento Curricular
2021 - 2022 | Orientador
Benjamim Venâncio
Educação Política: Promoção da Cidadania numa Instituição do Ensino Secundário do I Ciclo do Lubango
Mestrado em Desenvolvimento Curricular
2021 - 2021 (Congresso)
Conferência Internacional de Extensão Universitária em Angola, Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPB)
2020 - ... (Revista)
Revista Científica do ISCED-Huíla