Apresentação
Num momento em que as interrogações sobre as dinâmicas religiosas se adensam, muitas vezes em consequência da desilusão face às práticas estabelecidas, o XIX Colóquio de Outono associa-se às comemorações dos 500 anos da Reforma Luterana, propondo uma reflexão em torno da procura de respostas no campo das Humanidades.
No séc. XVI, foi o desejo de regressar à raiz de uma fé original que fez realçar o princípio da palavra sagrada como única fonte de fé. A ideia de possibilitar o acesso direto a esta palavra resultou em inúmeras traduções da Bíblia, sendo o caso mais paradigmático o de Lutero, que traduziu as Escrituras para o Alemão.
Tal como a Religião, as Humanidades visam valores acima do utilitário, as Artes desencadeiam sensibilidades, as Línguas permitem não só a comunicação entre povos mas também contribuem para potenciar e compreender a aquisição e transmissão de conhecimentos, uma dimensão muitas vezes colocada em conflito com a própria religião.
A partir destas reflexões, o XIX Colóquio de Outono pretende estimular contributos da comunidade científica em torno dos seguintes eixos temáticos:
- Painel “A religião no contexto de perseguição e fuga” (org. EHum2M);
[CFP PT] [CFP EN] - Painel “Do corpo religioso: representações e derivas nas artes e na literatura contemporâneas” (org. G2i);
[CFP PT] [CFP EN] - Painel: “RSI e práticas transdisciplinares na investigação em CSH: propostas metodológicas, contributos e aplicações” (org. GALABRA);
[CFP PT] [CFP EN] - Painel “Palavra-Mente-Mundo” (org. GELA);
[CFP PT] - Painel “Preservar a palavra: a edição na era digital” (org. GHD);
[CFP PT] [CFP EN] - Painel “Representações Interculturais de Lugares de Memória Religiosos” (org. NETCult);
[CFP PT] [CFP EN] - Painel “Palavra(s) – Identidade(s) – Autoria(s)” (org. PLP);
[CFP PT] [CFP EN] - Painel “No princípio era a palavra: discursos jurídicos orais e escritos” (org. PraDiC).
[CFP PT] [CFP EN]
São ainda bem-vindas propostas que, não se enquadrando diretamente em nenhum dos painéis apresentados, se relacionem com a temática geral do Colóquio.
Oradores convidados:
- Bassam Tibi, professor emérito sírio (convidado patrocinado pelo Goethe Institut – Portugal). [CV]
«Religion as a Framework for the Construction of Cultural Identity in an Age of Uncertainty» - Luís Cardoso, escritor timorense. [CV]
«No princípio era a travessia» - Júlia Garraio (CES, Universidade de Coimbra) [CV]
«Christian imaginary in the remembrance of Flight and Expulsion at the End of World War II» - Ana Paula Banza (CIDEHUS, Universidade de Évora)
«A língua como património: desafios de preservação na era digital» - Teresa Toldy (Univ. Fernando Pessoa / CES, Univ. Coimbra)
«Da subversão à submissão: a domesticação do texto como legitimação da ordem patriarcal» - Maria do Céu Pinto Arena (CICP, Universidade do Minho)
«A questão da identidade no recrutamento e radicalização jiadista»
Comissão Organizadora:
- Orlando Grossegesse (Universidade do Minho, Portugal) [cv]
- Cristina Flores (Universidade do Minho, Portugal) [cv]
- Micaela Ramon (Universidade do Minho, Portugal) [cv]
Contactos:
- Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho
- E-mail: ceh@ilch.uminho.pt
Organização: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho:
Com o apoio de: