Objetivos



Trata-se de propor atividades pedagógicas a partir de formas narrativas curtas, com vista ao desenvolvimento contextualizado de competências escritas e orais em língua materna e/ou estrangeira (a partir do nível A2).

Estas atividades são organizadas numa sequência de tarefas progressivas até a realização de um produto multimodal final. As produções realizadas poderão ser mais ou menos complexas (e criativas) conforme o nível dos alunos e o tempo/meios disponíveis para o projeto: leitura “encenada” da narrativa com música e ruídos de fundo, adaptação da narrativa em banda desenhada, em filme de animação ou em vídeojogo, etc.



Resultados de aprendizagem



  • Desenvolver competências narrativas por via de atividades de produção escrita e oral através de técnicas de escrita criativa, em português e/ou em línguas estrangeiras.
  • Desenvolver competências de produção multimodal (produções que combinam som, imagens fixas ou animadas em suporte digital, etc.).
  • Libertar o potencial criativo
  • Desenvolver competências de literacia digital


Percurso pedagógico



ETAPA 1 - Escolha de um elemento desencadeador

Escolha de uma imagem, de uma curta, de um tema que possa servir de origem a uma narrativa.


ETAPA 2: Escrita individual ou colaborativa

Produção de uma narrativa a partir do desencadeador.


ETAPA 3 (facultativa)

Produto final a partir da narrativa em suporte digital.




Se ainda pretender participar no segundo semestre do presente ano letivo, já se encontram disponíveis três desencadeadores. Os alunos poderão escolher um deles para redigirem individual ou colectivamente um texto.


No separador ‘guião de utilização’ presente na plataforma, estão acessíveis três tutoriais:

  • O primeiro tutorial ilustra o processo de registo na plataforma por parte de um professor;
  • O segundo tutorial ilustra o modo de carregamento da ‘primeira versão’ da narrativa produzida pelo(s) aluno(s) (sem correção do docente) e eventualmente o da segunda versão (já melhorada pelo(s) aluno(s) com base nos comentários do docente).
  • O terceiro ilustra o modo de carregamento das produções multimodais criadas com base nas narrativas carregadas na fase anterior.

Top